placa de esferovite por baixo do aquario


Recommended Posts

:lol: Boas!! tenho um aquario de 60x50 de profundidade 35.pretendo fazer a instalação do mesmo em cima de uma pedra marmore,será necessário colocar uma placa de esferovite por baixo do aquário? se sim +/- de q espessura? agradeço qualquer ajuda,obrigado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

A esferovite é usada para nivelar alguma falha que possa surgir no suporte do aquário. Isto aplica-se essencialmente em móveis de madeira, que como é sabido vai dando de si com o tempo, e se o aquário não estiver bem apoiado irá estalar! no seu caso, uma vez que que vai colocar o áquario em cima de uma pedra mármore, não precisa de esferovite! há nas lojas de aquariofilia uma tela aborrachada com uma espessura reduzida que serve perfeitamente para o efeito! Falta referir que essa tal tela de borracha é bem mais cara que a esferovite! Se optar pela esferovite não precisa de grande espessura tambem, uma vez que a pedra não deforma! :?

 

espero ter ajudado!

 

Abraços!

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho uma visão diferente da coisa...

 

no seu caso, uma vez que que vai colocar o áquario em cima de uma pedra mármore, não precisa de esferovite!

 

Eu acho que colocar o aquario em cima pedra mármore justifica o uso de uma placa de esferovite. Do meu ponto de vista a placa é util para isolar o aquário da superficie onde ele está assente. Se estiver isolado não está esposto a eventuais vibrações excessivas que possam pontualmente acontecer.

 

Até mais.

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E como não ha bela sem senão, ai vai uma outra opinião...(é impressão minha, ou isto rimou?!?!)

Daniel, o uso de um material deformavel por debaixo de um aqua, tem algumas utilidades, algumas já aqui referidas pelos colegas:

 

:? isolar o aqua da superficie-base, especialmente util quanto a tempertura;

:) distribuir a força exercida pela superficie do aqua, de modo homogeneo e uniforme, pela superficie-base, de modo a evitar quaisquer ponto de maior pressão ( a deformação das madeiras foi um bom exemplo)

:arrow: esta é decorrente da ultima, mas tem, quanto a mim, mais relevancia... enquanto o vidro é liso, já as superfifies de madeira não o serão..e basta haver uma falha, minuscula que seja, para o vidro ir exercer maior pressão nesse ponto....podes perguntar: 'é o que é que um tampo em marmore tem a ver com isso?' eu respondo: Basta um minusculo grão de areia debaixo do vidro, para que o aqua, depois de cheio, esteja em risco de estalar...eu não arrisco.

 

No teu caso, creio que não será necessário o uso de esferovite, denoto na tua pergunta uma razão estética, estou certo? Para resolveres o problema, e sendo para um tampo-base de marmore (indeformavel, portanto), sugiro-te o uso de uma placa de corticite, com cerca de 3/4 mm de espessura, creio que é suficiente e bem mais estetica...

abraços

FVicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não coloquei nada por baixo do meu aqua porque ele tem um caixilho a toda a volta e portanto o vidro não está em contacto directo com o móvel. No entanto, já vi que a esferovite faz falta... ;) Basta fechar uma porta com um pouco mais de força e todos os peixes saltam... :P

 

Se tivesse colocado esferovite ou outro material absorvente, as vibrações não seriam transferidas para o aquario. :lol:

 

O caixilho deveria isolar as vibrações, mas na prática nada faz..... :D

 

 

Um Abraço

_________________

 

João Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PNunes, esse caixilho a toda a volta, se o vidro do fundo não toca na superficie, quer dizer que entre o móvel e o vidro, tens uns 2 cm de espaço, certo? É o espaço para colocar esferovite... :D :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Isso de pôr esferovite em aquas com caixilho tem muito que se lhe diga..

 

Eu tenho um aquário no qual me é impraticável pôr esferovite. Tem uma batente de plástico na transversal, a meio, o que obrigaria a pôr 2 placas de esferovite e consequentemente ter um espaço não assente na mesma..

 

Para agravar, tenho em dois dos cantos, um daqueles triângulos de tapar a parte superior com buraco para passar o fio, mas estes estão debaixo do aqua também.... Ou seja, uma perfeita idiotice de quem planeou estes aquários (diga-se de passagem uma marca começada em AQ e acabada em POR). Logo esquece lá essa ideia do espaço entre o caixilho e o vidro ser propositado para a colocação de esferovite.

 

Portanto torna-se impossível colocar esferovite, porque mesmo que fizesse uma obra de arte e recorta-se as duas placas à medida teria sempre no mínimo 3 zonas sem apoio...

E não me digam que vale de qualquer modo a pena para isolar e evitar falhas na superfície. Para tal, está lá o caixilho :lol:

 

Abraço

Sam

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

boas...vou usar este topico para nao ter de abrir outro, espero k kem o abriu inicialmente não se importe, já k a questão é relacionada. Então é assim, o meu antigo aqua rachou por baixo e hoje fui buscar o novo e como não quero que o mesmo aconteça acho melhor colocar a ditra placa de esferovite. Agora a questao é a seguinte: O aquario do vidro até a estrutura metalica tem cerca de 1cm. mas nao encontro esferovite tao fino, sao todos mais espessos. O que quero k m digam é se a placa tem mesmo de ter a espessura ao certo entre o vidro e a base onde estará apoiado, ou se será bom ter uns milimetros a mais já k depois com o peso é capaz de compactar (ou então até pode partir o vidro, não sei :) ).

 

fico á espera de esclarecimentos de kem mais sabe disto do k eu (o k não deve ser dificil :arrow: )

 

desde já obrigado a todos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.