Plantado com 5 meses e muitas alterações, COMENTEM :)


Mad_Biker

Recommended Posts

Olá a todos :lol:

 

Não vou contrariar um entendido, mas estas pedras foram retiradas de uma pedreira... de basaltos... É aqui na minha zona conhecida como o cabeço de Meca e é um antigo vulcão extinto...felizmente :) Mas vamos fazer o seguinte, eu medi agora mesmo os parâmetros de GH e KH e estavam ambos nos 60mg/l, igual ao que estava no dia em que coloquei as pedras, vou esperar e sem problemas nenhuns, vou medir os parâmetros regularmente e depois direi qualquer coisa, é que se isto fôr realmente calcário, não me interessa telas aqui... por isso vamos ver o que vai dar isto.

Hum já me esquecia, aqueles riscos nas rochas foi de raspá-las umas nas outras para tirar algumas impurezas, a rocha é uniformemente negra, fora do aquário é muito escura...

Amanha irei testá-las com acido muriático e depois direi algo.

 

Obrigado pela dica André, se isso se confirmar vou ter de as retirar

 

Aquele abraço aquático

Mad...Mad...Mad...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 59
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá

 

Esses calhaus não têm a textura rugosa e a cor escura caracterísitca dos basaltos mas sim de calcários. Inclusivé, consegue-se ver os veios de calcite nas tuas pedras.

 

Desculpa contrariar mas aquelas rochas têm precisamente o aspecto de basaltos, com textura granular fina. Também existem calcários com essa cor (mas sem grão, calcários = pedras lisas) mas nunca ocorreriam numa pedreira de basaltos. A existir calcário antes do vulcão, o contacto com o magma basáltico transformaria os calcários em mármore. E os veios de calcite são frequentes em basaltos :)

 

Já agora onde fica Cabeço de Meca?

 

Abraços

 

Vasco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Mad não sou entendido. Longe disso. Apenas relatei alguma experiência que já tive com calcários e que tenho com basaltos e usei isso para justificar o porquê de não me parecerem basaltos.

 

Vasco exactamente por isso me parecem calcários, parecem-me lisas e têm uma cor clara azulada. Quanto ao vulcão, é informação recente. Os veios de calcite também há nos basaltos sim mas daí a dizeres que são mais frquentes nestes do que nos calcários... Dos calcários que recolhi na Serra de Sintra e dos basaltos que recolhi em Campolide e em Tires, constatei que os veios de calcite eram muito mais abundantes nos calcários que nos basaltos. Mas não vale a pena estar aqui a puxar a brasa à minha sardinha, se calhar tu até estás na área e eu fiz uma observação errada.

 

Nada como fazer uns testes à água e às pedras e inferir a partir daí. :)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos :oops:

 

Antes de mais queria dizer que é mesmo para isto que serve o fórum, para discutir e debater ideias, não se acanhem de dizer a vossa opinião e quem quer que tenha razão, não interessa, interessa sim que se chegue a uma conclusão, para que se emendem os erros, por isso desde já muito obrigado pela vossa opinião.

 

Continuei os testes com ácido e para já não há reacções, nem com PH menos nem com ácido muriático, mas os testes de água vão continuar a ser feitos, por isso quando tiver alguma coisa mais, vou postar aqui.

 

Quanto ao Cabeço de Meca, fica aqui na minha zona, em Alenquer, na estrada que liga Alenquer e Torres Vedras, existe aí a tal pedreira, mesmo no alto do monte com uma vista "brutal" :wink: Por isso já sabem, se algum dia precisarem de rocha desta, aqui existe em abundância :lol:

 

Obrigado a todos

Aquele abraço aquático

Mad...Mad...Mad...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existe de facto um afloramento basáltico em Santa Quitéria de Meca e penso que seja desse local que estejas a falar. Esse basalto "rompeu" por formações jurássicas constituídas por grés e margas onde os calcários "puros" são muito raros (e teriam de ter resistido ao calor do magma). Conclusão possível: o que tens aí são mesmo basaltos.

 

Os veios de calcite também há nos basaltos sim mas daí a dizeres que são mais frquentes nestes do que nos calcários

 

Não, eu disse

E os veios de calcite são frequentes em basaltos
. O "mais" aqui faz uma grande diferença :oops:

 

Abraços.

 

Vasco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sem queres estar a invadir o tópico do Mad_Biker.....deixa-me dizer que gostei muito dessas pedras!! Ficam muito bem aí!

 

Aproveitando o vísivel conhecimento geológico do Vasco, aproveito para lhe pedir se é possível dizer quais as zonas perto de Lisboa com esses afloramentos de Basaltos. Eu queria umas pedras dessas......tenho poucos basaltos cá em casa e precisava de mais variedade e formas para uma reformulação.

 

Abraço,

Peço desculpa ao Mad_Biker pela invasão... :cry:

Tiago

«removido pela moderação»

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

madvieri, na zona de Lisboa é relativamente fácil encontrar basaltos. Assim por alto tens um afloramento bem visível na zona da Praça de Espanha (por baixo da mesquita). Depois encontras basaltos em Queluz, na Amadora e em Santo António dos Cavaleiros. Por agora não me lembro de mais mas se precisares de alguma coisa com mais detalhe manda-me uma MP. É que isto já está bem fora do tópico e ainda deixa-mos alguém zangado :lol:

 

Abraços

 

Vasco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 4 meses depois...

Meu maluko!!

Estás em grande estou a ver. Adorei a evolução do teu aquário. Acho que a cada mudança que fazes o resultado sai melhorado, só tenho pena duma coisa, é o facto do aquário ser pequeno e não poderes mostrar aquilo que és capaz. Eu sei a vida que tens e o tempo não é muito para te dicares em pleno ao hobby, mas mesmo assim apresentas resultados acima da média. Aliás não esperava outra coisa. LOL.

 

Fica aqui um comentário em jeito de UP, para que todos possam apreciar uma vez mais o teu trabalho.

 

PS: Quero ver isso ao vivo maluko, tás em vantagem pois já viste o meu.

 

Grande abraço

Porta-te bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande maluco, isso vindo de ti é sem dúvida um grande elogio mas este post está muito desatualizado, já remexi tudo e arranquei de novo. Tive algas e montes de problemas e a solução passou pelo reset...

Assim que tiver uma oportunidade faço actualização de tudo, agora até estou a tentar o tapete de glosso e as almofadinhas de riccia...Vamos esperar para ver :)

Quanto ao veres o meu "plantado" (se assim se pode chamar), a porta está sempre aberta, é só apareceres :|

 

Abraços aquáticos.

Mad...Mad...Mad...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.