O meu 1 Aqua Salgado - Nano Reef


paulo neves

Recommended Posts

Olá a todos,

Quando em julho de 2005, resolvi fazer um nano com 35 lts todos me diziam que era um erro, que nada se iria dar lá, e que os "peixitos" estavam tramados com tamanha grandeza!!!

 

aqui vai as caracteristicas do aqua:

50/30/30

1 bomba 350 lts/h - aquael

1 bomba 650 lts/h - aquael

1 aquecedor 150W - rena

1 escumador

1 calha cyber com 2 lampadas

1 filtro externo Aquael 400 lts/h

10 kg RV

5 kg areao coral

nemo10wz.jpg

nemo27ye.jpg

img36522ov.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando em julho de 2005, resolvi fazer um nano com 35 lts todos me diziam que era um erro, que nada se iria dar lá, e que os "peixitos" estavam tramados com tamanha grandeza!!!

 

Paulo, sem querer parecer um falso moralista, se tu viveres 10 anos confinado a um pequeno espaço, se te alimentares todos os dias e se o limpares regularmente também sobrevives ...

 

Não é tanto uma questão de ser ou não possível manter um sistema com essas dimensões, mas passa pela vontade de cada um decidir que condições quer dar aos animais que tira na maior parte dos casos do oceano. Como referi anteriormente também não sou grande exemplo porque tenho peixes a mais no meu sistema ...

 

A questão quanto a mim é a seguinte. É algum tipo de desafio a que te propuseste?

 

É que acho que com o equipamento que tens e a rocha viva podias perfeitamente ter esticado um pouco mais a litragem do sistema para 75 lt p.ex.

 

Sem ver a fotografia geral, desde já te digo que podias ter um termostato mais pequeno que de 150W, que para além do consumo energético se for de tamanho standard ocupa muito espaço dentro do aquário.

 

Com que finalidade é que estás a utilizar o filtro externo?

 

Se possível completa o setup incluindo os vivos.

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Eu conheço bem o nano do Paulo! Dei uma ajuda de inicio para corrigir os erros normais de principiantes (a falta de paciência inicial e maus concelhos). O aqua lá estabilizou e por incrível que pareça, o ocelaris dele sobreviveu a tudo, desde Amónia, Nitratos, Nitritos....É um sobrevivente, como diria alguém, é um Lucky! :wink:

Eu diria com certeza que o nano do Paulo é apenas o experimentar se corre tudo bem para depois passar para um maior, mas só ele é que sabe!

Nada mais digo, tem que ser ele a falar! :?

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade que o nano é pequeno.

Ele está a servir para me iniciar nos salgados, claro que para isso usei um aquario "velho" e resolvi esperimentar.

Eu sei que é pequeno, mas para já está a dar-me as respostas que queria, para num futuro lançar-me num maior.

 

o filtro externo foi usado no inicio para preparar a agua e dar alguma estabilidade, pois eu :twisted: coloquei o ocelarius logo ao fim de 15 dias...rsrsrsrsr

 

É claro, como todos sabem, que o material ainda é um pouquititito caro :shock: mas aos poucos vai-se conseguindo.

em relaçao as fotos estou a espera que o meu amigo pedro2001 venha cá fazer um trabalho igual eheehhehee :? ao que já fez para alguns membros deste magnifico forum

:?

 

Tenho

1 ocelaris

1 dascyllus trimaculatos (era impecavel quando pequeno e dava-se bem com o outro amiguinho, ma agora alem de grande.... tststst tá pra venda)

4 nasarios

3 turbo snails

colerpas

xenia brancas e castanhas

1 athinodisco verde (acho que é assim)

 

Esperem para ver as fotos. Eu acho que está engraçado, mas comparando com alguns dos que por aqui ha... ainda estou a "leste"

 

abraços

paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade que o nano é pequeno.

Ele está a servir para me iniciar nos salgados, claro que para isso usei um aquario "velho" e resolvi esperimentar.

Eu sei que é pequeno, mas para já está a dar-me as respostas que queria, para num futuro lançar-me num maior.

 

Não te dou então 6 meses para mudares para um maior :D !

 

Aguardo então as restantes fotos.

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Paulo, fica descansado que amanhã ou depois, mesmo na minha hora de almoço, passo por aí para tirar umas fotos!

Pelo que já me disseram :shock: deverá ser um aqua de 1mt, né? Com calma e aos poucos, conforme o tempo (€) podes montar um como o meu que estou a montar ou pouco menor, tudo de pende do "tempo"! :D Mas parece que vai entrar algum "tempo" e dá para comprar as primeiras coisas! Já sabes que podes contar comigo para ajudar a montá-lo, arranja-se sempre tempo! Não é o "tempo" mas sim tempo! :twisted::shock::shock:

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

Boas!

 

Querem mais? Pois bem, não devia ser eu a dizer, mas o Paulo tem um novo peixe! Conseguiu despachar o Dascyllus trimaculatus e tem um Amphiprion sebae e assim que puder passo por lá para tirar umas fotos!

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O nemo parece estar bom :D

 

salgados são de mais para mim...

 

só de ver peixes palhaço a 70 euros e donzelas a 50 :shock:

 

até mete medo...

http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não sei... apenas sei que tinham

 

peixe palhaço 70

 

(nem tinham euros.. mas eu também não me fio na zoofeira)

 

aquilo só de ir a agua fria mete medo...

 

são mais os peixes virados ao contrario que os que nadam...

 

os de agua quente não estão muito diferentes... tenho pena que seja assim...

 

e as estrelas do mar?

 

estavam a 40

http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.