ovos de coridora?


sara nunes

Recommended Posts

será possivel?

quando cheguei perto do aqua onde tenho dois discos juvenis em recuperação e uma coridora para limpeza, reparei que estava com ovos espalhados por todo o lado, centenas deles.

dos discos não eram porque são muito novos e a maior parte dos ovos estavam na divisória do filtro (tipo caixa de decantação) que tem o termoestato onde só cabe a coridora.

o que fazer :) já que também não sei destinguir macho e femea

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Se só tens uma corydora, pelo menos ja sabes que é fêmea...podes dizes de que espécie é?, ha especies relativamente faceis de se diferenciar os sexos...Diz a espécie ou mete foto...

Cumprimentos até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas aquaben... e sara..

 

desculpem intormeter-me mas...

 

as albinas... são fáceis ou dificeis?

 

eu acho que tenho um casal... pelo menos uma é maior que a outra... e a senhora da loja disse que já sairam de lá adultas... logo a femea maior... mas não sei...

http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ha especies relativamente faceis de se diferenciar os sexos...Diz a espécie ou mete foto...

 

Já agora... As Corydoras da espécie Corydora aeneus são de fácil distinção de sexo? É que tenho duas e já agora tenho curiosidade.

 

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Acho dificil uma só corydora largar ovos, sem macho a fazer a corte.

No entanto, tudo é possivel, principalmente se houve recentemente alguma variação grande de temperatura dentro do aqua.

 

As alninas e as aeneus são das mais faceis de reproduzir em cativeiro. Os sexos podem ser distinguidos pelo aspecto maior e mais roliço da femea, em oposição ao macho. Mas nem sempre é facil essa observação. Tenta olha-las de cima para baixo.

 

Normalmente para reprodução utiliza-se 2 a 3 femeas para cada macho. Eu normalmente tento sempre conseguir 4 ou 5 femeas para cada macho. É que elas precisam de descançar e eles são incasaveis... em algumas especies, a largada de ovos pode durar uma semana ou até mais... é muito stressante.

 

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Basicamente o que o Luís Dias disse serve para diferenciar a maior parte das corydoras,

As corydoras albina que normalmente se encontram à venda cá são da espécie Corydora aeneus, mas de vez em quando também aparecem albinas da espécie Corydora paleatus, mas a diferença dos sexos é basicamente a mesma.

Agora em relação ao nº de fêmeas para machos eu, quando faço criação disso, prefiro meter 2 machos por cada fêmea, ou 3 machos para 2 fêmeas, elas é que escolhem o macho a quem tiram o esperma, por muito que eles as persigam, elas é que o escolhem e a partir do momento que o fazem quem fica de fora vai ter que tentar a sua vez numa próxima…

Os machos perseguem a fêmeas tocando com os barquilhos no seu dorso, quando ela os aceita eles viram-se de barriga para cima e ela retira o esperma com a boca, pois é isso mesmo o primo mais próximo das corydoras tem esse nome no género…,ela de seguida deposita os ovos e liberta o esperma que trás na boca em simultâneo e repete esta manobra varias vezes e tendo em conta que elas pões centenas de ovos, na minha óptica prefiro meter 2 machos por cada fêmea, de momento tenho só um macho e uma fêmea e grande parte dos ovos que ela põe não estão fecundados…(o rapaz fica todo chupadinho)…

Um abraço e boa sorte…

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelas esclarecimento, é que eu não fazia ideia que se reproduziam em cativeiro :oops: .Já agora elas têm que ter um ambiente especial ou pode ser no comunitário? É que a corydora que pôs ovos estava sozinha num cubo mais dois discus em tratamento e sofreu um aumento de temperatura, dai talvez a postura. No entanto tenho uma outra Corydora aeneus no comunitário mas ainda é maior do que esta , por isso deve ser também fêmea, estou a ver que tenho que arranjar uns machos a valer :oops: .

Obrigado por tudo e cumprimentos, vou dando novidades. :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi pessoal...

Eu tambem tenho dois corys albinos, e um é bem maior do que o outro (e quando digo bem maior, falo a sério). Compreios na mesma altura, portanto devem ter a mesma idade. Será que são macho e femea ?

Gostava de ver estes meninos reproduzirem-se :oops:

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

Boas,

Tenho duas corydoras albinas no meu aqua de 50 cm.

Alguém me pode dizer qual o aspecto dos ovos das corydoras? Ontem reparei que numa folha estavam depositados um conjunto transparente e gelatinoso de ovos...como só tenho as duas corydoras e um "caracol" no aqua, das duas uma: ou são das corydoras o do "caracol" (o que é o mais certo :roll: )

Reparei que os ovos parecem estar vazios, pelo menos são completamente transparentes...

Alguém me pode ajudar?

 

Nuno Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Tenho duas corydoras albinas no meu aqua de 50 cm.

Alguém me pode dizer qual o aspecto dos ovos das corydoras? Ontem reparei que numa folha estavam depositados um conjunto transparente e gelatinoso de ovos...como só tenho as duas corydoras e um "caracol" no aqua, das duas uma: ou são das corydoras o do "caracol" (o que é o mais certo :lol: )

Reparei que os ovos parecem estar vazios, pelo menos são completamente transparentes...

Alguém me pode ajudar?

 

Nuno Santos

Viva,

 

Não são ovos de corydora. Os ovos de corydora não são cobertos por qualquer especies de 'gelatina' e é costume serem 'espalhados' pelos vidros do aquario em grupos de 3 ou 4. Para elem de serem muito rijos e muito aderentes.

Resumindo, o que tu tens são ovos de caracol.

 

Cmprts,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...
Normalmente para reprodução utiliza-se 2 a 3 femeas para cada macho. Eu normalmente tento sempre conseguir 4 ou 5 femeas para cada macho. É que elas precisam de descançar e eles são incasaveis... em algumas especies, a largada de ovos pode durar uma semana ou até mais... é muito stressante.

 

Tudo o que tenho lido sobre reprodução de corydoras (especialmente aeneus ou aeneus albinas) indica a proporção inversa: 3 ou 4 machos para cada fêmea. A razão parece ser que os machos são bastante poupados no esperma que produzem (dai a técnica da fêmea o recolher pela boca) e portanto um único macho não conseguirá fertilizar muitos ovos. Ou seja a postura tem o mesmo nº de ovos mas a quantidade deles que são fertilizados aumenta com o nº de machos.

Mas parece que as fêmeas também podem ser esquisitas na escolha do parceiro, por isso não custa ter pelo menos duas.

Mas isto é só do que li, não tenho experiência prática.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Boas,

 

Bem-vindo ao fórum e já agora preenche o resto do teu perfil.

 

Bastava pesquisar um pouco ou mesmo ler este tópico em que respondeste e tinhas a resposta:

 

Os sexos podem ser distinguidos pelo aspecto maior e mais roliço da fêmea, em oposição ao macho. Mas nem sempre é fácil essa observação. Tenta olha-las de cima para baixo.

 

Quanto à reprodução nada melhor que ler isto: Como reproduzi corydoras sterbai.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais