Ciclo do Azoto (Dúvida)


Recommended Posts

Boas,

Tenho uma pequena dúvida... montei um novo aquário de 120lts à +/- 3 dias e encontra-se a fazer o ciclo do qual sei que demora +/- 1 mês... contudo possuo um outro aquário de 300lts com água totalmente estabilizada e a minha questão é a seguinte:

 

Ao fazer uma tpa de +/- 50% de água do novo aquário e inserindo dp água estabilizada do outro de 300 lts, ficarei com a água do novo aquário ciclada ou corro riscos em caso de introduzir alguns peixes!?

 

Isto porque tenho uma certa necessidade da utilização deste aquário!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Deixa-me por-te a pensar um bocado...

Quando fazes uma TPA, a água vem de onde? De outro aquário?

 

O que é ciclado é o aquário, e os filtros, não a água...

Teres o aquário ciclado, é teres bactérias nitrificantes suficientes para comportarem a amónia e nitritos produzidos pelos peixes.

 

Ou seja, a menos que uses areão do outro aquário, e/ou um filtro que esteja ciclado, usares a água, é quase o mesmo que nada :evil:

Por um lado não tem cloro (que pode haver na água da torneira), por outro pode já vir com muitos nitratos (produto final do ciclo do azoto).

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ao colocares agua de um aqua já estabelecido, vais acelerar significativamente o ciclo do azoto, pelo que se tens essa possiblidade

aproveita-a.

Tambem podes passar parte da materia filtrante (filtragem biologica) do filtro que se encontra em funcionamento para o novo.

Ai tens a garantia que vais ficar já com uma colonia de bacterias suficientes para processar a amonia e os nitritos, desta forma podes colocar logo peixes no aqua, sem exageros, claro.

Um abraço

Paulo Campos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativamente aos filtros acho que não vou mexer, talvez vou me ficar pela mudança da água, introduzir uns corydoras e esperar...

 

Resumindo existe a possibilidade de misturar uma água com uma certa quantidade de nitratos com outra que poderá ter níveis elevados de amónia, que no fundo levar-me-à a correr riscos... corrijam me se estou errado!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Também não acho que passares apenas a água faça alguma diferença..

Afinal as bactérias do ciclo, ou pelo menos a maior parte delas, ficam "agarradas" ás esponjas do filtro, cerâmicas do filtro, cascalho, e até mesmo aos vidros... Em suma todo o local em que haja boa circulação de água, mas não acredito que estejam presentes na água em si.

Pode acontecer passares algumas bactérias, mas não seriam suficientes para haver alguma diferença.

O melhor mesmo para acelerares o ciclo será a passagem de um pouco de cerâmica, ou uma das esponjas do filtro já ciclado para o outro, e até mesmo a hipótese de introduzir um ou outro peixinho bem resistente, tipo zebras dânios..

No meu caso o que faço para acelerar ciclos, é mesmo mudar um pouco do filtro, e pôr um peixinho dourado (enquanto não ponho aquecedor ou não o ligo, claro!).

 

Abraço

Sam Lopez

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só mais uma coisinha:

Os corydoras podem não ser assim tão resistentes, e mesmo que resistam serão um pouco massacrados.

Sugiro mesmo os dânios que aguentam bem, mesmo enquanto o aqua estiver a ciclar.

 

E já agora, ñem sempre é preciso um mês inteiro para ciclar o aquário, mais uma vez se mudares um pouco do filtro e pores o peixinho ciclador, vais encurtar BASTANTE esse período. Por exemplo, no caso de pores peixes resistentes, vais fazer a amónia aumentar bem mais rápido, e ela cumeça a ser decomposta em nitritos quando atinge um valor razoavel. No caso de usares parte do filtro, as bactérias já estão estabelecidas, e será tudo bastante rápido.

Se tiveres os testes é mais fácil saberes o estado do ciclo, senão aconselho comprares pelo menos o de nitritos (NO2), quando os nitritos caírem para menus 0,2 mg/l ou mesmo zero, depois de terem subido bastante, é porque o aqua tem o ciclo completo.

Cuidado depois para não adicionar muitos peixinhos duma vez e acompanha os resultados com os testes depois de uma nova colónia.

 

Espero ter ajudado alguma coisa

 

Abraço

Sam LopeZ

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativamente aos filtros acho que não vou mexer, talvez vou me ficar pela mudança da água, introduzir uns corydoras e esperar...

 

Resumindo existe a possibilidade de misturar uma água com uma certa quantidade de nitratos com outra que poderá ter níveis elevados de amónia

 

 

2 coisas...

 

Como ja foi dito as coridoras, e tambem na minha opinião são um pouco frageis... eu usaria um CAE ou SAE...

 

Há ai algo no ciclo que não percebeste... a amonia não existe na agua ( ou plo menos em quantidades relevantes) a amonia sobe com o tempo e depois cai, tornando-se em nitritos e depois em nitratos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:lol:fight:shock:

Ao colocares agua de um aqua já estabelecido, vais acelerar significativamente o ciclo do azoto, pelo que se tens essa possiblidade aproveita-a.

 

JE_MAYPLE desculpa mas o que eu disse está errado :oops: (deve ter sido da hora :evil: ), não sei em que raio tava a pensar :shock: .

É que a quantidade de bacterias presente na coluna de agua não é sgnificativa, logo não vai fazer grande diferença.

 

Sorry :lol:

Um abraço

Paulo Campos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para os menos crentes vou contar a minha experiência:

 

Aquário novo (380L), areia nova, pedras novas, plantas novas, filtros novos, 30% de água "ciclada de outro aquário, 40 peixes adultos com cerca de 10cm e muito exigentes com a qualidade da água, 2 dias depois de ter metido água, meti os peixes todos.

Sucesso: 100%, não tive nenhuma morte nem qualquer tipo de comportamentos anormais nos peixes.

 

Isto é para vos por a pensar no assunto. :shock::evil:

 

Cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, eu acho já percebi toda a lógica disto... mas este exemplo do João Magalhães dá mesmo que pensar, se bem que todo o processo de aceleração do ciclo dá que pensar... no entanto, à que ser prudente porque mais que o valor que damos pelos peixes acabamos por nos tornar numa espécie de "assassinos" ao só pensarmos em fazer tudo de um momento para o outro... e acabarmos por matar os peixes inocentes!

 

Já agora e para não estar a comprar todos os testes (Amónia, Nitratos, Nitritos) qual o mais útil para conseguir saber o fim do ciclo?

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Je_MaYpLe

o de nitritos como eu já tinha dito e o jopapeca também indicou =)

Quando caírem para pelo menos <0,2 mg/L já ta completo o ciclo.

 

João Magalhães :oops: : isso foi sorte? O.o lol

Pode ser que os peixes fossem super espécies.. Se bem que há alguns anos, antes de conhecer o ciclo sequer, eu chegava a pôr peixes logo passado dois ou três dias e apenas com água tratada da torneira, e não me lembro de ter mortes relativas a isso.. (geralmente morriam de doenças pois eu nem os tratava antes de os introduzir).

Os peixes por vezes até podem ser bem resistentes, e os seus organismos podem ser forçados, não significa que isso aconteça sempre.

No ínicio do inverno há pessoas que ficam logu constipadas e outras não :(

 

Mas dá que pensar, sim senhor...

 

Abraço

Sam LopeZ

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já tenho visto aqui dizer que os cory são frageis. eu no entanto tenho uma opinião diferente. Cory são daqueles peixes que nunca me morreram. em caso de elemnetos toxicos na água, a semelhança dos bettas, os corys também têm um labirinto que lhes permite aproveitar oxigénio do ar, tornando-o menos susceptiveis a condições adeversas da água. por isso é que eles estão smepre a vir á superficie. Penso que isto é verdade, mas já não me lembro. Foi algo que eu vi quando me iniciei naaquáriofilia, e até agora não tenho razões para pensar o contrário.

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu pergunto, porquê o de Nitritos?

Como verifico eu que o ciclo está completo com apenas o de Nitritos?

 

Não será necessário o da amónia também?

 

ou também posso optar que passe 2 meses para ter a certeza que ele fica completo (com as condições reunidas)

 

Vamos lá explorar isto :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Tenho uma pequena dúvida...  montei um novo aquário de 120lts  à +/- 3 dias e encontra-se a fazer o ciclo do qual sei que demora +/- 1 mês... contudo possuo um outro aquário de 300lts com água totalmente estabilizada e a minha questão é a seguinte:

 

Ao fazer uma tpa de +/- 50% de água do novo aquário e inserindo dp água estabilizada do outro de 300 lts, ficarei com a água do novo aquário ciclada ou corro riscos em caso de introduzir alguns peixes!?

 

Isto porque tenho uma certa necessidade da utilização deste aquário!

 

Abraço

Uma solução... bem mais simples...

Mete o filtro do aquário novo a funcionar no de 300L por 2 ou 3 dias... e pronto... tens um filtro colonizado.

Depois é só mudar o filtro e acrescentares a água de tpa e estás lançado.

 

Em relação à solução do João... tembém já fiz dessas e sem qualquer baixa. Claro que aquários de grande litragem as coisas passam-se de forma bem diferente.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por agora comprei uns zebras e coloquei os no aquário tenho a temperatura a 21º e eles estão a dar-se bem... de qualquer forma a sugestão anterior do Nuno Antunes é muito boa e parece-me segura!

 

PS: o aquário será para alguns (não mts) peixes do tanganyika talvez conchiculas e pouco mais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o de nitritos acaba por chegar... se tens nitritos significa que tens amonia presente, e que está a ser processada, mais deperessa do que os ntitritos conseguem ser preocessados em nitratos.

 

quando deixas de ter nitritos, quer dizer que a quantidade decomposta de amonia é igual a quantidade de nitritos que está a ser transformada em nitratos.

 

o seja.. a amonia e tranformada em nitritos e os nitritos em nitratos, a um ritmo suficientemente grande para os testes de nitritos e amonia não apresentarem valores...

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os cory são labirinticos esgalha?

Tens a certeza de que aquilo que leste não foi do género: "os cory não são peixes totalmente labirinticos, apesar de poderem subir á superficie para aspirar golfadas de ar, e viver em águas algo poluídas?"

=)

Acho que é mais ou menos assim...

 

Abraço Sam

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade mas não é totalmente labirintico. Respira por Guelras. :P

E para que vejas que não são assim tão resistentes, morreu-me hoje um C. Paleatus, apenas porque a tinha passado para um aqua com PH 0,4 x superior que estava a ser preparado para ciclideos. =( Apesar dos meus esforços para a aclimatizar à água, e de estar bem nos primeiros 2 dias, acabou por não aguentar.. E o ph nem tava muito alto, apenas 7.3.

Imagino que tenha sido mesmo o ph..

 

Abraço

Sam LopeZ

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os meus já passaram por quase ausencia de oxigenio na água... 90 por cento dos peixes já estavam mortos, e dos que estavam vivos os corys eram de longe os que estavam e em melhores condiçoes... dessa vez apenas um cory me morreu, mas era o unico que tinha um tumor com cerca de de meio cm de diametro ao pé da barbatana traseira.

 

ja fiz passagens de corys entre aquários com diferenças de 1/2 graus de PH, e ainda cá estão :)

é raro aclimatizar peixes, porque geralmente nao tenho tempo, e nunca nenhum me morreu por choque osmotico, quer fossem corys, discus, ramirezis etc.

 

esse cory morreu, mas de outras causas que nao conseguiste apurar. nenhum peixe morre devido a uma diferença de 0,4 graus, ainda por cima depois de aclimatizado.

 

os bettas também respiram por guelras, mas no entanto possuem o tal labirinto para retirarem oxigénio do ar :).

mas lá está, quanto aos corys, nao sei que sistema usam.

 

quanto a mim, todos os peixes saudaveis, não morrem sem mais nem menos. Os doentes, sim são sensiveis a alterações do meio, sterss etc. a maior parte das vezes, os peixes estão doentes e nem damos por isso.

 

de qualquer das formas, cada um de nós tem uma experência diferente, e uns tÊm mais sorte que outros, com os peixes que trazem das lojas.

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade.. O Cory estava no meu outro aquário fazia para mais de 2 meses. Fiz todos os testes que pude ao aquario onde ele morreu. Nada de anormal, a não ser o ph alto.. Não creio que fosse doença porque não reparei em nada de anormal, além disso adoecer e morrer em 2 dias é muito estranho. :) a minha única explicação plausível foi o ph.

Mas pronto, talvez tivesse sido o síndrome de morte misteriosa de peixe. :)

 

Abraço

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.