flutuantes


ricardo gomes

Recommended Posts

Eu cá na minha terra não conheço plantas sem raízes... E não me parece que fora da minha terra existam!!! E por que carga de água é que não podes ter plantas com raízes? Mas que é isso? Só se comprares uma planta artificial e lhe cortares as raízes...

"A convivência é o nosso maior trunfo"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Por acaso, na minha terra (que pelos vistos é especial), existem algumas plantas sem raízes como é o caso da Ceratophyllum Demersum que pode ser presa no areão utilizando as folhas como âncoras ou deixando flutuar. Isto para não falar de Riccia, musgo de java, etc ...

 

 

Cumprimentos

Nuno Silva

Cumprimentos

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá...

 

Porque não colocas um tópico no sub-Fórum Procura?

A Ceratophyllum demersum, quase de certeza que alguém te oferece um pouco disso, já que é uma praga... :puppydogeyes:

 

As outras também são plantas relativamente fáceis de manter e de se arranjar. De certeza que haverá alguém que tenha uns pés para vender/oferecer.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vou por mas antes vou remodelar um pouco o layout... sinceramente aqui em aveiro fui falar com a nova loja nu junbo e disseram-me que plantas flutuantes... não tinham e os nenufares que custumam ter também teem raiz... eu fiquei a pensar... e fui á loja do carrefour e disseram-me que plantas sem rAIZ não conhecem...

 

agora cá vai... plantas com raiz... como o caso da anúbia não posso ter... sempre foi um sonho meu ter um aquario com berlindes... já o cobri... agora até serve de esconderijo para os guppys jovens... estava a pensar inserir plantas flutuantes... mas com o que me disseram não sei se arranjo.. o que também posso ter é um tronco com musgo de java... não sei... o que opinão? o ciclo já está feito... demorou 33 dias... já consegui umas criaçoões de guppys... apenas tenho guppys e um betta macho...

http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Podes muito bem colocar a anúbia no aquário. Prende-a a um tronco. Agora se tu não tens substracto, não sei se vale a pena apostares em plantas...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

por isso mesmo é que não quero apostar em plantas... mas como flutuantes não teem raizes era uma boa hipotese... alem de dar esconderijos e de ser boas para a agua são bonitas... pelo menos eu gosto... tamb´´em pensei em musgo de java num tronco...

http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas como flutuantes não teem raizes era uma boa hipotese...

 

Todas as plantas têm raizes... Sejam flutuantes ou não! Vê em www.tropica.com

 

Lá podes ver as plantas para aquário flutuantes ou não. :puppydogeyes:

 

Boa sorte!

 

Espero ter ajudado!

 

Cumprimentos.

(Ex-_aNa_)

 

2005111615140doubleposting8kd0.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

Eu tenho algumas Ceratophyllum demersum se quiseres... manda resposta por mp.

 

Estou a estudar cá em Aveiro por isso não há problema em arranjar-te isso.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=42092

 

Vê neste site como é a planta e se tiveres interessado diz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas uma pergunta...

 

Qual é o teu problema com as raízes?

Acha-las inestéticas? É isso? Não penses que por terem raízes, as plantas se têm de enterrar no areão/substracto...

Muitas delas servem-se das raízes quase só para suporte, ou para retirar nutrientes directamente da coluna de água.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ahhhhhhhh... eu sempre tive plantas com raizes e tinham que estar nu substracto...

Não... sem contar com raízes adventícias...

 

Tens vários exemplos. Primeiro, quase todas as plantas flutuantes não precisam de ter as raízes enterradas: lemna, (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b], Ceratophyllum, riccia, etc...

 

E depois tens outras plantas, cujas raízes/rizomas também não devem ser enterrados: anúbias, fetos de java...

 

Tens também diversos tipos de musgos...

 

Faz o que a _aNa_ disse. Vai ao site da Tropica e procura lá as plantas flutuantes. Existem várias...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 Por acaso, na minha terra (que pelos vistos é especial), existem algumas plantas sem raízes como é o caso da Ceratophyllum Demersum que pode ser presa no areão utilizando as folhas como âncoras ou deixando flutuar. Isto para não falar de Riccia, musgo de java, etc ...

 

 

Cumprimentos

Nuno Silva

 

Não sei como ousam desafiar a minha experiência enqunto aquariófilo de 64 anos que sou!! Posso não ter estudos e ser rude nas palavras que uso mas indigna-me que gozem comigo! Tenho idade para ser vosso pai ou até avô e digo-vos que me choca que não se fiem nas minhas palavras e que seja preciso vir aí uma catraia de 19 anos a _ana_ a dizer o que eu já tinha dito para vocês se acreditarem!! Peço desculpa se às vezes sou um pouco incorrecto mas foi a vida que assim me pôs!

 

Com os mais respeitosos cumprimentos

 

Américo Nívio Vintém

"A convivência é o nosso maior trunfo"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa da catraia matou-me mas enfim... :D Peço desculpa por não ter reparado na sua intervenção. Respondi um pouco à pressa e só li o tópico um pouco na diagonal.

 

Aliás acho que se as pessoas que pedem ajuda acreditassem no que os outros dizem e não teimassem na sua opinião (tenham 10 anos ou 60) podiam-se evitar este tipo de situações! Desculpem o desabafo mas é algo que tenho vindo a reparar neste fórum...

 

E peace and love pessoal :( ! Não se zanguem por coisas que não valem mesmo a pena! 8)

 

Cumprimentos a todos.

(Ex-_aNa_)

 

2005111615140doubleposting8kd0.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

resumindo e concluindo... que planta posso inserir no meu aquario que não seja necessário inserir a raiz no substracto... e em nenhum tronco... pois o tronco irá estar com musgo de java...

http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estive a pensar... a lemna e bonita e serve prefeitamente... agora encontrar... vou tentar falar com umas lojas... a (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] também é engraçada.... se alguem tiver destas e quiser ' desfazer ' de algum bocado... que diga por MP ... terei todo o gosto em comprar...

http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei como ousam desafiar a minha experiência enqunto aquariófilo

 

Epah desculpem-me mas esta é a melhor dos últimos tempos...

 

Sr. Américo... Aqui ninguém "ousou" desafiar a sua experiência, e mesmo que ousassem, o senhor por acaso é algum Deus que diz verdades inquestionáveis e sobre as quais não pode haver outra opinião?! Penso que não... Se alguém deu uma opinião contrária à sua, foi porque essa pessoa pensava que as coisas eram assim, pois a meu ver ninguém vem para aqui dar informações erradas. O forúm existe para nos ajudar-mos uns aos outros. :P

 

Peço desculpa se às vezes sou um pouco incorrecto mas foi a vida que assim me pôs!

Pois é caro Américo, não gostou de terem posto o que dise em dúvida, ou terem dito o contráeio do que afirmou, e veio mostrar o seu descontentamento como que se o tivessem desrespeitado... Tão e depois vai chamar "catraia" à _aNa_ :lol:

Assim não vale... A mim sempre me ensinaram que para ser respeitado teria de respeitar. Muitas vezes o mal não é dizermos as coisas, mas sim o modo como as dizemos...

 

Não estou nem quero com isto desrespeitar ninguém

 

Cumprimentos

 

tiaGo Sá

Um abraço

 

tiaGo Sá

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei como ousam desafiar a minha experiência enqunto aquariófilo de 64 anos que sou!! Posso não ter estudos e ser rude nas palavras que uso mas indigna-me que gozem comigo! Tenho idade para ser vosso pai ou até avô e digo-vos que me choca que não se fiem nas minhas palavras e que seja preciso vir aí uma catraia de 19 anos a _ana_ a dizer o que eu já tinha dito para vocês se acreditarem!! Peço desculpa se às vezes sou um pouco incorrecto mas foi a vida que assim me pôs!

 

calmamente e sem querer entrar em picardias, posso-lhe dizer que apesar de ter 64 anos, pode estar errado em algumas das ideias que tem acerca de aquariofilia, alias, estamos sempre a aprender.

 

Neste caso, deixe que lhe diga, mas está errado. Algumas plantas como por exemplo uma das citadas, Ceratophyllum Demersum, não possuem raizes, fazendo a absorção dos nutrientes, por via exclusivamente foliar. Esta planta na natureza é uma planta tipicamente flutuante, mas que em rios de pouca corrente, pode ser encontrada, agarrada ao fundo através de folhas modificadas que assumem o papel de fixação normalmente feito por raizes.

 

Posso-lhe tambem dizer que esta planta não é caso único.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste caso, deixe que lhe diga, mas está errado. Algumas plantas como por exemplo uma das citadas, Ceratophyllum Demersum, não possuem raizes, fazendo a absorção dos nutrientes, por via exclusivamente foliar. Esta planta na natureza é uma planta tipicamente flutuante, mas que em rios de pouca corrente, pode ser encontrada, agarrada ao fundo através de folhas modificadas que assumem o papel de fixação normalmente feito por raizes.  

 

Posso-lhe tambem dizer que esta planta não é caso único.

 

Por acaso não sabia disso... Quando dei as plantas em ciências (andava no 5º ano) o que me lembro é que as plantas tinham sempre raizes. Mas eu também dei as terrestres e não as aquáticas. :twisted:

 

Neste fórum estou sempre a aprender e apesar de ser catraia (qualquer dia mudo o nick para isso mesmo :(:twisted: ) reconheço a minha ignorância. No entanto a minha intenção foi boa, só tentei ajudar.

 

Afinal isto como comunidade que é serve para trocarmos experiências uns com os outros aprendermos coisas novas e reaprendermos o que sabemos uns com os outros. Por isso é que este tipo de situações são um pouco tristes, mas enfim...

 

Espero que o membro ricardo gomes tenha ficado esclarecido apesar destas tristes intervenções que em nada contribuiram para o ajudar.

 

Cumprimentos a todos!

(Ex-_aNa_)

 

2005111615140doubleposting8kd0.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

caro Nivio

 

começo por lhe dizer que se tem realmente 64 anos, a vida não só o tornou mal educado como inconveniente e alem do mais ignorante.

é obvio que não podemos ser todos doutorados, mas se soubermos permanecer com dignidade no posto de contínuo, acabaremos por ser reconhecidos e tambem admirados pelos nossos iguais.

o senhor não tem mais que 4 intervenções neste forum 2 delas neste topico, e foi o bastante para passar rapidamente de ignorante a extremamente inconveniente. não só não conhece o que qualquer membro de mediana experiencia neste forum conhecerá....como ainda acha que, por obra e graça de alguma entidade superior as pessoas teem que adivinhar que o sr. sabe muito de aquariofilia e não postar mais nada a seguir sob o risco de serem maltratadas. Mantenha-se atento caro Nivio leia muitos tópicos neste forum, aprenda que a sua terra não tem todas as plantas existentes e respeite pra ser respeitado

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo, podes usar também feto de java (microsorum pteropus). Podes atar a um tronco mesmo por cima do musgo de java que não há problema. Eu fiz isso para esconder o rizoma e a planta está a crescer muito bem. Como não é de crescimento muito rápido não é muito exigente em termos de luz e nutrientes, por isso certa,ente que se vai dar bem nesse aqua.

Mas desculpa-me dizer-te que não sou muito a favor de aqua com berlindes no fundo. Não posso falar por experiência propria, mas do que já li, muitos peixes ficam stressados quando há reflexão de luz no fundo do aquário. Por essa razão muita gente pinta o fundo de preto por fora nos aquas de criação. Mas não sou a pessoa mais indicada para te dizer se é verdade ou não.

Outra planta que podes usar é a Egeria densa. Creio que a maior parte da absorção de nutrientes é foliar ou feita por raízes adventícias, por isso o substrato não é muito importante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Encontrei isto no site que a "catraia" mencionou

 

Ceratophyllum demersum is a genuine cosmopolitan found all over the globe. It has no true roots but can be planted in the bottom. In the wild it is often found rooted, with the lower leaves forming anchors. As a floating plant it provides a good hiding-place for young fish. C. demersum can be useful in combating algae because it consumes nutrients in the water and secretes substances that counteract algae. Some varieties are difficult to transport.

 

Só não sei há quantos anos é que a tropica existe... :lol:

 

já agora para não haver duvidas...

 

Ceratophyllum demersum 'Foxtail' was found in a smaller tributary in Bolivia during an expedition to Rio Guapore, a boundary river between Brazil and Bolivia. Ceratophyllum has no roots as such, but it can still be planted in the bottom of an aquarium. 'Foxtail' differs from Tropica's Ceratophyllum demersum because its leaves are closer together and it has lateral shoots, which gives it an attractive, compact appearance. The plant also distinguishes itself because it is hardier and its stalks do not break as easily as those of other Ceratophyllum varieties.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais