Associações e lojas - prós e contras


Tiago Amaral

Recommended Posts

Compraste em alguma loja :D

 

És de que zona? Preenche no teu perfil que fica mais fácil se alguém quiser enviar-te peixes.

 

A correcta denominação é Fundulopanchax gardneri e não Aphyosemion...

 

Quase que adivinho onde os compraste...

 

Tiago

aquaTFA

APK 161

APK Since 1998

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De certezinha, Tiago.

A mania que a malta em de vender aquilo que não é.

Para mim a pior foi um bacano que tinha num aquario os peixes marcados como Fp filamentosus Ouidah. Eram Fp gardneris qq coisa.

De filamentosus só mesmo o nome. Pareciam ou N'sukas ou Akures.

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mariana

 

Importas-te de nos dizer quanto custaram os peixes? Não interessa onde, só o preço. Já agora, se mais alguém souber preços de killies no comércio agradecia a informação. Se tiverem problemas em tornar isso público pode ser por mensagem privada ou e-mail mas penso não ter mal nenhum se não indicarem o nome da loja.

 

Obrigado.

 

Vasco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ivan e Mariana, obrigado pelas informações. Pois, não é suposto fazermos publicidade positiva ou negativa a quaisquer lojas neste Fórum. Mas para aquilo que eu quero demonstrar isso não interessa.

 

6,40€ cada um, certo? 6,50€ também segundo o Ivan. Ora isso dá cerca de 13€ por um casal dos killies mais vulgares e sem garantias que a espécie indicada seja a correcta. Alguém é capaz de me explicar porque é que as pessoas não se fazem sócias da APK por 25€ onde recebem um casal de killies (com diversas garantias que as lojas não dão), mais 6 boletins de qualidade no mínimo razoável, mais descontos em diverso material da cooperativa (só em ovos de artémia dá para poupar a quota de um ano), etc, etc?? Mais a garantia implícita de receber no futuro quase todas as espécies de killies que se consiga manter pois é por demais conhecida e reconhecida a facilidade com que se recebem ovos e peixes de outros colegas da APK.

 

Realmente há coisas incompreensíveis!! :wink::P

 

Abraços

 

Vasco

 

P.S. Mariana, certamente alguém por aí te poderá arranjar um casalito de F. gardneri. De borla :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Ivan.

 

A menos que a loja tenha sido fornecida por um criador de killis idóneo, não há forma de garantir a população dos peixes., mesmo as espécies geram confusões.

Como exemplo: Uma loja no Porto estava a vender Nothobranchius guentheri como Nothobranchius rachovii, que população???... não tem população, as lojas não vendem killis com população.

Eu pelo menos não me acredito em nenhuma comprada em loja, a menos que seja o próprio que a vendeu a dizer e mesmo assim só se eu conhecer o criador dos peixes.

Ou seja, se for alguém da APK ou ligado a alguma associação de killis.

 

Abraços.

Carlos Carneiro

APK 158

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois já vi que há muito gato por lebre... De qualque maneira no primeiro fim de semana do mês eu vou para monsanto ver uma reunião da APK como já tinha dito e o mais provável é inscrever-me na associação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso nao deve ser assim conheço bastantes pessoas criam killies e os mantem como deve de ser etiquetadas e separadas, e nao e por nao pertencer ou pertencer que obtem ou nao melhores resultados. Nao se deve difamar ninguem nem tao pouco no geral. existem pessoas honestas e menos honestas em todos os locais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ivan

 

A próxima reunião do Núcleo Sul, no dia 1 de Julho, não vai ser no Espaço Monsanto. Essa reunião coincide com o churrasco anual da APK que se realiza perto de Torres Vedras (há aí um post com mais informações sobre isso). Claro que és bem vindo na mesma. Se quiseres ajuda para lá ir ter diz-me qualquer coisa.

 

Motar

 

Ninguém está a difamar ninguém, estamos a falar de evidências e factos. As lojas não estão preparadas para lidar com killies, os killies não se "prestam" a ser comercializados em lojas (daí o preço absurdo que atingem). O facto de não partilhares da perspectiva associativista de alguns de nós e seguires o típico individualismo português (atenção, não te estou a difamar, também é uma evidência :P e não deve ser grave porque é uma posição maioritária no nosso país) não te pode impedir de ver o que está à vista. Claro que há pessoas honestas e desonestas em todos os locais, isso nunca aqui esteve em discussão. Mas isto é um assunto para outros tópicos. Se quiserem podemos abrir um acerca dos prós e contras das associações ou dos prós e contras do comércio em killifilia.

 

Abraços

 

Vasco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ao se falar em geral esta-se a colocar todos no mesmo saco, e isso que eu sou contra. Preferivel seria dizer fui a esta loja e aconteceu isto. Mesmo assim convem falar 1º com a loja pois pode ter havido um erro na etiquetagem, ou outra coisa. Claro tambem sei que existem muitas que nao se preocupam com isso. Alias eu ate acho muito bem que associaçoes existam, e muito mais facil quando os socios ajudam, de aprender.alias tenho aprendido muito com associaçoes, e associados.

Agora nao e por pagar 25 euros ano ou o ke for que se e mais ou menos serio, nem tao pouco mais ou menos correcto nos metedos de criaçao.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto, subdividí estas mensagens porque já estávamos a falar de tudo menos de "bruxinhas" :D

 

Prosseguindo o debate:

 

Alias eu ate acho muito bem que associaçoes existam, e muito mais facil quando os socios ajudam, de aprender.alias tenho aprendido muito com associaçoes, e associados.

 

Desculpa lá o que vou escrever a seguir, não quero parecer ofensivo mas não posso deixar de dizer isto: achas muito bem que existam, aprendes com as associações e associados e beneficias do que têm para oferecer. Tudo bem desde que não tenhas de contribuir, certo? :? Que tal alguma reflexão sobre isto, hein? :P

 

Quanto às lojas não há volta a dar-lhe. Não referímos aqui nomes porque não queremos difamar ninguém, mas são muitos os casos. Aliás, se aparecer alguma que se preocupe em atribuir correctamente nomes às espécies e às populações essa é que é a excepção. Que confirma a regra. Não é desonestidade, é desinteresse comercial. Ando nisto há muitos anos, conheço muitos donos e gerentes de lojas com quem me dou bem, sei bem do que falo. Não ando em guerra com loja nenhuma, mais uma vez digo que isto são só evidências.

 

Agora não (palavra corrigida) e por pagar 25 euros ano ou o que (palavra corrigida) for que se e mais ou menos serio, nem tao pouco mais ou menos correcto nos metedos de criaçao.

 

Ninguém disse que era. E para essa história dos 25 euros/ano já dei :D Já num tópico qualquer "desmontei" a teoria de que isso é dinheiro que se veja tendo em conta as vantagens obtidas.

 

Abraços

 

Vasco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fizeste muito bem em dividir o tópico.

No dia que eu achar que devo certamente o farei. Alias já esteve mais longe.

Quanto aos benefícios creio sejam mutuos, pois se eu aprendo também os dou a conhecer a outros, ao mesmo tempo que vou mantendo algumas espécies, também as vou distribuindo. Passar o conhecimento e que acho importante dar a conhecer a outros porque muitos nunca ouviram falar outros nunca os viram, ou ate os já tinham mas não sabiam que era um killie.

Quanto as lojas sei que e verdade o que dizes mas também e verdade que existem algumas exceções a regra que são penalizadas quando se diz que são todos...

Eu não tenho lojas nem nada do género, estou apenas a falar o que eu penso sobre o assunto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Motar.

 

Esta é a opinião que eu tenho das lojas, assim como tu tens a tua opinião.

A culpa nem sequer é dos do donos das lojas, ninguém tem culpa, é assim que as

coisas são e não é exclusivo de Portugal.

Em relação ás associações, o facto é que em Portugal a cultura associativa ainda é pequena e no meu entender a APK é um exemplo a seguir.

Quantas associações de aquariofilia há em Portugal? e quantas revistas da especialidade?

Qual a publicação em Português, generalista ou especifica que tenha o mesmo tempo de vida do BAPK?

Quando eu tenho um casal de Aphyosemion ocellatum “Sika Sika” GJS 00/5, que não encontro em loja alguma, o mais certo é tentar entrar em contacto com o Mogens Juhl que é uma das pessoas que o pescou no Gabão e que provavelmente me poderá ajudar a ter sucesso com a espécie, que por acaso pertence a uma associação de kilifilia.

Ou então procuro informação em algum dos inúmeros sites, todos eles pertencendo a membros de associações de kilifilia.

E esses peixes foram comprados em leilão na convenção da APK, que é aberta a todos

mesmo que não sejam sócios.

Quantas associações de aquariofilia realizam reuniões todos os meses abertas a todos

nas quais dão killis, com marca, cilindrada e extras a pessoas que não são sócios.

Como estás a ver em relação aos killis, quase tudo gira á volta das associações e dos seus membros.

Para se ter melhores hipóteses no mundo da kilifilia, é melhor pertencer a uma associação de killis, isto é um facto inegável.

 

 

 

Abraços.

Carlos Carneiro

APK 158

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Numa loja patrocinadora daqui do fórum já vi á venda os seguntes killis:

->Nothobranchius patrizi 8,70$ (o meu teclado não tem o símbolo de euro)

->Nothobranchius palmqvi 9,89$

->Fp. gardneri 6,5$

->Jordanella floridae 4$

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

A verdade e que muito pouca gente(aquariofilos)tem conhecimento da especie killies, por isso mesmo os proprietarios das lojas não se dão a qualquer trabalho pa dar conhecimento da especie!!o conhecimento deles nestas especies e muito pouca! Tanto que ja me falaram(propietarios)que o killfish não se encontra em lado nenhum!!!Absurdo, desde que tenho estado aqui no forum tive conhecimento atraves dos socios e associações que não e assim tão dificil encontrar killies!!!

 

não o sou mas o vou ser muito em breve (socio)afinal todo o conhecimento, ajuda e especies que recebi foi da associação,ha que compensar!!!!!E sem falar da simpatia, que fui muito bem recebido,mesmo sem ser socio,que por muitas vezes melhor que as lojas, onde o que se quer paga-se os olhos da cara, e onde não teem conhecimentos......

 

 

De quem e a culpa, parece-me que quem o faz a pensar apenas em negocio, quem o faz por gosto ainda se da mais ao trabalho de ter total conhecimento de especie, população ao mais promenor!!Costuma-se dizer "Quem o faz por gosto não cansa"!!Agora nos negocios, infelizmente não se pensa assim....E tudo peixe.....

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Numa loja patrocinadora daqui do fórum já vi á venda os seguntes killis:

->Nothobranchius patrizi 8,70$ (o meu teclado não tem o símbolo de euro)

->Nothobranchius palmqvi 9,89$

->Fp. gardneri 6,5$

->Jordanella floridae 4$

 

Já muita sorte tens tu em te apresentarem as espécies assim... conheço inúmeras lojas por esse país fora, todas fora de Lisboa, e quando as visito tento sempre meter conversa com os donos... já ouvi e li as maiores barbaridades sobre killies...

 

Há neste momento uma loja em Coimbra que continua a ver "Killis Amarelos"... como não conheço muito bem os Aplocheillus, nem sequer me arrisco a dizer a espécie, mas parecem-me lineatus "Gold"... mas podem não ser, já que tal é a sujidade nos aquários que não os consigo ver como deve ser... são é pequenos e custam 1,40 euros cada.

 

Numa outra loja no interior do país, falei em Killis... diz-me o dono: "Já cá tivemos... várias espécies diferentes... mas no dia seguinte à chegada achamos tão estranho estarem todos fora do aquário deles e espalhados pelos aquários da bateria que assim que pudemos despachamo-los todos... fartam-se de saltar... não os podemos ter..." Isto mostra que nem se preocuparam em saber em que condições os peixes poderiam estar.

 

Falas de uma loja que vende Nothos... será que o dono tem consciência que é um bicho que vive pouco tempo? Toda a gente critica os peixes que morrem rapidamente em casa, mas certamente os donos nem sequer sabem o que é um peixe anual... bonito bonito seria ver numa loja um Notho furzeri e em 3 semanas o dono ficar sem ele!

 

Ricardo Nuno Santos

Ricardo Nuno Santos

APK-72 SAA-109 KT-40

KCA-29 GAK-38 AG-2 SEK-219

Lista de Espécies e Fish Room:

http://killies.no.sapo.pt

(Última actualização: 24/10/2007)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros, Amigos.

 

Nas lojas a kilifilia pouca avançou, encontro salvo raras excepções as mesmas espécies que á vinte anos atrás, talvez mais algumas espécies de Nothobranchius e uma ou outra de Fundulopanchax, que a maioria continuam a chamar de Aphyosemion.

Todos eles sem população.

No meu ponto de vista é difícil as coisas mudarem e para mudarem tem de haver uma cooperação entre a APK e as lojas, se os donos das lojas estiverem interessados.

Posso dar um exemplo: Durante a Expozoo, uma loja demonstrou interesse em fazer uma importação de peixes da Republica Checa e pediu a colaboração da APK, através do núcleo do Norte , vamos ver se isso tem pernas para andar.

As lojas vão sempre vender os peixes sem população, sinceramente não estou a ver as lojas venderem sem misturarem várias populações da mesma espécie.

Outro erro que algumas lojas cometem é o de venderem os peixes á unidade, correm o

risco e isso já se passou, de só venderem os machos porque são mais coloridos.

Se calhar faziam melhor baixar um pouco o preço dos peixes e venderem casais.

 

Abraços.

Carlos Carneiro

APK 158

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A meu ver, a grande diferença entre associações e lojas, é que as primeiras existem por interesse nos peixes (na APK killies, na APC ciclideos, etc) e as lojas existem basicamente pelo lucro. Mesmo que a loja tenha muito cuidado com os peixes, sem lucro em pouco tempo estão a meter papel de jornal a tapar as montras. Mesmo as lojas que se preocupam com a qualidade dos peixes, às vezes têm dificuldades porque "são careiros"...

Conheço um antigo dono de uma pequena loja de peixes (importações da Alemanha) que a teve que fechar porque no mesmo CC abriu outra loja com neons e guppyes ao "kilo", pássaros, coelhos e cães...

 

As associações para além de gostarem dos peixes que "representam" são dedicadas a só um "espécie" (espécie/tipo... vocês apanharam a ideia) de peixe. Têm bastante conhecimento sobre essa espécie e interesse em que os peixes tenham boas condições para sobreviver e reproduzir. Existem porque gostam dos peixes.

 

Pronto... a minha insignificante opinião! :|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais