Aqua novo ajuda


Recommended Posts

boas.. desde já quero felicitar os criadores deste forum pois é muito util aos aficcionados pela aquariofilia...

 

comprei um aquario de 80 cm e neste momento tem cerca de 85 lts.. tem um filtro interno 300l/h, uma lampada de 18w e um termostato de 100w... a principio coloquei o areão, um tronco e um vasito e depois a água... fiz testes (electronicos) de ph (7.2), coloquei umas plantas (4 diferentes nao sei o nome) e trabalhou o filtro e luz (12h/dia) durante 5 dias.... depois dos 5 dias comprei um gupie macho, 2 coridora albino, 1 Botia Palhaço e 1 raposa voadora... o gupie e as coridora sempre se mostraram e mostram energeticos, o palhaço a principio andava sempre escondido mas agora ja se mostra mais.. o raposa sempre parado acabando por morrer ontem (penso que ja deveria vir doente pois foram os meus pais que o compraram) ah, os peixes estao ha 4 dias no aqua.. mas a minha questao é a seguinte... as plantas estao muito debilitadas, ficando amarelas nas pontas acabando mesmo por ter que cortar as folhas.. falei lá na loja e deram-me ferreal mas nao noto diferença nenhuma (ja o apliquei há 3 dias)..... alguem me pode ajudar sobre as plantas? :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vais ter alguns problemas com esse layout, a filtragem e a luz é insuficiente, a colocação de peixes deverá ser gradual, tipo 3 peixes de cada vez e esperar 1 semana antes da colocação de mais, fazer ambientação de meia hora quando os trazes, deverias ter esperado mais antes do primeiro peixe, deverás fazer trocas de água de 20% da água por semana, lá mais para a fentre e depois de mudares a iluminação ou ampliares os watts com mais lâmpadas poderás colocar co2 caseiro...

 

com o tempo compra um filtro externo, vê aqui no forum...

 

Se tiveres paciência e leres a coisa vai correr lindamente...

 

CS

tiagodovale2-dbd.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Por exemplo, um aquário com 100 litros de água, deve ter um filtro que debite 300 l/h. " in aquariofilia.online.pt

 

se o aquario tem 85 lts nao chegará 300l/h?

 

o filtro é daqueles colados ao vidro onde tem o termostato dentro e a bomba e isso tudo.. de quantos watts a lampada entao? e a questao das plantas? pode dever-se a quê?

 

abraço....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola, boas! Penso que o kit que compraste é igual ao que eu comprei. é Da RENA, trazia o kit completo com lampada de 18 W filtro e ate uma caixita de comida para peixe.

Ainda não consegui entender muito bem o principio da iluminação, até porque apesar de ser 18 W, a lampada da uma luz viva e bst forte. Penso que serao lampadas de aquariofilia, mas enfim... No entanto, estou a ter o mesmo problema que tu tens com as plantas. parece que as folhas ficam meladas e amareladas, pouco vicosas. Tenho uma que está linda, mas é a única.

Em relação há filtragem, demorei 2 semanas a ficar com a água limpa e cristalina(após a colocação do areão e do substracto). Penso que podes contornar isso com colocação de fibra de vidro e biocerâmica no filtro. Actualmente tenho 4 platys, 2 espadas e 3 escalares, e estão todos de boa saude. Comecei a introduzir os peixes gradualmente após a primeira semana.

A luz podes sempre procurar plantas que necessitem de menos luminosidade....

 

Grande abraço!

Tb sou novato nestas coisas e se tiver dito algo errado, agradeço que os mais experientes corrijam!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hum o que tens é uma caixa de decantação, logo deves colocar da seguinte forma o material filtrante na caixa 1.ceramicas, 2.esponja,3.lã antes da bomba, tambem podes usar carvao activo agora no principio entre a esponja e a lã.

para ja começaste mal, a pressa é inimiga da perfeiçao, deverias ter esperado mais tempo pelo menos 20/30 dias antes da colucação do 1 peixe , lê aqui no forum deves ter a explicação do motivo pa nao estar a explicar tudo outra vez , pretende-se tudo com o inicio do ciclo de vida das bacterias.

normalmente a filtração calcula-se multiplicando o numero de litros do aquario por 5, assim teras os l/h necessarios, no teu caso 300 é insuficiente deveras adquirir mais tarde uma bomba mais potente ou um filtro externo.

em relaçao as plantas por vezes isso acontece, voltando elas a rebentar mais tarde, poderá tbm ser da lampada nao ser indicada, normalmente quem quer um aqua bem plantado e peixes usa 0,5w luz para 1litro agua .

atençao o filtro deve estar sempre ligado e o periodo de iluminaçao que tens é enorme,tenta colocar umas 9h diarias (por exemplo a noite).

espero ter ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.