Como complementar esta lâmpada


Jose Miguel Gomes

Recommended Posts

Comprei hoje uma lâmpada Sera Tropical Sun com cerca de 4700k e 18W. Estou a pensar complementar com uma Dayligth (normal) com cerca de 6000-7000k.

 

Não percebo grande coisa disto das lâmpadas, por isso gostava de saber o que acham?

 

Vão ser aplicadas no meu aquário de 215L onde prentendo manter apenas musgo de Java e feto de Java devido ao baixo ratio W/L do aquário.

 

Jose Miguel Gomes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes por tudo so com lampadas de 6500k, fica melhor para os nossos olhos e as plantas tambem agradecem bastante.

O uso de cores de lampadas a rondar os 4000k é segundo alguns bom, eu ate ha algum tempo atras tambem era dessa opiniao, mas agora que ja testei as de 4000k e as de 6500k durante 2 anos, digo-te que as de 6500k são melhores ao nivel do crescimento da planta, ao evitarem algas e para o visual do aquario.

Entre as fluorescentes T8 e as PLL(compactas) tambem te digo que ficas muito melhor servido com as PLL, pois ficas com mais lumens ocupando menos espaço na calha de iluminação, para alem de serem mais baratas na maior parte dos casos.

Mas cada planta e cada aquario é um mundo diferente, por isso existem opiniões divergentes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É uma óptima escolha. Ao contrário do que o membro acima disse, ter todas as lâmpadas iguais é contraproducente para a fotossintese, o ideal é ter todas diferentes em espectros desde os 2000-10000ºK, mais particularmente pelos 4000-7000ºK. Se só tens duas estás a fazer uma boa escolha.

 

Aqui podes ler uma explicação mais exaustiva do fenómeno:

http://naturline.pt/am.iluminacao.1.html

 

Abraço,

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo Pedro, porem não achas que uma vez que ele tem as de 8000k tambem poderia ter de outras temperaturas para venda?

 

Vizualizando aquarios estabelecidos ha algum tempo na net, o setup de muitos deles indicam lampadas de uma so cor, porem existem outros com 2 ou mais cores.

 

Este é um tema que por mais que se tente chegar a um acordo, isso está longe de acontecer.

 

É uma questão de esperimentar para ver o que fica melhor...

 

Cumps :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é verdade. Há testes científicos feitos que comprovam que a combinação de lâmpadas diferentes promove mais fotossíntese do que quando os modelos são idênticos. Este, ao contrário de ser um tema que por mais que se tente não se chega a acordo, é um tema que nem vale a pena discutir, pois já foi investigado e respondido por experimentação científica. Posso recomendar o livro "Ecology of The Planted Aquarium" - Diana Walstad, onde pode encontrar os resultados de uma destas experiências. É elucidativo.

Isto não quer dizer que as plantas não crescem com luzes iguais, só não é é tão bom (eficiente)

 

Um abraço,

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diana Walstad: "...a combination of cool whites and VitaLites gave the best growth for Elodea..." ,falta o resto das plantas.

 

Interessante este livro...

 

Por acaso, alguem mais quer juntar-se neste saudavel debate?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Eu concordo de certa forma com o Pedro Borges. Relativamente à combinação de espectros, traz uma melhoria às plantas, visto os diversos comprimentos de onda virem mais equilibrados.

 

Se repararem, e forem à procura deles, o espectro da radiação solar, após ser filtrada pela atmosfera, é contínuo, e exceptuando os extremos (vermelho e violeta) as intensidades de cada comprimento de onda são relativamente idênticas.

 

Se repararem, a temperatura de cor de uma lâmpada está relacionada com o nosso olho, e a capacidade de interpretarmos a combinação do espectro total como uma só cor...

Não estou a dizer que a combinação Cool-White + Daylight é a melhor, ou que as Skywhite ou 10000 K são as melhores... depende sempre do que a gente queira fazer. Já se sabe que temperaturas de cor altas potenciam crescimentos na horizontal, e temperaturas de cor baixas potenciam o crescimento na vertical.

 

Mais uma vez, depende sempre do que a gente queira fazer com as plantas. Se for só para crescer plantas, é minha opinião, que qualquer lâmpada serve. Tal como referido pelo Pedro, pode ou não ser o mais eficiente, em termos de as plantas utilizarem a maior parte da luz que lhes chega.

 

E já agora:

 

digo-te que as de 6500k são melhores ao nivel do crescimento da planta, ao evitarem algas

As lâmpadas não evitam algas...

Se tens uma lâmpada pouco eficiente, deves fertilizar menos... não atribuas as culpas das algas à lâmpada.

 

Senão, como é que pessoal tipo o ramirezi que usa lâmpadas 6500 K e 4000 K nas montagens e calhas dele, também não tem algas, tal como o Amano que usa somente lâmpadas de 8000 K?

Estranho, não? :shock:

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luis: Concordo a 100% contigo, e sabia que era assim em relação às algas, expliquei-me foi de forma errada e incompleta. Sorry.

 

Agora em relação às tonalidades das lampadas, certa vez contactei a JBL por causa de uma lampada que comprei deles de 4000k, e o que eles disseram na altura (isto foi +- ha 2 ou 3 anos), foi que promovia o crescimento na horizontal, de forma mais acentuada que as outras, porem estimulava tambem o crescimento de algas de forma mais intensa que as restantes tonalidades...

 

Numa ocasião em Munique, encontrei num stand de aquariofilia o Sr.Amano, onde este dizia que as lampadas de 8000k eram as melhores em todos os aspectos, nomeadamente para evitar algas, e que nao era necessario mais nenhum tipo de tonalidade... claro que ele estava a vender o peixe dele, mas nessa ocasião pude reparar que cerca de 70% dos aquarios estavam equipados com uma so tonalidade, quer fossem do Amano ou de restantes aquariofilistas, tudo isto em plantados.

 

Claro que tudo se pode resumir a uma questão de estetica visual para o olho humano, mas segundo alguns dos artistas, afirmavam que o setup la exposto era o que usavam regularmente...

 

Interessante este debate, continuem... :shock:

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... o que a JBL diz não se escreve hehehe, nem o que nenhuma das empresas especializadas do ramo, por dois motivos:

1. O meu mote é primariamento comercial

2. Mesmo que não fosse, não são assim tão bons como deveriam.

 

(Retiro a ADA deste segundo ponto por razões obvias)

 

O resultado em relação à Elodea é para mim vinculativo também por dois motivos:

1. A elódea não tem cloroplastos especiais, tem o mesmo tipo de cloroplastos que todas as outras plantas.

2. O princípio por tráz do espectro das lâmpadas fluorescentes indicia que as mesmas têm espectros contínuos e a luz do sol não é discreta em espectro. Embora não constante a intensidade da luz solar é contínua e razoavelmente regular em todo o espectro do visível (tanto humano como vegetal).

 

Agora vamos a argumentos, eu posso assegurar-te que há empresas que juram a pés juntos que o ideal é só ter lâmpadas das chamadas "flora". E o que é que isto adiciona como argumento? há erros por tudo quanto são áreas do conhecimento humano, principalmente quando o factor comercial entra em acção (tanto por motivos económicos, como por motivos de pseudo-afirmação intelectual de pessoas que julgam saber mais por ocupar determinado cargo).

 

Os argumentos teóricos existem, as experiências práticas também. Isso não vale mais do que o facto de este ou aquele usarem de maneira diferente? Realmente não, pois "mais" é um critério comparativo, o primeiro argumento vale tudo e o segundo nada, o que é bastante absoluto. :twisted:

 

Interessante este debate, continuem...

But of course, não é para isso que o fórum serve? :oops:

 

Abraços a ambos,

 

Abraço,

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais