Aqua só de invertebrados


Recommended Posts

Tenho uma antiga maternidade de africanos, que leva cerca de 20 litros, e vai virar aqua de invertebrados.

 

Já tenho encomendados 15 red cherrys.

 

Que substrato aconselham, areia branca?

 

Flora, estava a pensar em colocar só musgo, mais ideias, a iluminação é fraca.

 

E já agora mais fauna?

 

Equipamento será necessário filtro, uns tpa´s semanais não chegarão?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Akadama!!!

 

Mantém o pH baixo, e ao fim de algum tempo, com as trocas de água, o pH será somente, ligeiramente ácido (6.7-6.8 ). Ideal para a maior parte dos camarões.

 

Plantas? Musgo e mais musgo... vais ver que não te arrependes :?

 

Podes arranjar uns basaltos, escová-los e brincar um pouco com o layout.

 

Equipamento. Eu aconselho-te a teres um filtro. Nem que seja de pequenas dimensões. Eu tenho um Fluval 1 Plus (200 L/h) só com esponja, e a fazer venturi (injectar ar no aquário). Tenta arranjar um termostato de 25 Watts. Eu tenho um da Aquapor desses mais banais.

 

Trocas de água :oops: Eu quase só reponho a água evaporada :? De vez em quando lá troco uns 2-3 litros de água (mais ou emnos de 15 em 15 dias).

 

Resultados: Montes de camarões :) e alguns caracóis.

 

Fica-te só pelos camarões e pelos musgos. Vais ver se te dedicares um pouco, e tiveres alguma paciência, és capaz de fazer um aquário bem agradável. E não precisas de CO2 nem fertilizantes em grande escala.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Akadama!!!

 

Mantém o pH baixo, e ao fim de algum tempo, com as trocas de água, o pH será somente, ligeiramente ácido (6.7-6.8 ).

 

Já agora aproveito para fazer uma pergunta em relação ao akadama...

 

Nos primeiros dias este substracto baixa muito o pH certo? Mais ou menos para que valores? Fica muito ácido? A descida é muito repentina?

 

Desculpem o "bombardeamento" de perguntas :oops: , mas estou a pensar em mudar o substracto do meu aqua e queria por akadama. Só que o aqua não iria ciclar uma vez que esta montagem não era de novo, seria só para substituir o substracto e mudar o layout. Será que dá ou tenho que arranjar "casa" para os meus peixinhos quando quiser fazer isto?

 

Obrigada. :?

 

Cumprimentos a todos!

(Ex-_aNa_)

 

2005111615140doubleposting8kd0.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ana.

 

Ok... então vamos começar.

 

Contar histórias :? O Akadama consegue baixar muito o pH. Inferior a 6.4 pelo menos. Não sei qual o valor certo, pois o meu teste colorimétrico tem como limite mínimo 6.4 :oops:

Mas já montei um aquário de 20 litros em que coloquei areão normal (inerte de rio) e por cima coloquei akadama. E nesse mesmo dia, introduzi lá camarões, e não houve nenhuma baixa. Acho que não preciso de estar a dizer que foi tudo feito com uma ambientação cuidada, etc... etc... O único cuidado, foi utilizar um filtro já ciclado (entenda-se, com bactérias), pois no areão não havia nada... obviamente.

 

Quanto à troca de areão por Akadama. Pois bem, talvez seja um bocado complicado fazeres isso de uma vez só. O mais importante é saber quais as espécies de peixes que tens. Haver maneiras há, até sem tirar os peixes de dentro de água, mas é mais complicado e moroso :?

Retiras metade do areão, colocas akadama. Esperas um mês, sensivelmente, até menos pois já há bactérias no aquário e trocas o resto do areão. Sempre combinadas com TPA's frequentes, pois estás a perder metade do filtro biológico existente no areão...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!!

 

Obrigada pela ajuda! Como sempre muito prestável e esclarecedora. :oops:

 

Pois era aquilo que desconfiava... Se quiser mudar o areão para akadama vou ter de arranjar "abrigo" temporário para os meus peixes. É que possivelmente não aguentariam uma mudança dessas. Já agora são escalares, discu, L's, bala, cauda de espada e corys. E o aquário ainda é grandito... Leva 150 litros... Por isso das duas uma ou não ponho akadama ou então vou ter de arranjar alojamento provisório para os meus meninos.

 

Mas agora lembrei-me... E se eu fosse pondo o akadama aos poucos no aqua? Ia substituindo bocados do areão. Será que é tão brusco em termos químicos e biológicos? Ou é mesmo melhor tirar o akadama da minha mente? :?

 

Desculpem mais uma vez mas as dúvidas surgem e mais vale tirá-las que fazer asneira! :?

 

Obrigada!

 

Cumprimentos a todos.

(Ex-_aNa_)

 

2005111615140doubleposting8kd0.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, coloco só red cherrys? Não poderei colocar outros camarões.

 

Outra dúvida, o meu objectivo ao montar mais este aquário e ter uma colónia estável de camarões, e não ter super-lotação, vendas, etc. Assim não deveria colocar alguns (2/3) peixitos de forma a existir alguma predação/controlo do número de camarões.

 

Estava a pensar no neons chineses, algum treta pequeno! O que acham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hum...

 

Pois Ana, realmente não sei. O melhor era mesmo fazer uma montagem como deve ser, a começar do início. Mas tens o problema do alokamento dos peixes :oops:

 

Não consegues arranjar ninguém que te fique com os peixes durante uns tempos? Como já tens filtros, nem precisa de ser muito tempo. E ficas logo aí com os mais resistentes, que esses desde que lhes faças uma boa ambientação, não se ressentem muito. Depois vais controlando os nitritos e amónia, como se de um aquário novo se tratasse. Acho que isto não é preciso estar-te a explicar, mesmo tu sendo uma "catraia" (desculpa mas não resisti :))

 

Dependendo dos peixes, e se tu não te importares, posso guardar alguns. Desde que não sejam os discus e os escalares :? Não tenho espaço para eles... Mas as corys, por exemplo, é na boa. Também aceitava o L, mas acho que o deves "guardar" para ciclar o teu aquário :?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Viva, coloco só red cherrys? Não poderei colocar outros camarões.

Podes... toma só atenção para o facto de não se puderem cruzar com os red's. Se não vais ter híbridos.

 

Outra dúvida, o meu objectivo ao montar mais este aquário e ter uma colónia estável de camarões, e não ter super-lotação, vendas, etc. Assim não deveria colocar alguns (2/3) peixitos de forma a existir alguma predação/controlo do número de camarões.

Colónia estável de camarões, é algo que não existe... :oops:

Ou tens só fêmeas, ou só machos, ou morrem todos, ou então dificilmente terás uma "colónia estável". Para que é que hás-de querer potenciais predadores no aquário? Para não teres muitos camarões? Tens bom remédio, vais tirando uns quantos e ofereces a alguém. Tu escusas de andar a "matar" camarões, e fazes uma ou mais pessoas felizes...

 

Estava a pensar no neons chineses, algum treta pequeno! O que acham?

Para o aquário que é, acho que os camarões apenas fica bem agradável.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já que estamos a falar de camarões, eu tenho visto ovos de red´s agarrados ao musgo de java, mas ainda não vi nenhum novo camarão, já por duas vezes os ovos desaparecem, pelo menos deixo de os ver e nada, o que está a faltar ?

 

estão num aqua de 27L com filtro eheim 100 e aquecimento a 27 graus

 

Obrigado,

 

Carlos Santos.

tiagodovale2-dbd.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hum...

 

Pois Ana, realmente não sei. O melhor era mesmo fazer uma montagem como deve ser, a começar do início. Mas tens o problema do alokamento dos peixes :?

 

Pois realmente é melhor... Não quero depois andar a chorar pelos cantos porque me morreram os peixes. Por isso é que quis esclarecer estas dúvidas todas! :lol:

 

Não consegues arranjar ninguém que te fique com os peixes durante uns tempos? Como já tens filtros, nem precisa de ser muito tempo.

 

Por acaso o meu namorado daqui a uns tempos vai montar um aqua novo e maior (passei-lhe o vício :lol: ) e se calhar vou aproveitar para os deixar lá e ele assim também cicla o dele mais depressa. :)

 

E ficas logo aí com os mais resistentes, que esses desde que lhes faças uma boa ambientação, não se ressentem muito. Depois vais controlando os nitritos e amónia, como se de um aquário novo se tratasse. Acho que isto não é preciso estar-te a explicar, mesmo tu sendo uma "catraia" (desculpa mas não resisti :P)

 

Isso eu sei, mesmo sendo catraia! É o que eu digo vou já contactar um admin para mudar o nick! :lol: E passo a ser conhecida por isso mesmo! :lol:

 

Dependendo dos peixes, e se tu não te importares, posso guardar alguns. Desde que não sejam os discus e os escalares :oops: Não tenho espaço para eles... Mas as corys, por exemplo, é na boa. Também aceitava o L, mas acho que o deves "guardar" para ciclar o teu aquário :)

 

Não me importava nada. Até acho extremamente simpático da tua parte ofereceres-te (não há muita gante a fazer disso). Obrigada! :D Mas agora fiquei com uma dúvida que nada tem a ver com o akadama (pois é mais uma :lol: ) quando montei o meu aqua disseram-me que as corys eram dos peixes mais resistentes... Pelos vistos não são ou estou enganada? :?

 

Os L's são 3 e são um pouco sensíveis... Acho que o único que poderia aguentar seria o L-15 ou não?

 

De qualquer das maneiras não vou já mudar o areão (ando à espera de financiamento :lol: ), mas quis esclarecer tudo para não fazer asneiras. Já me bastou ao princípio que não me explicaram as coisas como deve de ser (deviam-me achar catraia foi por isso :P ), fiz montes de asneiras e os peixes é que pagaram. :cry:

 

Já agora e aporveitando para responder ao membro MiguelSantos ainda ontem à tarde estive na Àgua Viva em Campo de Ourique (se não souberes onde fica eu digo-te por mp) e vi muitos camarões e de diferentes espécies.

 

Obrigada a todos (principalmente ao ivanpantz) por "aturarem" as dúvidas pertinentes desta catraia de 19 anos! :P:lol:

 

Cumprimentos a todos.

(Ex-_aNa_)

 

2005111615140doubleposting8kd0.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não queria ser desagradável, mas AGRADECIA e muito que não utilizem este tópico para conversas paralelas...

 

Solicito a intervenção da equipa de Moderação, e que apague ou as envie para um novo tópico.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Conversas paralelas? Como assim? :lol: Eu aproveitei o tópico para esclarecer umas dúvidas, visto também ires por akadama. Não ia abrir outro tópico só com isso! :lol:

 

Mas se achas que fui incoviniente, ou seja, não deveria ter postado as minhas dúvidas aqui peço desculpa. Não foi com essa intenção! :oops:

 

Cumprimentos a todos.

 

PS.: Não sei se reparaste mas eu dei-te uma dica em relação aos camarões. :? Espero ter-te ajudado.

(Ex-_aNa_)

 

2005111615140doubleposting8kd0.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em que lojas na zona de Lisboa, tem mais variedade de camarões?

 

De momento uma das lojas que para mim é a melhor, é a "Agua Viva"! tem bastante variedade, e o atendimento é bom! da la um salto! o site é: www.aguaviva.com.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Cerca de um mês depois já tenho 15 red cherry, que já fizeram criação e já vejo alguns pequenotes.

 

Comprei 4 doses musgo de java.

 

E tenho também tenho 5 guppies, 3M+2F que já tiveram pequenotes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais