Projecto para lago (Início da construção)


Recommended Posts

Pois, os peixes parecem ser mesmo gambuzias, pela forma da boca, esta está virada para cima, o realce das escama tambem è caracteristico delas, mesmo a pequena mancha em forma de triangulo na cabeça. O riacho que voê fala è o que passa ao pé do Mosteiro de Arnoso a onde tem a praia fluvial. Eu já lá vi bogas e escalos. Essa sua rã não tem a tendencia para fugir?

 

Felicidades para com o seu lago,

 

José Silva

 

 

É esse mesmo biggrin.png' alt=':biggn:'> Um tio é que me falou desse ribeiro e fiquei espantada com a limpeza da agua e com a vida que lá tem, fantastico! Às vezes temos as coisas ao pé da porta e nem paramos para ver.

 

Em relação aos peixes, eu só estava em dúvida por causa da caudal, por ser tão bifurcada, mas se são ainda bem.

 

Já vi as rãs a passear no jardim, mas têm-se mantido por lá, os muros são um pouco altos para elas conseguirem sair e têm que ter cuidado com os cães.

Agora apercebi-me que já ha para lá girinos, se calhar não tantos quantos seria previsível, se calhar as tartarugas dão-lhes cabo da tosse...

Felicidades

 

O meu lago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...
  • Replies 172
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

boas.

 

um lago de meter inveja ... parabens.

 

esse peixinhos nao creio que sejam gambuzinas ... experimenta apanhar algumas e tira foto de lado .

e a cauda das gambuzinas nao é bifurcada ...

 

parecem-me uns peixes que tambem existem no alentejo ... o pessoal la da terra chamam-lhes pardelhas.

costumavam subir os rios e riachos mais pequenos ( creio que para desovarem) pouco depois das 1ºas chuvas grandes no inicio do inverno.

 

a puluiçao matou tudo entretanto ... :)

se for isso ja as tive em aquario e viveram muitos anos ... mas nao sao viviparos de certeza.

Editado por labutes77

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Belita e Ana

Só tive conhecimento deste seu Topico agora e não poderia deixar de dar meus parabens.

Muito bonito todo o lago, paisagismo e criação.

Muito bem executado, parece até natural.

Alonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem...não posso deixar de vos felicitar por este projecto, bem planeado e executado.

Não é costume ver mulheres a deitar mãos a obra ! ainda por cima com geitinho...

Agora ja esta a fazer falta é umas fotos mais actualizadas da evolução de pequeno mundo.

Já agora espero que o novo ano traga muitas coisas boas a esse cantinho e ao resto da familia.

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Muito obrigada pelos vossos comentários e um óptimo ano. Só agora vi :D

 

 

Hoje de manhã fui presenteada com neve em Esposende (essa bela localidade à beira mar plantada) e tirei umas fotos... afinal isto não se deve repetir nos próximos anos :P Curiosamente a agua do lago estava a 7ºC

 

2.jpg

Felicidades

 

O meu lago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Só agora vi este tópico, e tens ai um lago de meter inveja... No principio(quando não tinha plantas) achei feio... Agora está lindo.

Cumps

O único sitio que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Einstein

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Olá!

 

Ao fim de muito tempo resolvi postar as peripécias que tive nestes ultimo ano com o lago e espero com isto ser útil, com estas brincadeiras já gastei uma coroas.

 

Como alguns previram aquando da construção do lago, ele perdia agua, pelo que deitei mãos à obra despejei-o e revesti as paredes com uma tinta especial para esse fim, mas o certo é que isto resultou apenas durante algum tempo, vai daí resolvi entregar o caso a quem entende mais do que eu e eles revestiram tudo com fibra de vidro e posteriormente deram 2 mão de tinta, as fotos falam melhor do que eu por isso aqui vai:

 

Tudo começou por desfazer o lago e pôr as plantas, peixes e tartarugas numa piscina

 

27deAgostode20091.jpg

 

 

Aqui vê-se bem os peixes:

 

28deAgostode2009.jpg

 

 

 

Depois das pedras bem lavados começou o trabalho propriamente dito, nesta foto consegue-se ver a tela de fibra de vidro que vai sendo pincelada com uma resina à medida que vai sendo aplicada:

 

27deAgostode20097.jpg

 

27deAgostode20095.jpg

 

Todo este trabalho deve ser eficiente e breve pois a resina seca rapidamente e corre-se o risco de não ficar bem.

 

27deAgostode20099.jpg

 

Posteriormente todo o revestimento foi pintado por este material:

 

27deAgostode200914.jpg

 

Este é o resultado final, no inicio não gostei muito, preferia a pedras sem o revestimento, acho que ficava mais natural.

 

28deAgostode20091.jpg

 

31deAgostode20094.jpg

 

Nesta foto podemos ver o lago inferior

 

31deAgostode20093.jpg

 

E nesta o superior:

 

31deAgostode20092.jpg

 

Aqui vemos algo que achei curioso, os peixes passam de um lago para o outro pela queda de agua e fazem um esforço considerável, são necessárias várias tentativas para o conseguirem.

 

30deAgostode20093.jpg

 

 

Agora, passado quase 1 ano, o lago já esta a parecer maturado outra vez.

Estou a lutar com o problema das algas pela 1ª vez e penso que isto se deve 1º ao facto de a agua ser menos "mudada" já que não estou sempre a enche-lo e depois ao facto das tartarugas comerem as plantas todas, vou protegê-las com redes, coloquei um filtro UV e as coisas estão a melhorar.

 

IMG_0986.jpg

 

IMG_1006.jpg

 

IMG_0987.jpg

Editado por belita

Felicidades

 

O meu lago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ficou com aspecto muito naturar.que é o que é difícil fazer as vezes nestes lagos..

 

so por curiosidade quanto custa mais ou menos isolar um lago destes com fibra de vidro dessa que usaste? se nao for muito caro é uma solução muito boa.

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e as pedras tão coladas entre si com resina desta também, para fechar as fendas, ou é cimento normal?

 

Parece que fica bom.quem não gostar muito da cor final sempre se pode pintar por cima da cor das pedras para disfarçar..e torna-se mais facil que construir em betão armado como o meu.

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Obrigada pelos comentários.

 

As juntas das pedras foram fechadas com cimento, aliás quando foi colocada a resina já o lago estava em funcionamento há algum tempo, tive que lavar bem as pedras antes de fazer a aplicação deste material. Não sei se daria para fazer isto sem haver uma estrutura em betão como suporte :D

 

Por acaso ainda pensei pintar com uma tinta mais próxima da côr da pedra, mas tinha que tirar tudo outra vez ou então aguentar tudo naquela piscina de plástico, em agosto, e estava preocupada com isso, entretanto aquilo foi ganhando verdete e agora já não me faz tanta impressão.

Felicidades

 

O meu lago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Não, estes são uns peixitos que fui buscar a um rio em Famalição, penso que são as pardelhas como disse o labutes79 num post mais acima, não enconteri o nome científico, mas pela fotos parece.

 

Os umbra morreram :angelic008:

Editado por belita

Felicidades

 

O meu lago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa tarde

 

so vi agora o teu topico ta muito bonito o teu lago!

 

de facto a fibra de vidro e a resina de poliester e do melhor que ha! mas atençao à tinta de acabamento que utilizas-te pois pode ser toxica para os peixes!

 

Aquele trabalhador a utilizar fibra de vidro e resina de poliester sem luvas???? !- aposto que tambem nao usava mascara! - tambem nao deve ter muito

 

jiuzo! deve ter aqueles pulmoes lindos deve!

 

Um dia destes esta a fazer lagos no instituto de oncologia!

 

isto so uma chamada de atençao

 

eu tambem tenho um tanque revestido assim estava todo roto com rachadelas de 5 cm e esta como novo ao fim de 10 anos!

 

 

parabens pelo lago!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada!

 

De facto, nem luvas, nem máscara, nem nada, no final do dia até no cabelo tinha fibra e resina, por acaso chamei-o à atenção (era minha obrigação)

 

Em relação ao facto da resina poder ser utilizada em lagos foi algo com que os questionei e que eles garantiram e de facto não tive problemas, pelos vistos este material é utilizado até em tanques com productos alimentares.

Felicidades

 

O meu lago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada!

 

De facto, nem luvas, nem máscara, nem nada, no final do dia até no cabelo tinha fibra e resina, por acaso chamei-o à atenção (era minha obrigação)

 

Em relação ao facto da resina poder ser utilizada em lagos foi algo com que os questionei e que eles garantiram e de facto não tive problemas, pelos vistos este material é utilizado até em tanques com productos alimentares.

 

Ainda bem que nao tiveste problemas

 

o problema da resina de poliester sao as tintas que sao alicadas para acabamento! mas se nao tivestes mortes de peixes e porque eles aplicaram tinta recomendada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Nunca se chegaram a reproduzir?

 

Os meu umbras estavam bem grandes mas o lago vasou e eles morreram. Na altura encontrei pouca literatura sobre eles e estava toda em russo :wub:

Felicidades

 

O meu lago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

WOWWWWWWWWW :P

 

LINDO! Absolutamente fantástico, o plantio está muito melhor!

 

Pena realmente a parte do isolamento e a proliferação das algas, mas cada vez mais ambiciono fazer algo assim :D

Abraço

Pedro M. Leal de Almeida

- Design e Ilustração -[b]

www.simcreative.blogspot.com[/b]

2582re4.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais