Discus doentes .. help !


pedroplx

Recommended Posts

Boas,

 

Tenho 5 discus no meu aquario de 120cm, desde uns tempos para cá reparei que um deles começou a comer muito pouco e noto que está a ficar magro dia pra dia mas de resto continua com boa aparencia cores vivacidade etc . Um dos outros passou a esconder-se mais e estava frequentemente com fezes brancas.

Fiz tratamento com flagyl na água (2 comprimidos / 200 L - 2x ao dia) após os 4 dias de tratamento os peixes em questão continuam sem comer, que devo fazer ? Separo-os e faço tratamento á parte ? Já que os outros estão optimos ?

As dosagens são correctas ? (nas pesquisas que fiz reparei em tratamentos de flagyl com dosagens muito distintas umas das outras).

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

só para completar o 'mestre':

 

retira-os para um aqua áparte, de menores dimensões, o tratamento é mais eficaz, penso eu de que...além disso, se os animais ainda levarem comer á boca, mesmo que depois o cuspam, dissolve o flagyl juntamente com comida e dá-lhes...

 

as melhoras e vai dizendo novidezas...

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

só para completar o 'mestre':

 

retira-os para um aqua áparte, de menores dimensões, o tratamento é mais eficaz, penso eu de que...além disso, se os animais ainda levarem comer á boca, mesmo que depois o cuspam, dissolve o flagyl juntamente com comida e dá-lhes...

 

as melhoras e vai dizendo novidezas...

 

Certo...mas.....

 

Como seguramente há parasitas os outros discus já os têm tambem e assim controlavam-se todos antes que comecem a manifestar sinais.

Obviamente, se comerem, é sempre melhor na comida...aí durante 1 semana.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

..tens toda a razão, mestre joão, mas eu, pessoalmente, nunca consegui fazer tratamentos eficazes com o flagyl em aquas de grande litragens, daí ter aconselhado a mudança para um mais canoxa.

Não sei se é por o aqua grande ter plantas/areão/decoração/troncos, etc, mas nunca consegui fazzer nada de geito, com o flagyl, num aqua desse tamanho.

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, obrigado pela ajuda, estou-lhes a dar comida com flagyl (artemia congelada e mistura para discus).

Vou tentar novamente flagyl no aquario todo com dose mais forte, prefiro usar a técnica de os meter num aqua pequeno para último recurso.

Se desta vez não resultar faço isso.

 

Já agora li nas minhas pesquisas na net um criador que usa Sulfato de Magnésio (Epsom Salt) antes dos tratamentos de Flagyl, algum de vocês já experimentou ?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

Os parasitas intestinais são vários e para cada um há o seu tratamento.

A nivel profissional/industrial, o que eles fazem é dar-lhes o s. m. (laxante) para depois verem as fezes e analisar para descobrir o que os peixes efectivamente têm.

Nós "curiosos" apenas vamos lá por tentativa e erro.

 

Assim:

 

Metronidazole only for white waste, no appetite or not eating AND stomach area look |__| or )__(

Fenbendazole only when stomach (__) between meals, fish still eating but NOT growing in size

Praziquantel when fish has tape worm... again fish eating, not growing and stomach (__) between meals

How to determine which worm medication to use: give fish a "long bath" with 2 tablespoons Epsom salt for each 10 gallons USA / 40 liters water, leave fish in this for 4 hours.... "tape worm" when piece of it comes out will be "flat"... "like ribbon"... so Prazi is the worm medication to use... round worms will be like name ... round worms... medication = Fenbendazole

Worm medications work best when put in food... but if fish stops eating... then we must put the medication in the water... but usually if only a worm problem the discus fish will still eat

None of these medication should be used together... mean must use only one at a time

 

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foi neste site que vi o tal artigo sobre o Epsom salt, pelos vistos estes tipos usam-no não só para diagnostico mas como "preparação" dos peixes para os tratamentos.

 

http://www.dallasdiscus.com/diseases.htm

Isto só por curiosidade ...

 

Não vou inventar e vou hoje começar novo tratamento com Flagyl com as doses que me recomendaste (1 comp. / 40 l) 2 vezes ao dia durante 4 dias certo ?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ora bem, cá estou a transmitir os resultados do tratamento sugerido.

 

Após 4 dias de tratamento com flagyl nas dosagens recomendadas um dos peixes parece estar a recuperar, já começou a comer e a deixar de andar escondido, no entanto o outro continua sem comer e começo a aperceber-me que as cores estão a ficar cada vez mais pálidas... acho que o vou tratar em separado, não sei bem é que tipo de tratamento lhe dou .... Alguma ideia ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

acho que o vou tratar em separado, não sei bem é que tipo de tratamento lhe dou

 

Então vais tratá-lo a quê????? :oops:

 

Os parasitas intestinais provocam danos nos intestinos.

O "mau-estar" provocado por esses danos tiram o apetite ao peixe.

É normal decorrer um periodo de 3-10 dias em que os peixes se recusem a comer.

Durante uma semana medica com Flagyl TODA a comida que lhes deres.

Boa sorte.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

a mim e primeira vez que vou desparasitar os meus discus ...

eu ja desfis um comprimido flagyl e pos na comida congelada...

os discus comeram mas acho que não fez muito efeito agora gostava de saber se devia por comprimidos na agua ...

ja me disseram para desfaser uns bons 10 comprimdos e por nas tabelestes de comida dos peixes nomiadamente artemia e mistura de discus ... mas acho que sao muitos comprimidos... lol se alguem me puder ajudar agradecia

abraccos francisco reis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fenbendazole only when stomach (__) between meals, fish still eating but NOT growing in size

Praziquantel when fish has tape worm... again fish eating, not growing and stomach (__) between meals

 

qual a dosagem para estes medicamentos

 

obrigado

José Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sei que isto nao tem haver com o topico... mas se me puderem esclarecer, optimo, se eu der flocos de comida para peixes tropicais aos discos, vai lhes fazer mal?? Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

Como os peixes comem continua a desparasitá-los através da comida, é mais efectivo.

MAS.....tens de ter a certeza que comem.

A quantidade "padrão" é 1 gr/p. 100 gr de comida.

Se desfizeres a comida "diária" e misturares "bocadinhos" de comprimido desfeito deves aguardar pelo menos uns 15 minutos para que absorva.

Continua :roll: .

Sei que isto não (palavra corrigida) tem haver com o topico... mas se me puderem esclarecer, optimo, se eu der flocos de comida para peixes tropicais aos discos, vai lhes fazer mal?? Abraço

 

Não faz mal mas é INSUFICIENTE.

Boa sorte.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou em apuros...............

 

Tenho um Disco a precisar de tratamento (Flagyl);

 

A minha dúvida é se posso fazer o tratamento no comunitário sem prejudicar as outras espécies,ou se tenho de retirar o Disco para outro local.....?

 

Se me puderem responder ainda hoje agradecia, pois assim começava já o tratamento...

 

 

Brigados........

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Francisco....

 

 

 

Sendo assim vou já começar.............é conveniente fazer TPA's antes da medicação ? (Se sim, só poderei fazer ao fim do dia, ou seja, de manhã tem de ser sem TPA; Não há problema, certo?! Delkulpem a minha ignorância, mas nunca tive um Disco doente......e keria ter os melhores resultados possíveis........a recuperação total!!!!)

 

 

Brigado,

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou em apuros...............

 

Tenho um Disco a precisar de tratamento (Flagyl);

 

A minha dúvida é se posso fazer o tratamento no comunitário sem prejudicar as outras espécies,ou se tenho de retirar o Disco para outro local.....?

 

Se me puderem responder ainda hoje agradecia, pois assim começava já o tratamento...

 

 

Brigados........

 

Podes...2 X dia durante 4 dias.

Caso comam tambem na comida.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais