condições para bettas


luix

Recommended Posts

Boas

 

Em primeiro lugar o betta deve ter um aquario de dimensões normais como qualquer outro peixe e nada dessas bolas de agua.

A agua convem ser macia um ph neutro ou ligeiramente acido com pouca movimentação. Temperatura de 26ºC

Podes por o betta num comunitario desde que não haja peixes que gostem de barbatana de betta...

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem... tu sabes o que é um betta?

 

BETTA OU PEIXE-DE-BRIGA (Betta splendens)

 

Origem: Ásia (Tailândia, Malásia e Vietnã).

Comprimento máximo: 10 cm.

Reprodução: ovíparo, faz ninho de bolhas e cuida dos filhotes.

pH: neutro a ligeiramente alcalino (7,0 a 7,2).

Temperatura: 24 a 30 ºC.

Aquário: pequeno a médio.

Alimentação: alcon Betta Mix F.D., alcon Mini Betta, alcon Blood Worms F.D., alcon Tubifex F.D..

Comportamento: pacífico com outros peixes, porém agressivo entre os machos da mesma espécie.

Originários do sudeste da Ásia, mais precisamente de países como Tailândia, Vietnã e Camboja, o Betta é um dos peixes ornamentais mais populares do mundo. Inigualável em sua mistura de cores e iridescência, foram descritos pela primeira vez em 1849 por Theodor Cantor. Os Bettas selvagens pouco se parecem com os Bettas comercializados atualmente. Possuem a coloração amarronzada com pontos de cores brilhantes e algumas faixas horizontais. Através de cruzamentos selecionados originaram-se os Bettas vermelhos, verdes, azuis com cores mais vivas, intensas e com nadadeiras bem maiores que as originais.

 

Os Bettas comercializados atualmente são provenientes de criadouros espalhados por todo mundo, sendo que a Tailândia e o Camboja detém o poderio industrial desta criação. No Brasil existem criadouros no Paraná, Bahia, Espirito Santo e Rio de Janeiro, entre outros estados.

 

Seu habitat natural são regiões alagadiças, de águas estagnadas, pobres em oxigênio, como pântanos e campos de plantação de arroz. Os Bettas são adaptados a estas regiões por possuírem um órgão chamado labirinto, situado atrás da cabeça e que permite ao peixe aproveitar o ar atmosférico que ele “abocanha” quando vem à superfície.

 

O Betta também retira o ar da água através das brânquias, como faz a maioria dos peixes, porém o processo de retirada do oxigênio diretamente do ar atmosférico constitui sua principal forma de respiração. Se ele for impedido de utilizar este processo, poderá morrer “afogado”.

 

Para defender seu restrito território, em geral pequenas poças de água, o Betta desenvolveu seu instinto combativo, a ponto de também ser conhecido como “Peixe de Briga”. Esta característica não permite a manutenção de mais de um exemplar macho no mesmo aquário, pois neste caso eles travam violentas brigas que, se não houver separação, em geral leva à morte do mais fraco. Nos países de origem os Bettas são usados em rinhas, movimentando grandes apostas.

 

Os Bettas pertencem a sub-ordem Anabantoide da qual também fazem parte o Trichogaster e a Colisa. Sua expectativa de vida é de 2 anos em média, porém existem registros de Bettas vivos com mais de nove anos.

 

Manutenção

Geralmente os Bettas são mantidos em pequenos aquários chamados “Beteiras”, porém nada impede de serem postos em aquários comunitários, desde que haja muitas plantas e esconderijos. Não costuma brigar com peixes de outras espécies e pode até se mostrar intimidado com a presença de outros peixes. Pode ser mantido com várias fêmeas também. As fêmeas possuem as nadadeiras menores e coloração menos intensa que os machos. São pacíficas e podem ser mantidas juntas em qualquer tipo de aquário.

 

A manutenção do peixe Betta é considerada bastante simples. Quando ele é mantido em pequenos aquários, sem equipamento de oxigenação e filtragem, deve-se realizar trocas parciais (metade da água) uma ou duas vezes por semana. A cada duas semanas deve-se fazer uma limpeza geral, trocando toda a água. Utilizar água de torneira, após o tratamento com Labcon Protect. O pH da água deve ser monitorado com uso do Labcon Test pH Tropical, devendo ser mantido próximo do neutro (7,0). Outro cuidado importante é, durante o inverno, manter o aquário aquecido à temperatura de 25 a 28 ºC. Para tanto podem ser utilizados aquecedores de pequena potência, próprios para pequenos volumes de água.

 

Para alimentação dos Bettas oferecer pequenas quantidades diárias de Alcon Mini Betta ou Alcon Betta Mix F.D.Reprodução. O aquário para reprodução de Bettas pode ter cerca de 30 litros, sem pedras ou decoração, apenas com uma planta como a Cabomba. A água deve ser mantida a 15 cm de altura e a temperatura deve estar constante em torno de 28 ºC. É importante que o aquário esteja coberto com uma tampa de vidro. Fêmeas adultas de Betta, com cerca de 5 cm estarão aptas ao acasalamento quando apresentarem o ventre bem volumoso, um ponto branco saliente na região anal (ovopositor) e listras verticais contrastantes com a coloração de seu corpo. Mantenha então a fêmea dentro de um vidro (tipo de conserva) flutuando no aquário onde o macho estará solto, para estimulá-lo a fazer o ninho de bolhas. Liberte então a fêmea, para acasalarem. A desova ocorre quando o macho envolve o corpo da fêmea em um forte abraço, para que ela libere os ovos, imediatamente fertilizados por ele. Antes que cheguem ao fundo, os ovos são coletados pelo macho, com a boca, e colocados no ninho de bolhas. Após a desova total, quando o macho começar a agredir a fêmea, esta deve ser retirada e o macho passa a cuidar sozinho do ninho. A eclosão deve acontecer cerca de 24 a 48 horas após a desova. Após o quarto dia, quando os filhotes já começarem a nadar sozinhos, deve-se retirar o macho e começar a oxigenar a água com uma pedra porosa, já que eles ainda não possuem o labirinto formado.

 

Os infusórios para alimentação inicial dos Bettas podem ser conseguidos facilmente em culturas com água descansada adicionada de folhas de alface maceradas ou algumas gotas de leite ou ainda casca seca de banana. O importante é ter várias culturas iniciadas em dias diferentes. Evite o excesso de sol para não formar muitas algas. Algumas colheres desta água devem ser colocadas no aquário dos filhotes todos os dias, entre o segundo e o décimo dia após a eclosão. Após o sétimo dia inicie a alimentação com Artemia recém eclodida (náuplios), até que eles já aceitem as rações Alcon Mini Betta e Alcon Betta Mix F.D, o que deve ocorrer a partir dos 30 dias.

Com os cuidados necessários e uma boa dose de atenção e carinho, o Betta será seu companheiro por muito tempo!

 

 

 

le um pouco..

http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

apenas eu n sabia que eles nao se davam com maxos da especi deles

obrigada aos dois

e ja agora axas que eles se reproduzem-se num aqua de 40 cm de altura?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem... reproduzir bettas não é complicado... apenas dá trabalho.. o aquario do macho deve estar á temperatura de 27 graus e com agua a 8 cm de altura.. e tapado... convem inserir a femea num outro aquario (eu usu uma coisa propria que comprei que leva 15 litros e é excelente... a femea deve ficar separada do macho mas a verem-se durante uma semana... se necessário mais tempo... eu deixo sempre 1 semana e 4 dias... depois pegas numa taça de maionese... embora isto seja traumatizante... metes dentro do aquario do macho e deixas estar um dia... isto com eles a verem-se de perto... o pote de maionese deverá ser fino.. ou um copo...de modo a que estes se vejam e o macho irá investir na femea...e esta se prepará... depois soltas a femea no aquario e o macho ira com ela dar o abraço... ou abraços... e apanhará os ovos... as femeas por vezes também ajudam a apanhar ovos... depois de estar tudu pronto a femea será atacada... tens que a tirar senão... perdes a femea... depois de 4 dias já podes tirar o macho.... quando vires os alevins a nadarem horizontalmente... lembra.te nesta fase de reprodução que vai desde o abraço ao retirar do macho NUNCA des comida ao peixes... caso des... arriscas.te a ficar sem alevins... para isso antes de reproduzires os bettas convem terem a barriga cheia... uma boa dieta... os alevins deveram comer 4 vezes por dia... e ter a luz ligada por algum tempo... depois é só esperar que cresçam... mudas uma parte da agua uma vez por semana... isto quando vires que os alevins já estão num estado considerável...

http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Podes reproduzir num aquário de 40 cm de altura, logicamente, desde que a altura de água não ultrapasse os 10 ou 15 cm... :wink: :D

Sim, o betta é conhecido por não poderes DE TODO ter outro macho em contacto. Aliás o betta basta ver-se ao espelho para pensar que é outro macho e arquear logu as huelras e abrir as barbatanas, na sua posição "de combate".

O meu até no vido do aquecedor vê a sua imagem espelhada, e está sempre naquelas investidas contra o vidro. :D é cómico ve-lo a tentar lutar com o aquecedor...

Abraço

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem... reproduzir bettas não é complicado... apenas dá trabalho...

 

Se achas que o betta dá trabalho devias experimentar escalares... Tenho tido um trabalhão... Já para não falar de alguns killies.. Há quem diga que certas espécies, os ovos têm de ser mantidos secos durante uma semanda :wink: :D e mantidos a uma temperatura superior à ambiente... e depois voltá-los a introduzir na água para eclodirem.

Agora imagina qualquer promenor que não tenhas feito bem, e prontu! Lá se vai uma ninhada inteira de killies

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais