Onde apanhar ermitas?


Recommended Posts

Ola

 

na nossa costa existem ermitas e que se podem aproveitar para os aquarios, a questão é que de todas as minhas idas ao cabo Raso, só por 1 vez é que encontrei 1 ermita. Existe algum truque para os apanhar? Onde serão so melhores lugares para procurar?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 50
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas,

Luís, no Cabo Raso há eremitas. Na última vez que lá fui, apanhei 8. Nassários, apanhei uns 20. Quando vires conchas de Nassários vazias, traz. Normalmente têm um inquilino, ( eremita ). Também apanhei vários ofiúros com cerca de 1 a 2 cm. Levanta as rochas e vê o que têm por baixo. Vida não falta. Não te esqueças de voltar a colocar as rochas como estavam.

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hmmm Ali na parede fica ao pe da praia das avencas, junto a um restaurante novo que estão a fazer junto a costa, tem um pequeno parque e tudo. Quanto ao cabo raso, ja andei la a procura de eremitas mas nao encontrei nada! De que lado apanhas? Nao encotrei nenhum naquele dia com muita pena minha :P

 

 

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

A minha última resposta era ao Luis Rosa. Bom ! Agora é para os dois. :roll: . A apanha de bicharada é como o mergulho com escafandro. Eu passo a explicar : No mergulho, há quem se limite a dar à barbatana, olhar para a esquerda, para a direita e pouco mais. Depois dizem que não viram nudibrânquios, esponjas, góbios, etc. No meu caso, sou capaz de passar uma boa meia-hora a observar atentamente 1 ou 2 metros quadrados deitado no fundo e vejo coisas que os outros não viram. No caso da apanha de bicharada para o aquário, passa-se o mesmo. ( Não digo que seja o vosso caso ), mas, quando apanhei aqueles 8 eremitas e os nassários, andava lá um casal também na apanha, e vieram de mãos a abanar. O mais curioso nesta situação, é que eu andava atrás deles. Eles saíam de uma poça e eu ía lá a seguir.

Levanta-se com muita calma uma rocha, espera-se que a areia assente, e é procurar por eles. Olhem também para o fundo das rochas que costumam ter Quitons.Tenho uns quantos no aquário. Um artefacto que pode ajudar na procura, é um bocado de tubo pvc de 100 mm com um bocado de acrílico colado no fundo. Este artefacto faz o efeito de máscara de mergulho. Se quiserem, posso arranjar-vos o tubo e o acrílico, ( à borla, claro ). Depois, é só colarem com silicone e irem à cata da dita bicharada.

Quando fôr novamente buscar àgua, podemos combinar e vêem no terreno como faço.

Espero ter ajudado.

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é fazer-me de convidado mas não poderá aparecer um também por lá?... :wink:

Estou a precisar de água e bichos!

 

Abraços

 

Bernardo Gordo

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Em princípio, vou no Sábado, pois tenho que levar a carrinha do belenenses, ( Depois das escavações por parte da Quinta da Marinha, a porra do Audi não entra lá ). Se conseguir a carrinha para Domingo, amanhã digo qualquer coisa. Vou também trazer umas rochas que depois de colocadas num tanque com uma bomba a dar-lhes, libertam muita vida, ofiúros, pequenas estrelas, quitons, etc. Depois de feita a depuração das rochas, estas são devolvidas ao sítio de onde vieram. Com uma boa aclimatação, tenho estrelas, etc. há dois meses no aqua, que vieram do Cabo Raso.

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa, bernax,

Não há convidados. Quem quiser, é só aparecer. Andamos aqui para nos ajudarmos uns aos outros. Além disso, o cabo Raso é público. Aparece paaaa! Quantos mais braços para ajudar com os bidons, melhor.hehehehehe :shock: .

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, pessoal,

No passado fim-de-semana foi-me de todo impossível ir à àgua. No Domingo que vem, dia 4, vou ao Cabo Raso por volta das 14.30. A maré vazia é às 14.45.

Apareçam paaa ! :D

Abraços,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá , boa noite.

 

Faço por vezes caça submarina em sesimbra ( agora está mau por causa da Policia Maritima ) e vejo em zonas de baixa profundidade paletes de eremitas a passear pela areia.

 

Quem está virado para o mar ve do seu lado esquerdo um predio ( edf do tribunal ) que tem uma escada de madeira de acesso à praia.

 

Entre as rochas da falesia e essa escada, há muitos eremitas a baixa profundidade. Dá para brincar com a familia e apanhar bicharada.

 

Um abraço,

 

JC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

João, estás a falar do lado esquerdo da praia da califórnia ? Se sim, posso confirmar que toda essa bicharada é às "paletes". No Portinho da Arrábida, acontece o mesmo. Tanto junto à beira de àgua, como à volta da pedra da Anixa.

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

No Domingo não posso ir. Sábado vou embarcar em Sines para pesca de alto mar ao largo de Sagres. Devo chegar assim para o cansado. Se faltar o gasóleo, vou ter que andar a empurrar um iate de 15 metros. :oops::oops::lol: . Nãoooo ! Infelizmente o barco não é meu. :oops:

Noutra altura, podemos combinar uma ida a Sesimbra.

Abraço,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais