Alinhamento de matérias filtrantes


Recommended Posts

Boas pessoal

 

Adquiri àpouco tempo um Eheim 2213 e gostaria de saber qual a sequência mais adequada para a filtragem biológica e mecânica. O filtro vem com 3 esponjas...uma branca, uma preta e uma azul. Onde colocar as cerâmicas?? além das cerâmiocas deverei colocar mais alguma matéria??

 

O aquário é de 60 cm e terá apenas Similis (tanganika) e algumas valisnérias

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Em relação´às esponjas a Preta é carvão activado, a menos que seja ou aqua novo ou queiras retirar algum quimico da agua não precisas de usar.

Podes colocar por esta ordem (no sentido do fluxo, ou seja de baixo para cima):

 

1-Efimech (ceramica filtragem mecanica grossa)

2-Esponja Azul (filtragem mecanica media)

3-Substract Pro (ceramica filtragem biologica)

4-Esponga Branca(filtragem mecanica fina)

 

É assim que eu tenho os meus.

 

Tambem podes optar por colocar a esponja branca antes da filtragem biologica para não sujar tanto a ceramica.

O Efimech são umas ceramicas para filtragem mecanica em forma de tubo da Ehiem.

O Substract Pro são em forma de bola tambem da Ehiem, para filtragem mecanica.

 

Espero ter ajudado.

Um abraço

Paulo Campos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Paulo, só para corrigir uma pequena gralha:

 

O Substract Pro são em forma de bola tambem da Ehiem, para filtragem mecanica.

Onde está mecânica, obviamente deveria vir biológica.

 

De resto, aconselho exactamente o que o jopapeca disse. Só um pequeno à parte. Se por ventura quiseres fazer uma filtração química (turfa, ou carvão activado), deves colocar estes entre a esponja azul e o Substract Pro, ou a seguir ao Substract Pro.

 

Eu no meu EHEIM 2213, tenho a seguinte ordem (de baixo para cima):

:wink: Cerâmicas não porosas (filtração mecânica) :? Esponja azul :arrow: Meia de senhora com turfa lá dentro :arrow: Esponja de lã filtrante (a branca que vem com o filtro).

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BOas pessoal...desde já o meu obrogado pelos esclarecimentos...só que akki vao mais umas questõezitas :?:

 

1º - Convém por os 2 tipos de cerâmicas? para a filtragem mecÂnica e e biológica? Tou a perguntar isto pois pelos vistos o Luis so coloca as cerâmicas para a mecânica.

 

2º - aconselham a filtragem quimica ou apenas se houver algum químico na água?

 

3º - Sei que existem torneiras para os filtros...no meu caso é aconselhável? Qual o preço?

 

Desculpem o incómodo um abração

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá mais uma vez.

 

1º - Convém por os 2 tipos de cerâmicas? para a filtragem mecÂnica e e biológica? Tou a perguntar isto pois pelos vistos o Luis so coloca as cerâmicas para a mecânica.

Eu só coloco cerâmicas não-porosas, porque no meu filtro não quero perder espaço com cerâmicas para filtração biológica.

É apenas uma "mania". Isto deve-se ao facto de ter muitos peixes que sujam muito a água no aquário. Em termos de filtração biológica, como tenho o aquário montado há já alguns anos, fio-me no areão...

 

2º - aconselham a filtragem quimica ou apenas se houver algum químico na água?

A filtração química é necessária... se for necessária :?:

Se introduzires algum medicamento, e depois quiseres retirar os excessos no final da medicação. Ou então, como eu, por o pH da água da torneira ser à volta de 7.4, uso turfa granulada no filtro para me baixar o pH e as durezas.

 

3º - Sei que existem torneiras para os filtros...no meu caso é aconselhável? Qual o preço?

É sempre aconselhável. Facilita, e muito, a manutenção do filtro.

Há-as à venda em avulso, mas creio que ainda custam à volta de 10-15 euros.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente,

 

Luis, obrigado pela correcção, realmente o que eu queria dizer era biologica e não mecanica :?: .

 

1 - Sim, deves usar os dois tipos de ceramica ou outros meios equivalentes (eu apenas referi esses que são da Ehiem, no caso do Substrac Pro eu pessoalmente recomendo o seu uso, já no caso do Efimech podes optar por outras marcas mais baratas).

2 - A filtragem quimica eu só uso muito raramente apenas para retirar algum medicamento. Há pessoal que usa carvão activado sempre, mas pessoalmente não me parece necessario. Alias até há quem defenda que por exemplo no caso de plantados, o uso de carvão activado é de todo desaconselhado, por eliminar 'alguns quimicos' que fazem falta ás plantas.

3 - Existem sim os Kit's de torneiras duplas. Não é fundamental para o funcionamento do sistema, mas dá muito jeito quando temos de limpar o filtro. Além de poderes fechar tambem permitem a separação das mangueiras de ligação ao filtro, e assim poderes levar o filtro para um local onde possas fazer a manutenção mais á vontade. Tambem facilita porque desta forma as mangueiras permanencem cheias e é mais facil de voltar a ferrar o filtro novamente.

 

 

Espero que tenhas percebido, se tiveres mais duvidas não hesites em perguntar. :roll:

Um abraço

Paulo Campos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.