Aquazine. A Revista De Aquariofilia Gratuita


Recommended Posts

quero ver isso :lol:

 

Pois que queres ver e pois que já está online :wink:

 

O meu alojamento na netcabo teimava em não aceitar os ficheiros. Nada como o alojamento gratuito do RapidShare (surpreendentemente fácil :roll: )

 

Ora então que pois:

4ª EDIÇÃO

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=45444

 

Mais uma vez, desculpem lá não ter sido dia 15 :)

 

Cumps MM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 144
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

só faltou o meu nick a frente do meu nome, no artigo que escrevi!!! mas assim tambem ja nao podem meter defeitos...lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

claro ke nao deixa ficar . assim podem falar mal a vontade que nao sabem qual é o meu artigo!

 

fica pa proxima.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Sugestões, comentários, críticas?!

 

Nota-se o boom nas visualizações. Porém, comentários, incentivos, desincentivos, felicitações, críticas, não se vêem.

 

Vá lá... quem dedica boas horas a projectos como este gosta sempre de receber feedback.

 

Não se intimidem, quanto mais falarem, mais saberemos por onde evoluir.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Tomás,

 

Acho que tens toda a razão, a malta até para criticar é meio preguiçosa. O esforço e empenho que tens estado a ter neste projecto, merecem sem duvida mais atenção, disponibilidade e carinho por parte de nós, leitores deste trabalho. Dizer ‘yá, que fixe, continua…’ não chega, no entanto, já existem algumas excepções. Não as ignores, algumas ideias que tenho visto por este tópico fora, parecem-me muito interessantes…

 

Eis então, o meu conjunto de opiniões e/ou sugestões muito pessoais (subjectivas):

 

=> Artigos com mais profundidade. No geral os assuntos abordados nos artigos afloram simplesmente a matéria. Acho, no entanto, que para um publico alvo iniciado ou inexperiente é o ideal.

=> Uma secção dedicada a comida viva. Um tipo diferente por edição. Abordando tópicos como manter, como optimizar o seu crescimento, como a reproduzir, se deita cheiro, se precisa de muito espaço, como a tornar mais nutritiva, a que fauna se destina, como e se é possível apanhar na natureza, onde a arranjar de uma maneira geral, como a proteger de predadores como a formiga ou o mosquito, que quantidade e frequência deverá ser administrada, compatibilidade diferenças para com outras culturas, com outras culturas, etc…

=> Uma secção, ‘plantado da edição’. A ideia era os leitores, mandarem uma foto de um plantado, pode ser encontrado na net, digitalizado de um livro, ou fotografado num qualquer oceanário, para a ‘redacção’ e ‘vocês’, ou alguém com conhecimentos na matéria, ‘desconstruia’ esse plantado pecinha por pecinha e remontava tudo por escrito, para ensinar à malta como se fazia. Indicando, o nome da flora e porque resulta ou porque não resulta. E também como manter esse quadro vivo(fertilização micro, macro, iluminação, TPAs, etc…).

=> Na secção, ciclideo e peixe-gato e vivíparo e cobitideo e… da edição, para alem do que já e feito, e da normal ficha do peixe, também gostaria de ler opiniões de quem já teve ou tem esse peixe. A ideia aqui era criar um pequeno formulários com perguntas padrão em que era pedido aos vários membros do fórum, ou não, que vocês soubessem que mantinham esse peixe e que respondessem a essas perguntas. Falo de coisas que não vêm nas fichas, opiniões pessoais, particularidades, comportamentos, compatibilidades, experiências, problemas mais frequentes, etc, etc.

=> Uma secção de faqs. A ideia seria fazer um apanhado das 5 perguntas mais pertinentes que surgiram entre edições e tentar, com os vossos contactos fazer com que alguém com verdadeiros conhecimentos na matéria, as responda de forma objectiva. Não que as respostas dadas pelos normais membros dos forums sejam desvalorizáveis, mas há muito boa gente por ai que percebe muito da ‘poda’ e por indisponibilidade ou impaciência, não anda em forums a responder a perguntas. E não me refiro só a perguntas feitas no fórum aquariofilia.net. Há muitos mais forums e cafés, nacionais e estrangeiros, onde existem igualmente perguntas interessantes, à espera de serem conhecidas e catalizarem algum debate.

=> Uma secção de recensão critica aos livros que vão aparecendo sobre todos os temas relacionados com o hobby. Escritos em português ou em ‘estrangeiro’ pouco importa. O que interessa é que se houve alguém que comprou, leu e ficou com uma opinião, era interessante partilha-la. A critica deveria conter um resumo do livro, e opiniões fundamentadas sobre os temas abordados. Poderia terminar com um aconselhável ou não. A mesma ideia pode estender-se para equipamentos, DIY ou mesmo lojas.

=> Lojas virtuais ou físicas, patrocinadoras do fórum ou não. Uma visita guiada por edição. A ideia era alguém ir a uma loja e fazer uma entrevista com o proprietário/empregado/gerente e ao mesmo tempo descrever a loja. Esse alguém, é o repórter de edição, que conhece a pessoa que vai entrevistar, se não, não resulta…ou resulta menos bem…ou depende…

O que tem, o que vai ter, as especialidades, os interesses, o passado, presente, futuro. As apostas, o que falhou, o que resulta, etc. Enfim, eu gosto de lojas e há que aproximar as lojas dos clientes. Um lojista do ramo, é por definição uma pessoa que tem alguma ou bastante experiência na área, a meu ver uma opinião muito válida sobre os temas do hobby que nos rodeiam. Tanto mais válida quanto menos institucionalizada, mas isso já é mais difícil… Quer queiramos quer não, são eles que influenciam de forma dramática o futuro do hobby.

=> O espaço. Acho que criar um sub-forum ‘AQUAZINE’ na comunidade, era de todo positivo. Não concordo o assunto ‘aquazine’ estar ‘encalacrado’ num anuncio da ‘conversa aquática’. A ‘aquazine’ merece maior visibilidade, merece um espaço próprio, de qualidade, só ‘dela’, para poder crescer e desenvolver-se. Este espaço próprio permitiria de uma forma mais simples os membros trocarem opiniões sobre os artigos da aquazine, ou a por alguns conteúdos a sufrágio, ou compilar novos conteúdos, ou etc, etc… um espaço onde só assuntos sobre a aquazine teriam cabimento.

 

Bom, tenho mais ideias, mas ainda estão ‘verdes’ e mesmo estas que tento descrever, têm muitas pontas soltas… enfim, são tópicos.

A ideia geral é aproximar o leitores da revista. Sentir que também é um bocadinho nossa, nem que seja pela resposta a um questionário. Acho que ia gerar mais debate e discussão, em torno da ‘aquazine’.

 

Para terminar, quero dizer que é admirável este, teu e de que colabora contigo, esforço organizacional. É sempre de admirar aquilo que os outros têm capacidade e conseguem fazer em comparação com o que nós próprios fazemos ou já fizemos.

 

Cmprts,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas,

 

Luís,

 

Desde já obrigado pelo comentário bastante útil.

 

Quanto à profundidade dos artigos, concordo plenamente. No entanto, penso que há artigos e artigos. Alguns bem mais profundos que outros. Mas, já que esta revista é mais direccionada para aqueles que não estão na "fase do aperfeiçoamento" dos seus conhecimentos, talvez a falta de profundida não seja assim tão incoveniente. O aquário do mês realmente falhou em todos os números. O tempo não deu para tudo. A ideia das faqs é bastante boa. Crítica de livros.... cheira bem.

 

Desculpa não aprofundar mais as tuas sugestões, que são bastante boas, mas quando leres o editorial da 5ª edição percebes o porquê.

 

Infelizmente não estou conseguindo baixar a 4ª edição.

 

O problema persiste?

 

Grande abraço.

 

1 de Janeiro... marquem na vossa agenda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Fica aqui um sneak preview (não é totalmente a versão final, mas já dá pra terem uma ideia) da capa da próxima (e última?) AQUAZINE.

 

previewcapaxn1.jpg

 

Relembro que a imagem está aqui "redizida", daí estar com uns gráficos meio esquesitos.

Já sabem que podem clicar na barra a preto no topo da imagem para a ver em tamanho original :snipersmile:

 

Cumps MM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal?!?!?!

Infelizmente não estou conseguindo baixar a 4ª edição.

Não sei usar o RapidShare e a outra versão não consigo baixar...

Aguardo instruções... um abraço!!!

Quanto ao rapidshare é fácil. Ao clicar no fiheiro ele abre-te uma página no rapidshare, onde ao fundo tens 2 opções: "free" ou "PREMIUM".

Clicas em "free". Depois aparece uma frase com uma contagem decrescente.

No final dessa contagem decrescente aparecem árias opções (fontes) a partir da qual podes fazer download.

Seleccionas uma (normalmente está uma selecciona por defeito) e no final coloca o código que aparece "misturado".

Carregas em enter (ou no botão que aparece ao lado da caixa onde metes o código) e está feito :snipersmile:

 

No outro, carregas com o botão direito do rato e seleccionas para guardar destino, e depois escolhes onde queres guardar o ficheiro no disco.

 

Testei ambos e ambos estão a funcionar agora :bad-words:

 

Cumps MM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, na minha opinião a revista está muito boa. A única crítica que eu tenho a fazer, nem é bem uma crítica, mas mais uma sugestão.

No fim de cada artigo, deveria estar a bibliografia utilizada, deste modo quem lê a revista pode logo de seguida aprofundar os seus conhecimentos. A minha outra sugestão, penso que dê para fazer, é a colocação de hiperligações em algumas das palavras dos textos. Penso que estas duas sugestões darão conta da "falta de profundidade" dos artigos.

De resto, a todos os que se empenharam PARABÉNS!

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

hotrodder, realmente não era mal pensado. Mas... talvez para uma próxima temporada de publicações.

 

ultima aquazine???mas porque?

falta de apoio dos menbros em nao escreverem artigos?

 

Se fores ao início do tópico, diz lá que estão programadas edições até 1 de Janeiro. Vamos cumprir com o estabelecido!

 

Infelizmente para a continuidade da aquazine, eu vou fazer parte de outro projecto. A produção da AQUAZINE passava por mim e ninguém se disponibilizou para continuar o trabalho que eu fiz. Não publicamente, eu já tinha anunciado que seria a última edição da AQUAZINE periódica. Em princípio, serão publicados outros números mas não com periodicidade definida.

 

Talvez seja necessário um anúncio público, então:

 

A AQUAZINE terminará como edição periódica. Porém, todos têm interesse que tal não aconteça. Se alguém ou um grupo de membros pensar que é capaz de dar continuidade ao trabalho realizado até aqui, que diga. No entanto, apenas será aceite alguém que reúna as condições que nós consideremos necessárias pois se a revista não fracassou com o que prometeu até hoje, não será a partir de hoje que fracassará! E as condições necessárias passam, principalmente pelo empenho e sentido de responsabilidade. Estamos abertos a qualquer tipo de propostas.

 

Um abraço,

Tomás

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois a bioaquaria esta pa ser lancada nas bancas e isso traz beneficios aos participantes (penso eu de que!!!!)

mas é uma tristeza deixar morrer assim a tão bela e fabulosa aquazine.

 

pela minha parte posso contribuir com uns artigos, sobre alguns peixes , faço uma pesquisas e escrevo depois sobre elas, alias como ja tinha feito numa das edições.

mas como sou uma pessoa muito ocupada, so posso fazer isso de uma forma esporádica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus parabéns ao Tomás, que foi o grande motor da aquazine, sem o empenho e motivação dele a revista não teria saído.

O Tomás era que estava sempre a "chatear", "então e os artigos, o prazo termina já amanhã", etc...

Sem esquecer claro todos quanto participaram e se esforçaram, uns mais outros menos, mas todos na medida do que puderam.

Continua Tomás!

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Obrigado, Alexandre.

 

A publicação da 5ª edição está um pouco atrasada devido a uns problemas pessoais que o Miguel está a ter. Não me compete a mim falar sobre o assunto.

 

Compete-me apenas dizer que em princípio, a aquazine estará publicada amanhã.

 

As minhas sinceras desculpas.

 

Um abraço e não desesperem que ela vem já!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Broas.

 

Efectivamente tenho andado desaparecido do fórum, e ainda vou andar mais uns tempos.

As poucas vezes que aqui vim foi de fugida e a partir do pc de casa do meu irmão, pelo que não pude colocar online a Aquazine, apesar desta edição estar rponta desde dia 01, como indiquei ao Tomás.

Mais uma vez, um atraso meu, sorry banana rock

 

De qualquer modo esta edição está lançada, com alguns artigos a serem entregue à ultima hora (sob ameaça... :puppydogeyes: ) pelo que desde já agradeço aos que participaram, ameaçados ou não, nesta ultima edição.

 

Só para aguçar a vossa curiosidade, nesta edição contamos com tópicos tão variados como:

» Os bastidores do fórum na aquadecor

» Ramirezis

» Guppies

» Ciclídeos

» Iniciação a Água salgada (conclusão)

» Biótopo - Rio Negro

» Dicionário de água fria (conclusão)

» Camarão Red Cherry

» Corais

» Zebrasoma Flavescens

 

Podem descarregar a AQUAZINE em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...mp;#entry353558

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom e muito bom mesmo!

 

E para mim, que sou um novato com um aquário de água fria, aquele dicionário para água fria está um mimo e respondeu a muitas perguntas.

 

Agora só espero que mesmo sem ser com uma regularidade certa, a Aquazine continue a "visitar-nos" :)

Se7e

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom e muito bom mesmo!

 

E para mim, que sou um novato com um aquário de água fria, aquele dicionário para água fria está um mimo e respondeu a muitas perguntas.

 

Agora só espero que mesmo sem ser com uma regularidade certa, a Aquazine continue a "visitar-nos" :oops:

 

Obrigado pelos elogios. Já descobriste a 1ª parte desse artigo? Penso que está na edição 3.

 

Boas leituras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

queria dar parabens a toda a equipa que manteve durante 5 edições a aquazine. Foi sem duvida um projecto bastante valido e so acho pena não haver ninguem (mesmo que não seja da mod!!!) que pegue nisso.

 

Parabens ao puto Tomas, meu companheiro da noite de Leiria!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais