Esquema Balastro Electronico Philips


Recommended Posts

esquemabalastro.jpg

Boas, gostava que me pudessem dizer se neste esquema que vem com este balastro electronico(Phlips HF-Basic 2x36w PLL ou TLD), tenho que fazer um shunt entre os pinos da lampada para o pino 5 e 1 do balastro?

O mesmo para os pinos 2 e 4 do balastro, ou aqui basta ligar os pinos laterais das lampadas entre si?

Já agora este balastro só tem 5 pinos, e o terceiro pino segundo o esquema não liga a nada... será assim?

O esquema está reproduzido tal e qual vem no balastro, menos as bolas vermelhas e a palavra "Shunt..."

 

De referir que comprei lampadas PLL 36w da Philips de cor 6500K.

 

Desde já Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então nesse caso, só necessito fazer um shunt entre os pinos laterais entre cada uma das lampadas, tal como está no esquema através da linha que lá está ligando um pino ao outro? Certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOL não é testar, é ligar como lá diz...

 

os dois pinos nas lampadas que ficam desligados, as pontas por exemplo, são reservados ao arrancador... como com balastro electronico não usas arrancador, não os ligas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

os dois pinos nas lampadas que ficam desligados, as pontas por exemplo, são reservados ao arrancador... como com balastro electronico não usas arrancador, não os ligas...

 

Efectivamente, só são ligados 1 'pino' de cada ponta da lampada.

:roll: Eu pessoalmente não gosto deste tipo de balastro, isto não utiliza os filamentos da lampada para fazer o pré-aquecimento, ou seja faz um arranque a frio.

Um abraço

Paulo Campos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bowdown Nuno ou não percebeste o que te disse ou então só podes estar a brincar bowdown . Basta ver os da osram, que suponho que conheces, excepto a serie economica as outras usam os filamentos. omg

Ou então estou redondamente enganado :D

Um abraço

Paulo Campos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os filamentos que não são usados servem para que? quais as vantagens /desvantages da sua (não) utilização?

Parece-me que ao serem concebidos desta forma servem, ou o fabricante está a enganar o pessoal?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Os filamentos quando usados com balastros convencionais (electromagnecticos) têm como unica função auxiliar o arranque, quando o circuito é ligado os filamentos são aquecidos sendo desligados no momento em que se dá a ionização do gas (o arrancador é o responsavel por este processo).

Já no caso dos electronicos, os filamentos (quando usados) ficam sempre alimentados com uma tensão baixa, suficiente para os manter a uma temperatura que facilita a manutenção do fluxo de electrões de um filamento para o outro. A unica finalidade é manter o fluxo de plasma mais constante e ligeiramente mais intenso.

Se por acaso estiver enganado alguem que me corrija.

 

Nuno, por acaso dei o exemplo da osram, mas tenho aqui alguns 'dos chineses' que tambem usam os filamentos. Não me parece que seja uma questão de preço. Será que não se destinam a fins diferentes?

Um abraço

Paulo Campos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oinq: sim eu li o que escrevestes, o problema é que para quem percebe tudo é claro e simples, mas para quem não percebe, se as coisas não forem explicadas detalhadamente... é complicado... eu sei do que falo popis por vezes tb incorro nesse erro ao tentar explicar a laguem certas coisas, penso que as pessoas tb sabem e fico-me por meias explicações. De qq forma obrigado pela ajuda a todos.

 

jopapeca:

Fins diferentes? queres dizer tipos de lampadas diferentes? se sim não me parece pois no balastro está a dizer que é para PLL e TLD.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esgalha,

 

Não, estava mais a pensar no tipo de utilização, domestica ou profissional.

 

Mas independentemente de eu ter dito que preferia os outros, não estou a dizer que esses não funcionem e que não sejam bons. Simplesmente acho que os outros são melhores, mas até posso estar enganado.

 

Se tiveres mais alguma duvida, 'posta' ai que a gente pelo menos tenta explicar :D

Um abraço

Paulo Campos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os filamentos que não são usados servem para que?

 

os dois pinos nas lampadas que ficam desligados, as pontas por exemplo, são reservados ao arrancador... como com balastro electronico não usas arrancador, não os ligas...

 

não sei como explicar melhor... desculpa :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O pré-aquecimento prolonga a vida da lampada e a curva de diminuição de intensidade não é tão abrupta.

 

Ou seja, duram mais e enquanto duram produzem mais luz. (comparação entre balastro electronico com e sem pré.aquecimento).

 

Já agora o pré-aquecimento demora nem 1 segundo se não me engano.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.