alguem me pode ajudar


moliveira

Recommended Posts

gostava de obter ajuda para remontar o meu aquario.

tenho um aquario de 100lts e uma bomba interna de 350lts/hora, com filtragem por uma esponja,carvao activado e com perlon.o aquecedor e de 100w.

ja tive varias veses este aquario montado mas passado algum tempo(3 ou 4meses) começam a morrer peixes e os outros ficam com as bartbatanas todas "roidas". mandaram-me um antibiotico para colocar na agua mas de todas as vezes nunca surtiu efeitos,por isso apelava a k me ajudassem pois gostava de o voltar a montar mas sem ter mas recordaçoes apos algum tempo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo.

Boa sorte também. Vais ver que te vamos ajudar a perceber os erros cometidos e a evitar que sejam repetidos. :roll:

 

Lê:

 

http://faq.thekrib.com/pt/

 

Depois volta aqui ao forum com as principais questões e dúvidas que queiras esclarecer.

 

Fica bem.

Sérgio Moreira

apc_bar.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deram-te o antibiótico correcto? A mim recomendaram-me o Sera Baktopur. Só o utilizei um dia mas já notei um pouco de efeito numa molly que me estava a começar a ficar com as bactérias nas barbatanas.

Procura esta marca.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Perde umas horas a ler os artigos deste site, vais ver que vale a pena...

http://www.aquahobby.com/b_articles.php

Se depois de leres ainda tiveres alguma dúvida mete aqui que o pessoal dá-te uma ajuda.

 

Boa sorte!!!

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Acho que o teu grande problema é a filtragem ... o teu filtro interno tem pouca capacidade para o aqua que é ... aconselhava-te um filtro exterior que melhora não só a filtragem como a estética ... para o teu chega um eheim 2213 que faz 440 L/h e muitas vezes aparece aí no fórum á venda por preços acessíveis ... aconselhei-te esse porque sou grande adepto da eheim. Outra coisa ... quantos menos quimicos melhor ... medicamentos, etc, só mesmo em último caso ...

 

Vou postar aí um excerto de um tópico sobre filtragem ... os tipos de filtragem... porque tu usas carvão activo, e acho isso um erro...

Cumprimentos

Filipe Santos

 

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existem 3 tipos de filtragem ... mecânica, biológica e quimica.

 

Filtragem mecânica - é a primeira parte da filtragem, ou seja, é onde a água passa primeiro dentro do filtro. Que pode ser composta por esponjas, cerâmicas lisas, etc. O objectivo é reter pedaços de plantas mortas e outros lixos de maior dimenção.

 

Filtragem biológica - é a segunda parte da filtragem, o objectico é a alojação das bactérias ... e para isso precisamos de algo poroso, que pode ser muita coisa ... tens as cerâmicas porosas, bioballs, muitas pessoas usam simplesmente rocha vulcanica partida em pedaços pequeninos, etc .

 

Filtragem quimica - esta é uma filtragem que não é usada como regra ... uns têm outros não ... se esta filtragem existir vai ficar na última divisão do filtro. Pode ser composta por Turfa ou Carvão Activo. Turfa, é usada quando temos água alcalina e precisamos de água mais ácida, ou seja se tiveres pH de 8, colocando turfa o pH vai baixar ...por exemplo para 7 ... depende da qualidade e quantidade de turfa. Carvão activo tem outra função ... serve para retirar medicamentos ou outras quimicas da água quando necessário ... por exemplo, colocas medicamentos porque tens um peixe doente, depois de ele recuperar, vais ter de retirar o medicamento da água para não afectar outros peixes, usas o carvão. Também é usado carvão quando inicias um novo aqua, ou seja, no periodo de ciclagem do aqua. Não passando das 2 semanas. Existe muitas pessoas a usar carvão para a água ficar cristalina, acho que é um erro... mas é a minha opinião. Quero dizer com isto , que acho que o carvão só deve ser usado quando for preciso e não fazer parte de uma filtragem continuamente .

Cumprimentos

Filipe Santos

 

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Acho que o teu grande problema é a filtragem ... o teu filtro interno tem pouca capacidade para o aqua que é ... aconselhava-te um filtro exterior que melhora não só a filtragem como a estética ... para o teu chega um eheim 2213 que faz 440 L/h e muitas vezes aparece aí no fórum á venda por preços acessíveis ... aconselhei-te esse porque sou grande adepto da eheim. Outra coisa ... quantos menos quimicos melhor ... medicamentos, etc, só mesmo em último caso ...  

 

Vou postar aí um excerto de um tópico sobre filtragem ... os tipos de filtragem... porque tu usas carvão activo, e acho isso um erro...

 

Tambem aposto na filtragem e em termos de TPA quantas fazes por mes_

Em aquário dependência.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que ja descobri,e uma Troca Parcial de Agua,verdade?

talvez esse seja o meu erro pois nunca mudava a agua, o dono da loja onde comprei ospeixes disse-me k nao era preciso mudar a agua,que a agua tinha condições para aguentar um ano ou dois,e eu fui na conversa,agora percebo k ele n estava certo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia era morrer peixes no teu aqua, para ires lá comprar mais e assim sucessivamente.

 

Isto há cada um...

 

Desde de que vi um lojista a vender dois machos Betta no mesmo saco para o mesmo cliente, perdi a vontade de criticar certos comportamentos...

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Acho que o teu grande problema é a filtragem ... o teu filtro interno tem pouca capacidade para o aqua que é ... aconselhava-te um filtro exterior que melhora não só a filtragem como a estética ... para o teu chega um eheim 2213 que faz 440 L/h e muitas vezes aparece aí no fórum á venda por preços acessíveis ... aconselhei-te esse porque sou grande adepto da eheim. Outra coisa ... quantos menos quimicos melhor ... medicamentos, etc, só mesmo em último caso ...  

 

Vou postar aí um excerto de um tópico sobre filtragem ... os tipos de filtragem... porque tu usas carvão activo, e acho isso um erro...

 

Tambem aposto na filtragem e em termos de TPA quantas fazes por mes_

 

Subescrevo inteiramente.. :lol:

Um bom filtro é o coração do Aqua, as TPA's os Pulmões :lol:

Tenho um Aqua parecido (100Lt's) e faço TPA de +/-20% de 2 em 2 semanas.

 

Boa sorte

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Bem vindo ao forum.

1º - Não compres mais nada nessa loja

2º - Lê os links que te deixaram

3º - Pergunta por aqui

4º - Vai com calma

5º - Não te ponhas a comprar peixes ao desbarato pois deves considerar que tipo de aqua desejas montar

6º - Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ric-santos,uma questao.

que filtro usas? interno? ou externo?

e qual o caudal?

Oi

 

Especificamente não sei o nome do meu filtro, mas é interno colado num dos topos do Aqua, composto por 3 compartimentos,

 

1º - a entrada de agua de baixo para cima e colocação do termoestato

2º - Matérias filtrantes, fazes o tipo que quiseres onde aa agua circula de cima para baixo.

 

eu tenho o seguinte de acordo com o sentido da agua:

1º - Filtragen mecânica - Lã de vidro que vou substituindo com as TPA's

2º - Filtragem Biológica - Um saquinho de ?? que é para absorver fosfactos (pelo menos foi o que me aconselhou o Sr. da loja quando eu lhe fui diser que tinha o tronco infestado de algas pretas)

3º - Novamente Lã de Vidro

4º - Filtragem Biológica - Bio balls, aneis porosos de cerâmica para fixação de bactérias

5º - Esponja

 

De seguida a água entra no 3º compartimento onde tem a bomba de cerca 750 l/h e volta a agua para o Aqua saindo +/- à superficie da agua para facilitar trocas gasosas.

 

agora o nome técnico desta geringonsa não sei, já agora se alguém souber ... :lol:

 

Espero ter ajudado... :shock:

Ricardo

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado nfdc..

 

Mas já agora, este tipo de filtro é de qualidade ou não...

 

em outros aquas já tive daqueles internos só com esponja, mas aquilo não me convenceu.

 

Quando comprei o novo aquario, vinha este filtro já colado, na altura achei até bom, mas agora ja tenho algumas duvidas, principalmente por causa das manutenções, dão cá uma trabalheira... :lol:

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esses filtros são bons do ponto de vista de filtragem.

 

Basta comprares uma bomba mais potente para teres filtro com mais de mil litros/hora.

 

Mas são algo complicados no que à manutenção diz respeito.

 

Prefiro os externos...

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu ainda n expliquei bem, e talvez possa estar-vos a induzir em erro,o meu filtro e interno mas e daqueles que estao dentro de um compartimento preto que se encontra ligado ao aquario e tem ja o compartimento para o aquecedor,filtros e bomba,este sistema e bom ou não? sera k posso comprar outra bomba mais potente para colocar no lugar da antiga sem ter de alterar mais nada?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

qual era a capacidade da referida bomba,e o tamanho do aquario?

 

400 litros/hora e o aquário é de +- 90 litros.

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas moliveira

 

Agora já sei o que tu tens ... o que tens é um filtro de decantação e não um filtro interno. Normalmente os filtros de decantação que vêm nos aquas de origem chega bem ... mas se for pouco, basta comprares uma bomba com mais potência. Tens é de ter atenção ás massas filtrantes. Tens esponja e carvão activo, não é o suficiente... aconselho-te a meteres ...

 

por ordem de passagem de água :

 

Esponja Azul » Cerâmicas Lisas » Lã de Vidro » Cerâmicas Porosas » Lã de Vidro

 

:lol: As cerâmicas metes dentro de uma meia de vidro de senhora, para não se soltarem.

:shock: TPA's todas as semanas cerca de 20%

:shock: A segunda lã de vidro é em muito menos quantidade que na primeira.

:shock: Quando for para lavar o filtro, lavas tudo muito bem, excepto as cerâmicas porosas, que é onde vão ficar alojadas as bactérias e que são essenciais para a vida do aquário. O que podes fazer é lava-las na própria água do aquário que vai fora quando fazes a TPA.

 

Se tiveres qualquer dúvida ... xuta :shock:

Cumprimentos

Filipe Santos

 

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu prefiro a lã de vidro (ou algodão filtrante) antes da esponja azul. É mais fácil limpar do que a esponja azul. Limpo a minha lã de vidro todas as semanas aquando das tpa's, e a azul só limpo de 2 em 2 semanas. E ainda aspiro com o sifão a água debaixo das esponjas. Costuma resultar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.