Guppies a desaparecer


madcow

Recommended Posts

Ando com um problema no aquário. De há uns dias para cá, a população de guppies anda simplesmente a desaparecer. Grande mistério... Tinha alguns guppies adultos, outros que nasceram há 3 meses. Eram cerca de 10 guppies no total e agora tenho 3... Neste aquário (de 60 litros), tenho também um pleco, um bótia (que comprei para acabar com os caracóis) e 4 zebras.

 

O mais estranho é que eles desaparecem de um dia para o outro sem deixarem vestígios. Ontem à noite o guppie adulto andava ali todo contente, hoje de manhã nem vê-lo... Que eu saiba, nem o bótia nem o pleco comem outros peixes, ou comem?

 

Obrigado desde já,

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não tens esconderijos onde eles possam ter morrido?

 

Já viste se morreram e não estão agarrados a uma bomba?

 

Já testaste os valores da água?

 

em principio os outros nao os comeram assim todos de uma vez, mas...

 

(será que te assaltaram o aquario? (estou a brincar))

eu sei o que digo, mas não digo o que sei!

 

www.nelsoncarvalho.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho um pequeno bocado de madeira onde o bótia se costuma esconder... não estava lá nenhum. No filtro também não. Atrás das plantas idem.

 

Os zebra foram os primeiros peixes que meti no aquário já lá vão uns 6 meses e, que eu reparasse, nunca atacaram outros peixes. Para mim, o culpado é o bótia, mas não tenho provas suficientes ainda...

 

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é muito esquesito ser o botia... nunca ouvi dizer que os botias comem outros peixes, ainda por cim assim tao depressa...mas a natureza é assim mesmo.

 

sei que é uma loucura, mas e que tal pores la mais alguns para testares se é o botia?

eu sei o que digo, mas não digo o que sei!

 

www.nelsoncarvalho.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eduardo, também pensei isso, mas para o conseguirem fazer tinham que saltar muito (não sei se o conseguem) e, pelo meio, tinham que abrir aquela tampa que alguns aquários têm para se deitar a comida. Seja como for, andei a ver à volta do aquário se estava lá algum peixe e nada...

 

Estou a ver é que tenho que meter uma câmera a filmar o dia todo para ver o que acontece quando não estou lá a olhar...

 

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É um bótia palhaço. Já só tenho 3 guppies (nascidos há uns 3 meses já neste aquário). Estes estão-se a aguentar. Há um mês tinha cerca de 10 guppies de todas as idades, alguns já com 4 meses e 3 adultos.

 

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o bótia deve estar aí com uns 5 cm (não tenho muito jeito para medições a olho) e o aquário é de 60 litros. O pleco é que está bastante grande (aí com uns 12 cm)

 

Ricardo

 

P.S. Devia haver uma secção X-files no fórum para estes casos... :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo,

 

Algumas perguntas para nos ajudares...

 

a) A água do aquário é da torneira ?

b) Os hipotéticos restos mortais dos peixes desaparecidos nunca foram vistos ?

c) Notas alguma alteração no comportamento dos Guppies ?

d) Que dieta estás a dar desde que começaram os desaparecimentos ?

e) O desaparecimento dos peixes coincidiu com a chegada de alguma das outras espécies ?

f) Quais são os parâmetros físico-químicos da tua água ?

g) Como é que a luz é apagada ?

h) O Aquário está num local sossegado ?

i) Tens a certeza que conheces todos os sintomas das doenças mais evidentes ?

 

Obrigado pela tua colaboração vamos ver no que dá.

Na pior das hipóteses digo-te que não sei o que se está a passar mas podemos estar a dar pistas importantes a outros leitores.

Com as minhas melhores saudações

 

Miguel Andrade

 

http://www.viviparos.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a. É, mas é tratada com aquasafe.

b. Não.

c. não

d. a mesma que dei sempre. Flocos da Tetra e de outra marca que agora não me lembro.

e. não.

f. só posso medir o pH. O valor é de 7.

g. com um temporizador, logo acende-se e apaga-se todos os dias à mesma hora.

h. Está. Não está num sitio de passagem de pessoas, nem recebe luz directa do sol.

i. conheço as doenças mais regulares e nenhum aparentava estar doente.

 

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo,

 

As minhas desculpas pela demora ( e ontem estive cá mas não me lembrei deste tópico ).

De início desconfiei de envenenamento causado por algum agente presente na água da torneira ao qual o Guppy se revele muito sensível.

Dessa forma terias oportunidade de encontrar vestígios dos cadáveres, ( a não ser que a tua Botia e o teu Pleco estejam mesmo com fome ).

Como não notas alteração no comportamento dos Guppies em princípio não deve ser essa a razão.

Nesse caso aconselhar-te mudanças parciais da água só iria agravar o problema.

De qualquer forma é pena não teres meios para uma análise com mais dados sobre essa água.

Os produtos como o que estás a usar ( Aquasafe ) são mais “ marketing “ do que outra coisa. Eventualmente dizem que eliminam aquilo que na realidade se pode evaporar ( como o cloro ), ou precipitam quimicamente alguma coisa que não desaparece mas que muda de fórmula.

O que não consegue é anular os vestígios de vários metais deixados pela canalização e outras coisas mais graves, como alguns vestígios de radioactividade que em certos locais do país a nossa água canalizada tem.

Ainda assim pela tua reposta não ponho totalmente de parte a água ou mesmo uma doença, ( para a qual ainda não tenhas experiência para detectares os sintomas ).

Lembro-me, por exemplo, que quando me apercebi do que era um determinado parasita intestinal já tinha perdido a minha população de Limia nigrofasciata quase toda.

Ainda hoje tenho baixas entre as Skiffias sem explicação lógica ( mas essas não desaparecem ).

Os peixes estão aparentemente saudáveis e de súbito lá morre um durante a noite ou, o que é mais grave um grupo deles de uma dia para o outro sem vestígios de doença conhecida ou alteração evidente no comportamento. Depois passam-se meses sem que nada aconteça e os peixes vivem “ saudáveis “.

O mistério do desaparecimento dos cadáveres no teu aquário é que me preocupa, por duas razões.

Em primeiro lugar não sobra nada para podermos concluir eventualmente uma causa aproximada da morte.

Em segundo lugar tudo leva a crer que vais ter que prestar mais atenção à alimentação desses peixes; de todos sem excepção, mas nomeadamente do Pleco e da Botia.

Ao contrário de outras opiniões ( que eu muito respeito ), a armadura bocal destas espécies não lhes permitirá em princípio causar a morte dos Guppies... mas por certo farão desaparecer um macho adulto morto numa questão de horas.

Os flocos são apenas um guloseima. Não concordo com as respectivas marcas quando escrevem na respectiva promoção que são um “ alimento completo “.

O que é que aconteceria contigo se passasses todas as refeições dos próximos 3 meses apenas a água e bolacha Maria ?... e ainda por cima do mesmo pacote !

Sem provas ou melhor ajuda na análise deste caso forense, talvez me incline mais para o seguinte veredicto com base nos dados disponíveis...

Os zebras podem estar a aniquilar os Guppies. Os cadáveres não aprecem porque estarão a ser devorados sofregamente pelos restantes peixes.

Ainda que muitos dos que lerem estas linhas venham talvez esgrimir com a dieta específica do Pleco... eu respondo que já vi de tudo em peixes com carências alimentares, até vegetarianos passarem a uma dieta parcialmente necrófaga.

Talvez não te tenha feito todas as perguntas mais importantes e necessárias, contudo apelo à tua maior atenção para o que se passa a nível de comportamentos.

Se tiveres uma vulgaríssima câmara de vídeo com a opção de infravermelhos experimenta um dia destes à noite espreitar para o aquário em plena escuridão, umas duas ou três horas após “ soar o recolher “. Atenção porque os infravermelhos também são luz e vão reflectir-se se estiveres de frente para o vidro.

Como comentários suplementares termino com o seguinte :

 

a) Se puderes varia ligeiramente a duração do dia ( período de luz e escuridão ) ao longo do ano. O mesmo também para a temperatura, pois mesmo por debaixo do equador há estações do ano e essas variações acontecem.

 

b) Lê um pouco mais sobre a alimentação dos teus peixes.

 

c) Cultiva-te mais sobre as doenças, nomeadamente com artigos onde existam fotos.

 

d) Coloca um tópico equivalente a este na secção das doenças aqui do fórum.

 

e) Não mistures peixes que não são compatíveis em termos comportamentais, mas sobretudo em relação às exigências físico-químicas.

 

Boa sorte e desculpa-me por não te ter dado uma solução evidente para o desaparecimento dos Guppies.

Com as minhas melhores saudações

 

Miguel Andrade

 

http://www.viviparos.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

aconteceu no meu aquario um platy femea estar enterrado tipo um mes, pensava eu que tinha morrido e um belo dia andava com o aspirado nas pedras e sai de la o supsoto defunto VIVO!!!! mas foi um caso isolado nem sei como foi possivel tal coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais