5 mortes - Ajuda para descobrir as causas!


xlifes

Recommended Posts

Isto foi o que escrevi inicialmente.... mais em baixo está o update

 

"Recentemente introduzi no meu aquário plantado (100x30x40) um trio de Apistogramas Cacatuoides Double Red (1 Macho e 2 femeas) e Casal de Apistogramas Nijsseni e 2 Ramirezis. Tenho ainda 2 Ottos e um cardume de Olhos de Lanterna.

 

Os primeiros no aquário foram as femeas Double Red e um dos Ramirezis.

No fim de semana seguinte comprei o macho Double Red e o cardume de Olhos de Lanterna.

Desde o inicio os Apistogramas escolheram um canto no aquário e não se afastavam muito daquela zona.

O ramirezi estava noutra zona afastada.

Dois dias depois dei pelo desaparecimento de um dos Olhos de Lanterna :?

Fiquei intrigada mas deixei passar...

Passada outra semana arranjei mais um Ramirezi e o casal de Apistogramas Nijsseni, sendo estes os ultimos peixes no meu aquário, à excepção de um trio de SAE que tenho que arranjar para me acabarem com as algas.

 

Nessa altura o macho cacatuoide passou a andar mais pelo aquário todo e a perseguir os Ramirezis e os Nijsseni.

Hoje (4 dias depois de os ter introduzido) descobri a femea Nijsseni e um dos Ramirezis mortos

:(

Não excluo a possibilidade de poder ter a ver com a água porque tenho andado a adicionar fertilizantes de forma algo constante mas acredito mais que se tenha devido ás investidas dos Cacatuoides.

Queria saber a vossa opinião e ouvir alguns conselhos...

Antes de juntar os Ramirezis falei com duas pessoas que ja tinham tido Ramirezis e Apistogramas juntos e que ainda mantêm, sem terem nunca tido problemas.

O aquário está bem plantado, tendo várias zonas de esconderijos...

 

O que não entendo é porque é que que os peixes que são perseguidos e atacados não fogem... :?

O meu Ramirezi que ficou por exemplo vai sempre comer à zona dos Cacatuoides e mesmo levando bicadas deles fica lá! :evil: Nem procura fugir, afasta-se só mas continua na zona...

 

Já me afeiçoei a todos eles e não gostaria de ter que tirar nenhum :(

Queria saber se acham que com uma mudança no layout, à semelhança do que ás vezes se faz com os ciclideos africanos poderia conseguir alterar esta situação.

Ou talvez tirando o peixe e voltando a introduzi-lo uns dias depois, não sei... Gostava de poder mante-los a todos :(

 

Ah, nenhum dos peixes apresentava qualquer sinal estranho... pareciam bem à excepção de não o estarem realmente :(

Talvez apenas no Ram tivesse notado uma coloração ligeiramente mais avermelhada na zona da barriga mas não sei se não seria natural...

 

Bem, sei que não podem realmente fazer nada, era mais para desabafar... :( Fiquei mesmo muito triste, ambos os peixes eram lindos.

 

Se tiverem alguma opinião/solução são bem vindas..."

Trust No One - not even a fish! :wink:

 

O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, ajudavas se colocasses o tamanho do aquário e os parâmetros do mesmo. Além desse facto, é possivél que um macho dominante possa atacar qualquer outro peixe até o eliminar de vez!

 

Mas, como disse antes, é necessário saber o tamanho do aquário para saber se poderás ter essas espécies todas em comunhão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Regal.

O tamanho do aqua está colocado logo na primeira linha, tem 100x30x40, é um plantado.

Já não tenho frandes dúvidas que as mortes tenham sido realmente provocadas pelo Apistograma Cacatuoides :lol: Hoje morreu o macho Nijsseni...

Será que não posso ter mesmo estas duas espécies juntas? :? É que ele parece atacar tudo o que se move neste aquário... escapam os ottos que nem lhes liga...

Trust No One - not even a fish! :wink:

 

O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola xfiles

 

ja reparaste por acaso se tens crias?se a femea anda muito atarefada so numa zona do aquario...e o macho anda ca fora....se calhar podem tar a proteger os filhos...eles sao muito agressivos nessa altura quando a criancinhas para defender :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Acho que abusante um bocado em por um trio de cacatuoide, 1casal de nijsseni e ramirezi em apenas 0,3m2 de fundo! À priori di-ter-ia que iam haver mortes...

Acho que o aquario é ideal para um trio ou casal de apenas uma das especies! Agora misturar todas...não me parece grande ideia! Principalmente os apistogramas!

São peixes que necessitam de um territorio grande, principalmente quando se preparam para criar... :lol:

 

Não me parece que tenhas grande solução senão deixares apenas os cacatuoides e retirar os outros...ou o macho irá faze-lo de uma forma mais drástica...

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, neste momento já não sei bem o que fazer... passei das iniciais 2 mortes para 5 neste momento :D

O peixe que julgava ter sido o causador das duas primeiras está também ele morto.... morreu ontem e hoje encontrei a femea cacatuoides morta também...

O meu ramirezi aporesenta a respiração um pouco acelarada. O Unico cacatupoides que restou (eram 3) está aparentemente bem...

 

Fiz testes à água e obtive os seguintes resultados:

 

PH - 7.5

Nitritos < 0,3 mg/L

Nitratos - 20 mg/L

Fosfatos - 0

 

O ph está muito mais alto do que costumava estar... há cerca de 3 semanas que fiquei sem testes de ph e não tinha andado a controlar :?

Costumava te-lo sempre em cerca de 6.4...

 

O que pode ter causado esta subida?

Poderá ter sido da fertilização?

Desde há 2 semanas que começei a festilizar com nitratos e fosfatos e um pouco mais tarde com potássio.... Não introduzi mais nada no aquário...

 

Nenhum dos peixes apresentava qualquer marca ou sinal no corpo.

Poderá ter sido o ph a 7.5 que lhes causou a morte?

Pelo menos os cacatuoides estão indicados com ph entre os 6 e os 8....

Poderá haver outra substancia na água a causar isto?

 

Se puderem ajudar agradecia imenso! :P

Estou desolada com estas mortes todas e ainda mais por aparentemente ter sido o meu desleixo a causa-las... :(

Trust No One - not even a fish! :wink:

 

O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Talvez haja pessoas mais habilitadas para te ajudar mas posso tb dar o meu contributo, eu tenho todos esse apistos que tiveste e tb já tive baixas o que normalmente acontece quando há disputas de territorio é que o mais fraco foge para um canto do aquario ou para um buraco ou esconderijo a causa de morte neste casos pode dever se a stress prelongado ou nao conseguirem alimentar se, como já outro membro falou quando estao em reprodução a territorialidade triplica.

Quanto ao nitratos que adicionas nao sei se está proceder bem tanto para os peixes - todos apistos detestam nitratos - como para as plantas quando falas em infestações de algas o excesso de nitratos está normalmente associado.

 

Os ramirezis na minha experiencia são um pouquinho mais sensiveis à qualidade da agua do que outros apistos, podes tentar establizar a agua primeiro e testar com um casal de ramirezis se em duas semanas estiverem bem de saude estás no bom caminho.

 

Ph de 7.5 é muito alto para ele 6 será mais adequado, mas estado saudaveis e a agua nos parametros normais eles deveriam aguentar os 7.5 sem morrer.

 

A cor avermelhada na barriga dos ramirezis é normal e indica tratar se de uma femea "normalmente".

 

Espero ter ajudado

A cavalo da do não se olha o dente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais