Dúvida sobre produtor caseiro de CO2


bramirez

Recommended Posts

Olá, tive a ver os DIY de CO2 e fiquei muito contente, mas confesso que tenho duas dúvidas e não sabia bem onde as colocar.

 

1 - li que a produção de CO2 deve ser interrompida durante a noite, para não aumentar desproporcionadamente o CO2 no aquário, isto é verdade? E se sim como fazemos com o produtor caseiro?

 

2 - tentei com toda a atenção perceber o que se tem de colocar na pedra difusora para tornar as bolhas mais pequenas, mas não percebi bem. Será que alguém pode explicar melhor ou enviar-me uma foto?

Sempre disponível para aprender.

MSN:bramirezportugal@hotmail.com

O meu aquário "Amadorário"

aquascapingportugal.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, tive a ver os DIY de CO2 e fiquei muito contente, mas confesso que tenho duas dúvidas e não sabia bem onde as colocar.

 

1 - li que a produção de CO2 deve ser interrompida durante a noite, para não aumentar desproporcionadamente o CO2 no aquário, isto é verdade? E se sim como fazemos com o produtor caseiro?

 

2 - tentei com toda a atenção perceber o que se tem de colocar na pedra difusora para tornar as bolhas mais pequenas, mas não percebi bem. Será que alguém pode explicar melhor ou enviar-me uma foto

?

 

Boas

 

Cada caso é um caso...( eu tenho o meu 24h e até ao momento não tive qualquer problema - é um comunitário )

 

1 - Existem post's onde aconselham a colocar uma bomba de ar, enquanto a iluminação está desligada

 

2 - Se não quiseres utilizar a pedra difusora ( mais á superficie a mistura do CO2 é menor, no fundo a mistura é mais forte - nada como experimentares ) compra um difusor de CO2, a mistura na água torna-se mais rica

 

:D Atenção ao comportamento das "feras"

SeMpRe A aPrEnDeR

 

Paul08

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

com o co2 caseiro nao há maneira de parar o fluxo. Se fechares a garrafa corres o risco de ela rebentar.

Podes usar a pedra difusora(nao se poe nada para além da pedra). ou entao um difusor de co2, ha algumas marcas que os têm em conta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

1 - li que a produção de CO2 deve ser interrompida durante a noite, para não aumentar desproporcionadamente o CO2 no aquário, isto é verdade? E se sim como fazemos com o produtor caseiro?

 

Sim, é verdade. O facto é que as plantas só consomem o CO2 quando têm luz, por isso é que é desnecessário injectar CO2 no aquário quando as luzes estão apagadas. O que vai originar é que as plantas não vão consumir o CO2 e vai haver um excesso de CO2 no aquário, e pode matar os peixes que lá habitam. Porque o CO2 em excesso torna-se tóxico e mortal para os peixes.

Agora é assim ... se tiveres uma garrafa de CO2 de 1.5L para um aquário de 200L é capaz de não haver problema se deixares a bombar de noite, agora se tiveres a mesma garrafa para um aquário de 20L tens mesmo de cortar a injecção quando não houver luz. O que podes fazer para cortar a injecção de CO2 quando a luz está apagada é tirares a mangueira para fora do aqua, fica a bombar mas não lá para dentro.

Cumprimentos

Filipe Santos

 

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso de o CO2 em excesso ser tóxico e matar os peixes tem muito que se lhe diga...

Quanto a mim, e por experiência própria, o problema de fazer a injeção de CO2 durante a noite (periodo em que as luzes estão desligadas :o ) prende-se com a falta de O2 para os peixes. Parece esquesito, mas os peixes sem oxigénio na água não "respiram".

O que acontece é que durante o dia o CO2 é consumido pelas plantas, que por sua vez libertam O2 através da fotossintese. Durante a noite tal não acontece, e o oxigénio é substituído pelo CO2, levando os peixes a ter falta de ar.... :D

Num aqua comunitário e sem plantas, a oxigenação da àgua é feita através de uma bomba de ar ou por agitação da superfície da àgua. Num plantado, é complicado estar a agitar a àgua, e por isso é que se usa a bomba de ar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

xalam escreveu:

Isso de o CO2 em excesso ser tóxico e matar os peixes tem muito que se lhe diga...

 

Acredita que em excesso é mesmo tóxico e prejudicial aos peixes ... podes dizer é que tu bombas CO2 24h por dia e não é suficiente para chegar a ser em excesso... devido ás bolhas por segundo e tendo em conta o tamanho do aqua, isso é outra coisa :D mas disso já falei lá atrás.

 

xalam escreveu:

O que acontece é que durante o dia o CO2 é consumido pelas plantas, que por sua vez libertam O2 através da fotossintese. Durante a noite tal não acontece, e o oxigénio é substituído pelo CO2, levando os peixes a ter falta de ar....

 

Tás a ver ... és tu que estás a dizer :o é isso mesmo, de dia as plantas consomem CO2 e libertam O2 fazendo o processo inverso de noite, consomem O2 e libertam CO2, juntando este ao que tu injectas "pode" ficar CO2 em excesso...

 

xalam escreveu:

Num aqua comunitário e sem plantas, a oxigenação da àgua é feita através de uma bomba de ar ou por agitação da superfície da àgua. Num plantado, é complicado estar a agitar a àgua, e por isso é que se usa a bomba de ar...

 

Concordo contigo... se só usares a bomba de ar quando as luzes se desligam, é óptimo, para os peixes e plantas. É o que eles querem ... agora quando as luzes estão ligadas não faz nenhum sentido estares a injectar CO2 e teres uma bomba de ar ligada, até porque a movimentação da água vai fazer com que desperdices CO2, não digo todo, mas grande parte dele.

Cumprimentos

Filipe Santos

 

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E se eu arranjar uma saida em t do CO2 e durante a noite liberte o CO2 para a atmosfera (da sala neste caso?)

 

Se calhar assim não precisava de uma bomba. Parece-me um pouco estranho ter mais um equipamento só para anular o efeito do outro, quando se pode encontrar outra solução e me parecer que a bomba de ar é só mais gastos e menos estética.

 

O que acham?

Sempre disponível para aprender.

MSN:bramirezportugal@hotmail.com

O meu aquário "Amadorário"

aquascapingportugal.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é preciso tanto ... basta tirares a mangueira do CO2 para fora quando as luzes apagam ... e assim escusas de comprar o T (sempre a poupar :shock: ).

Cumprimentos

Filipe Santos

 

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é preciso tanto ... basta tirares a mangueira do CO2 para fora quando as luzes apagam ... e assim escusas de comprar o T (sempre a poupar :P ).

 

É o que eu faço. Em consequência 1 litro de preparado para a produção de CO2 dá-me para mais ou menos uma semana. Julgo que tal se deve a não haver resistência à saída do CO2 quando a mangueira está fora do aqua.

 

Pelo que já li aqui, um litro de mistura pode não 'conseguir' chegar a ser tóxico para um aqua de 140 litros úteis, certo? Acham que posso deixar a garrafa sempre a bombar? É que não quero matar a fauna e o que faço é só aproveitar o CO2 durante umas horas (desde que chego a casa até que me vou deitar)!

 

OB!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Boas...

 

xalam escreveu:

Agora é assim ... se tiveres uma garrafa de CO2 de 1.5L para um aquário de 200L é capaz de não haver problema se deixares a bombar de noite' date=' agora se tiveres a mesma garrafa para um aquário de 20L tens mesmo de cortar a injecção quando não houver luz

[/quote']

 

Isto como se costuma dizer, «não tem nada a ver o cu com as calças» :P , o tamanho da garrafa não tem nada a ver com o tamanho do aquario, é evidente que se pode usar uma garrafa de 2Kg ou mesmo de 10Kg num aqua de 20 litros, como tambem se pode usar uma garrafa de 500 gramas num aqua de 200 litros.

A diferença só tem a ver com a duração da mesma.

O tamanho do aqua só vai influenciar uma coisa o caudal de co2 necessario, para um de 20 litros vamos precisar de uma quantidade de co2 por hora muito inferior á que vamos precisar para um aqua de 200 litros.

Um abraço

Paulo Campos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ...

 

Filipe, o CO2 NÃO É TOXICO para nenhum ser vivo. O que se passa (como alias já foi referido neste topico) é que em concentrações altas pode provocar asfixia por descolamento de oxigenio, isto quer dizer que o CO2 vai ocupar o espaço do O2, mas isto apenas se a concentração de O2 for baixa.

Se o CO2 fosse toxico estavamos feitos, afinal expiramos CO2.

 

Caro jopeca, acho que devias estar mais atento aquilo que escrevo, pois o que digo é que o CO2 em excesso é tóxico para os peixes ... como cito aqui...

 

O que vai originar é que as plantas não vão consumir o CO2 e vai haver um excesso de CO2 no aquário, e pode matar os peixes que lá habitam. Porque o CO2 em excesso torna-se tóxico e mortal para os peixes.

 

o que é muito diferente de dizer, o CO2 é tóxico para os peixes ... agora... tudo bem, a tua explicação é mais científica, mas eu não gosto de linguagens científicas gosto de falar para todos perceberem, e por isso digo tóxico, assim todos sabem que CO2 em excesso é mau para os peixes...

 

Quanto à questão de ficar ou não ligado durante a noite, desde que garantas uma boa oxigenação (seja por movimentação da agua, seja atraves de uma bomba de ar) podes deixar o CO2 ligado 24H.

 

Outra vês desatento :P

 

se só usares a bomba de ar quando as luzes se desligam, é óptimo, para os peixes e plantas. É o que eles querem ... agora quando as luzes estão ligadas não faz nenhum sentido estares a injectar CO2 e teres uma bomba de ar ligada, até porque a movimentação da água vai fazer com que desperdices CO2, não digo todo, mas grande parte dele.

 

Isto como se costuma dizer, «não tem nada a ver o cu com as calças» :) , o tamanho da garrafa não tem nada a ver com o tamanho do aquario, é evidente que se pode usar uma garrafa de 2Kg ou mesmo de 10Kg num aqua de 20 litros, como tambem se pode usar uma garrafa de 500 gramas num aqua de 200 litros.

A diferença só tem a ver com a duração da mesma.

O tamanho do aqua só vai influenciar uma coisa o caudal de co2 necessario, para um de 20 litros vamos precisar de uma quantidade de co2 por hora muito inferior á que vamos precisar para um aqua de 200 litros.

 

O que eu quis fazer foi uma comparação ... tava a dizer que não é a mesma coisa de estar a injectar 1 bolha por segundo, num aqua de 20L e no aqua de 200L ... de certeza que num aqua de 20L se tiveres a injectar 1 bolha por segundo e não cortares a injecção quando as luzes apagam vai provocar um excesso de CO2, já se for num de 200L, pode não ser suficiente para teres CO2 em excesso.

 

podes dizer é que tu bombas CO2 24h por dia e não é suficiente para chegar a ser em excesso... devido ás bolhas por segundo e tendo em conta o tamanho do aqua, isso é outra coisa  mas disso já falei lá atrás.

 

PS: Só falei no tamanho da garrafa porque estamos a falar de CO2 caseiro

Cumprimentos

Filipe Santos

 

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Só quero fazer um pequeno reparo ao Filipe Santos :P , o difusor Eheim não é aconselhado para o Co2 caseiro pois não existe pressão suficiente para o fazer sair através da cerâmica ou mesmo que saia não é aprovitado ao máximo, além de o entupir muito rápido, e olhem que mesmo a pedra difusora também não é o melhor.

 

Aconselho o difusor da Nutrafin ou um parecido, sei que não é o mais estético mas nem tudo o que é bonito funciona :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Só quero fazer um pequeno reparo ao Filipe Santos  :P , o difusor Eheim não é aconselhado para o Co2 caseiro pois não existe pressão suficiente para o fazer sair através da cerâmica ou mesmo que saia não é aprovitado ao máximo, além de o entupir muito rápido, e olhem que mesmo a pedra difusora também não é o melhor.

 

:lol: ... :D pois isso não sei porque nunca experimentei ... o que disse é que gosto muito do difusor da eheim, agora se tem ou não pressão suficiente, num sei :lol: ... o que é certo é que eu tenho um parecido ao da Eheim (de certeza que não é a mesma coisa) e resultou no CO2 caseiro que antigamente usava ... agora o da Nutrafin é mesmo feio :lol: ... não sei porque é aquele calhamaço ... ao tamanho das bolhas que ele deita prefiro deixar a mangueira sem qualquer difusor ... :)

 

VPX (sabes o que é Miguel? o Fausto sabe :lol: )

Cumprimentos

Filipe Santos

 

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E porque não ligar a manguiera de CO2 à entrada de ar do filtro? :wink:

É o que eu faço, resultado: bolhas MUITO pequenas que se misturam logo com a água :D

é bem simples e escusamos de ter um tubo até au fundo, usar pedras difusoras ou difosores de marca...

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sam, acho interessante a tua ideia, mas para quem usa bombas no aquário. E quem não usa?

 

Miguel Ângelo e uma imagem do teu sistema, é que sem uma foto confesso que não consigo perceber muito bem

Sempre disponível para aprender.

MSN:bramirezportugal@hotmail.com

O meu aquário "Amadorário"

aquascapingportugal.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sam, acho interessante a tua ideia, mas para quem usa bombas no aquário. E quem não usa?  

Pois esqueci-me de referir que só com bombas internas.... =/

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.