Hollow Tree .::The End::.


Joaoavo

Recommended Posts

Já há muito que me rendi aos nanos.

Este é até hoje o meu aquário mais bem conseguido, na minha opinião.

 

Deixo aqui a evolução desde o início de Maio:

 

DSC03810.jpg

Feio...feio (03-05-06)

DSC03819.jpg

(20 dias)

DSC04180.jpg

(1 mês)

DSC03857.jpg

(1 mês e meio) Aqui meti Ludwigia repens à experiência para ter algum contraste de cores

HollowTree.jpg

(hoje, com quase 2 meses) Substitui a repens por Rotala indica e dei uma valente poda. Não tirei o filtro nem o injector de CO2 por preguiça, até porque o layout ainda não está terminado e a foto é só para dar uma ideia para receber as vossas críticas

 

Setup:

 

Dimensões: 40x20x20 (16 L brutos)

Iluminação: 11 W PC daylight

Flora: Riccia fluitans, Vesicularia dubyana, Rotala indica, Eleocharis minima, Echinodorus tenellus

Fauna: à volta de 20 Red Cherry's

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e pa quando vi a primeira foto fiquei :lol: que raio de layout é este??? :lol:

mas depois vi que eram fotos da evoluçao.

gosto bastante do estado actual parabens.

porque não plantas tambem algumas Tenellus do lado esquerdo no meio do musgo?

Go ahead...make my day

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Joao,

 

A 1ª foto parece um pouco desorganizado mas o trabalho final diz o contrario.

Muito bonito só acho que está a faltar a fauna para dar cor.

 

 

Um abraço

Popov

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, João

ESPETACULAR...sem duvida um aquário excelente para red cherry's, agora para que eles fiquem bem vermelhinhos, mete a água com pH 6.5-6.8, e sem termostato (não te preocupes se de Inverno a temperatura chegar aos 16ºC, a baixo disso, acho que tens plantas aí que se iam dar mal...)

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Mendez

Eu tenho Red cherry’s na rua…mas também tenho red cherry’s em todo o lado…é uma praga cá em casa…

Há quem diga que eles vivem bem entre os 18e os 28ºC…eu digo que eles a 15ºC ainda se reproduzem…mas isso sou eu, a partir dos 27ºC é que se torna mais difícil a reprodução, e a cor também esmorece …

O link abaixo é do camarão que deu origem ao red cherry está em alemão mas dá para perceber a parte da temperatura…pelo menos, agora nesse mesmo site eles aconselham os red cherrys para temperaturas mais altas,…mas eu não fiz caso disso, pois se eles são apuramentos eitos a partir do Neocaridina denticulata sinensis, então só têm que se aguentar à bronca…

http://www.meine-fischboerse.de/wirbellose-2075.html

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem não sei porque mas o raio do link vai dar sempre ao mesmo...mas onde diz- Artendatenbank- clica em - Garnelen - e depois é só procurares por - Neocaridina denticulata sinensis...

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Desde já obrigado pelos comentários :wink:

 

Os guppies que aí tavam já os tirei. Obviamente não os podia ter aí porque senão comiam-me as crias de Red Cherry. Mas agora tenho o aquário infestado de hidras e uns bichos com 1 mm que penso ser pulgas de água. Na ultima foto também tenho aí uma valisnéria mini twister e uma Bacopa mas elas são para tirar.

A primeira foto está de facto horrível, só a pus por brincadeira.

Só tenciono ter Red Cherries. Talvez meta um guppy esporadicamente para limpar algumas pragas das que já referi. Agora é só esperar que a HZ e a Rotala indica preencham a parte de trás para ficar como eu planeei.

 

Quanto à cor dos Reds também já reparei nisso. Como tem estado calor eles estão um bocado mais pálidos. Mas por enquanto estão a reproduzir bem. Já tenho 4 fêmeas ovadas e mais 3 com os ovos em formação. Se continuarem assim vão povoar os meus aquários todos eheh.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Fica aqui uma actualização já com a HZ a preencher a parte de trás. Vou esperar mais um tempo, fazer mais umas podas, para ver se consigo o efeito de moita pretendido (acho que vai ser difícil devivo ao tamanho reduzido do aquário); a rotala também não serviu para o contraste de cor (as folhas nascem verdes), o que mostra que a minha luz não deve ser suficiente. Por todas estas razões em breve deverei trocar estas plantas por blixa. Também estou a pensar em tirar a tenellus e a eleocharis por hemianthus callitrichoides.

 

04-06.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, João

Está 5*, eu não mecxi mais nele...mas se fores tirar as tenellus lembrate de mim, ando farto de procurar por elas...mas hemianthus callitrichoides na frente do aqua...se calhar ficavas melhor servido com Pogostemon Helferi, não percisam de muita luz e fazem um efeito muito engraçado, caso queiras trocar pelas tenellus é só dizeres, tenho poucas mas elas propagam-se num instante...

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi aquaben,

Por enquanto elas não se multiplicam muito mas quando receber os fertilizantes devo ficar com uns quantos pés para lhe arranjar. Pogostemon é uma boa ideia. Mas nesse caso chegaria o tronco para trás seguido da tenellus e eleocharis e depois a pogostemon. É um caso a pensar, para ir brincando com o layout.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Uma pequena mudança no layout (e uma tentativa de edição de imagem):

 

14.jpg

 

Flora: Glossostigma elatinoides, Pogostemon helferi, Riccia fluitans, Blixa japonica, Eleocharis acicularis, Sagittaria sp.

 

Ainda está em fase de experimentação, pois não sei se a glosso e a blixa se vão aguentar com a iluminação que tenho.

 

Comentarios...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João

desculpa não te ter dito a espécie da sagittaria, eu confundo sempre os nomes, mas cá vai, Sagittaria Subulata, já vi relatos em que ela atinge os 30cm, mas as minhas nunca as vi mais altas que 15cm...acho que as plantaste no sitio certo, vamos a ver se elas tomam o rumo do tronco.

A Pogostemon helferi está a dar-se bem? soram poucas mas foi o que se pode arranjar, mas se elas se derem bem dentro em breve vais ter isso tapado...como viste uma dá duas e ao fim de 15dias estão prontas a cortar...

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Zé,

 

As pogostemon estão a dar-se bem. Não faz mal terem sido poucas, por também não tenciono ocupar muito mais espaço com elas. As tenellus estão a dar-se bem?

 

No meu aquário de 100 L também tenho sagittarias subulatas, mas neste momento atingiram 40 cm de altura. Pensei que esta espécie fosse anã. Espero que não cresça muito.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Pode ser que esteja enganado na espécie, mas elas nos meus aquários nunca atingiram mais de 15cm,...penso que viste as do aqua dos Killis lá de casa...nesse é onde elas estão maiores, e já estão lá à bastante tempo...

As tenelluns que me arranjaste tambem são bastante diferentes das que eu tinha, (optimo), elas estão na medida do possivel, este calor está demais...as rose é que não estão nada a gostar...espero que isto não demore muito mais tempo, senão vou ter que passar as plantas cá de casa para o fishroom, sempre não passa dos 28ºC...

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

Quinze dias depois de ir de férias, deparei-me com isto:

 

DSC04406.jpg

 

Depois de limpar os vidros, podar aqui e ali e tirar as algas, ficou assim

 

14-08.jpg

 

A glosso não está a crescer lá muito bem , mas acho que umas podas atenciosas vai ao sítio. Se não for é para susbtituir pela marsilea que está a crescer bem. A blixa ainda está muito tímida lá "atrás" mas só agora é que vou começar com a fertilização "a sério". Entretanto decidi começar a fazer TPA's com água engarrafada uma vez que a água corrente da minha zona tem 25 ppm de nitratos e tem sido muito difícil controlar as algas neste aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, João

Eu acho que tens aí o aquário ideal para Red cherrys, mas acho que se passa qualquer coisa de errado…não estou a gostar da cor desses red’s…qual é o pH e a temperatura desse aqua?

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Zé,

 

A falta de cor dos Reds é devido ao pHque está à volta dos 7,2. Como tive muito tempo fora o injector de CO2 perdeu a força e o pH subiu. Já mudei a mistura, agora é capaz de voltar a descer

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

…não estou a gostar da cor desses red’s…
:?: :D omg Estou deveras impressionado... aonde é que consegues ver a cor dos reds? eu nem reds vejo... :)

 

Gosto do aquario, Está simples e bonito. É realmente pena a glosso não estar a cooperar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.