Novo aquario de 200L agora mais acerio.....hELP mE


BaM

Recommended Posts

Antes de mais BOAS a todos(as) troquei hoje o meu aquario de 80L por um de 200L. . . e agora estou com umas questões... queria meter neste aquario plantas vivas nada de artificial...queria umas sugestões em termos de plantas... estou a pensar faxer criação de guppys. portanto guppys vou meter no aquario,e talvex mollys tb, mas aceito mais sujestões, (prefiro ter peixes mais pequenos que grandes).

 

260520060064qe.jpg

 

260520060050bq.jpg

 

fica aqui as fotos que tenho do dia da montagem...(ontem) agradecia tambem que me explicassem como decorar de melhor modo este aquario. . . pois tenho de comprar mais material para decoração, já agora poderei por AREIA da praia? tenho medo que o filtro puxe areia e se estrague.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi, eu nao sou mto experiente, mas por akilo k sei e k já li aconselho elódeas, anubias anãs, e muso de java. Todas elas sao de crescimento +/- rapido e sao de pouca exigencia no k respeita a cuidados. Mas nada como dares uma "peskisada" pelo forum ou mesmo pelo guia das plantas da página k vais ver k obtens informaçãop muito util.

 

cya

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Para fazeres criação de vivíparos de modo natural (sem maternidades) deves ter o aquário densamente plantado de modo que os alevins se possam refugiar, qual é a iluminação do aqua? A iluminação pode limitar-te um bocado a escolha de plantas. Como já foi dito anúbias não sao muito exigentes com a luz, microsorum pteropus também não, o crescimente é que não é lá muito rápido, o musgo de java também é uma muito boa opção em termos de facilidade e de fornecer abrigo aos alevins. Mas faz uma pesquisa no site da Tropica que ficas com ideias mais concretas do que podes fazer.

 

Em relação à areia de praia podes usar mas vais ter uma trabalheira, primeiro a areia de praia normalmente tem bocados minúsculos de conchas misturada e isso pode alcalinizar-te a água e pode fazer subir o pH, o que pode ser bom ou mau dependendo do que pretendes (guppies e mollies penso que no máximo um pH de 8 ), além disso terias que ferver a areia e lavá-la muito bem, senão corres o risco de envenenar a água. Dá para usar mas convém teres muitas precauções. O entupir o filtro, se lavares bem a areia as partículas mais pequenas vão com a lavagem e as outras que ficam tem peso para assentar no fundo e não há problema.

 

Outra coisa, pela foto o aqua não esta totalmente apoiado na mesa, isso não me parece lá muito boa ideia, sempre são 200 kilos e convém que a estabilidade seja máxima e devias mesmo por uma placa esferovite debaixo do aqua cortada com as medidas dele.

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não queria parecer indelicado... mas 200L para guppys? porque não um aqua plantado com escalares, ramizezis, quem sabe em vez de escalares uns discos... agora 200L para Guppys e Mollys? parece-me MUITO sub-aproveitado!!!

 

fica bem, e boa sorte esse aqua ;)

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quero peixes pequenos porque gosto mais de peixes pequenos, por isso não lhe vou por escaleres ou discos prefiro ter pequenos..

 

em relação a areia não sendo da praia posso comprar numa loja da expecialidade areia ja preparada para aquarios...certo?

 

a iluminação e uma luz florescente tipo e potencia não sei....qual será as melhores plantas para meter? vou consultar o forum em busca de certas respostas....

cumps a todos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Há muitos tipos de areia à venda em lojas, até areia de construção (tipo a do AKI) dá pra usar mas tens que dar uma lavadela na mesma.

 

A iluminação da uma olhadela na própria lâmpada que tem lá escrito pelo menos a potência em watts. Convém mesmo saberes isso porque isso vai influenciar MUITO o tipo de plantas que podes ter.

 

Os peixes também acho que é muito uma questão de gosto, nem toda a gente acha piada a escalares (eu sou uma dessas pessoas) ou discus, acho que num aqua de 200 litros podes fazer muitas coisas interessantes com vivíparos; e guppies da maneira que se reproduzem se não tiveres cuidado o aqua fica cheio num instante.

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em relação a lampada e 1x 25W.....então quais serão as plantas que poderei meter para peixes na maioria iram ser vivíparos, estava a pensar nesta lista para meter na proxima semana: Gupis 2 Casais ;Moli´s 2 Casais ;Espadas 2 Casais;

Neons 5;Zebras 5;Tubarão Bicolor 1;Tubarão Bala 1;Corydoras 1;Betta 1 Macho 2 Femeas

 

O que acham ? e queria então saber que quantidade de plantas deveria meter e que tipos....

e necessario tambem um injector de CO2 certo para manter as plantas saudaveis...existe em pastilhas ou terá mesmo de ser uma maquina especifica...?

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É pá, 25 watts para 200 litros é muito pouco e vai-te limitar muito a escolha das plantas. Devias aumentar a iluminação, se não quiseres gastar muito $ há sempre maneiras baratas de fazer adaptações para aumentar a iluminação, senão podes sempre investir numas calhas de iluminação como deve ser. :)

 

Em relação aos peixes, os víviparos funcionam muito melhor em trios (1 macho e duas fêmeas) do que em casais, com um aqua desse tamanho podes ter vários trios.

Os neons, 5 é muito pouco, são peixes de cardume e muito sociais, quanto maior o cardume melhor e mais felizes eles são, nesse aqua metia no minímo uns 10. Há também a questão do pH dos neons que é diferente do dos vivíparos. Os neons gostam de águas ligeiramente ácidas enquanto que os víviparos geralmente gostam de águas neutras a ligeiramente alcalinas, mas também é certo que os neons que normalmente se vêem à venda já estão tantas gerações afastados dos seus antepassados selvagens que normalmente não têm problemas de adaptação a águas menos ácidas, mas esta é uma questão que gera sempre alguma polémica...

Os danios não conheço bem mas também são peixes de cardume.

Os tubarões bicolor (labeo bicolor) ainda crescem um bocadito (+- 15 cm) e são territoriais, se houverem peixes muito mais pequenos que eles no aqua estes podem começar a desaparecer.

Já o tubarão bala é pacífico mas cresce um bocado (30 cm) e como dizes que preferes peixes pequenos não sei se acharás piada ao animal em adulto. :)

Corys, só 1 é uma desgraça, são peixes de cardume e mesmo muito sociais, se puseres só uma o bicho fica infeliz, nesse aqua no minímo umas 10.

Os bettas podem ser manhoso, as personalidades variam muito, há uns que são uma paz de alma e há outros que são um terror e perseguem tudo o que mexe, há também a questão das fêmeas que após a postura dos ovos são corridas pelo macho, mas num aqua desse tamanho não deve haver problema desde que hajam bastantes esconderijos, mas mesmo assim metia só uma.

O CO2 depende, se tiveres plantas em número suficiente para que haja uma descompensação entre o CO2 disponível e o que pode ser consumido deves por, mas isto também só acontece se tiveres uma iluminação à altura, com a que tens agora não vale a pena preocupares-te com isso, fertilizante isso sim é muito mais útil.

 

Abraços.

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

termoventilador belas palavras :)

 

ok então era mudar a iluminação....mas neste momento não da muito jeito comprar uma tampa nova.... limito-me a que tenho neste momento... com a lampada que tenho posso meter knts plantas? e ja agora se as que posso meter são de facil criação....

já agora vou amanha a loja comprar o que me falta para o aqua, o papel de parede estava a pensar todo preto será bom mau para as plantas, Peixes...vi aqui um aqua no forum com o fundo preto gostei muito.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Assim de repente, para iluminação fraca, as mais óbvias são as anúbias, a microsorum pteropus, as crinum, a hygrophila polysperma, a ceratophilum demersum (é muito bonita na minha opinião), o musgo de java também se deve dar bem. Mas olha, dá uma olhadela neste artigo: http://www.aquarticles.com/articles/plants...ants/index.html . É curtinho mas muito esclarecedor para quem está a começar. banana rock

 

O papel de fundo negro acho que é na boa, eu costumo usar azul escuro. ;)

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas fui hoje comprar a SERA flordepot para plantar as plantas..mas estou confuso com isto....meto apenas a SERA e a areia ou convem meter alguma pedra a separar para as raizes se ficçarem? estou na montagem agora....era urgente....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite conforem tinha dito anteteriormente, hj fix uma nova montagem no aqua, com plantas vivas e algumas plasticas... esta tudo ok so tenho um peixe que ja vem do antigo 80L o limpa fundos.

Queria mais alguma dicas para o aqua, o que lhe faz falta, o que está mal...

Agradeço todo o tipo de ajudas ou criticas...

cumps

 

290520060016mc.jpg

290520062tn.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu tirava as plantas plásticas, mas isso é porque eu tenho aversão a plantas plásticas e decorações artificiais, acho que tira toda a piada a um aquário que, na minha perspectiva, é belo por ser um "ecossistema" vivo, com o todos os desafios que isso levanta, de harmonizar todos os seus habitantes, animais ou vegetais, e de os ver crescer. E já que puseste tanto substracto fértil seria uma pena vê-lo desproveitado.

E já agora, aquela decoração branca grande no meio que parece uma concha o que é?

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e uma concha e um coral ou algo parecido pois tem muitos poros....as plantas de plasticos vou retirar então....e irei comprar mais naturais, só estou a aguardar para ver se não acontece nada de errado com estas que estão ca visto ser a primeira vez que tenho naturais...já agora quantas horas de luz necessita? 8h?

 

1Concha

300520060027zp.jpg

 

O coral ou uma pedra parecida

300520060034yr.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

As horas de luz o aconselhável é entre 10 e 12 horas por dia, se ainda não tens arranja um temporizador e regula isso. :)

 

As conchas e os corais o problema é que pode alcalinizar-te a água e fazer subir o pH, mas arranja um teste de pH e vai controlando isso, é sempre bom saberes o que se passa dentro do aqua; isto porque se o pH subir um pouco isso não é necessáriamente mau, mas a partir de um certo nível, com a maioria dos peixes podes ter problemas.

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá, por mim isso é muita concha carbonatada para um aquário só...

Se eu tenho umas pepitas perdidas na minha areia de praia e já me faz o pH nos 8, imagino essas conchas todas...

 

Para os peixes que queres por, parece-me que o ideal é teres um pH altito (7-:twisted: mas mesmo assim....

 

Não preferes por outro tipo de pedras?? sei lá, lavas, xistos, quartzos, granitos.. há tanta pedra! Agora realmente o calcário e as conchas são mesmo de evitar. Não te esqueças que essa água é quente, e que a temperatura favorece as reacções, neste caso a reacção de dissolução do calcário na água :)

 

É só a minha opinião, mas eu não percebo nada disto :o Só de pedras...

 

 

Boa sorte

 

Laura

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boas a todos, e o seguinte ja tenho as plantas a uns tempos...mas acontece e que agora a areia esta a ficar com uma cor estranha, tipo castanha tenho de estar sempre a mexer a areia para ficar com a cor que tinha inicialmente, e as plantas estão a ganhar muitas raizes, será melhor cortar as raizes que vão nascendo?

Ontem tive um nascimento de 3guppys...não vi mais por o aquario...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativamente à iluminação é fraquissima. Mete aí fetos de java e anúbias com força, e acrescenta também muito musgo de java de preferência preso a uns troncos, Essas plantas não se vão queixar da luz fraca.

 

As algas na areia pode ser deficiencia na filtração e/ou deficiência de TPAs, ou eventualmente a própria iluminação fraca e de fraca qualidade, ou eventualmente tudo junto! :wink:

 

O aquário está muito despido, precisa mais plantas, uns troncos e umas pedras para ficar mais natural e mais preenchido.

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.