ajuda urgente ssf


pedrof

Recommended Posts

Ola, a 2 semanas atras comprei o meu primeiro aquario, tem +/- 60 lt, a cerca d uma semana um dos meus peixes comecou a ter um comportamento estranho, e quando reparei a boca dele parecia q estava a desfazer-se, andava so as voltas em desespero ao pe das bolhas de ar.Fui a loja e comprei medicamento para anti fungos pois foi o q me aconselharam, ja la vao 4 dias e as melhoras sao muito poucas.O que eu queria saber e s posso mudar cerca de 15 a 20% da agua do aquario e voltar a por mais medicamento, pois eu desconfio q ele nao melhora devido ao estado da agua, e que eu ja tentei de tudo e nao consigo equilibrar o ph e tudo o resto.Por favor digam-m o que posso fazer pois ja nao sei pra onde me virar e custa-me ver o peixe neste estado.Muito obrigado.

Pedro Filipe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro

 

Precisamos de saber mais coisas sobre o teu aquário.

 

Quantos litros tem? ( Já vi 60L sorry )

Que filtro tem?

Tens carvão activado no filtro? ( Se tiveres tira porque elimina o medicamento )

Quanto tempo depois de montares o aquário colocaste o peixe?

Que peixe é?

Tens outros peixes? Se sim quais e quantos?

Qual o pH, nitritos e/ou amónia se possível?

 

Desculpa lá as perguntas mas compreenderás mais tarde que é mais fácil ajudar se tivermos dados.

 

Já agora bem-vindo e boa sorte.

 

V

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola vlad

o filtro internal power filter pf3 nao sei se conheces porque eu estou a viver uk.

nao tenho o carbono no filtro porq ja me tinham dado dica.

no dia que montei o aquario pus 2 golfisha laranjado comum nao sei o nome,e uma semana depois pus3 pequeninos 2cm parece robalinhos e mais 1 parece uma dourada tamb 1.5cm.

ontem ph era 7.00/8.5.

nitrate-75mg/l-1.00mg/l.

nitrite-0.5mg/-1.5mg/l.

a amonia dava ok .mas estes nao sao 100%porq tenho ver pelas cores os resultados.sera que assim ja me podes ajudar mais um pouco. obrigado

Pedro Filipe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como é a lesão a volta da boca... isso é muito importante descrever... pode nao ser fungo, mas bacteria ou parasita.

 

nao consegues por fotos?

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As mudas de água para já parece-me importante. Os niveis de nitritos estão altos e em pouco tempo vais ter pouco aquário para tanto peixe. É que isso vai crescer.

 

Antes de conseguires identificar exactamente o problema, não vale a pena estar a insistir em medicamentos, por isso, se conseguires explicar melhor o que se passa com o peixe ou tirar uma foto, a gente agradece.

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola de novo nao tive hipotese tirar fotos porque morreu mudei a agua ,deixei passar 1 dia -ph ok

amonia ok

nitrate-75ml/g +

nitrite-1.5ml/g+

o que fazer para baixar estes valores ssf

Pedro Filipe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esses valores são normais nesta fase. Os nitritos deverão ir para 0 ao longo do tempo conforme a colónia de bactérias for crescendo.

 

Se quiseres acelerar o processo para o bem estar dos teus peixes, vai fazendo umas trocas de água diárias de pouca quantidade (10 a 20%).

 

Quando o aquário tiver nitritos a 0 faz trocas de água de 15% semanalmente e não deverás ter problemas.

 

O problema, parece-me, foi que colocaste um volume de peixes que fez disparar muito rapidamente os nitritos durante o "arranque" da colónia de bactérias. Lamento pelo peixe, mas como já me disseram, infelizmente aprendemos à conta do pior para eles muitas das vezes.

 

V

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais