Gostava da vossa opinião - Plantado 15L


Jose Miguel Gomes

Recommended Posts

Tenho um aquário de 15L que penso que poderia servir para uma iniciação aos plantados.

 

A minha ideia seria fazê-lo sem grandes investimentos.

 

A iluminação do aquário é francamente má (apenas uma pequena lampada de luz amarela). Este seria o primeiro ponto a rever. Pensei em recorrer a uma loja de iluminação e ver que solução me ofereciam para algum tipo de candeeiro para colocar sobre o aquário que garantisse uma iluminação mais apropriada. Uma lâmpada com características gerais, tipo dayligth ou 2 lampadas que se complementassem. Qualquer coisa que rondasse os 18-20W.

 

O substrato estava a pensar colocar como camada inferior e fértil turfa. Também tenho umas sobras de substrato fértil da Hobby que poderia misturar. A camada superior não faço ideia.

 

Em relação à circulação e filtração estou dividido entre apenas uma cabeça motorizada ou um pequeno filtro de esponja (não regulável). No caso da utilização de apenas uma cabeça motorizada, a filtragem seria assegurada apenas pelas plantas.

 

Injecção de CO2. Caseiro...aquele que se faz com fermento de padeiro. Só não sei bem controlar a quantidade que está a ser injectada na água :wink:.

 

Plantas. Tenho algumas Valisnérias, musgo de Java, feto de Java e anúbias, mas nenhuma de crescimento rápido. Neste ponto confesso que também estou um pouco perdido.

 

Digam de vossa justiça, o que acham de tudo isto?

 

Jose Miguel Gomes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um plantado de 16 L (à volta de 10 reais) por isso digo-te, por experiência propria que é um "petisco" manter isso. O grande problema são as algas. Quanto mais pequeno o aquário, mais difícil se torna de as controlar. Depois tenho outros 2 de 5 L montados em caixas de telemovel em que tenho feito algumas experiências. Uma coisa que ajuda bastante é a presença de carvão activado no filtro. Sabe-se que o carvão absorve certos nutrientes absorvidos pela massa vegetal, daí eu ter pensado em experimentar. Para além disso uma planta de crescimento rápido como ceratophyllum demersum ou mesmo a cladophora aegagrophila são grandes ajudas. Mas com tudo isso, tens de ter substrato fértil para que as plantas tenham alguma fonte de nutrientes que não a coluna de +agua (que idealmente estará "seca"). Eu uso areia de rio com bolas NPK ao início e depois começo com a fertilização líquida, mas talvez algo mais duradoura seja melhor opção (eu é que sou forreta e aproveitei o que já tinha)

Quanto à iluminação, existem uns candeeiros de secretária que levam lampâdas compactas de 2 ou 4 pinos esão bastante satisfatórias.

 

Espero ter ajudado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais