Identificação e Questões Apistogrammas !!!


xalam

Recommended Posts

Boas,

 

no passado Sáb comprei na Aquaplante um suposto casal de Apistogrammas Double Red.

Tenho-os no meu mini plantado e aparentemente estão a dar-se bem.

Gostaria antes de mais de saber se realmente tenho um casal, e se são Apistogrmmas Double Red.

Depois gostava de saber se é normal o suposto macho fazer algumas investidas à suposta femea quando ela passa por ela ?

Gostava de saber ainda, se é normal o facto de o aqua já não estar minado de red cherries como estava ? Hoje só consegui ver um único Red e estava escondido debaixo de uma folha... :wink:

 

Aqui vão as fotos :

 

Suposto Casal

Apisto%20Casal.jpg

 

Suposto Macho

Apisto%20Macho.jpg

 

Suposta Femea

Apisto%20Femea.jpg

 

Agradecia que me dessem resposta a estas minhas questões, pois na loja não me deram certezas...

 

Abraço

 

Xalam

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis.

 

São Apistogrammas hongsloi e parecem-me muito saudáveis, parabéns!

 

Ainda não ganharam a coloração de adulto que é um vermelho muito intenso misturado com tons amarelados, típico desta espécie, no caso dos machos claro. Para já não apontava para macho e fêmea, embora também me pareçam tal como assinalaste... Dá-lhes mais um tempinho para ganharem cor e crescimento nas barbatanas.

 

 

Só será casal quando fizerem posturas :wink: Quanto às investidas, mais uma razão para esperares até teres a certeza que tens realmente macho e fêmea; podem muito bem ser dois machos mas, no género apistogramma, é comum os indivíduos terem alguma agressividade para com outros, até quando são casal formado...

 

Os reds estão escondidos mas continuam lá. É normal, de repente vêm-se com uns vizinhos que têm boca para eles ( se os apanharem).

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Xalam

 

Eu para já apontava que tens duas femeas, mas, só depois de um tempinho é que podes ver bem, das envestidas, isso é normalissimo até eles fazem casal, então sim é uma beleza as cerimónias que fazem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o André, excepto na parte da fêmea, é uma fêmea, ~so nao sei é se é hongsloi tambem, o tempo dirá.

 

Quanto ao nome pelo qual te foi vendido, não é nome de peixe, tem o género e tem sub-espécie ou variedade mas nao tem o nome identificador da espécie.

 

mas os hongsloi nao costumam ser divididos em red, double red ou triple reds...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas. Daqui a uns tempos volto a tirar umas fotos para ver se já dá para ver melhor...

 

A Aquaplante acabou por fazer uma venda que demonstra realmente a minha opinião da mesma, ou seja, tem muito coisa num espaço muito grande, mas fica-se com a sensação de que nem eles sabem muito bem o que lá têm...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas André, só porque não aceito provocações destas omg aqui tens duas fotos acabadinhas de tirar, e não vale fazer comentários à qualidade nem à sujidade dos vidros...

 

 

Apisto%20Macho2.jpg

Apisto%20Femea2.jpg

 

Estou cada vez mais a acreditar de que são na realidade um casal. Ainda haverá dúvidas ???

 

Abraço

 

Xalam

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Xalam,

 

http://www.aquahobby.com/zeco/especie.php?esp_id=847

 

http://www.fishbase.org/Summary/SpeciesSum...lang=Portuguese

 

um pequeno contributo.. e os teus são lindissimos, boa sorte e espero que boas posturas... :wink:

bjs

Lili

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luis.

 

São bem capazes de ser macho e fêmea. O primeiro não há duvidas que é macho. O segundo parece-se com uma fêmea... Estão bonitos e bem alimentados. É continuar assim e se realmente forem macho e fêmea, podem vir a estabelecer-se como casal. Vamos esperar que sim. :wink:

 

Boa sorte!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas,

há 3 dias que não via a pequena femea, e hoje de manhâ, para emu espanto dou por ela encostada a um canto do aqua, com uma "respiração" ofegante, e bastante parada.

Não comeu nada, mesmo a comida que lhe passou bem perto da boca e praticamente não reage a nada, nem mesmo a um toque de dedo...

Parece-me um pouco magra, apesar de estar com a cor normal.

 

Os outros peixes do aqua estão em excelentes condições, e o macho vai por vezes dar uma olhadela nela, sem nunca a atacar sequer...

 

O que se está a passar, alguém já passou por isto ???

Tou com receio de a perder... Alguma ajuda ???

 

Abraço

 

Xalam

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas,

lamentávelmente, já não fui a tempo de a salvar...

Neste momento tenho o macho sozinho e abandonado no àqua.

 

Não haverá ninguém que tenha fêmeas para dar ou vender ?

 

Sabem por acaso de algum loja que tenha ?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

boas

 

Essa especie de apisto nao é muito facil de encontrar à venda

ainda so vi na aquaplante e na naturline.

Quanto à troca de nomes o que acontece e já me aconteceu é que eles colocam por vezes 2/3 especies de apistos no mesmo aquario e quando tu pedes por determinada especie e eles sao pequenos sem cor e parecidos eles ou apanham aqueles que tu escolhes ou escolhem eles e é um pouco ao acaso.

Por outro lado para que conheça bem apisto é uma boa maneira de se aproveitar deles e poupares uns euros pois os catatuas normamente sao bem mais baratos que especies mais raras como a tua

 

Acreces dizer que o teu macho esta a caminhar para ser um belissimo especime, e para teres o maximo cuidado com a qualidade da agua pois eles sao muito sensiveis.

A cavalo da do não se olha o dente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais