Kribs, 1ª postura - Ajuda - OVOS DESAPARECERAM!


Recommended Posts

Olá,

 

Sou ainda um newbie nestas coisas da aquariofilia e hoje o meu casal de Kribensis fez a sua primeira postura.

Esta é também a primeira vez que tenho de lidar com esta nova etapa no meu aqua (100L).

 

k13dr.jpg

k27im.jpg

Em plena postura:

k37wt.jpg

 

Já cobri o sifão do filtro com um pedaço de colant para evitar 'aspirações' indesejadas, mas ainda tenho uma série de outras dúvidas e estou aberto a todas as recomendações que me possam dar:

 

1. Devo reduzir o caudal do meu filtro para que a corrente seja menor?

2. Há algum tipo de alimentação específico para os alevins?

3. Ha riscos em fazer TPA's nesta fase?

4. Que outros cuidados tenho de ter?

5. Quanto tempo demorará até os ovos eclodirem?

 

 

Set up:

Filtro externo Eheim 2211

Termoestato Rena 200w

Iluminação 1x Flora Sun + 1x Tropic Sun

 

Flora:

Higrophila Polysperma

Anubia nana mini

Cabomba Caroliniana

Egeria Densa

Bacopa Monnieri

Cladophora Aegagropila

 

Fauna:

1 L "qualquer coisa" (ainda não identificado)

1 dianema longibarbis

9 neons rosa

9 neons azuis

8 danios zebra

3 corys aenaeus

2 kuhli

1 farlowella acus

1 casal de kribensis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva...

 

esses peixes são faceis de conseguir...

 

nesse ambiente o mais certo é nao escapar nenhum...

varias razoes..o filtro e os outros peixes..

se queres um conselho saca os ovos para um recipiente de plastico e deixa-o a boiar no aqua, a menos que tenhas outro aquario disponivel...

os pais tratam dos filhos mas sem outros peixes a incomodar..portanto se quiseres safa-los já sabes...

 

qto à alimentação artemia, tens de eclodir artemia e dar-lhe isso durante uns 15 dias...apartir dai começa a introduzir outros alimentos- flocos moidos, artemia moida....

 

eclodem ao fim de 48 horas e começam a nadar ao fim de cerca de 5 dias, altura em que começam a ser alimentados.

 

pesquisa no google para mais info...

 

cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu atrevia-me a dizer que nenhum dos peixes que tens se aproximará dos pequenos devido à proteção dos pais.

 

O único perigo que vejo será o filtro que poderá aspira-los. Reduz o caudal.

 

Eles safam-se bem, até mesmo se não lhes forneceres alimenti.. eles encontram sempre infusórios e pequenos restos de comida de que se podem alimentar, no entanto para um melhor crescimento, concordo com o que o membro anterior disse e que deves fornecer artemia recem eclodida.

 

Mas não percas é o espéctaculo de ver os pequenos a passearem com os pais.. isso eu recomendo vivamente.

 

Em relação às mudanças de água, não te preocupes. :)

 

Boa sorte,

 

Jose Miguel Gomes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje de manha nao tinha nenhum ovo.

Li que o periodo de incubação era de 48h, será possivel que tenham eclodido? a Fêmea and pelo aquario a abrir e fechar a boca enquanto o macho permanece junto ao 'ninho'.

 

O que poderá ter acontecido? Comeram os ovos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entao confirma-se que o período de incubação dos ovos é de apenas 48h?

 

Os kribs continuam a proteger o local e continuam a enxotar quem se tenta aproximar... desgraçado do dianema tem sido perseguido insistentemente pelo Krib macho... a sorte é que é maior, safa-se bem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pela experiência anterior, depois de eles eclodirem, a Fêmia colocaos na boa, e alterna com o macho, até eles terem idade para nadar.

Se ainda não passaram as 48h (con certeza que já) eles podem ter mudado os ovos de local, por algum factor (ameaça de outra especie, inclusivamente tu).

 

O que nunca deves de fazer, pois eles têm companhia de outros peixes e o factor ameaça, faz com que estejam mais nervosos:

 

:P Meter a mão dentro do aqua.

:arrow: Mexer nas plantas ou algo dentro do aqua.

:arrow: Não bater no vidro.

:arrow: Não os assustar.

 

Tudo isto pode fazer com que os pais comam os filhotes.

 

S te interessa mesmo ter uma ninhada com sucesso, tens de colocar peixes que não ameacem os pais Kribs. É lindo ver of filhotes a nadar com os pais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A postura foi no dia 25.

Colocaram os ovos na base da pedra difusora.

Não mexi em nada no aquario desde sabado passado (dia 24).

Neste momento abandonaram completamente o local da postura. Já não tenho esperança.

 

Para a proxima corre melhor concerteza!

 

Obrigado pelas dicas/comments!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para a proxima esquece a selecção natural e faz o que eu te disse:

 

Sacas os gajos (ou metade deles se queres ver o que se passa outra vez)para um recipiente e colocas a boiar no aqua. Assim a tua selecção da sempre resultado e a selecção natural vais ver o que dá.

 

cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para a proxima esquece a selecção natural e faz o que eu te disse:

 

Sacas os gajos (ou metade deles se queres ver o que se passa outra vez)para um recipiente e colocas a boiar no aqua. Assim a tua selecção da sempre resultado e a selecção natural vais ver o que dá.

 

cump

 

Mas saco o que? Os alevins? os ovos?

A femea vai junto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para a proxima esquece a selecção natural e faz o que eu te disse:

 

Sacas os gajos (ou metade deles se queres ver o que se passa outra vez)para um recipiente e colocas a boiar no aqua. Assim a tua selecção da sempre resultado e a selecção natural vais ver o que dá.

 

cump

 

Luis, Já q tens alguma experiencia nisto, gostaria da tua ajuda.

 

Tenho um casal de Nigros(americanos) fez agora uma postura, estão num aquário de 120 litros, só tenho este aquário, juntamente com eles estão outros peixes, comunitários(escalares q são uns comilões), outros ciclideos, etc.

Achas que devo colocar como tu dizes os ovos e os pais para um recipinte de plástico? E depois a água, tem que ser mudada?

 

Em relação à alimentação, a comida para ciclideo esmagada, em pó, não dá para eles? Tem que ser artemia recem eclodida?

 

Por fim, se todos ficarem no aquário, juntamente com os outros, mesmo que cresçam mais um bocadito é sempre perigoso, não é?

 

Ajuda-me!

Cumprimentos

 

Paulo Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

dragffys

 

Os teus kribs colocaram os ovos numa folha ou tronco, correcto?

Não te preocupes com as perdas que eles depressa voltam a por ovos.

O ideal é teres uma gruta (porque permite que recolhas os ovos assim que eclodirem)

 

vê o meu exemplo - 2 pequenos vasos colados e um deles sem o fundo...ou outra coisa qq onde eles caibam tambem serve pq os kribs vão por os ovos no tecto da gruta e qdo estes eclodirem as larvas caem para o chão - ora se isto acontecer em pleno aquario ( sem gruta) os alevins vão andar perdidos no areao e sujeitos a desaparecerem mais depressa.

 

vê este topico :

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=45456

 

Vai controlando a postura e qdo vires as larvas no chão da gruta (cerca de 48 horas depois da postura) e para que salves pelo menos alguns, apanhas o objecto que foi utilizado para a postura e despejas para um recipiente de plastico com agua do aquario (que colocas a boiar dentro desse mesmo aquario) da postura e sem pais...eles n vão precisar dos pais para mais nada....

 

ao fim de 5 dias começam a nadar, altura em que deves dar artemia recem eclodida - durante cerca de 15 dias. Depois podes começar a dar flocos triturados e artemia moida, etc.

 

Nota : desde que retiras as larvas para o recipiente deves fazer mudas (1 vez por dia) de agua diarias (agua sem cloro) para reduzir o NO3 da agua dio aquario e o NH3/NH4 que vai obviamente começar a surgir

 

desta maneira vais ter uma porrada de peixes sem qq problema

 

paulomiguel

não tenho experiencia de nigros mas o principio certamente se aplica a esses peixes caso queiras salvar alguns...qto a alimentação a artemia recem eclodida serve para quase todos à excepção dos que n a conseguem ingerir, por serem mto pequenos qdo nascem (danios, tetras,...)

 

Vê lá se alguem te pode ajudar neste aspecto

 

 

cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

E eu que sem estar à espera tive montes de alevins de kribs num aquário comunitario com ramirezis e tudo. Penso que a fêmea fez a postura dentro de um côco que eu la tenho e depois de eclodirem vieram ca para fora e estão com os pais... Eles tomam bem conta deles e não deixam qualquer peixe se aproximar, nem mesmo limpa vidros ou corys... Têm sido bons pais :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais