Plantado com 5 meses e muitas alterações, COMENTEM :)


Mad_Biker

Recommended Posts

Olá HQ, Eduardo Correia e a todos os outros :shock: Ainda bem que gostaram das invenções... Desculpem mas não tenho fotos da montagem, como nunca tinha visto nenhum filtro feito desta maneira, tive de ir fazendo e ir testando ali num pequeno banco de ensaios :twisted: Como foi feito aos poucos descuidei-me e nunca mais me lembrei das fotos :shock:

 

Quanto á lista de material aqui vai:

 

-1 recipiente estanque (o mais possivel)

-1 bomba de circulação( esta é um hydor) com caudal ajustado ao volume de água

-silicone para aquários

-curvas e mangueira

-1 válvula

-material filtrante que achem apropriado

-1 tubo furado por onde a água sai depois de filtrada e faz o efeito cascata

e claro tive de colocar fita á volta do filtro para garantir estanquicidade mas isso foi porque no meu caso, o recipiente era dificil de estancar

 

Penso que o fundamental está aqui mas para mais alguma questão eu estou aqui e respondo :shock: Se alguém quiser tentar, acho que faz muito bem, não é dificil e á bastante agradável criar...pelo menos para mim :shock:

 

gastei no meu filtro cerca de 20 euros, claro, sem matéria filtrante, já tinha o silicone e destes 20 euros a bomba custou-me 7 euros em 2ª mão por isso ficou em conta.

 

Aquele abraço aquático, bons projectos :shock:

Mad...Mad...Mad...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 59
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Obrigado Artur, é sempre bom ler bons comentários

 

Acho que os Thomasi estão a pensar criar...Se for mesmo isso, vou tentar colocar umas boas fotos.

 

Lilli, os Altispinosa estão fantásticos até esta altura, estou a gostar imenso de os ter por cá, o Aquaben tinha razão, foram mesmo uma boa aquisição bang

 

Obrigado pessoal, aquele abraço aquático.

Mad...Mad...Mad...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos, como vos tinha dito tive de fazer umas alterações recentemente e por isso aqui estou para vos mostrar mais umas fotos do estado actual do meu jardim, agora que tenho um casal de ramirezis, vamos ver se estes se vão aguentar, espero que sim. Mais uma vez peço desculpa pela qualidade das fotos...

 

Pic_8589_15.jpg

 

Pic_8589_16.jpg

 

Nesta podem ver o meu casal de Thomasi e um dos meus novos inquilinos...

Pic_8589_17.jpg

 

Espero que gostem :roll: , falta só uma coisa, vou tentar o tapete de glosso, vamos ver se as corys não dão cabo dela... Depois mostro tudo.

 

Aquele abraço aquático

Mad...Mad...Mad...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tá giro sim senhor! Vamos todos rezar por esses ramirezis. E eu sei o k tens lutado para os entender. Enfim são esquesitos lol.

 

Ta para sair uma grande alteração no meu tanque de muitos litros lol. Depois posto as fotos.

 

Grande abraço Maluko!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo Peterchê, tu és o azar em pessoa, o agoiro, o mau pressagio...enfim, o demo, a besta, o berzebu.... Assim que começaste a falar dos meus ramirezis, a saúde deles declinou... pelo menos um deles, levou uma sova tão grande do meu escalar assassino que até fixou com sangue pisado, por isso temo o pior para este exemplar, por enquanto o outro não se queixa... Eu bem tento mas não os entendo...

 

Aquele abraço aquático

Mad...Mad...Mad...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois já vi que devia tar calado. De facto não tens tido sorte com os ramirezis. Mas também acho que para o tamanho do teu aquário teres escalares e muitas variedades de peixes é complicado. Ora se não morrem das alterações de pH, temp, dureza e etc, morrem de outros que se armam em espertos. Aliás já te tinha dito, tenta fazer uma seleção de peixes mais apropriada para o tamanho do teu tanque, não que necessáriamente tenhas de diminuir a qtd de peixes mas pelo menos ter as espécies mais bem distribuidas. Desculpa lá ter falado nos rami mas foi sem intenção :). Aliás sabes que tb sou um amante dessa espécie.

 

Grande abraço

Pedro Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Peterchê, obrigado pelo comentário, tens toda a razão, há aqui espécies dificeis de conviver num aquário deste tamanho... O escalar foi dos meus primeiros peixes e vinha do tamanho de uma moeda...mas cresceu e agora está enorme... e mau :) Mas como foi o primeiro tenho pena de me ver livre dele... Quando arranjar coragem vou dar uns tantos meninos destes, vou ficar com menos uns 10... Mas felizmente não tenho fatalidades há muito tempo, parece que atinei com os parâmetros da água :wink: Espero que o ram escape a esta investida...

 

Aquele abraço aquático

Mad...Mad...Mad...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal estou com um problema...Algas, são tipo filamentosas e estão a povoar as folhas de algumas plantas e até impedindo o desenvolvimento de algumas delas... Como medida imediata, reduzi de 10 para 8h de luz diária e deixei de fertlizar, tenho 3 SAE e 5 caridinias mas mesmo assim está dificil, não tenho nitritos nem tubos fluorescentes velhos... Já não sei mais o que fazer... Alguem me pode ajudar?São algas pretas que parecem cabelos e crescem especialmente onde há mais corrente...Ajudem-me se fizerem favor.

 

Aquele abraço aquático

Mad...Mad...Mad...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual a concentração de Fosfatos que tens na água?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste momento e porque deixei de fertilizar (com o NPK e plant gro da nutrafin), tenho os seguintes valores:

 

Nitritos =0

Amónia=0

Nitratos =0

Fosfatos =0

 

Tenho CO2 a funcionar permanentemente e o PH a 6,6, KH a 40mg/l e GH a 60 mg/l.

 

Tenho só de fazer o seguinte reparo, últimamente e por conselho de um "expert" na matéria, não tenho feito as TPAs regulares, uma vez que ainda estou a tentar estabilizar a água do meu aquário. Eu só consigo este valor de PH com o CO2 a funcionar, assim que retiro o CO2 o PH sobe quase imediatamente para os 7,4 (e já baixou, antes ia para os :shock: mesmo com os outros valores de KH e GH baixos, devido ao alto efeito tampão que a água da minha região tem...

 

Por isso é que não sei mais o que fazer...Talvez TPAS...

 

Aquele abraço aquático

Mad...Mad...Mad...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez fertilizares com o que as plantas te pedem... :shock:

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda ivanpantz... mas fiquei na mesma... Este problema de algas apareceu-me muito antes de eu fertilizar as plantas, depois consegui acabar com elas mas elas voltaram... E agora estás a dizer-me para fertilizar com o que as plantas pedem... Cresciam com as folhas amareladas, fertilizei com um fertilizante à basa de ferro...resolveu, começaram a ficar bem verdinhas, depois as plantas simplesmente não cresciam...estavam a ficar atarracadas...comecei a fertilizar com NPK...resolveu, em apenas uma semana, tudo o que eu tinha colocado nas plantas era absorvido, depois passou a semana e meio e só ao fim desse tempo voltava a fertilizar, nessa altura as algas voltaram, por isso não faço ideia de que mais posso fazer :shock: Mas obrigado pela ajuda na mesma, vou continuar a procurar aqui no fórum.

 

Aquele abraço aquático

Mad...Mad...Mad...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Existem inúmeros tópicos sobre fertilização aqui no Fórum.

 

Se tu tens carências de Nitratos e Fosfatos, como queres que as plantas cresçam? Assim só podem definhar...

 

Convém medires os Nitratos e Fosfatos com alguma regularidade, para não te acontecer isso. Toca de fertilizar com NPK individuais, nada de coisas todas misturadas... adiciona tipo, 20 ppm de K, 10 de NO3 e 2 de PO4.

Passado um dia, volta a medir os nitratos e fosfatos. Ao saberes quanto desceram, podes ter uma estimativa do gasto diário em NPK no teu aquário.

 

Assim podes ficar a saber, quantos ppm diários tens de adicionar ao teu aquário de NPK. Os micros, a menos que tenhas muitas plantas podes fertilizar semanalmente. Obviamente, que o melhor seria fertilizares os micros igualmente diariamente.

 

De resto não sei em que mais possa ajudar.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

no setup... metes-te...

 

nitratos - 0

 

não estará um pouco esquesito?

 

normalmente os meus... andam nos 10...

 

agora os teus... com essa fauna toda... estarem nos 0...

 

é porque tens muito boas plantas..

http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos

 

Olá Ivanpantz, obrigado pela ajuda, ainda que neste momento o meu problema não esteja relacionado com o crescimento das plantas. eu expliquei num dos meus posts que esse problema estava resolvido e até disse como o tinha resolvido.

Quanto ás algas, apareceram antes de eu fertilizar com o que quer que fosse... E depois de algumas tentativas elas bazaram, só que agora estão de volta :wink:

Por saber que sem nitrato e fosfato as plantas não podem crescer, é que comecei a utilizar o NPK, e utilizei este por ser o mais barato e porque não quero gastar um dinheirão em testes e tretas... Consigo analises de água semanais e daqui não vai passar...

 

Quanto às algas, baixei a iluminação para 8h de luz/dia, deixei de fertilizar durante duas semanas e tirei as folhas mais afectadas. As algas entraram em regressão mas agora vou fazer uma experiencia, voltei a fertilizar a ver o que acontece, vou ver se as algas crescem por causa de terem demasiada luz ou fertilização...Para já com fertilização, ainda não vejo algas... Vamos ver.

 

Quanto à pergunta de Ricardo Gomes, eu tenho montes de plantasde crescimento rapido, por isso é normal que tudo o que apareça dentro de água desapareça. Posso dar-te um exemplo, antes de ontem, fertilizei depois de uma interrupção de 2 semanas, as plantas estavam tão necessitadas que ontem já não havia mais nada na agua, estava tudo de novo a zero... Secalhar os teus valores de nitrato andam altos porque so tens plantas de crescimento lento...

 

Aquele abraço aquático

Mad...Mad...Mad...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá a todos, voltei de férias e parece que algumas coisas não estavam bem no meu aquário por isso fiz uma ou outra mudança... nada de especial mas acho que agora está mais agradável...

Enquanto dui de férias deixei um daqueles blocos de alimentos e digo-vos que o resultado podia ter sido dramático, subiu-me o GH, os nitratos e fosfatos a pique, as plantas cresceram como nunca e algumas algas também... Se eu soubesse que iria ser assim... Mas já passou, opinem, não se acanhem, preciso de opiniões...muitas... :D

 

Uma vista geral

Pic_8589_18.jpg

 

Um dos meus casais de ramirezi

Pic_8589_19.jpg

 

O meu macho thomasi

Pic_8589_20.jpg

 

Um altispinosa (comprei como fêmea mas tenho dúvidas)

Pic_8589_21.jpg

 

Lado esquerdo

Pic_8589_22.jpg

 

Lado direito

Pic_8589_23.jpg

 

Mais uma geral

Pic_8589_24.jpg

 

Fêmea thomasi gorda com ovinhos :D

Pic_8589_25.jpg

 

Espero que gostem, critiquem se quiserem...

 

Aquele abraço aquático

Mad...Mad...Mad...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Se o gH subiu foi concerteza por causa desses calcários que meteste no aquário.

 

Os rams estão mesmo a precisar de engordar como disse o VBTC, essa fêmea então... :)

 

Acho que tens peixes a mais para esse aquário, mais propriamente, ciclídeos. Se esses rams forem mesmo casal ( macho e fêmea não quer dizer necessariamente casal) e se, quando estiverem mais gordos, decidirem ter posturas, o resto da peixarada vai ser tudo corrido e num aquário dessa litragem, o stress é inevitável. Os Anomalochromis idem!

Cada "casal" de ciclídeos que tens aí exigiria, no mínimo, um aquário de 60L.

 

Porque não te decides apenas por uma espécie de ciclídeos e tentas criar um ambiente o mais estável possível?

 

Eu sei que é difícil mas neste hobbie convém comprarmos peixes apenas quando temos boas condições para os manter e não porque gostaríamos de ter mais um...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos :D

 

Se o gH subiu foi concerteza por causa desses calcários que meteste no aquário.

 

Errado... "Estes calcários", são basaltos, rocha negra de origem vulcânica e neutra, tive o cuidado de testar tudo com PH menos e de qualquer maneira, só foram introduzidas depois dessa tal alteração do GH... Por isso não é daqui...

O que estava magrito não é uma menina, é um menino e já está melhor, estas fotos já têm uma semana, como não sabia bem o que se passava, desparasitei-os com flagyl e parece estar a dar resultado :lol:

 

Quanto ao serem casal, é como dizes Andre, são um macho e uma fêmea mas não andam lá muito juntos... Mas em breve vou ter uma postura de Rams, de um outro casal por isso irei ter oportunidade de ver o tal reboliço que falas... Tens razão no que diz respeito a ciclidios mas para já não vou fazer nada, vou esperar para ver, no caso de reboliço já tenho um amigo que me vai ficar com uns peixes e depois logo se vê :)

 

Obrigado pelos comentários e criticas, continuem a postar 8)

 

Aquele abraço aquático

Mad...Mad...Mad...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva de novo.

 

Errado... "Estes calcários", são basaltos, rocha negra de origem vulcânica e neutra, tive o cuidado de testar tudo com PH menos e de qualquer maneira, só foram introduzidas depois dessa tal alteração do GH... Por isso não é daqui...

 

:) Tenho pedras exactamente iguais a essas cá em casa que em tempos usei no aquário sem saber se eram calcários. Só quando medi as durezas e pH é que cheguei à conclusão que as pedras estavam a provocar tal efeito. Falei posteriormente com alguns amigos que andam em Geologia, um deles até frequenta o fórum, os quais me confirmaram em unanimidade que eram calcários. O facto de testares com pH minus e não ter reagido não quer dizer que não sejam calcários. Quer apenas dizer que a camada externa da rocha sedimentou de tal maneira que não reage a um ácido fraco. Se partires as pedras em pedaços e voltares a fazer o teste com ácido na camada interna na rocha, garanto-te que vai reagir. Neste momento só uso basaltos e tenho uma autêntica pedreira cá em casa por isso reconheço perfeitamente que essa rocha não é de longe um basalto. Esses calhaus não têm a textura rugosa e a cor escura caracterísitca dos basaltos mas sim de calcários. Inclusivé, consegue-se ver os veios de calcite nas tuas pedras. Quanto a ser essa a origem ou não da subida de gH, até pode não ser mas garanto-te que só piora.

 

Quanto à fêmea, tens razão, enganei-me. É sem dúvida um macho, as barbatanas peitorais não enganam.

 

Mais uma vez reforço a ideia de que, se tivesses menos espécies, conseguirias tirar maior partido de um possível casal e possível reprodução. :lol:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.