Fluviário de Mora


Recommended Posts

Uma notícia que deve interessar a todos os amantes da aquariofilia,... e não só...

 

Fluviário de Mora espera 200 mil visitantes

 

Mais de 200 mil visitantes, 40 por cento dos quais espanhóis, deverão entrar anualmente no Fluviário de Mora, que abre as portas durante o Verão, de acordo com as previsões divulgadas pelos promotores do projecto.

José Manuel Pinto, vereador do município de Mora, explicou que o volume de visitantes espanhóis parte das zonas de Badajoz, Cáceres e Mérida, as três principais cidades da província da Extremadura.

Em território português, as áreas de influência do Fluviário de Mora estendem-se pela região Sul, abrangendo os distritos de Setúbal, Portalegre, Évora, Santarém, Leiria, Lisboa e Castelo Branco.

As conclusões do estudo de mercado, indicam que Lisboa lidera o "top" das preferências dos extremenhos como destino turístico em Portugal, seguindo-se Évora, Algarve e Porto.

Composto por um conjunto de aquários, o complexo, que a autarquia diz ser único na Europa e o terceiro no mundo, vai mostrar todas as espécies de peixes de água doce e os cinco tipos de habitats existentes nos rios portugueses.

Num investimento da ordem dos sete milhões de euros, o projecto resultou de uma parceria entre a autarquia e o Oceanário de Lisboa, contando ainda com a colaboração do departamento de Biologia da Universidade de Évora e o Instituto de Conservação da Natureza.

A edificação do complexo vai ser concluída em Junho, sendo a abertura adiada de Julho para Agosto devido a atrasos na obtenção de licenciamentos.

Cumprimentos

FX

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal, muito bonito este vosso gosto pela aquariofilia, não pude deixar-me de registar junto de vocês, porque eu resido no concelho de mora, e como tal aproveito para destacar a construção deste grande empreendimento, e o enorme esforço feito pela autarquia de mora para levar este projecto a bom porto.

Trata-se de uma mais valia para o nosso concelho, que nesta fase já se encontra completamente construído, faltando apenas alguns acabamentos e a necessária logística.

Contava-se abrir as portas já este mês, mas a tal burocracia está a dificultar o processo, no entanto está quase.

 

Aproveito também para deixar junto de vocês o link para a página deste empreendimento

 

Fluviário de Mora

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas, sem dúvida este projecto do fluviário é muito BOM, não fosse eu da terra. A abertura está prevista para Setembro, se tudo correr bem.

Têm neste site mais informações sobre o fluviário.

 

http://www.cm-mora.pt/Fluviario/PAGINA_I.HTM

 

Esta zona é muito rica em rios e barragens. Conheço algumas onde podemos aproveitar muitas coisas para os nossos aquas, desde troncos a plantas aquáticas entre outros.

 

Se alguém estiver interessado em conhecer a Mora teria o maior gosto em partilhá-la com os membros do forum. É só marcar um dia para a visita, não deixando de provar a excelente gastronomia da região.

 

Cumprimentos a todos os membros do forum e fico a aguardar a marcação,

 

Luis Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, sem dúvida este projecto do fluviário é muito BOM, não fosse eu da terra. A abertura está prevista para Setembro, se tudo correr bem.

Têm neste site mais informações sobre o fluviário.

 

http://www.cm-mora.pt/Fluviario/PAGINA_I.HTM

 

Esta zona é muito rica em rios e barragens. Conheço algumas onde podemos aproveitar muitas coisas para os nossos aquas, desde troncos a plantas aquáticas entre outros.

 

Se alguém estiver interessado em conhecer a Mora teria o maior gosto em partilhá-la com os membros do forum. É só marcar um dia para a visita, não deixando de provar a excelente gastronomia da região.

 

Cumprimentos a todos os membros do forum e fico a aguardar a marcação,

 

Luis Silva

 

eu tb ajudo já ke somos vizinhux :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sem duvida que me parece um bom projecto, Parabéns a Mora... relativamente á excursão, decerto que se irá organizar alguma coisa, mas se não, decerto que será um fim de semana que irei passar ao Alentejo.

eu sei o que digo, mas não digo o que sei!

 

www.nelsoncarvalho.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros Membros do forum, durante esta semana vou organizar o itenerário com o mavinformatica, que também é de cá, onde irá incluir locais de interresse para o aquarofilista (recolha de plantas, pedras, areão, troncos submersos, dáfnias, etc), sem querer adiantar muito vou ver se consigo uma visita ao interior do fluviário, que neste momento ainda está em acabamentos, e por último e não menos importante um almoço gastronómico.

 

Quanto à data, estará dependente da possível visita ao fluviário.

 

 

Um abraço e até breve,

 

Luis Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho uma duvida, disseram que estava previsot o fluviario abrir para o Verão, mas ainda não foi divulgada uma data fixa! Aliás, nennhum tipo de data! Alguém já sabe de informações?

 

Escuso de dizer, que dou os parabens a toda a equipa que o formulou e o está a concretizar, pois será uma grande atracção com imensas novidades, relativas à flora e fauna das zonas fluviais portuguesas :roll: e não só :D

Abraço

Pedro M. Leal de Almeida

- Design e Ilustração -[b]

www.simcreative.blogspot.com[/b]

2582re4.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho uma duvida, disseram que estava previsot o fluviario abrir para o Verão, mas ainda não foi divulgada uma data fixa! Aliás, nennhum tipo de data! Alguém já sabe de informações?

 

Escuso de dizer, que dou os parabens a toda a equipa que o formulou e o está a concretizar, pois será uma grande atracção com imensas novidades, relativas à flora e fauna das zonas fluviais portuguesas :roll: e não só :D

 

estava previsto para a sua abertura ainda este mês (junho)... mas devido a atraso na obra, a nova data apontada é para setembro... e mais não sei, visto ainda não ter data certa, apenas o mês.

assim ke souber algo mais ou eu ou o luis diremos algo mais...

entretanto já falei com alguem responsavel pelo fluviário e a questão da "escursão" poderá ser sem grandes problemas durante um fim de semana.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Infelizmente o projecto parou, nada melhor que uma nota de imprensa emitida pela Câmara Municipal de Mora, para o eventual esclarecimento de dúvidas.

 

 

01logo_cmm.jpg

 

NOTA IMPRENSA

 

 

Fluviário de Mora -Esclarecimento

 

Na sequência da notícia de 24 de Agosto da RTP sobre o Fluviário de Mora e as declarações nela contida do responsável do ICN, Dr. Mário Silva, a Câmara Municipal de Mora sente-se na obrigação de proceder a alguns esclarecimentos e repor a verdade dos factos.

 

Em fins de 2004 foi enviada pela Câmara Municipal de Mora o Pré-Projecto do Fluviário de Mora para parecer do ICN, tendo posteriormente o ICN em 11 de Fevereiro de 2005 enviado um parecer positivo, condicionado à apresentação do projecto definitivo, o que veio a acontecer em 30 de Junho de 2005.

 

Em 27 de Julho de 2006 (passado um ano!) entrou na Câmara Municipal de Mora o parecer sobre o projecto de arquitectura, arranjo de espaços exteriores, lago, beneficiação da via de acesso e ETAR, onde o ICN emitiu o "parecer positivo ao projecto de arquitectura, condicionado ao seu uso exclusivo enquanto Fluviário".

 

Relativamente ao projecto de arranjo de espaços exteriores e do lago o parecer foi positivo, assim como em relação à beneficiação da via de acesso.

No que se refere à ETAR o parecer foi negativo, e foram emitidas uma série de recomendações, prontamente aceites pela Autarquia e cujas soluções propostas pelo projectista já foram enviadas ao ICN.

 

Entretanto e na base do parecer prévio positivo a obra foi sendo realizada.

 

E quando, como foi referido anteriormente, o ICN (passado um ano!) emitiu o parecer sobre o projecto final a construção estava na sua fase de conclusão.

 

No que se refere ao pedido de licenças de captura das espécies, a Teixeira Duarte (empresa responsável pela concepção e construção do Fluviário de Mora) subcontratou a empresa Turmar para proceder há captura e fornecimento das espécies e seu controle no período de quarentena.

 

A Turmar, através da Dra. Luísa Sousa, em 15 de Março de 2006, fez entrar no ICN uma relação das espécies a capturar, solicitando a respectiva licença de captura, tendo o ICN apenas informado que só poderia emitir as licenças de captura solicitadas após o licenciamento do projecto do Fluviário, e nunca se tendo pronunciado à cerca das espécies constantes no pedido de licença de captura.

 

Paralelamente, a Câmara Municipal de Mora em 23 de Fevereiro de 2006, ao abrigo do decreto-lei N.º 59/2003, entregou na Direcção Regional da Agricultura do Alentejo o pedido de licença de funcionamento do Fluviário de Mora, que por sua vez o encaminhou para a Direcção Geral de Veterinária, entidade que dentro do Ministério da Agricultura é responsável pela emissão da licença de funcionamento.

 

E aqui chegamos ao que popularmente se designa como "a pescadinha de rabo na boca"

 

O ICN afirma que não pode emitir parecer para a captura das espécies, pois a DGV não emitiu ainda a licença de funcionamento, por isso não se estranha a frase já aqui descrita, que vem no parecer desta entidade que "emitiu parecer positivo ao projecto de arquitectura, condicionado ao seu uso exclusivo enquanto Fluviário", como se esta infra-estrutura pudesse alguma vez ser utilizada para qualquer outro fim!

 

A DGV, por sua vez, afirma que só pode emitir a licença de funcionamento depois do ICN aprovar todos os projectos e a captura das espécies.

 

Estranhamos, por isso, as declarações do Responsável do ICN, Dr. Mário Silva, que parecendo ou querendo mostrar desconhecimento sobre este processo, se pronunciou sobre o assunto, como se a Autarquia de Mora tivesse desconhecimento de como tratar o processo de licenciamento da captura das espécies e afirmando, para nosso espanto, que queríamos capturar espécies protegidas e que os formulários para a solicitação da licença de captura estão à disposição na internet.

 

No meio, a Câmara Municipal de Mora, apanhada nesta teia burocrática, onde nenhuma das entidades (ICN e DGV) parecem preocupadas, com a valia científica, pedagógica e lúdica deste empreendimento único em Portugal, ambas parecendo estar mais preocupadas em usar este projecto como cobaia para aplicação de uma Lei ainda não utilizada em Portugal, para empreendimentos deste tipo.

 

Por outro lado, estas duas entidades, que de um modo ou outro, deviam valorizar o contributo deste projecto na sua vertente de conservação da natureza, e no estudo, valorização e preservação da nossa fauna e flora fluvial, tem com as suas atitudes e decisões contribuindo para o atraso da implementação do projecto, criando sérias dificuldades financeiras à Câmara Municipal de Mora.

 

O projecto, cujo o custo de 6 milhões de euros, a Câmara Municipal de Mora tem suportado na integra, pois a comparticipação comunitária (50%), está, igualmente, dependente da emissão dos pareceres referidos, está concluído. Muitas das despesas de manutenção já decorrem, sem que contudo as receitas previstas dos mais de 200 mil visitantes/ano estejam a ser cobradas.

 

Tudo isto em nome da burocracia.

 

Câmara Municipal de Mora, 25 de Agosto de 2006

Abraço

Pedro M. Leal de Almeida

- Design e Ilustração -[b]

www.simcreative.blogspot.com[/b]

2582re4.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, é sempre a mesma coisa, quando se tenta fazer alguma coisa de jeito neste país, há sempre alguem ou alguma coisa a estragar tudo!!

Depois admiram-se de outros países terem ou fazerem coisas, que estiveram ao nosso alcance e deixamos fugir devido à nossa grande e estupida burocracia!! Ou o país muda ou então nunca mais saimos da cauda da Europa, ou então passaremos a ser a tal provincia de Espanha!!! Eu não quero, vocês querem???!!!!! Enfim!!!!

Cumprimentos

 

 

Alberto Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
Infelizmente o projecto parou, nada melhor que uma nota de imprensa emitida pela Câmara Municipal de Mora, para o eventual esclarecimento de dúvidas.

(...)

 

Inacreditável!

 

Neste país trava-se tudo aquilo que é realmente realmente progressista.

 

Acho que deveria haver uma lei para punir com prisão os burocratas que sistematicamente impedem a realização de projectos inovadores.

 

De onde é que essa gigantesca multidão de PALERMAS apareceu?

 

Deve ser uma epidemia relativamente recente. Se tivessemos tido tantos empata-f... no Século XVI ainda nem teriamos descoberto as Berlengas.

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Miguel Figueiredo escreveu

 

Deve ser uma epidemia relativamente recente. Se tivessemos tido tantos empata-f... no Século XVI ainda nem teriamos descoberto as Berlengas.

------------------------------------------------------------------------------------

 

Concordo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Óh Regal, 200mts ao lado do Fluviário há um bom parque de campismo.

 

Cumprimentos,

 

Luis Silva

 

É verdade! Já estive lá e posso dizer que é um bom parque para quem for visitar o fluviário(tem café para quem quiser tomar um pequeno almoço ou algo do género dentro do parque, alugam canoas, kayakes, etc!

Quando lá estive, tive a oportunidade de ver a dimensão do fluviário ,(que na altura ainda estava em construção), e uma feira que fizeram de pesca desportiva que tinha exposto numa parede, fotografias e as espécies de peixes que eles queriam para o fluviário.

Posso dizer-vos aquilo que muitos já sabem: "Aquilo promete!"

Abraço,

 

Bruno Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso dizer-vos aquilo que muitos já sabem: "Aquilo promete!"

 

Era bom era, mas por este andar dúvido que tão cedo aquilo consiga cumprir com a promessa, infelizmente não há nenhum avanço, apenas boatos de possivel abertura em Setembro após o adiamento de Julho... mas nada de certezas e o próprio site do fluviário continua offline, para não falar que a Câmara de Mora não adiantou mais nada... pena este país estar e ser como está! não saber aproveitar aquilo que tem de melhor! E depois de tanta reivindicação continuam de olhos e ouvidos tapados, como pedras! Infelizmente achoq ue até as pedras nos ouvem mais que os incompetentes que continuam a frente deste país! Por amor de Deus, vamos de encontro à pobreza? Devido á pobreza de espirito de uma duzia de impecis?

Abraço

Pedro M. Leal de Almeida

- Design e Ilustração -[b]

www.simcreative.blogspot.com[/b]

2582re4.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Olá a todos, penso que é desta, a não ser que inventarem por ai mais uma burocracia para impedir a abertura. Também sei de fonte segura que será essa a data de abertura.

Quando souber algo de mais concreto posto.

 

 

Um Abraço,

 

Luis Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tive o previlégio de acompanhar,em conjunto com os restantes pescadores participantes num concurso de pesca ao achigã em Mora,uma visita guiada ao futuro Fluviário de Mora.

È sem duvida um grade projecto, muito bem estruturado e onde serão expostos grande parte da nossa fauna piscicula de água doce.

cumprimentos
Cipriano Ramos
www.appa.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais