Ameca (ameca Splendens)


Recommended Posts

Adquiri recentemente dois exemplares desta espécie de vivíparos que me está a fascinar. A partir das minhas pesquisas fui elaborando uma "ficha" sobre a espécie, que aqui deixo. Gostava de saber se há membros que tenham experiência com estes peixes e se há algo a assinalar ou a corrigir nas informações que recolhi. :wink:

 

Ameca (Ameca splendens)

 

ameca_splendens_1.jpg

Dois exemplares de Ameca splendens em grande plano, um macho na parte inferior da foto e no topo uma fêmea.

 

Sinónimos: Víviparo-Borboleta, e em inglês: Butterfly Splitfin, Butterfly Goodeid.

Origem: No México, identificado pela primeira vez no rio Teuchitlan perto da vila de Teuchitlan e do rio Ameca junto à costa Pacífica do México Central.

 

Família: Godeídeos.

 

Habitat natural: Cursos de água e rios nas terras altas do México Central.

 

Descrição: A cor dominante é um cinzento metálico. Os machos são mais coloridos e iridescentes com tonalidades que variam entre o azul e o verde metálicos, o corpo é atravessado por uma risca horizontal difusa de pigmentação mais escuras. As barbatanas são pouco coloridas com a excepção da caudal que, nos machos, apresenta uma risca negra seguida de uma amarela no rebordo da barbatana.

 

Comprimento máximo: 8 cm nos machos e 12 cm nas fêmeas.

 

Dimorfismo sexual: As fêmeas têm geralmente cores menos intensas. Os machos têm alguns dos raios anteriores da barbatana anal semi-separados do restante da barbatana (desta característica deriva a denominação inglesa de “Splitfin”, aplicada a algumas espécies de Godeídeos que partilham desta característica) formando o órgão reprodutor, um gonopódio “primitivo” – o andropódio.

 

ameca_splendens_2.jpg

Um macho onde se notam as riscas negra e amarela na barbatana caudal.

Esperança de vida: Cerca de 5 anos.

 

Temperatura: 24 a 32 ºC (25 ºC para reprodução).

 

pH: Ligeiramente ácido a ligeiramente alcalino, 6,5 – 8.

 

Dureza da água: Dura a macia, 5 – 19° dGH.

 

Dieta: A dieta deve ser em boa medida composta por vegetais, é no entanto omnívoro. É reconhecido pelo seu apetite por algas, que devem fazer parte da sua dieta. Aceita comida em flocos, viva ou congelada. Pode alimentar-se das plantas menos resistentes do aquário caso não existam outros alimentos disponíveis.

 

Hora de actividade: São diurnos.

 

Aquário: Pelo menos com 60 cm de comprimento, não são nadadores extremamente rápidos mas gostam de percorrer grandes distâncias dentro do aquário. Além disso, caso exista mais do que um macho, manifesta-se uma tendência para a definição de uma hierarquia no grupo e para a territorialidade que pode levar a que o macho dominante assedie bastante os outros se estes forem em número reduzido, pelo que estes devem ter espaço para se refugiarem ou em alternativa estarem presentes em número suficiente (8 a 10, com número de fêmeas suficiente) para que a agressividade do macho dominante seja difusa – neste caso será necessário um aquário de maiores dimensões.

 

Zonas do aquário: Fundo, meio e superfície.

 

Sociabilidade: São peixes pacíficos que não arranjam problemas com peixes de outras espécies mas podem, no entanto, ser agressivos e territoriais com machos da própria espécie. São por vezes hiperactivos, o que pode intimidar outros peixes.

 

Variedades: Existem algumas linhagens criadas por reprodução selectiva onde existe ligeira variação de cores e padrão.

 

ameca_splendens_3.jpg

Um exemplar de uma linhagem de reprodução selectiva.

 

Reprodução: São vivíparos e reproduzem-se com facilidade desde que a água tenha condições favoráveis. As fêmeas atingem a maturidade sexual aos 3 meses de vida e o período de gestação dura cerca de 60 dias, após os quais as fêmeas só podem engravidar com novo acasalamento, já que esta espécie não tem a capacidade de armazenar esperma de acasalamentos anteriores.

Os alevins muitas vezes não ultrapassam a dezena e nascem já com dimensões consideráveis (ao contrário do que acontece com os vivíparos mais comuns) entre 1 e 2 centímetros de comprimento, o que explica o, relativo, reduzido número de cada ninhada.

Os pais não perseguem os alevins e estes nascem com cordões umbilicais (trofoténia) que desaparecem após 2 ou 3 dias. Devido ao seu tamanho à nascença a sobrevivência dos alevins não apresenta grandes problemas, bem como a sua alimentação que pode ser constituída por pequenos flocos ou artémia.

 

Comportamento: São peixes curiosos e bastante activos. Têm rituais acasalamento e competição entre machos (que lutam de forma que pode ser bastante agressiva para estabelecer uma hierarquia entre si) interessantes e complexos. Os machos dominantes podem definir e defender territórios. Preferem aquários com alguma vegetação, rochas e raízes que sirvam de esconderijos. A presença de algas é importante para a sua alimentação à imagem do que sucedia no seu habitat natural.

 

História e curiosidades: O seu nome “splendens” significa algo como "brilhante" em Latim e refere-se à sua coloração iridescente e metálica. A sua descrição foi publicada em 1971. Pensa-se que hoje se encontra extinto no seu habitat natural.

É uma espécie particularmente apreciada pela sua eficácia a devorar algas.

Editado por termoventilador
  • Votar + 1

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Parabéns, por esta ficha que elaboraste sobre este magnifico peixe.

Vou só acrescentar o facto que uma fêmea adulta 10-12cm, pode ter entre 20 a 30 alevins com 1,5cm e apesar de não comerem os alenis devem ter bastantes esconderijos para que as fêmeas que estão a parir não sejam importunadas pelas outras.

Infelizmente tive que me desfazer os meus Ameca, mas eles estão bem e continuam a se reproduzir, (caso as condições não forem favoráveis as fêmeas interrompem a “gestação”).

A as amecas splendens são o peixe ideal para quem se quer iniciar nos Godeideos.

Um abraço, até breve

 

Ps- As fotos dos machos é que podiam ser melhores...se encontrar alguma de jeito para aqui meto cá...

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ia fazer uma edição na ficha com as informações que deste mas, pensando melhor, é capaz de ser mais interessante que o próprio tópico vá funcionando como uma ficha em elaboração continuada, por quem tenha interesse por esta bela espécie.

 

Abraços.

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia parece-me excelente. :( Se quiseres podes colocar já a ficha da Ameca na Wiki, eu tenho que ver ainda como aquilo funciona e entretanto tenho que ir sair.

Também elaborei esta ficha do Tanichtys albonubes http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=43532 que pode ter interesse para o projecto da Wiki :)

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Termoventilador

 

 

É bom saber que há gente que se interessa a serio por viviparos e nomeadamente por Godeideos. Eu faço parte de um pequeno grupo de apreciadores deste grupo. Ainda temos poucas especies mas até ao outono espero alterar esta situação.

Creio que acharás interessante ver o site viviparos.com , é do amigo Cyprinodon que leva este grupo de peixes muito a serio.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá meu amigo Tiago

 

Depois de ter sido avisado sobre este tópico via mp por várias pessoas, as quais sabem que mantenho a espécie há cerca de 3 anos, ( e ainda por cima tendo sido informado que a autoria era tua ), resolvi passar logo por aqui, apesar da minha escassa disponibilidade.

A primeira boa novidade é que há uma alta probabilidade de que tenhas sido um dos compradores de uma determinada loja onde estes peixes estão há mais de 3 meses a aguardar por quem lhes desse o devido valor.

Se assim foi felicito-te, pois calculo que por terem uma venda tão difícil não voltarão tão cedo a serem importados pelo estabelecimento em causa, ( e compreende-se porquê ).

Quanto à ficha aqui publicada e reproduzida na “ Wiki “ queria aplaudir o teu esforço de pesquisa. Apenas devo honestamente explicar-te que a que publiquei no meu sítio tem algumas divergências porque se baseia na minha experiência pessoal e apenas em artigos científicos.

Com isto não quero ser mal interpretado e sequer levantar a mais ténue suspeita que estou a tirar o valor a este trabalho... de forma alguma !

Serve o parágrafo anterior apenas justificar as diferenças encontradas, as quais são na realidade poucas.

Mais te informo que podes usar as minhas fotos sobre esta espécie disponíveis na galeria de imagens. Lamento a qualidade não ser profissional, mas são de Amecas nascidas em Portugal genuínas.

A minha população deriva de duas importações distintas recebidas pela mesma loja. Uma foi proveniente da Alemanha outra de França, ( e não da República Checa como de início pensei ).

Espero que te venhas a “ apaixonar “ sobre este peixe da mesma forma que alguns de nós.

Com as minhas melhores saudações

 

Miguel Andrade

 

http://www.viviparos.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Fico contente por ouvir a opinião de um evidente especialista nestes belos peixes (apesar da confusão de identidades :wink: ), de facto penso que foi na loja referida, em benfica, que comprei as amecas. Estou é meio desanimado com a situação das amecas porque na referida loja só existem neste momento machos e estava bastante interessado em arranjar algumas fêmeas mais, alguém me sabe indicar de mais alguma loja onde seja possível encontrar amecas?

 

Abraços.

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O.K. malta, reconheço a troca de identidades,

 

Meã culpa, meã culpa.

As minhas desculpas a ambos.

Afinal sempre foi uma aquisição na loja que eu pensava.

Já que te podes deslocar tão perto de mim conta com uma ou várias fêmeas oferta da casa.

Temos que combinar uma hora e um local para eu te levar os peixes num fim de semana depois do dia 3 de Junho. Manda-me uma mensagem para o meu endereço.

Entretanto, vou ainda hoje reactivar um tópico sobre peixes desta família aqui no fórum, o qual vem muito a propósito.

Com as minhas melhores saudações

 

Miguel Andrade

 

http://www.viviparos.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 meses depois...

eu comprei e muito caros 3, 1 macho e 2 femeas para ver quais as abilidades de comer algas q são tão famosas

 

Quemé que faz criação?

 

alguem tem estes peixes juntos com mais especies?

 

Um abraço

 

 

 

 

O.K. malta, reconheço a troca de identidades,

Meã culpa, meã culpa.

As minhas desculpas a ambos.

Afinal sempre foi uma aquisição na loja que eu pensava.

Já que te podes deslocar tão perto de mim conta com uma ou várias fêmeas oferta da casa.

Temos que combinar uma hora e um local para eu te levar os peixes num fim de semana depois do dia 3 de Junho. Manda-me uma mensagem para o meu endereço.

Entretanto, vou ainda hoje reactivar um tópico sobre peixes desta família aqui no fórum, o qual vem muito a propósito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu tenho uma colóniazita de Amecas, prai com uns 25 peixes entre adultos, juvenis e alevins. Para fazeres criação o melhor mesmo é teres só Amecas, o macho que tenho correu com tudo o que era de outra espécie pra outros aquários - a única e honrosa excepção foi o Pitbull (Paratocinclus jumbo) que ignora o macho e fica na dele quando este o vê, mas a maior parte do tempo o macho nem dá por ele. Quanto a comer algas isso não é tão linear como possa parecer, elas de facto comem algas (bem como plantas tenrinhas à falta de comida normal)) mas pensar em alimentar as Amecas só a algas é má ideia, elas necessitam de alimentação normal como qualquer peixe e só a algas definhavam.

Concluindo e resumindo, podes ter Amecas isoladas com outros peixes, mas se tiveres macho e fêmea (a menos que seja um aqua bastante grande) o mais certo é o macho tentar correr com tudo o que mexe e não seja a fêmea. Se tiveres mais que um macho deves ter bastantes, senão macho dominante não vai dar descanso aos outros e se a agressão não for difusa por meia dúzia de alvos os infelizes vão definhar.

Mas já agora diz aí as características do aqua em que tens as Amecas. ;)

 

Boa sorte.

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Boas,

 

Eu tenho uma colóniazita de Amecas, prai com uns 25 peixes entre adultos, juvenis e alevins. Para fazeres criação o melhor mesmo é teres só Amecas, o macho que tenho correu com tudo o que era de outra espécie pra outros aquários - a única e honrosa excepção foi o Pitbull (Paratocinclus jumbo) que ignora o macho e fica na dele quando este o vê, mas a maior parte do tempo o macho nem dá por ele. Quanto a comer algas isso não é tão linear como possa parecer, elas de facto comem algas (bem como plantas tenrinhas à falta de comida normal)) mas pensar em alimentar as Amecas só a algas é má ideia, elas necessitam de alimentação normal como qualquer peixe e só a algas definhavam.

Concluindo e resumindo, podes ter Amecas isoladas com outros peixes, mas se tiveres macho e fêmea (a menos que seja um aqua bastante grande) o mais certo é o macho tentar correr com tudo o que mexe e não seja a fêmea. Se tiveres mais que um macho deves ter bastantes, senão macho dominante não vai dar descanso aos outros e se a agressão não for difusa por meia dúzia de alvos os infelizes vão definhar.

Mas já agora diz aí as características do aqua em que tens as Amecas. cabecadura

 

Boa sorte.

 

 

Caro Termo...

 

O meu Aqua:

 

Data de montagem: 28/11/2006

Dimensões: 121 x 41 x 55 cm (Juwel rio)

Volume: 200 l

Iluminação: 2x38 w

Substracto Tipo/Quantidade: JBL Flora 5 kg+ areao fino 30 kg

Aquecimento/Refrigeração:

Filtragem :Juwel 200 w

Juwel : 1000 L/h interno

Eheim 2224: externo

Peixes:

Poecilia reticulata (5) + crias (>20)

Machos : 3

Femeas: 2

Corydoras aeneus (2)

Albino Corydoras: 1

Bronze Corydoras: 1

 

Poecilia latipinna (:2gunfire: + Juvenis e alevins (>40)

Machos: 3 (Lira/normal)

Femeas: 9 (Lira(1)/Normal(:drinking:)

 

Nannostomus unifasciatus (2)

 

 

limia nigrofasciata (3) + crias (>10)

Machos: 1

Femeas: 2

 

Ameca splendens (4)

Machos: 1

Femeas: 3

 

Botia macracantha (2)

 

 

 

Plantas:

Anubias barteri var. nana ou Anubias barteri var. barteri (?)

 

Vallisneria spiralis

 

Java Fern

(Microsorium pteropus)

 

Manutenção: Em ciclo

Parâmetros: (5/12/2006)

Nitritos Amonia No3

6/11/2006 28ºC pH:7,7 KH:60 GH:160 0,25 0

5/12/2006 28ºC pH:7,7 KH:60

15/12/2006 28ºC pH:7,9 KH:70 GH:200 0,25 0

02/01/2007 28ºC pH:7,9 KH:60 GH:270 <0,1 0 15

10/01/2007 28ºC pH:7,9 KH:70 GH:270 0,2 0 10

 

 

Os Amecas são agressivos para com os gupies, especialmente os machos, os outros peixes não são incomodados. O macho em especial tem crescido imenso numa alimentação de larvas de mosquito vermelha, artemia e comida seca. As condições do aqua estão afinadas para as molies com algum sal (1g/litro). Estou a pensar em colocar os Amecas e as limias num aquário à parte, quais as condições de dureza, pH, temperatura, plantas e potenciais companheiros para um aquário de 100 l?

 

Obrigado,

 

MNSM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Termo...

 

O meu Aqua:

 

Data de montagem: 28/11/2006

Dimensões: 121 x 41 x 55 cm (Juwel rio)

Volume: 200 l

Iluminação: 2x38 w

Substracto Tipo/Quantidade: JBL Flora 5 kg+ areao fino 30 kg

Aquecimento/Refrigeração:

Filtragem :Juwel 200 w

Juwel : 1000 L/h interno

Eheim 2224: externo

Peixes:

Poecilia reticulata (5) + crias (>20)

Machos : 3

Femeas: 2

Corydoras aeneus (2)

Albino Corydoras: 1

Bronze Corydoras: 1

 

Poecilia latipinna (:?: + Juvenis e alevins (>40)

Machos: 3 (Lira/normal)

Femeas: 9 (Lira(1)/Normal(:wink:)

 

Nannostomus unifasciatus (2)

limia nigrofasciata (3) + crias (>10)

Machos: 1

Femeas: 2

 

Ameca splendens (4)

Machos: 1

Femeas: 3

 

Botia macracantha (2)

Plantas:

Anubias barteri var. nana ou Anubias barteri var. barteri (?)

 

Vallisneria spiralis

 

Java Fern

(Microsorium pteropus)

 

Manutenção: Em ciclo

Parâmetros: (5/12/2006)

Nitritos Amonia No3

6/11/2006 28ºC pH:7,7 KH:60 GH:160 0,25 0

5/12/2006 28ºC pH:7,7 KH:60

15/12/2006 28ºC pH:7,9 KH:70 GH:200 0,25 0

02/01/2007 28ºC pH:7,9 KH:60 GH:270 <0,1 0 15

10/01/2007 28ºC pH:7,9 KH:70 GH:270 0,2 0 10

Os Amecas são agressivos para com os gupies, especialmente os machos, os outros peixes não são incomodados. O macho em especial tem crescido imenso numa alimentação de larvas de mosquito vermelha, artemia e comida seca. As condições do aqua estão afinadas para as molies com algum sal (1g/litro). Estou a pensar em colocar os Amecas e as limias num aquário à parte, quais as condições de dureza, pH, temperatura, plantas e potenciais companheiros para um aquário de 100 l?

 

Obrigado,

 

MNSM

 

Bom dia,

 

Ameca Splendes... comedores de algas filamentosas do melhor que há

 

aquario 1 metro completamente num estado lastimavel em termos de filamentosas e 3 amecas deram conta daquilo em 3 semanas

 

um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...
Bom dia,

 

Ameca Splendes... comedores de algas filamentosas do melhor que há

 

aquario 1 metro completamente num estado lastimavel em termos de filamentosas e 3 amecas deram conta daquilo em 3 semanas

 

um abraço

 

Que tipo de filamentosas e que tamanho tinham essas tuas amecas ?

 

Já agora é facil encontrar esse peixe e é caro ?

 

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 meses depois...
  • 4 semanas depois...

Mais uma pequena contribuição para o tema.

 

Adquiri em Maio (2008) 4 exemplares desta espécie, 2M e 2F. Depois de ler sobre o habitat dela descobri que se trata de um peixe que, em termos de exigências de temperatura, tem uma amplitude muito maior que os normais tropicais uma vez que no seu habitat a temperatura exterior chega a cair, no pico do inverno, aos 0ºC. Como construí um lago meti lá as 4 Amecas que se têm dado de forma extraordinária e as 2 fêmeas estão "gravidíssimas".

 

No fim do verão, início do outono, irei retirar as 4 Amecas grande e uns quantos juvenis para dentro de portas, deixando o remanescente no lago para ver como se dão no Inverno (se houver acidente pelo menos não perco a espécie e posso repovoar para o ano). Daqui a uns meses darei mais notícias.

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Boas,

 

Qual não foi a minha surpresa ao regressar ao fórum depois de uma ausência prolongada e ver este tópico ainda vivo. ;) Este regresso coincide também com o meu regresso às lides aquariofilas depois de uma ausência prolongada no estrangeiro em que tive que desmontar os meus aquas e entregar aqueles que mantive ao cuidado de terceiros. Situação que não correu da melhor maneira, mas bem a propósito para este tópico, um dos aquas que se manteve foi uma colónia de amecas.

 

Apesar de ter sido uma situação pouco recomendável a que ocorreu não posso deixar de descrevê-la nalguns aspectos que me parecem importantes para o conhecimento das Amecas. Quando recuperei o aqua este estava sem filtragem há largos meses, tinha no entanto pés de Limnophila sessiliflora e Bacopa monnieri a crescerem desenfreadamente e a ocuparem a maior parte da coluna de água, quanto a alimentação, esta era extremamente irregular e escassa (uns flocos uma vez por semana) as amecas estavam no entanto aparentemente saudáveis. O que terá acontecido é que a grande quantidade de plantas no aqua estaria a funcionar como sistema de filtragem e alimento simultaneamente - e estou a falar de uma situação que se manteve durante um pouco mais de um ano. As amecas já tinham alguma fama de serem resistentes mas isto confesso que me surpreendeu. Tinha 11 amecas, 4 adultos e o restante juvenis, alevins não havia nenhuns, quando deixei o aqua entregue creio que havia cerca de 25 individuos, entre adultos, juvenis e alevins.

 

Não sendo uma situação recomendável, obviamente, achei que esta informação poderia ter algum interesse.

 

Cumprimentos a todos os aquariofilistas.

Editado por termoventilador

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Na sequência do post anterior aproveito para deixar aqui umas fotos dos meus espécimes que sempre ficam bem e animam o tópico. :P

 

DSC_0332.jpg

Esta é a maior fêmea que tenho, com cerca de 6 cm.

 

DSC_0345.jpg

Este é o macho dominante que ultimamente anda a ser desafiado por um macho mais novo, e parece-me que é uma questão de tempo até perder o posto. ;)

 

Cumprimentos.

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

Boas gostava de me iniciar nas amecas, mas como na procura não sortiu efeito venho aqui perguntar se alguém sabe como eu arranjar 1 ou 2 casalinhos...

"Give a man a fish and you feed him for a day.

Teach him how to fish and you feed him for a lifetime." -- Lao Tzu

 

SOCIEDADE AUTOSUBSISTENTE É UMA SOCIEDADE SEM LUCRO,

SEM CARENCIAS E EQUILIBRADA, O OPOSTO DA NOSSA SOCIEDADE CAPITALISTA!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais