este preço de botija de co2 acham barato?


Recommended Posts

Tenho andado a acompanhar isto:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=42817

 

mas o meu caso é um bocado diferente, como não queria entupir o post acima com as minhas dúvidas, cá vai:

 

Numa loja de venda de artigos de paintball, no Porto, falei com o meu camarada lá e ele diz que tem uma botija de co2 assim:

 

Pressão - 250bar

Tara - 19 Kg

Comprimento - 30cm

Botija - 37,59 euros (já com IVA)

válvula redutora - 13,30euros (já com IVA)

preço recarga da botija - diz-me na 2ªfeira, não sabe, mas depende da pressão que eu queira lá dentro. Se fôr baixa, ele enche lá e é um preço, se fôr muito alta, tenho de ir a uma loja em Gaia e é outro preço.

 

Agora, que pressão de co2 devo ter para um aqua de +- 370 lts onde o reactor será externo, interligado na mangueira de saida do filtro (igual a um projecto que está em DIY)?

Estes preços são porreiros e uma botija assim será viável?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Convem é veres quanto co2 leva a garrafa, em quilos.

Os 250 bar e a tara de 19Kg, são a pressão da prova hidraulica (pressão maxima a que se pode sujeitar a garrafa em segurança) e o peso da garrafa vazia, respectivamente.

Assim à partida parece ser um bom preço, mas sem saberes ao certo a capacidade de co2...

Tambem tens de ver qual a regulação do reductor, deve permitir regular +/- 1 a 2 bar de pressão na saida.

Finalmente não te esqueças que para além do reductor ainda vais precisar de uma valvula de agulha, que permite regular oo caudal com alguma precisão.

Um abraço

Paulo Campos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esse preço de valvula redutora parece-me interessante... era bom sabermos mais...

 

quanto ao cilindro... cheira-ma a 1/2 kilo... o que para 370L vai-te obrigar a muitos enchimentos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, a garrafa tem 30cm, logo deve levar bastante co2.

Loja em Gaia, "loja da emboscada", foi o que ele escreveu, como não parece estar online no messenger, fica dificil pedir morada. Tem a loja dele, a XXL Gaming no Porto, para fazer carregamentos das garrafas em questão.

Suponho que a válvula com o preço que ele me disse, seja de agulha. Não vejo o interesse de colocar de outro tipo para o efeito que a garrafa tem (carregar o deposito de gaz das armas de paintball). Tenho de saber qual a pressão minima de saida que consigo ter, tenho de levar um manometro com mostrador para medir.

Os enchimentos, se forem baratos, deve compensar, mesmo para um aqua de 370 lts. Mais vale isto que comprar o kit da Sera, não?

Assim que souber mais coisas, coloco aqui. Não me posso esquecer de levar a maquina e tirar umas fotos da botija e valvula. Pena é que ele não tinha nehum site onde eu pudesse ir ver especificações técnicas da botija. Vejo na 2feira, com ela na mão, se tem alguma indicação extra.

Acho que ele se partia a rir, se o sistema que ele tem pudesse ser aproveitado para aquários. Está aqui um mercado que ele nem deve saber que existe.

Eu não lhe disse para o que era, tinha de escrever muita coisa para lhe explicar, acho que ele ficou com a impressão que era para o meu trabalho ou para alguma invenção minha (não era a 1ª vez que tinha uma ideia doida e ia à loja dele atrás de meios de as conseguir pôr em práctica). :wink:

 

EDIT: encontrei o link de uma das lojas de um sócio do meu camarada:

http://camuflado.com/loja/local.php?language=pt

Pena que só tenha material de airsoft no site. Mas pelo menos tem boas indicações de como chegar à loja.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Experimenta as botijas da cerveja à pressão, que salvo erro 20 Kg fica por 20 € na unicer ou coisa assim parecida...

 

Abraço

A verdadeira beleza anseia por ser tocada...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lá fui eu armado em maluco hoje à tarde para o Porto, em dia de cortejo da queima... :roll::?:

Sempre fui à loja e enquanto não aparecia o responsável da parte de paintball, fui tirando umas fotos.

Botija:

foto1.JPG

 

valvula

foto2.JPG

 

Queria tirar uma foto apenas da válvula, mas as duas que ele sabia onde estavam, alguma mão-de-torno apertou aquilo que só saía de chave. E para variar, nada de chaves de bocas quando são precisas...

Só não sei qual a medida de rosca que entra na botija e qual a medida da rosca da parte de cima. Assim a olho pareceu-me polegadas perto dos 9mm no lado da botija e do outro lado, perto dos 12mm.

O parafuso de fecho/regulação da válvula é bastante preciso, a válvula é de agulha.

O peso da botija é de 19kg e cabem 0,60kg de co2. Pouco, mas o modelo daquela botija, é para aparafusar na própria arma.

Para aproveitar aquela válvula deve bastar adaptadores macho/fêmea para gáz. No lado de saida da válvula, seria preciso colocar um manómetro e uma solenóide eléctrica.

Fiquei de ir na 5ªfeira ou 6ª de manhã falar com o sócio dele, que pode ser que arranje alguns encaixes para fazer o que quero.

Preço das recargas na loja, 1,5 euros. Agora, uma botija daquelas, para um aqua de 360 lts +-, usando um reactor na mangueira de saida do filtro externo para melhor dissolução, daria para quanto tempo? Para ver se compensava a botija ou se será melhor tentar adaptar aquela válvula a um extintor de co2...

É que pelo que vi,em http://www.lunapet.de/, com difusor externo, a custar 92 euros vem com valvula solenoide, garrafa de 500gr e difusor de CO2 para aquas até 1000 litros http://www.lunapet.net/shop1/product_info....oducts_id=14155.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não acredito que só uma valvula de agulha possa reduzir dos 50BAR para 0,1 por exemplo...

 

se abrires um nadinha podes fazer tipo sair bolha a bolha?

 

volto te a dizer... não sei para quanto tempo isso dará... mas 1/2 kilo para 360 L... acho pouquinho....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho um amigo meu ke tem um conjunto de 11 armas de paintball equipadas com essas botijas , a botija pesa perto de 1,2kg cheia, leva 700g de co2.

ele fez assim comprou uma botija que leva 20kg de co2 senao me engano, e como o gajo era conhecido nao precisou de contrato quando é preciso ele vai lá e carrega, penso que paga 60€. para carregar da grande para as pequenas usa um sistemas de torneiras e o "ouvido".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não acredito que só uma valvula de agulha possa reduzir dos 50BAR para 0,1 por exemplo...

 

se abrires um nadinha podes fazer tipo sair bolha a bolha?

 

 

 

Não, sei, não me lembrei de ver se regulava assim tão bem e não experimentei. Será um teste a fazer na próxima vez que fôr lá.

 

volto te a dizer... não sei para quanto tempo isso dará... mas 1/2 kilo para 360 L... acho pouquinho....

 

Mas então como explicas que em http://www.lunapet.de/, uma botija de co2 com difusor externo, a custar 92 euros vem com valvula solenoide, garrafa de 500gr e difusor de CO2 ee diz que é para aquas até 1000 litros http://www.lunapet.net/shop1/product_info....oducts_id=14155. ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Experimenta as botijas da cerveja à pressão, que salvo erro 20 Kg fica por 20 € na unicer ou coisa assim parecida...

 

Abraço

 

Se calhar mais valia aproveitar a minha botija de gaz do campismo que está vazia, usar o clique que lá está, injectar 2 doses de ar comprimido para limpar a botija e atestar com co2...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

CUIDADO com a pressão de trabalho da botija de gaz, tipicamente é MUITO abaixo da necessaria com o CO2...

 

Ups, má ideia então... 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Pois é, tudo bem que a malta tente arranjar soluções mais economicas para obter CO2, mas tenham cuidado. Tal como o Nuno chamou á atenção sobre a garrafa de gas de campismo, tenham sempre em consciencia uma coisa, seja qual for o tipo e tamanho da garrafa (botija, bala, bilha ou mesmo cilindro, como lhe queiram chamar) :!: É UM RECEPIENTE SOBRE PRESSÃO :!: , neste caso 50bars, é uma coisa que nós vamos ter dentro de casa, na sala ou mesmo no quarto, muitas vezes junto de crianças, a 50bar se algo corre mal é uma bomba 8) .

Acham que vale a pena o risco :shock:

Usem apenas 'recipientes' proprios para gases sobre pressão devidamente trimbrados e dentro das datas de validade (todos os reservatorios sobre pressão devem ser sujeitos a provas hidrostaticas periodicamente variam consoante as dimensões e tipo de produto).

Certifiquem-se que os locais onde fazem os carregamentos são de confiança, que verificam o estado das valvulas bem como as validades das provas hidraulicas, etc.

Enfim, resumindo joguem pelo seguro,

Um abraço

Paulo Campos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sergio, as 'botijas' da cerveja, tanto a garrafa do gas como o barril são recepientes devidamente fabricados para o efeito.

No caso do usares uma garrafa de CO2 da Unicer por ex, essa garrafa não difere em nada de uma garrafa de CO2 para soldadura ou mesmo de uma para aquario, quando muito poderá ter outras dimenssões, mas é propria para CO2.

Mais (e principalmente) ao usares uma 'garrafa de CO2 da Unicer' não estás a alterar rigorosamente nada (a não ser o fim a que se destina o gas), pelo que todas as considerações de segurança durante o fabrico são totalmente validas. O mesmo não se passa quando por ex alteramos uma garrafa de propano para CO2 ou mesmo de O2 para CO2 (já li para ai um topico em que se colocava a hipotese de usar uma garrafa de O2 hospitalar e alterar para CO2).

 

Concluindo, podes usar uma garrafa dos 'finos' com a mesma segurança que usarias uma garrafa da Sera ou outra marca de produtos para aquarios.

 

Desculpem o post um bocado longo :D

Um abraço

Paulo Campos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes usar uma garrafa dos 'finos' com a mesma segurança que usarias uma garrafa da Sera ou outra marca de produtos para aquarios.

 

assim como sem qualquer problema podes

 

usar uma garrafa de O2 hospitalar e alterar para CO2

 

mas é que é mesmo sem o minimo problema, o cilindro é igualinho...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

assim como sem qualquer problema podes

 

usar uma garrafa de O2 hospitalar e alterar para CO2

 

mas é que é mesmo sem o minimo problema, o cilindro é igualinho...

 

Isto só tem a ver com uma coisa, é com o envelhecimento prematuro da garrafa, tanto o O2 como o CO2 são gases activos (em termos metalurgicos) e ao mudares de um para outro vai-se dar uma oxidação ou algo assim (já não me lembro muito bem como é que é), pelo menos foi isto que aprendi numa formação de segurança precisamente numa fabrica de gases. Se a garrafa for de azoto ou argon por exemplo já pode ser enchida com CO2.

Um abraço

Paulo Campos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bem, agradeço tantas dicas e conselhos. Eis o que acho melhor:

numa loja de artigos de segurança um extintor de CO2 de 2kg fica por 48,50 euros. Compro a válvula on/off das botijas de Paintball, levo a esta casa, eles retiram o manipulo do extintor e acoplam a válvula. Assim tenho uma válvula com rosca na saída de 3/8, medida para gáz, encaixável na maioria das botijas de recarregamento.

Depois tenho de comprar o sistema com a válvula reguladora, redutor e manómetro para CO2. Em lojas online, encontrei a 58euros. Numa casa de artigos de soldadura, um sistema para CO2 da Harris custa 51euros+ IVA.

Mas não se arranjam estes conjuntos de valvula/redutor/manometro mais baratos em lado nenhum?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"para carregar da grande para as pequenas usa um sistemas de torneiras e o "ouvido".

 

Podem-me explicar melhor como é este sistema, pois estou a pensar fazer transferência de uma garrafa grande para as pequenas, alguém viu ou sabe o esquema para se fazer isto?

 

Agradecido pela ajuda.

 

Carlos Santos

tiagodovale2-dbd.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.