Fotos e mais fotos do meu lago (Actua. passados 3 meses)


Recommended Posts

Caro Amigos,

 

Á cerca de um mês e meio comecei este novo trabalho, um lago de jardim para albergar as famigeradas Kois, o lago foi feito no no solo do jardim, sendo o buraco alizado com areia fininha e forado com feltro; o isolamento foi feito com lona própia para lagos de 8mm.

 

Gostava mt que me ajudassem quer com comentários criticas ou sugestões, espero tb que gostem e lembrem-se que ainda está mt no inicio.

 

Setup

 

C - 2.40 m

L - 1.20 m

P - +- 70 cm

 

Filtro - Bio top 5000 da Ubbink

Bomba - Elimax 2000 l/h

Filtro UV - bIO balance 11w

 

Pic_8593_1.jpg

- Uma geral

 

Pic_8593_2.jpg

- Lateral

 

Pic_8593_3.jpg

- Pormenor

 

Pic_8593_4.jpg

- De cima

 

Pic_8593_5.jpg

- A cascata

 

Pic_8593_6.jpg

- Pormenor do filtro e a UV

 

Pic_8593_7.jpg

- "Casa das máquinas"

 

Pic_8593_8.jpg

- E por fim o espelho de água

 

Cumps[/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 63
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Caro Branca,

 

Não sei se te estás a referir a plantas ou peixeis mas olha de plantas não sei o nome de todas mas tenho juncos nenufares Cabombas bambus e outras que não sei os nomes pois guardei as etiquetas e não sei onde as pus :?

 

Quanto a peixes, como o lago ainda tem pouco tempo só tem 2 cometas e uma carpa toda laranja vivo mt linda mas não sei o nome da especie :(

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Gostei muito do seu lago esta espectacular, agora nao sei é se a bomba sera a ideal, penso que deveria ter mais capacidade L/h, mas como a minha experiencia tb é pouca os mais entendidos talvez possam ajudar.

ja agora se poder por umas fotos dos peixes seria bom para podermos ver.

parabens.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... o lago tem aproximadamente 2000 litros e o caudal da bomba deveria ser bastante superior aos 2000 l/h, 2 a 3 vezes superior.

 

Quanto à UV, a de 11 w serve perfeitamente.

 

Só um reparo. Eu não sou grande fã de ter o uv ligado à saida do filtro, a alimentação deveria ser a partir de uma bomba individual com um caudal bastante reduzido.

 

Mesmo assim... muitos parabéns pelo lago.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Edu,

 

Mt Obrigada pelos teus comentários, mas com é que tu dizes para fazer ? ter uma bomba dedicada só para a UV ? É por alguma razão em particular, a minha UV está nates do filtro e não á saida do mesmo, já agora k matérias filtrantes me aconselhas?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cara lili,

 

apenas digo que a UV trabalha com uma eficiencia superior se o caudal for reduzido, ou seja, quanto mais lentamente passar a àgua pela UV mais "germes" queima.

 

Como a bomba que alimenta o filtro deve ter um caudal bastante superior ao volume/hora do lago, eu perfiro utilizar duas bombas, uma bomba dedicada à alimentação da UV (baixo caudal) e outra ao filtro (alto caudal).

 

Quanto à matéria filtrante, para os teus 2000 litros, penso que a lã de vidro e as cerâmicas (tal como num aquário) são suficientes. Também podes improvisar, em vez da lã de vidro utilizas um saco de serrapilheira e em vez das cerâmicas pedaços pequenos de tijolo, isto tudo na minha opinião (comigo funciona).

 

PS- Desculpa pela demora da resposta.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Lili, muito bonito o seu lago. Parece-me que o fizeste recentemente, se assim foi, demore um pouco mais para ir aumentando a fauna.

Concordo em parte com as sugestões que lhe apresentaram. Particularmente não gosto muito de UV, ainda mais em um lago plantado. Acredito que ele esteriliza a água portanto mata muitos componentes necessários à flora e fauna.

Para diminuires o "caudal" (volume de água) que passaria pelo UV, deverias colocar um T com redução e um registro para controlar o fluxo.

A sugestão da circulação de água é realmete em torno de 2 a 3 vezes o volume do lago, mas, por aqui (muitos) utilizam algo em torno de 1 vez ou pouco mais. O realmente necessário é uma boa quantidade de material filtrante (mecânica:= telas plasticas, geotestil, perlon, etc) e (biológica:= cerâmica,argila expandida, bio-ball, tijolos, telhas, etc).

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Parabéns, é realmente um lago muito bonito. Bem aproveitado em relação ao espaço e com pormenores de bastante agradáveis.

Quanto à utilização de UV estou como o Tioayres se queremos um lago plantado temos de alimentar as plantas. O UV esteriliza como tal não nos estamos a ajudar. A não ser que tenhamos uma infestação realmente grande de algas verdes o UV não é necessário. Atenção ao tempo de vida do UV que é bastante baixo. Pode ser que o seu já não esteja a fazer nada.

Antes de pensar em UV, filtros e caudais de água. Deverá saber para que serve o seu lago.

Se for principalmente de plantas – não precisa de UV os filtros poderão ser reduzidos e o caudal não necessita de ser muito.

Se for principalmente de plantas e alguns Cometas – tudo o que tem está perfeito.

Se for de Kois, então, o caso muda de figura.

Quanto a filtros a máxima dos japoneses é quanto maior melhor (cerca de 1/3 do tamanho do lago). Mas felizmente nasceu um novo tipo de filtro que veio radicalmente obviar a falta de espaço. Os filtros denominados Triclkle Towers Showers são resposta. Para mim o melhor método é o do bakki shower só que é caríssimo http://www.yumekoi.com/products.html Então em vez de utilizar as caixas e os filtros cerâmicos da Momotaro poderá fazê-los em madeira de pinho verde e utilizar leca moída (Vendida em sacos de 50 litros). Estou utilizar esse método desde Novembro e com excelentes resultados. Além da qualidade da água ser excelentes os meus kois cresceram em média cerca de 15 cm desde que o utilizo. Durante estes 8 anos nunca tinha tido um factor de crescimento assim.

Quanto ao caudal o método de avaliação depende de vários factores. Volume de água. Numero e tipo e tamanho dos peixes. Factores ambientais (Zona geográfica, luz, sombra…), etc. Existe na net uma excelente formula de calculo. http://www.tewakoi.com/Choosing.htm

Se quiser veja o tópico Nishikigoi - bakki shower e outros temas de Kois é possível que encontre algo que o interesse. http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=32086

Logo que possível irei incluir fotos do lago e respectivo bakki shower em funcionamento assim como os meus kois.

Façam da natureza nossa aliada e ela nos recompensará.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Kohaku

 

 

Desde já mt obrigada pela pela obs que fez do meu lago, aproveito tb para lhe agradecer a completra e explicita explicação sobre a UV e filtros,

 

O meu objectivo para este lago é: Bastantes plantas e manter +- 4 kois médias, acha viavèl ?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cara Lili

 

O seu lago tem dimensão para suportar os 4 ou 5 kois que pretende. Pelo que me apercebi nas imagens, está a extrair a água do lago e a enviá-la para o filtro. Como sabe, os kois fazem alguma sujidade e como tem pedras no fundo, o que é esteticamente muito bonito, mas funcionalmente, diminui a capacidade de filtragem pois uma parte dos restos de comida, plantas e fezes, não conseguirão entrar no sistema de filtragem, podendo vir a criar um pouco mais de amónia do que o que seria de esperar. Aconselho, a que a introdução dos peixes seja faseada, e monitorizada a qualidade da água no que respeita a amónia, nitritos e nitratos. Se começar a verificar aumentos nas leituras de amónia ou de nitritos, então terá que aumentar o sistema de filtragem e também equacionar a possibilidade de ter de comprar uma bomba mais potente para alimentar um segundo filtro. Quanto ao tamanho médio dos kois, só será real durante um certo tempo, pois se estes forem bem alimentados, o que prevenirá em parte, o não estragarem as plantas, e mantê-los-ão de boa saúde, assim como, se tiverem uma boa filtragem e oxigenação, irremediavelmente irão crescer pelo menos até aos 30 ou 40cm, altura em que por falta de espaço reduzirão a taxa de crescimento.

Atenção como quer o lago muito plantado, vai ter de arranjar uma caixa de recolha de restos que por sua vez ligará á bomba, senão vai ter a bomba entupida muitas vezes diminuindo o caudal para sistema de filtragem.

A caixa de recolha de restos pode ser feita em casa eu fiz uma para o meu lago e deixei de ter o trabalho de limpar as bombas todas as semanas.

 

Cumprimentos

Façam da natureza nossa aliada e ela nos recompensará.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro KohaKu

 

Mais uma vez mt obrigada pela ajuda e já agura e não querendo abusar será que me podia explicar o que é para que serve e já agora como se faz uma caixa de recolha de restos,

Mais uma coisinha quanto aos degectos e aos restos de comida, costuma aspirar o fundo do seu lago, como se faz tb nos aquarios ?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cara Lili

Em primeiro lugar é sempre um prazer poder ajudar quem está interessado em saber, como tal, não maça nada.

A melhor forma de saber o que é uma caixa de recolha de detritos será através de uma imagem. Enviei-lhe uma mensagem privada com o meu endereço de mail. Se me quiser enviar o seu mail então poderei anexar um pdf com a informação que fiz para si.

Nunca tive necessidade de aspirar o meu lago pois a caixa de detritos resolve-me esse problema. Mas atenção que um lago normalmente tem sempre alguma quantidade de restos no fundo e desde que não seja em demasia até poderá ser benéfico. Pois permite a criação de micro fauna e micro flora saudável.

Quanto a aspirar o lago é uma boa opção de manutenção só que um pouco cara. Pois um bom aspirador de lago custa muito dinheiro.

Talvez depois de ver o croqui chegue à conclusão que poderá não precisar de aspirador.

 

Cumprimentos

Façam da natureza nossa aliada e ela nos recompensará.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro KOHAKU,

 

eu tambem possuo um lago de 2000l, com uma bomba de 2900l/h e um filtro identico ao da LILI e uma lampada de UV de 9w, tenho vários peixes incluindo duas carpas com mais de 30cm, tenho constantemente a bomba entupida, pelo que fiquei curioso sobre essa caixa de recolha, sera que me podias explicar o seu funcionamento e como faze-la?

 

 

Fotos dos meus lagos (ano passado, não tenho recentes, as carpas estão no segundo lago)

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...9810&highlight=

 

Obrigado,

Carlos Esteves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu enviei o croqui para a Lili, se a Lili quiser ter a amabilidade de a colocar no forum eu agradeço pois neste momento não tenho disponibilidade para colocar imagens na net.

 

Já agora aproveito para colocar um pequeno texto explicativo sobre a caixa de detritos

 

A ideia é ter uma caixa de fácil limpeza e acesso. Daí a armação em madeira e rede permitindo retira-la e lava-la com mangueira e voltar a colocar dentro da caixa grande de plástico. A Caixa grande de plástico nunca sai do lago e poderá ser decorada com alguns vasos rectagulares com plantas há volta da caixa e por cima da mesma. Use vazos de plástico e areião, para os tornar mais leves e evitar sujar o lago. Os vasos que se encontram na tampda da caixa devem estar com acesso fácil para poder retirá-los afim de efectuar a limpeza mensal da caixa.

Façam da natureza nossa aliada e ela nos recompensará.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais