"Nameless" - [Antes da desmontagem]


Bytter

Recommended Posts

Nunca tinha visto nenhuma planta a fazer pearling neste aqua...

Ontem fiz uma TPA de 30%, e hoje ao meio-dia fertilizei com potassio e micros, e ainda mudei a minha injeccao de CO2 por uma mistela nova...

 

Resultado... Ao bocado encontrei esta egeria a fazer aquilo que eu penso ser pearling:

 

egeriapearling0ct.jpg

 

Tambem tenho algumas folhas de glosso com bolinhas de oxigenio, mas a minha máquina nao as apanha...

 

Um abraço,

 

Hugo Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 66
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá Hugo.

 

O aquário ainda é recente por isso dá algum tempo para as plantas crescerem. Não sei qual a tua ideia em termos de layout mas, tendo em conta que o aquário é grande e ainda tens muito espaço, podias tentar arranjar outra raíz dessas e preencher um pouco mais o aquário. Podias arranjar mais pedras e completar a raíz que aí tens. iOutra coisa: as valisnérias vão ficar ali ? Pergunto isto porque onde estão plantadas vão-se começar a alastrar para a frente do aquário. Ficam melhores como planta de fundo.

 

Dizes que procuras plantas: que espécies são? Pode ser que tenha alguma coisa que queiras...

 

Outra coisa: já estás a fertilizar com micros; potássio tudo bem até porque vai ajudar as plantas a consumir o resto dos nutrientes mas micros não sei se será boa ideia, uma vez que o AS já é bastante fértil nesse aspecto. Fica atento a isso...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui vai uma actualização, agora com o fundo azul...

 

hpim5290final0hi.jpg

 

Preciso de uma maquina fotografica nova :twisted: É so ruido com esta coisa.. Anyway, aqui vao as novidades:

 

1) Poda, precisa-se... As egerias e as cabombas estao a curvar-se fortemente. Ja cortei para ai 50% do musgo de java e cheira-me que ainda vou cortar mais.

2) Procuro Didiples Diandra e Rotala Boshi-Nanjenshan para substituir pelas egerias, cabombas, echinodorus e valisnerias...

3) Continuo com a agua enevoada. Por grande preguiça, ainda nao comprei o que o Filipe me aconselhou (update: passei pelo norte-shopping mas nao tinham :D)!! Mas vou ver se compro ASAP e experimento...

4) Alguem sabe qual e aquela planta que esta ali do lado direito a beira do xisto e a reproduzir-se como camaroes? estou a gostar do efeito que da por cima da glsso, e nao me parece que forme uma superficie compacta... Acham que com o tempo vai atrofiar a glosso?

 

Um abraço a todos :P

 

Hugo Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

So uma coisa que me esqueci :twisted:

 

Andre, tenho fertilizado regularmente com potassio... Mais ou menos 12ppm de 3 em 3 dias. Micros foi so nesse dia, para nao mandar para o lixo um resto que tinha de Tetra Planta-Min.

 

Quanto as plantas que ando a procura sao aquelas que falo no post anterior :D

 

Um grande abraco a todos!

 

Hugo Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Olá.

 

Ja repararam nas algas? :D

Potenciais culpados:

 

:wink: Fosfatos baixos e pouco CO2. Já passei por isso... o problema era pouco CO2 na água.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é...

Quem quer tinta para venda? Tenho 200 litros de verde...

 

hpim53489eg.jpg

hpim534928zb.jpg

 

Tentativas para acabar com isto (e que, na realidade, so piorou a situação):

 

Blackout de 3 dias, com TPAs de 40% todos os dias... Failed!

Utilização de Sera AquaClear (1/2 frasco)... Failed!

Injeccao dia e noite de CO2 (biologico)... Failed!

Meio frasco de Tetra AlguMin... Failed!

Filtro auxiliar (na figura) com fibras finas e carvao activado... Failed!

 

Alias, o blackout nao so falhou, como me lixou o tapete de glosso!!!

 

Mais ideias antes de partir para actos violentos como filtros UV-C?

 

:oops:??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas..

 

O areão tem um aspecto muito atraente devido ao contraste com a glosso. Onde posso adquirir areão desse género?

 

O Substrato é ADA Aquasoil Amazonica. Podes adquirir em qualquer boa loja de aquariofilia. Esta comprei-a na Sohal, em Matosinhos.

 

Um abraço,

 

Hugo Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais ideias antes de partir para actos violentos como filtros UV-C?  

 

Boas,

 

Chegaste a usar o sera crystal???

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

Tenho pena que isto esteja a correr tão mal. Mas não desistas.

 

O Verde na água são algas em suspenção. Estas existem porque há excesso de nutrientes na água.

 

Ao Cortar a Luz, não resolves o verdadeiro problema, mas as TPA's ajudam. Mas é possível que a água da tua torneira contenha algo que promove as algas. Pode ter Nitratos Algos ou algo assim. Para ser honesto, Eu não sei.

 

Mas pareçe-me grave. Pois eis o que te sugiro:

 

Arranja Ceratophyllum demersum é uma planta de crescimento rápido que é flutuante. (Não precisas de mexer no substrato) É conciderada uma praga por ser muito prolifera. Mete esta planta no aquário para ela te ajudar a absorver os nutrientes em excesso. Faz TPA's de 40% todos os dias durante uma Semana. (Eu sei que doi - fica-te pelos 30% se preferes) e quando notas uma melhoria faz 40% cada segundo dia.

 

Há quem diga que Ceratophyllum demersum segrega um algicida natural, mas nunca pude comprovar isso. Mas há logas que mantêem esta planta nas baterias para controlar as algas.

 

Se notas crescimento deficiente nas folhas novas das tuas plantas, é sinal que há desequilíbrio entre os nutrientes. Nesse caso é provável que precises de compensar com potassio. Disso não sei muito e prefiro que haja outros que to confirmem.

 

Não desistas. Comecaste com poucas plantas no aquário e as algas encheram o nicho que sobrou.

Boa Sorte.

"Human beings, who are almost unique in having the ability to learn from the experience of others, are also remarkable for their apparent disinclination to do so."

Douglas Adams

(1952 - 2001)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

è uma situação em tudo estranha...de uma maneira ou de outra o "verde" da água deveria de desaparecer ( a menos que a estejas a provocar intencionalmente -que giro, vou fazer uma montagem chamada "caldo verde" e vou ter aquilo quase sempre com água verde :oops::):oops:- mas tal parece não se verificar...

-Se água já esteve mais "clara" porque será que tal se verificou? tens ideia?

 

Agora o que eu faria se estivesse na mesma situação...

-Limpava todo o equipamento de filtragem (incluisivé mangueiras...)...

-Nos filtros colocava bastante lã a qual substituia com frequência...

-Não faria tpa`s (se tpa`s não resultaram , a ausência delas poderia resultar....sempre que fazes uma tpa provocas um desequilibrio no aquário, esse(s) desequilibrio(s) constantes e que podem estar a impedir o "estado normal das coisas"...

-Teria o aquário com iluminação de 10h/d sem variações

e...

-Água oxigenada...uma tampinha para comecçar numa base diária...e...

uma velinha acesa :wink:

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bytter olá que pena que isso te esteja a acontecer porque o aquario esta muito giro, mas não está tudo perdido, isso com umas rodelitas de chouriço e um alhinho frances e ta pronto a servir o caldinho :twisted::shock: ( estou a brincar) gosto muito desse tronco, vais ver que tudo vai ficar bem é perciso é calma, tás em boa companhia aqui com estes amigos :twisted: boa sorte Krystal

"O passado é só prática!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fala-se em filtros micro-porosos acoplados a uma bomba para retirar esse verde das algas em suspensão.

esse filtro será o usado em maquinas de lavar roupa ou loiça para retenção de areias e outras substancias mircro-organicas contidas na agua da rede.

procura e experimenta. é menos radical e drastico que os UV.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Chegaste a usar o sera crystal???

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

 

Pensei que Sera AquaClear fosse a mesma coisa.. Não é??? :roll:

E que nao consigo encontrar esse Sera Crystal em lado nenhum (shoppings, jardiland...)

 

Um abraço,

 

Hugo Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

bytter experiementa o B-Clear e o P-Clear da Nutrafin, DECERTEZA que ja não mais vais ter a agua assim. Tens uma loja no carrefour perto do arrabida shopping que vende isso, ou entao no L'eclerce de valongo.

 

Eu bem te avisei, eu ca ja tinha posto o UV ha muito tempo...

 

Adeus

Naturebyvitlatedlogoa.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pensei que Sera AquaClear fosse a mesma coisa.. Não é??? :)

E que não (palavra corrigida) consigo encontrar esse Sera Crystal em lado nenhum (shoppings, jardiland...)

 

Como não?!? A jardiland tem, ainda ontem tive com um frasco na mão.

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tentativas para acabar com isto (e que, na realidade, so piorou a situação):

 

Blackout de 3 dias, com TPAs de 40% todos os dias... Failed!  

Utilização de Sera AquaClear (1/2 frasco)... Failed!

Injeccao dia e noite de CO2 (biologico)... Failed!

Meio frasco de Tetra AlguMin... Failed!

Filtro auxiliar (na figura) com fibras finas e carvao activado... Failed!

 

Alias, o blackout não (palavra corrigida) so falhou, como me lixou o tapete de glosso!!!

 

Mais ideias antes de partir para actos violentos como filtros UV-C?

 

:)??

 

Been there done that :?

 

Aconselho vivamente "atacar" já com UV (não é asim tão violento), associado à inclusão de algumas plantas de crescimento rápido e aumento da frequência de TPA's.

 

O UV mata os esporos das microalgas impedindo a sua reprodução e as plantas de crescimento rápido ajudam no consumo do excesso de nutrientes. Acho esta a solução menos violenta e seguramente mais eficaz.

 

Rui V.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pensei que Sera AquaClear fosse a mesma coisa.. Não é??? ;)

E que não (palavra corrigida) consigo encontrar esse Sera Crystal em lado nenhum (shoppings, jardiland...)

 

Como não?!? A jardiland tem, ainda ontem tive com um frasco na mão.

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

 

Ok, já percebi o problema...

 

O nome do produto que te referes é o "sera pond crystal", usado para lagos exteriores. O que eu comprei é o "sera aquariaclear", para aquários de água doce.

 

Nunca pensei em procurar isso na secção de lagos. Fará alguma diferença?

 

Um abraço,

 

Hugo Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Água verde não é um problema, se quiseres posso-te dizer que produto usar isto se não tiveres problemas no uso de ("quimicos") coagulantes !

No áqua da minha sobrinha exagerei um pouco no solo fértil, como não vou lá todos os dias e não queria passar para a mão dela os frascos dos fertilizantes, decidi usar um pouco mais. Assim que faço uma poda, nos dias seguintes a água verde volta e resolvo esse problema com uma simples tampa de "Sera Crystal", depois de metido no áqua agito a água com as mãos de forma a espalhar mais o coagulante.

O que faz este produto é engrossar as particulas na coluna de água de forma a serem absorvidas pelo filtro.

Dependendo do caudal do teu áqua podes ter esse problema resolvido num par de horas... Desde que não exageres na dose não tens qualquer problema com a fauna. Outro pormenor, bomba de ar ligada na altura em que colocares o produto  ;)  

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Água verde não é um problema, se quiseres posso-te dizer que produto usar isto se não tiveres problemas no uso de ("quimicos") coagulantes !

No áqua da minha sobrinha exagerei um pouco no solo fértil, como não vou lá todos os dias e não queria passar para a mão dela os frascos dos fertilizantes, decidi usar um pouco mais. Assim que faço uma poda, nos dias seguintes a água verde volta e resolvo esse problema com uma simples tampa de "Sera Crystal", depois de metido no áqua agito a água com as mãos de forma a espalhar mais o coagulante.

O que faz este produto é engrossar as particulas na coluna de água de forma a serem absorvidas pelo filtro.

Dependendo do caudal do teu áqua podes ter esse problema resolvido num par de horas... Desde que não exageres na dose não tens qualquer problema com a fauna. Outro pormenor, bomba de ar ligada na altura em que colocares o produto  :shock:  

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

 

Didn't worked...

 

Entretanto fartei-me da coisa e comprei um filtro UV de 11W que acoplei à saida do meu Eheim. Está a funcionar à 4h mas ainda nao noto diferença nenhuma. Baixei a saída do caudal de água de forma a aumentar a eficácia dos UV-C, pelo sim, pelo não.

 

Alguém sabe quanto tempo demora ao resultado de uma coisa destas ser vísivel?

 

Um abraço a todos. Mal tenha o aqua limpinho (assim espero) posto uma foto :shock:

 

Hugo Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vou.te pedir um favorzinho...

 

cá vai...

 

taz a ver este guppy macho?

 

importas.te de lhe tirar uma foto mais próxima? é que ele é lindo... mesmo lindo... :shock:

 

nameless09057kt.png

 

se não estiveres a ver qual é... diz que eu aumento a foto...

http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.