Bambus no aquário


POdesign

Recommended Posts

Olá, gostaria de saber se alguém tem ou teve algum tipo de experiência com bambus vivos dentro do aquário e se estes são ou não prejudiciais aos peixes como por exemplo toxicidade.

 

Pergunto porque recentemente coloquei alguns no meu aquário como medida extrema de combate as algas, esperando fazer baixar os níveis de nitratos e fosfatos além de que dão um aspecto muito fixe.

Abraços,

Pedro Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi, parece que não sou o único maluco, porque na minha pesquisa pela Internet na busca de resposta à minha questão sobre o uso de bambus encontrei esta imagem:

 

post-2401-1142224218.jpg

 

Este é o mesmo tipo de bambu que estou a usar no meio aquário, conhecido como bambu da sorte e ao que parece o dono deste aquário usa-o pela mesma razão que eu, que é a diminuição das algas, parece que libertam uma substância que inibe ou reduz o aparecimento das algas além de competir com elas como todas as plantas.

 

No estrangeiro parece que é comum usar o bambu da sorte em pequenos aquários de betas, como se fossem jarros.

 

Há quem os use também em uma espécie de aquário refúgio ou tabuleiro de pouca profundidade para remoção de nitratos e fosfatos.

 

86096022_1cf9aab468.jpg

Abraços,

Pedro Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

O teu bambu tá a vingar? =)

 

Já agora, submergiste-o todo ou puseste como está na foto?

É que também gostava de experimentar, mas o que tenho em casa não tem altura suficiente para ficar de fora.

 

Abraço

Sam Lopez

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem tenho grandes probs de algas. Queria os bambus por uma questão decorativa. =)

 

Sam LopeZ

 

*PS: Queria montar um aqua só de carpitas, e era capaz de ficar bem, e até algo representativo do biótopo.

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

bem me parecia que estava a falta alguma coisa no meu aquario do meio :P

 

mas afinal os bambus nao sao prejudiciais aos peixes ou sao?

ixo engloba todo o tipo de peixes?

 

e podem meter dakeles todos direitos ?

 

fiquem bem :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelos vistos não será prejudicial porque há gente que os tem.

Se forem bambus, são bambus é a mesma coisa. Sejam direitos ou em espiral.

Os que ficam em espiral são assim porque fizeram-nos crescer de maneira a que formassem esse feitio. :wink:

 

Pedro, afinal como puseste?

 

Abraço

Sam

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois, depois de uma pequena pesquisa

 

ao que parece esses que se vendem nos chineses e nas lojas de bricolage n sao os verdadeiros bambus e que elimina os nitratos à parva

 

vamos ver se eu encontro para meter nos meus aquas :P

 

fiquem bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Falaste em consumo de nitratos?

E viste isso para que género de bambus?

Já agora podias pôr o link para o pessoal ir ver isso

 

Abraço

Sam

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

foi aqui neste forum que vi num topico antigo

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...highlight=bambu

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...highlight=bambu

 

tao aki os dois que axei melhor

 

ficabem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois mas fiquei sem saber o que queria, se posso submergr ou não...

Bem penso nisso depois.

Hala

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sam LopeZ, os bambus que eu coloquei ficam com as folhas de fora, penso que só resulta assim já que não são plantas completamente aquáticas e até agora têm se dado bem e os peixes (discus) também.

Abraços,

Pedro Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Não quero arriscar que eles apodreçam por estarem submersos, acho que vou ter de arranjar uns mais altos :)

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Egnom. explica lá isso das neritinas. o que é isso?

 

cumps

 

Oi. Neritinas são uns caracóis. Eu tenho o meu aqua exposto à luz solar, e por isso tinha um problema enorme em controlar as algas que me apareciam nos vidros. Adquiri 3 neritinas e desde então o problema anda controlado, já que elas comem as algas todas que podem. Abraço! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais