Mistura de areão! E agora??


Recommended Posts

Boas!

 

Ha algum tempo para cá, o pH do meu aqua não parava de subir... cheguei á brilhante conclusão que o vendedor da loja me tinha vendido um tipo de areão calcário. (Na altura ele tinha-me dito que não era calcário e eu acreditei na palavra dele). ontem fiz o teste com "pH -" só por descargo de consciencia e aquilo borbulhava por todos os lados... Agora... desmontei o aquario todo, mas deparei-me com uma questão: ao longo do tempo, o areão misturou-se com a bio-areia (de granulometria maior) como é que agora eu faço para separar os dois tipos de areia?? Aceitam-se sugestões! :P

Gonçalo

 

Foto geral do Aqua ->

http://ftp.netvisao.pt/goncalomg/Aqua1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Usa um peneiro mecânico, que deixe passar apenas o areão.

 

De resto, só escolher à mão... :P

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

]e se eu não tiver um desses? Smile que outros metodos poderei utilizar para resolver o problema?

Não estou a ver...

 

Bem, podes sempre fazer de uma maneira mais lenta...

Pegas num balde/garrafão e deitas para lá essa mistura de areão. Depois é questão de andares a agitar aquilo, com água, e as pedras maiores (menos densas) vão ficar em cima... Mas dá muito trabalho :P

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pegas num balde/garrafão e deitas para lá essa mistura de areão. Depois é questão de andares a agitar aquilo, com água, e as pedras maiores (menos densas) vão ficar em cima... Mas dá muito trabalho :oops:  

Exacto. Esta tecnica é muito semelhante à do garimpo. Se o teu recipiente for largo e concavo, será um processo trabalhoso, mas não demorado. Será mais rápido quanto mais largo for o recipiente...

 

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mesmo não tendo um peneiro mecânico podes peneirar manualmente, basta que encontras uma ou duas peneiras que tenham as dimensões correctas para a tua granulometria, o remanescente (que deve ser pouco) separas à mão.

 

Tens um método "hardcore" para fazer isso, mas só funciona se o outro tipo de pedra não reagir. Ácido, derrete completamente o areão calcário. Quanto mais forte o ácido mais rápido é o processo mas também mais perigoso. No fim lavas muito bem o que sobrar.

Não é o processo mais seguro mas certamente o mais rápido.

launch1au.gif

 

Temos dois ouvidos e uma boca para ouvirmos mais do que falamos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!

 

:wink:Martouf: Não queria chegar a metodos tão drásticos! :D

 

Obrigado a todos pelas respostas! :wink: acho que não vale o trabalho... por 5€ compro novamente os dois tipos de areão separados! :D não sei é que destino dar ao que me sobrou! Alguma sugestão? ou deito tudo fora? sempre é areão fertil!

Gonçalo

 

Foto geral do Aqua ->

http://ftp.netvisao.pt/goncalomg/Aqua1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

não tem nada a ver com o assunto, mas....

vendo a lastima que é a guarda no negocio da aquariofilia. pergunto como anda na covilhã?

 

aqui uma só loja que já esteve pior, mas mesmo assim fraca, dedica não. loja para animais em geral. apesar dos peixes ocupar a maior parte fisica da loja.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

]Olá a todos!

 

:D Martouf: Não queria chegar a metodos tão drásticos! :D

 

Obrigado a todos pelas respostas! :) acho que não vale o trabalho... por 5€ compro novamente os dois tipos de areão separados! :) não sei é que destino dar ao que me sobrou! Alguma sugestão? ou deito tudo fora? sempre é areão fertil!

 

:D Podes optar pelo uso de uma pinça, e muita.......paciencia. ;):evil::evil:

Um abraço

Paulo Campos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas!

 

kromoAqua: respondi a tua pergunta por mp! :lol:

 

jopapeca: :D:D xii... com 7Kg de areão a frente e com esse metodo extinguia-se a raça humana e eu ainda a separar as pedrinhas! :?:D:D ja optei pela compra dos dois em separado!

 

Obrigado pelas respostas!

 

Abraço

Gonçalo

 

Foto geral do Aqua ->

http://ftp.netvisao.pt/goncalomg/Aqua1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.