Plantado de 240L sem substrato fertil????


Recommended Posts

É verdade.

 

Estive no outro dia em casa de um amigo meu que tem um lindo aquario de escalares, coridoras, botias, etc.

 

Quando olhei a primeira vez reparei que estava a abarrotar de plantas.

Ele indicou-me que tinha estado duas semanas fora e que ja tinha de fazer a poda.

 

Até aqui tudo bem porque eu fiquei com algumas das plantas. :lol:

 

O meu espanto foi quando lhe perguntei qual o substrato fertil.

 

"Não uso." :(;):arrow:

 

Mas....Como....Quando....Onde...Porque???? :?:?

 

A resposta é simples. Não precisa.

Por exemplo, a cabomba caroliniana cresce cerca de 10cm em 15 dias.

 

Qual o segredo??? Está à venda no Carrefour.

 

Ele usa AlgoFlash ( barras pequenas partidas ao meio e enterradas ao pé das plantas. Duram 3 meses.)

 

Usa também um frasco vazio de TetraPlant PlantaMin onde coloca uma saqueta de Compo Hortrilon e enche de agua.

 

Esta suplemento é dado diariamente ( não sei em que quantidade, tenho de verificar mas creio ser uma gota só ) e é constituído por:

 

5% Ferro (Fe)

2,5% Manganesio (Mn)

2,5% Cobre (Cu)

0,6% Zinco (Zn)

0,5% Boro (B)

0,5% Molibdeno (Mo)

5% Óxido de Magnesio (Mgo)

4% Azufre (S)

 

Não sei se alguém já testou este metodo mas eu estou fan.

Da proxima vez que fizer um aquario vou usar este metodo pois acho que tem vantagens: agua não fica suja quando o substrato fertil fica esposto e tem menos peso no aquario e fica mais barato também.

 

Digam o que acham desta ideia. Mais alguém tentou???

Ele tem o aquario montado à ano e meio e acreditem que parece uma selva.

 

Cumprimentos

It's not the fall that get's you..........

 

It's the sudden stop at the bottom.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só digo que a minha agua ficou amarela do substrato fertil.

Quando planto ou replanto é a mesma coisa. Para mim era mais facil até para aspirar o substrato pois se o fizer agora.. lá se vai o arranjo todo.

 

se soubesse o que sei hoje tinha feito desta maneira, sem substrato fertil.

 

fui ver os preço ao carrefour e.... por 10€ alimentava as plantas durante meses e meses.

 

O proximo vai ser assim. Sem duvida. Enquanto fizer o ciclo vejo se funciona a 100%.

 

Agora só falta arranjar o proximo aquario. :lol:

 

Quanto a custos, volto a dizer, 10€ = muitos meses - preço do substrato fertil que não tens de comprar.

 

Eu acho que compensa e vou testar quando puder.

It's not the fall that get's you..........

 

It's the sudden stop at the bottom.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

5% Ferro (Fe)

2,5% Manganesio (Mn)

2,5% Cobre (Cu)

0,6% Zinco (Zn)

0,5% Boro (B)

0,5% Molibdeno (Mo)

5% Óxido de Magnesio (Mgo)

4% Azufre (S)

 

Pois... E potássio não?!?!?!? :lol::P:?

 

Penso que o potássio seja dos nutrientes mais importantes a fornecer às plantas, por isso acho um pouco estranho que essas tais plantas tenham "tanta saúde" sem potássio. A menos que sejam todas como a cabomba caroliniana que foi referida, que de poucos cuidados necessita...

Um abraço

 

tiaGo Sá

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

essa é a composição do hortrilon, ele usa tambem barras de adubo NPK (K de potássio), bem, mas a cabomba cresce em todo o tipo de agua, bem como hygrophilas e outras plantas pouco exigentes...

 

e uma coisa é ter uma selva...outra coisa é ter um aquario bonito.

 

dou-te mais um exemplo, mete lentilha (lemna minor) e podes meter a agua como quiseres da maior esterqueira a agua da torneira, e a lentilha vai crescer na mesma agua mete uma blyxa uma rotala macranda, uma ludwigia inclinata cuba, e depois mete-a em todo o seus esplendor se conseguires...

 

Nunca ninguem disse que algoflash não serve ou hortrilon, alias a receita do hortrilon já era indicada neste forum há 3 anos... mas a certa altura se queres evoluir tens de deixar certas plantas para trás e fazer layouts e não selvas.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e uma coisa é ter uma selva...outra coisa é ter um aquario bonito.  

 

Concordo plenamente.

 

Algumas das plantas que florescem no tal aquario sem o substrato são:

 

Ceratopteris cornuta

Hygrophila sp. (polysperma)

Ludwigia repens

Cryptocoryne sp. (x willissii)

Echinodorus sp. (africanus)

Hydrocotyle leucocephala

Bacopa australis

Egeria densa

Bacopa monnieri

anubias anã

 

Sei que não são plantas "avançadas" mas são suficientes para criar aquarios bonitos e de pouco custo / trabalho.

 

Eu sou apologista da simplicidade e acho que com criatividade se podem criar belos aquarios sem grandes complicacções

 

Se não reparem

http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtopic....9&highlight=ada

 

Só tens duas especies de plantas. Sim tem substrato fertil mas a questão aqui passa por criar um plantado para iniciados bonito, ou para iniciados que querem um aquario bonito sem grandes dificuldades nem complicações.

 

Compreendo que há plantas especiais que necessitam de substrato fertil ( e espero um dia ter possibilidade de as ter e conhecimentos para as manter ) mas também sei que muitas pessoas desistem quando confrontadas com dificuldades acima da média.

 

Esta é só uma forma de ter um plantado bonito e simples de criar e manter. Cada um toma as suas decisões e os seus caminhos.

 

Eu optei por um plantado com substrato fertil e se pudesse refaze-lo teria de "destruir" o aquario actual. Se não tivesse a usar substrato fertil poderia fazer essas alterações mais facilmente enquanto ganhava experiencia.

 

Eu mantenho a maxima que é preciso saber andar para poder voar e esta é uma forma de andar.

 

Não levem a mal, são só opiniões e opções.

It's not the fall that get's you..........

 

It's the sudden stop at the bottom.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Realmente tenho de concordar com: " uma coisa é ter uma selva...outra coisa é ter um aquario bonito. "

 

Porém, quem disse que um aquário bonito tem de ter plantas exigentes?!

 

Tal como o Nuno diz, "com criatividade se podem criar belos aquarios sem grandes complicacções ".

 

Acho que a arte de criar um aquário plantado bonito não passa necessariamente pela utilização de plantas exigentes. Existem aquário apenas com musgo de java, por exemplo, que são bastante bonitos!

 

Por exemplo:

 

O 17º classificado no ada contest d 2003:

amano17.jpg

 

É pena não conseguir arranjar fotos maiores mas está aí um aquário que tem alguma glossostigma mas é essencialmente constituído por musgo. E está bastante bonito! Será o musgo uma planta assim tão difícil? Não me parece. A verdade é que ela consegue ser o principal constituinte de um aquário com uma classificação muito boa neste conceituado concurso! Sendo assim, defendo que é possível fazer aquários com layouts bastante atractivos sem ter plantas muito exigentes. Como o Nuno diz, basta criatividade!

 

Tomás

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá nuno Teixeira,

 

daquela lista de plantas que não precisam de muitos cuidados que colocaste no teu post, qual delas é a aquela erva baixa que aparece nas fotos que estão no link para o aqua do Rubens.

E como é que são colocadas? são semeadas? Para ficarem espalhadas por todo a base.

 

No meu aquario tenho 2 ou 3 plantas, mas gostava de ter alguma verdura no solo.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá pjdc

 

A planta tipo relva é a Eleocharis vivipara mas este tipo de cresce um bocadinho daí a poda constante que o rubens faz.

 

Procura antes a Eleocharis parvula. Essa fica só com 4 ou 5 cm mas é dificil de encontrar.

 

A Naturline tinha à algumas semana.

 

Cumprimentos

It's not the fall that get's you..........

 

It's the sudden stop at the bottom.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno: 100% de acordo contigo, tambem ja usei substrato fertil e é uma carga de trabalhos... para a parecerem algas então nem se fala...

Agora so areia de silica e barras npk da substral, o ortrilon vem a caminho...

Boa iluminação e CO2 é o principal, o resto é para as lojas venderem e encherem os bolsos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno: 100% de acordo contigo, tambem ja usei substrato fertil e é uma carga de trabalhos... para a parecerem algas então nem se fala..

Mas porque é que continuam a dizer que a culpa das algas é do substracto fértil, da luz, ou do que quer que seja...?

 

A culpa das algas é só de um interveniente... do aquariofilista!!

 

Se andarmos a comprar areão fertilizado, luz que nunca mais acaba, e CO2... se lá pusermos 3 anúbias, é óbvio que as algas aparecem...

 

As algas aparecem quando há discrepâncias enormes entre nutrientes, luz e CO2 (óbvio que carências e excessos de nutrientes estão contidos nesta análise).

 

Culpar o areão fértil das algas, desculpa lá a minha sinceridade, mas revela que não se planeou o aquário devidamente.

 

Como diria um user (não deve ser o único), primeiro escolhem-se as plantas que queremos manter no aquário, só depois a luz, substracto, CO2, etc...

 

E outra das maneiras que leva a grande parte do pessoal a dizer isto ou aquilo dos substractos férteis e das algas, é o velho "mito urbano": tens algas? Faz TPA's...

Errado... se tiverem um substracto fértil, por mais TPA's que façam ele vai continuar sempre a libertar nutrientes para a coluna de água...

 

O que se deve fazer é colocar plantas, adquirir/modificar a iluminação, injectar mais CO2, ou fertilizar com o nutriente em falta de modo a que os nutrientes em excesso sejam absorvidos pelas plantas... não pelas algas.

 

E tenho dito...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: Não estou a dizer que não se podem fazer plantados magníficos sem areões férteis...

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ivanpantz: ja concordei contigo anteriormente sobre isso.

Mas não te esqueças que o que é por mim relatado e por mais users, é o que se passa em cerca de 70% ou mais, dos aquarios que levam substracto fertil.

 

É relativamente fácil libertar montes de nutrientes provenientes do substracto para a coluna de agua, mais que não seja com o passar do tempo, pois este começa a emergir, aquado de alterações no layout, ou ate mesmo por um simples peixes esburacar a areia.

 

E depois para se controlar essa bomba de nutrientes, a unica verdadeira solução é limpar a agua toda e o proprio aquario, pois so com TPAs não vai ao lugar, pois ate nos proprios vidros, os nutrientes se agarram.

 

Meter plantas de crescimento rapido, é para alguns solução, mas imagina que não as queres no aqua? seria estar a alterar tudo o planeastes.

 

Por falar em planear o aqua, ainda estou para ver um unico aqua que tenha sido bem planeado!

Todos eles acabam por ter problemas da mais variada ordem, sendo a unica solução a sua alteração ou recomeçar de novo... por isso o planeamento do aqua por mais que tentemos, nunca sai como desejamos, ou pelo menos de forma totalmente satisfatoria e sem problemas...

 

Em relação a saber quais os nutrientes em excesso ou em falta... só está ao alcance de muito poucos, pois o resto dos comuns mortais vai pelo caminho da tentativa-erro, o que em muitas vezes origina ainda mais problemas...

Quais de nos têm hipoteses de analizar convenientemente(...) a agua?

Quanto muito temos 5 ou 6 testes comprados nas lojas, mas que são de sobremaneira mais ue insuficientes no que toca a analizar macros e micros, na coluna de agua...

 

Por isso quando digo que o substracto fertil é uma dor de cabeça... faço isso de uma forma profilactica.

 

Antes prevenir, que remediar...

 

Cumps. :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Mas não te esqueças que o que é por mim relatado e por mais users, é o que se passa em cerca de 70% ou mais, dos aquarios que levam substracto fertil.

Não é querer chamar burros nem idiotas a ninguém... mas vê lá se o que lhes acontece, não é o que referi anteriormente...?

 

É relativamente fácil libertar montes de nutrientes provenientes do substracto para a coluna de agua, mais que não seja com o passar do tempo, pois este começa a emergir, aquado de alterações no layout, ou ate mesmo por um simples peixes esburacar a areia.

Não é querer meter-me contigo, mas tu leste o que eu escrevi acima? Com olhos de gente?

É isso mesmo que eu estou a alertar!!!

 

E depois para se controlar essa bomba de nutrientes, a unica verdadeira solução é limpar a agua toda e o proprio aquario, pois so com TPAs não vai ao lugar, pois ate nos proprios vidros, os nutrientes se agarram.

Não é bomba de nutrientes coisíssima nenhuma... daí que se aconselhe a colocar substractos inertes por cima do substracto fértil. Para a libertação não ser tão acelerada. Não vês, por exemplo, o Pedro Borges a aconselhar somente power sand nos aquários, pois não?

Óbvio que TPA's não dão em nada... lê lá o que escrevi em cima... com olhos de gente...

Quanto à dos vidros... :twisted: Está engraçado...

 

Meter plantas de crescimento rapido, é para alguns solução, mas imagina que não as queres no aqua? seria estar a alterar tudo o planeastes.

Mas quem é que falou em plantas de crescimento rápido?

Eu disse adicionar plantas... mais plantas, para assimilarem mais nutrientes, para estes não ficarem a "boiar" na água e "agarrarem-se aos vidros".

 

Por falar em planear o aqua, ainda estou para ver um unico aqua que tenha sido bem planeado!

Tens andado pelo Fórum nos últimos tempos? :shock:

Se não soubesse que sim... diria o contrário...

Acho que não é necessário mostrar-te alguns casos de sucesso...

 

Todos eles acabam por ter problemas da mais variada ordem, sendo a unica solução a sua alteração ou recomeçar de novo... por isso o planeamento do aqua por mais que tentemos, nunca sai como desejamos, ou pelo menos de forma totalmente satisfatoria e sem problemas...

Desculpa... cada vez mais se vêem casos de sucesso...

Estás a confundir erros de layout, crescimento errado de plantas/falta de poda, etc... com problemas de algas...

E mesmo que tenham problemas de algas, há sempre aquelas frases míticas: "faz TPA's", ou "deixa o aquário às escuras x dias"...

As pessoas têm de se consciencializar que um aquário plantado requer uma manutenção quase diária, se não mesmo diária. Não é juntar Power Sand, meter por cima Aqua Soil, plantinhas da Tropica, calhas do ramirezi, CO2 da Eheim com um difusor da Aquatic Moments, fertilizantes da Kent e TMG...

Sinceramente, muita gente pensa que é só juntar estas coisas, e que os aquários aparecem por si só... :shock:

É contra isso que eu estou revoltado... e depois se algo falha, desiste-se... ou culpa-se algo...

 

Em relação a saber quais os nutrientes em excesso ou em falta... só está ao alcance de muito poucos, pois o resto dos comuns mortais vai pelo caminho da tentativa-erro, o que em muitas vezes origina ainda mais problemas...

Errado novamente... sabes porque é que está ao alcance só de alguns? Porque essas pessoas pesquisam, treinam, treinam, treinam, têm experiência, não baseiam a sua procura em apenas uma ou poucas opiniões...

Depois de "queimares as pestanas" a tentar perceber o que acontece às tuas plantas, ganhas esse "dom supra-natural"...

 

Quais de nos têm hipoteses de analizar convenientemente(...) a agua?

Quanto muito temos 5 ou 6 testes comprados nas lojas, mas que são de sobremaneira mais ue insuficientes no que toca a analizar macros e micros, na coluna de agua...

Por essa ordem... pessoas como: André Silvestre, ramirezi, sergioveterano, Marc, Space Cowboy, FAAO, etc... são deuses, ou então devem conhecer pessoal que lhes faça análises químicas à água...

A minha opinião é que não são nem uma coisa nem outra...

 

Tal como dito acima, são pessoas que têm "calo" naquilo que fazem... não nasceram com "o dom"... adquiriram-no. Como? Não sei... apostaria que foi na base do investigar, teimosia, não baixar os braços, experiência... até na tão mal-fadada, tentativa e erro...

 

Por isso quando digo que o substracto fertil é uma dor de cabeça... faço isso de uma forma profilactica.

Antes prevenir, que remediar...

Hum... :shock:

Por essa linha de pensamento, não se deve usar areões férteis... e é isso que eu não concordo na tua opinião...

Qualquer pessoa que a leia, e a tome como certa a 100%, fica a pensar que os areões férteis são um bicho de 7 cabeças...

Se queres que te diga, e desculpa a minha sinceridade mais uma vez, isso é mentalidade de quem não quer saber o que está errado, e culpabiliza algo... que nem é o culpado.

Alguém que mostre interesse, e que não cruze os braços, nem se dê por vencido ao primeiro revés, depressa aprenderá os "truques e manhas" dos areões férteis.

 

Agora para isso, é preciso querer... e tal como já disse, não é a desistir-se à primeira que se vai lá.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luís: tu tens a tua opinião, eu tenho a minha, outros têm a opinião deles.

 

Agora eu só te digo o seguinte: não quero nem vou catalogar ninguem de "burros ou de idiotas" tal como tu dizes que também não o estás a fazer...

"Olhos de gente"???? dizes tu????? ...pensava que eras outro tipo de pessoa...

 

Penso que estamos todos aqui para partilhar ideias, agora ofensas??? ainda por mais neste tipo de discussão???

para mim NÃO!

...não alinho contigo nessa senda... pelo menos por detrás de um teclado!

 

Passa bem e vê lá se tens mais calma. :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

"Olhos de gente"???? dizes tu????? ...pensava que eras outro tipo de pessoa...

Sim... "olhos de gente"

Para mim é igual a, "lê com atenção".

 

Penso que estamos todos aqui para partilhar ideias, agora ofensas??? ainda por mais neste tipo de discussão???

para mim NÃO!

Mas ofendi-te foi?

E pensava eu que fervia em pouca água...

Que partilha de ideias é que não vês de minha parte?

Tu expressaste a tua opinião, eu coloquei-a em causa... pois um Fórum serve para isso mesmo...

Sentiste-te ofendido?

 

Esta seria a altura em que eu escreveria: "então peço desculpa que tenhas entendido as minhas palavras ofensivas"... mas não o vou fazer...

Sabes porquê? Não por não te curtir. Não por estar chateado. Whatever...

Porque nas minhas palavras não encontro nenhuma provocação, nem ofensa...

 

Se quiseres eu troco burros e idiotas... cabeças duras, está melhor?

 

O que me deixa realmente chateado, é não conseguir fazer com que acredites nas minhas palavras... Até podem dizer: "mas tu não és dono e senhor da verdade"... ok, aceito... mas modéstia à parte, nesta aqui, creio que tenho razão... :twisted:

 

Sim... sou casmurro.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu não disse que era preciso substrato fértil e não disse que era preciso plantas dificeis para um aquario bonito... o que eu disse é que para evoluir é preciso deixar para trás certas plantas...

 

não é que sejam mais feias ou que nao seja possivel fazer bons layouts com elas...

 

mas se pensas fazer um layout duradouro com Hygrophilas por exemplo podes-te preparar para podas de 3-em 3 dias... e mais tarde ou mais cedo vais-te fartar...

 

já agora, se acham que um layout só de musgo é fácil...desenganem-se. uma coisa é fazer crescer musgo. Outra é deixa-lo verdinho! bem aparado e consistente.

 

Quanto á foto do aquahobby, fica bonito ao longe e numa foto pequena...agora olhem para o pormenor da glosso e percebem que algo está mal ali.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luís: costuma-se dizer que o barrete enfia quem quer ou onde couber, e a mim não cabe de certeza :oops: por isso não me ofendestes de forma alguma, só acho que deves ter mais calma com o que escreves, ou na forma como escreves...

 

Se tens razão ou não, digo-te o seguinte: ainda não conheci ninguém que não tivesse razão ou razões... resumindo: cada um à sua maneira tem sempre razão..

 

Se és ou não casmurro, isso é contigo... mas que ja te vi por aqui a tentar ajudar n vezes, isso já vi.

 

Portanto não me pareces ser má pessoa, antes pelo contrário, pois quem se disponibiliza para ajudar a troco de nada, é sempre uma mais valia.

E depois do que li, só te digo o seguinte, a tua presença aqui é muito positiva.

 

E já que és assim, continua, caso contrario não teria a sua piada.

 

Um abraço para ti! :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sou de escrever pouco por estas bandas, mas deixa-me dar-te os parabéns pela tua atitude, Escova.

 

Mas atenção, por vezes nao é a opinião que fala, mas sim a experiência... e é ela que nos educa. Atenção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.