Difusor CO2 e Termómetro


Snoopy

Recommended Posts

Olá a todos,

 

este é o meu primeiro tópico postado portanto não se admirem que as minhas questões sejam triviais, mas tenho de começar por algum lado.

 

Em primeiro lugar gostava de deixar aqui os meus parabéns pela qualidade do forum, MUITO BOM, ainda mais para maçaricos como eu este forum é um óptimo ponto de partida.

 

Agora as minhas questões :

 

1. Difusor de CO2

 

Qual a utilidade do difusor de CO2? É mesmo necessário ? Existem outras técnicas que substituam o difusor ?

 

2. Termómetro

 

Nas imagens de aquário que já tive oportunidade de observar quase todos (senão todos) usam o termómetro mais clássico (tubo com mercúrio no fim)

 

A minha questão é se existem grandes diferenças entre o termómetro referido e aqueles que parecem uma fita preta. Pergunto isto porque os segundos são mais estéticos, mas se calhar menos fiáveis não ?

 

Talvez sejam perguntas muito básicas mas respondam a este desgraçado :)

 

Abraço

Tiago Ferreira

"O sábio não tem conceitos inflexíveis. Adapta-se aos dos outros"

 

Abraços

Tiago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi, Bem Vindo

 

Apesar de tambem ser novato aqui no forum . . . :)

 

Agora as minhas questões :

 

1. Difusor de CO2

 

Qual a utilidade do difusor de CO2? É mesmo necessário ? Existem outras técnicas que substituam o difusor ?

Tiago Ferreira

 

 

Não utilizo, mas pelo que tenho lido o difusor de CO2 é para plicares CO2 no teu aqua, ;) , o CO2 é bastante bom para auxilio a plantas num aqua bastante plantado, mas dependendo das plantas utilizadas pode não ser necessário, também existem fertilizantes.

 

Mas no entanto espera mais respostas.

 

2. Termómetro

 

 

Nas imagens de aquário que já tive oportunidade de observar quase todos (senão todos) usam o termómetro mais clássico (tubo com mercúrio no fim)

 

A minha questão é se existem grandes diferenças entre o termómetro referido e aqueles que parecem uma fita preta. Pergunto isto porque os segundos são mais estéticos, mas se calhar menos fiáveis não ?  

 

 

Penso que acertas-te, é mesmo isso, pelo menos na minha opinião, os termómetros de mercúrio são mais rigorosos, consegues uma leitura de décimas de grau censiu, também precisas de ter boa visão para isso. ;)

 

Eu uso dois de mercurio, de ves em quando um deles solta-se do vidro e faz umas vigens pelo aqua até encalhar, mas nada de grave, penso que a qualidade da ventosa é fraca.

 

Abraço

Ricardo

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.... tb sou novato nisto mas nunca confiei mt nos termometos de "fita cola"... neste momento tou a usar os 2 (fita cola e de mercurio) o de "fita cola esta a indicar-m 26º e o de mercurio 24,5º ... pensso q o de mercurio seja mais exacto...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Antes de mais bem-vindo ao forum e ao mundo da aquariofilia. :)

 

De facto os termometros de mercurio são os mais fiaveis, a indicação desses de 'colar' no vidro do aqua são influenciadas pela temperatura do vidro ou seja pela temperatura exterior, para alem de que vão 'envelhecendo' e por vezes torna-se dificil de ver a temperatura correcta. Na minha opinião os de mercurio são sempre os preferidos apesar de serem mais caros.

 

O difusor de co2 só se torna necessario se injectares co2 no aqua, só se usa em plantados.

Um abraço

Paulo Campos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

obrigado pelas respostas bem me parecia que o termómetro de mercúrio seria melhor :roll:

 

Bem vou ver se neste fds começo a montar o meu aqua assim que tiver umas imagens coloco-as no forum.

 

 

Abraço

Tiago Ferreira

"O sábio não tem conceitos inflexíveis. Adapta-se aos dos outros"

 

Abraços

Tiago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu uso dois de mercurio, de ves em quando um deles solta-se do vidro e faz umas vigens pelo aqua até encalhar, mas nada de grave, penso que a qualidade da ventosa é fraca.

 

ric-santos, ferve a ventosa e depois volta a "colá-la" no aquário. Vais ver que vai resistir por mais uns tempos largos :roll:.

 

Quanto a ti Snoopy, deduzo que nunca tenhas tido um aquário certo? Eu tenho um à cerca de um mês e já tive direito a 3 mortes e uma doença. A doença parece estar a melhorar e já tenho 16 crias na maternidade que me compensam as mortes que tive. Espero que os pequenos não morram com o tratamento que estou a fazer à doença como me foi dito que poderia acontecer.

 

Quanto ao termómetro, eu uso o de colar no vidro que vinha no aquário mas como a leitura não é muito exacta acabei por comprar um clássico de vidro e mercúrio que me satisfaz bastante :).

 

Tem cuidado com as temperaturas e faz um controlo periódico aos parâmetros da água (pH, NO3, etc...). Tem cuidado com a quantidade de peixes que metes no teu aquário. Geralmente, por cada cm que o peixe tenha, vais necessitar de mais um litro de água só para ele. Falando em água, toma os cuidados necessários com ela. Tem atenção ao cloro que em demasia e em escassez é prejudicial para os peixes. Existem produtos que te controlam isso facilmente. Só tens de colocar o necessário para a litragem do teu aquário cuja quantidade está descrita no rótulo do produto.

 

Eu comecei por plantas artificiais e um areão simples mas não tarda muito meto plantas naturais e uma mistura de areia e areão com substracto. As plantas ajudam muito mas como seria de esperar requerem o seu trabalhinho.

 

Vai tendo atenção ao comprotamento dos peixes e ao seu aspecto exterior para prevernires uma doença qualquer de avançar demasiado.

 

Se precisares de mais alguma coisa estamos aqui todos para ajudar e trocar opiniões.

 

Abraço e boa sorte ;).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem atenção ao cloro que em demasia e em escassez é prejudicial para os peixes.

Hummm?? :roll:

 

Segundo sei o problema do cloro tem a ver com a possível presença de amónia no aquário, porque se bem me lembro gera um qualquer composto tóxico...

Por outro lado o cloro não faz falta nenhuma aos peixes, tanto que ao aplicares um anti-cloro(ou ao deixares a àgua em reposo) removes o cloro todo...

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Eu concordo com o Luis D. O Cloro (Cl2) não faz falta nenhuma aos peixes... Aliás, essa frase do thekrib, de certeza que está mal escrita. Eles querem quase de certeza dizer, cloreto (Cl-) que é um ião vital para a maioria dos seres vivos. Se formos a ver, em águas naturais não há Cloro molecular (Cl2).

Mas já discordo na parte de haver um problema qualquer com a amónia e tal... Estás a fazer confusão com a Cloramina, que é um produto anti-"cloro" desinfectante. Essa sim, depois de reagir, um dos produtos finais é amónia.

 

Pessoal, quanto aos termómetros, são de álcool e não de mercúrio :)

O líquido é vermelho, certo? Então é um álcool qualquer. Sem contar que não convinha nada partir-se um termómetro com mercúrio dentro de um aquário.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

 

O cloro em altas concentrações é fatal para os peixes; em baixas concentrações perturba os peixes danificando-lhes as guelras.

 

Não penso que a frase esteja mal escrita; o que não está dito mas está subentendido é que o cloro seja em que concentração for é prejudicial para os peixes: em alta concentração é fatal e mesmo em baixas concentrações danifica as guelras.

 

 

Cumprimentos

Nuno

Cumprimentos

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas já discordo na parte de haver um problema qualquer com a amónia e tal...Estás a fazer confusão com a Cloramina, que é um produto anti-"cloro" desinfectante. Essa sim, depois de reagir, um dos produtos finais é amónia.

:)

Como é obvio, perante a afirmação do nosso "Químico" de serviço, retiro o que disse anteriormente :P

 

em alta concentração é fatal e mesmo em baixas concentrações danifica as guelras.

Também me parece ser esta a interpretação correcta dessa frase.

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Não penso que a frase esteja mal escrita; o que não está dito mas está subentendido é que o cloro seja em que concentração for é prejudicial para os peixes: em alta concentração é fatal e mesmo em baixas concentrações danifica as guelras.

Sim... tens razão.

Deve ter sido da hora. Já não estava a regular muito bem :lol:

 

Obrigado pelo reparo.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.