areia da praia...[ajuda nos procedimentos]


Recommended Posts

pois... é... altura de inserir areia... mas as praias aqui perto teem uma tão bonita... o que devo fazer para poder inserir dessa areia? em prencipio amanha irei apanhar uma pouca... vou lavar... lavar e lavar... e lavar... e lavar e lavar e ferver umas quantas vezes... retirar bocados de conchas que possam alterar o pH... bem mas se o pH subir um pouco também não é mal... é para guppys...

 

agora o que causa mais influencia é as corydoras.... será que elas continuam vivas? ou engoliram areia? bem... penso que nenhum peixe coma areia... e também espero que ela não vá para o filtro...

 

 

ps: eu sei que este assunto já foi falado várias vezes... mas eu já andei a ler por aì mas decidi criar isto na mesma... peço vos ajuda para saber o que fazer...

http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

 

Se pensar em meter C.A. no aquário tem a tarefa simplificada! é só lavar a areia, ferver e colocar no aquário!

 

Para outros tipos de peixes pode já não ser tão simples!No entanto boa sorte nessa árdua tarefa! O PH vai sempre subir isto porque a areia da praia tem muitas conchas misturadas nela! mesmo a escolha dos tais bocados de concha vai revelar-se a curto prazo impraticavel! A melhor forma de neutralizar as conchas é usar um ácido para dissolver as mesmas e depois lavar muitas vezes a areia que restar.

 

O mais rápido e barato é usar areia de rio lavada (o mestre maco vende disso)!

 

Abraços

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas ricardo

 

Se estas tão interessado em areia da praia, então em vez de ires directamente à fonte (praia), vai, se tiveres hipotese, a um pinhal que esteja perto da praia. Aí encontras areia branca/fina, que já não tem material calcário (conchas). A única coisa que tens de fazer e lavar e ferve-la.

Um abraço

 

Horácio Ferreira ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~

 

 

 

cbbe53153cc6dac6ec27f68626f7cdd2u23a21.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É a coisa mais simples que pode haver:

 

- Colocas a areia dentro de um balde de forma a que o balde fique mais ou menos meio de areia, colocas uma mangueira dentro do balde a deitar água e quando a água começar a sair limpa, retiras a água toda do balde e podes deitar a areia no aquário.

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção é à areia que sai por fora, não enchas muito o balde com areia. Eu usei essa tecnica para lavar mas aquela areia mais fininha acaba sempre por sair.

Pedro Figueiredo (ex - Down)

[url="http://www.ciclideos.com/forum"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

claro que remove... o sal dissolve-se na agua em constante renovação, e como a mesma esta em renovação, ele vai embora...

 

essa tecnica, a areia so sai se o fluxo for muito alto...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora o que causa mais influencia é as corydoras...

 

Está aí a resposta, não pelas razões que ele deu, mas pelas óbvias

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O sal é solúvel na água, como tal quando a areia é lava deixa de ter sal. Mesmo que, numa situação muito remota, a areia fique com algum sal, a concentração vai ser tão pequena que nem mesmo as coridoras ou seja lá o que for não serão afectadas nem um bocadinho.

 

Mas se forem mesmo desconfiados, compram um teste para medir a salinidade e assim ficam com a consciência traquila. :):P

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto, se remove mesmo o sal, então não há problema.. Só há que deixar a água a correr durante muitos dias para ter a certeza que todo o sal foi removido.

Só uma dúvida, se a areia que se encontra nos pinhais junto às prais não tem sal devido a ser muito antiga, teoricamente com a das dunas não haverá problema certo?

 

Abraço

Sam

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

=/ hmm e isso não será porque usas a areia em aquas de africanos?? Se apenas alguns minutos a renovar a água fosse suficiente para remover o sal, não bastaria lavarmos a areia?? :lol:

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É a coisa mais simples que pode haver:

 

- Colocas a areia dentro de um balde de forma a que o balde fique mais ou menos meio de areia, colocas uma mangueira dentro do balde a deitar água e quando a água começar a sair limpa, retiras a água toda do balde e podes deitar a areia no aquário.

 

cumps

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok o erro foi meu, eu queria dizer lavar de forma mais simples, tipo com um passador, rede ou qualquer coisa do género.... Enfim esqueçe lá isso.

Em relação `a areia das dunas alguém sabe algo que possa ajudar?

 

Abraço

Sam

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Só uma dúvida, se a areia que se encontra nos pinhais junto às prais não tem sal devido a ser muito antiga, teoricamente com a das dunas não haverá problema certo?

 

Errado penso eu... :lol: mas não totalmente...

 

Segundo o pouco que aprendi o ano passado em Geomorfologia, em dunas onde não exista ocupação humana, leia-se construções ou qualquer outra coisa que as venha a danificar (como por exemplo os bares e prédios que temos em plenas dunas da Costa da Caparica), a areia nelas existente encontra-se em constante movimento, sendo que ao longo do ano se dão imensas trocas de areia entre o mar e a duna. Quando se deixam de dar estas trocas, o corredor de areia existente nas praias começa a ser cada vez menor e começamos a ter que por a toalha nas rochas pa não ficarmos com o rabo ensopado :lol:

 

Espero ter ajudado :lol:

 

Cump's

 

tiaGo Sá

Um abraço

 

tiaGo Sá

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Eu vou apresentar o meu caso e depois tirem conclusões:

 

eu decidi aplicar areia branca no meu aquário de amazónicos (Ph 6.0) e como tal o problema pareceu-me grande na altura! experimentei areia da praia e com o simples teste de deitar ácido muriático na dita ela revelou-se alcalina. Entretanto lembrei-me que na Quinta do Conde existe um areal branco e decidi tentar ir lá! fiz o teste e o ácido não reagiu (sinal que a areia não contem conchas ou algo que a torne alcalina)! enchi vários sacos (cerca de 50 kilos), trouxe para casa, passei por água, instalei no aquário e já lá está dentro vai para 7 meses. nos primeiros dias aquilo parecia mais leite que água mas acabou por estabilizar e a água ficou cristalina.o meu ph está estável!

 

No caso da areia das dunas: eu já experimentei areia dos pinhais com igual sucesso (é de referir que a dita areia foi colhida num pinhal em troia a cerca de 500 metros da costa e depois de ter sido lavada em água corrente)

 

Moral da história: a vida é simples! para quê complicar?

 

p.s. em 7 meses deixei de ter areia branca... os meus ancistros deixam a dita quase negra...... :lol:

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem... aqui as dunas já estão paradas á uns 3 anos... no mínimo... pinheiros aqui não há nada... por isso a praia é o local mais perto...

 

pensei em ir trazendo em poucas quantidades e tirar as conchas maiores... pois isso irá subir demasiado o pH... eu não me importo que ele suba... mas desde que não suba demais... é o que interessa...

 

quanto à lavagem... já sabia do método do joão... e já o usei várias vezes...

 

mas agora no aqua... vai ter um tronco com musgo de java e secalhar até um feto... também deve ter uma planta flutante... plantas para substractos... devo por apenas uma.... pois depois ela cresce e de uma faço umas poucas...

 

agora será que aquela areia da praia será boa para a planta? deve ser bastante pobre em nutrientes certo? já terei de entrar em adubos ou os proprios excrementos dos peixes tratam disso?

http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora será que aquela areia da praia será boa para a planta? deve ser bastante pobre em nutrientes certo? já terei de entrar em adubos ou os proprios excrementos dos peixes tratam disso?

 

Achas que a areia da praia fez mal a estas plantas?

:wink::P

 

Aqurio_hall_380L_01_jpg.jpg

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Achas que a areia da praia fez mal a estas plantas?

:lol:  :lol:  

 

Olá!

 

pelo que vejo a essas não faz mal nenhum mas concerteza que os entendidos em "plantados" concordarão quando digo que há bastantes espécies de plantas que não sobreviviam só com essa areia! Ou será que os substratos ferteis à venda são banha da cobra? e os fertilizantes liquidos?

 

Quanto ao assunto, acho que é importante referir que existem plantas que resistem bem a águas duras, ph's altos, substratos pobres, etc, etc. Há outras que são tão exigentes que até a qualidade da luz é factor importante para se desenvolverem.

 

As valisnérias são um exemplo das tais plantas resistentes, assim como o feto de java, anubias, etc. No entanto, se colocarem substrato fertil debaixo do areão as valisnérias proliferam tipo praga. chegam a crescer até 1,6 metros de comprimento :wink::evil::evil::evil:

 

Já agora... quando se fazem tpa's é conveniente sinfonar o fundo para eliminar ao maximo os excrementos dos peixes(fonte de amónia) para evitar possiveis desastres. (Corrijam-me se estiver errado)

 

Abraços

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As valisnérias são um exemplo das tais plantas resistentes, assim como o feto de java, anubias, etc. No entanto, se colocarem substrato fertil debaixo do areão as valisnérias proliferam tipo praga. chegam a crescer até 1,6 metros de comprimento :wink:  :?:  :shock:  :shock:

 

Daqui posso tirar uma conclusão: a areia da praia de Leça é muito boa. É que as Valisnerias que eu tenho no aquário passam 1,5m de comprimento :wink:

 

Quanto à sifonagem da areia: não uso disso :wink:

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pessoas,

 

Desculpe me intrometer no assunto, aqui onde eu moro a areia da praia é finíssima quase impossível de se peneirar, porém ainda uso dentro de aquários de água doce plantados com substrato fértil e nunca tive problemas, sobre a sinfonagem é pra mim impossível de fazer, sempre que tento sai mais areia do que sujeira, porém se a areia for branquíssima como a que tenho aqui dá um visual maravilhoso no aqua, vale a pena tentar.

 

[]'sss

Enquanto o homem continuar a ser destruidor impiedoso dos seres animados dos planos inferiores, não conhecerá a saúde nem a paz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pessoas,

 

porém se a areia for branquíssima como a que tenho aqui dá um visual maravilhoso no aqua, vale a pena tentar.

 

 

Olá

 

Grande sorte! Eu faço sifonagem do fundo 2 vezes por semana e mesmo assim a areia está amarela. Quando montei o aquario a areia era banquissima!

 

Abraços

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.