Colysas


Visitante

Recommended Posts

Boas!

 

Este é o meu primeiro post, sou um iniciante na aquariofilia, apesr de já ter tido um aquario há uns anos atrás só agora é que acho que já recolhi informações suficientes para me dedicar a este maravilhoso hobbie.

 

A razão deste meu primeiro hobbie é que eu tenho duas colysas anãs (penso eu) e gostava que me tirassem essa dúvida e também se houver alguem que me consiga dizer quais os sexos delas. Um amigo meu que tb tem um aquario e sabe alguma coisa disse-me que eu tive sorte e consegui um casal, mas tb não tem a certeza.

 

Ajudem-me, por favor.

 

brigado e um Abraço.

 

colysa1.jpg

colysa2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O peixe que tens na foto é um macho da espécie Colisa lalia. As fémeas desta espécie são cor de pérola suja e são, geralmente, um pouco mais pequenas que os machos apresentando, quando adultas, o abdomen um pouco inchado, de tempos a tempos, a que corresponde o acumular de ovos.

 

Quanto ao chamarem-lhe colisas anãs eu desaconselho. Primeiro porque é sempre preferível identificar as espécies pelo nome científico para evitar confusões, e se há nomes científicos difíceis, este não é um deles. Depois, porque, qaunto muito, poderia chamar-se Gourami anão (nome comum) pois Colisas há bem mais pequenas. Ex. Colisa chuna.

 

O método de reprodução é muito idêntico ao dos Bettas, sendo que os alevins necessitam de bastantes mudanças parciais de água já que podem ser afectados pelo aumento da concentração dos compostos azotados o que gera deficiências. Já reproduzi esta espécie algumas vezes e não dá demasiados problemas, sendo aconselhável a alimentação dos alevins, nos primeiros tempos de vida, à base de infusórios ou de comida líquida para alevins, já que são de dimensões bastante diminutas.

 

 

Esta espécie comporta, ainda, uma variedade seleccionada, também muito bonita ... a variante cobalto.

 

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta é fácil....

 

Como já disseram a espécie é Colisa Lalia...e o macho é o mais colorido.

 

não conheço a espécie como colisa anã....há outra espécie de colisa mais pequena e dificil de encontrar: Colisa Chuna, e outra maior: Colisa Labiosa....

 

a reprodução é igual ou parecida a todos os contructores de ninhos de bolhas....

 

um abraço e boa sorte

sig.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi eu tenho tb um casal as femas geralmente sao mais redondas, pequenas e prateadas ma ha uma especie tingida que é azul... no caso da tua femea (1ª foto) o macho contem riscas ou tons alaranjados o meu e laranja como teu (2ª foto) no entanto nao contem ristas, e sao mais quadrados.. ou seja as femas reralmente sao cinzentas e muito redondas ou azuis, os machos sao azuis ou as riscas alaranjados...e mais quadrados...

Posted Image

 

Um abraço

Pedro Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais