Iluminação


Recommended Posts

Estou prestes a comprar um novo aquário 120x40x50 (240l), mas o que me está a dar a volta a cabeça é a iluminação, isto porque não percebo patavina do assunto. :twisted:

O que tenho visto é aconcelharem 1w/l, e as calhas que tenho andado a ver são muito inferiores (Dymax OB Lighting 120cm), traz 2 lampadas T5 de 28w, o que perfaz um total de 56w, muito inferior ao recomendado.

Como é que arranjo maneira de pôr isto a 1w/l?? Ou mesmo a 0.9w/l?

Aos entendidos na matéria, pede-se uma ajudinha... :D

Um abraço

 

tiaGo Sá

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Seven essa regra só se aplica se quizeres plantas que precisem de muita luz.... porque 0.5w/l chega prefeitamente para a maioria das plantas ... mas se quizeres 1w/l tens as lifetech de 55w cada lâmpada ... eu tenho duas calhas lifetech de 87cm, cada uma com 2x55w, o que dá 220W mas o meu aqua é de 180L. Agora não te esqueças ... mais luz, mais algas ... e outra coisa ... quando fizeres o up-grade á iluminação , tens de injectar CO2 ...

 

Cumprimentos

Filipe Santos

Cumprimentos

Filipe Santos

 

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa ... esqueci-me de dizer ...

 

acho que existe mesmo uma calha lifetech de 120 cm que contém 4x55w. acho que já vi aqui uma á venda no fórum ...

 

Fica Bem

Filipe Santos

Cumprimentos

Filipe Santos

 

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Filipe...

 

Obrigado pela ajuda :D já agora sabes-me dizer mais ou menos o preço dessas calhas?? Tenho de me preparar para o susto, acho que isso é coisa para custar muito dinheiro :lol:

 

Cump's

 

tiaGo Sá

Um abraço

 

tiaGo Sá

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes aproveitar a calha que vem com o teu aquário, retiras o interior, e lá dentro metes casquilhos de rosca onrmal, onde encaixas lampadas fluorescentes compactas de rosca de 6500kelvins . metes quantas quiseres, mas se no total tivesses 25 W já era bem bom.

 

cada lampada dessas custa 3 ou 4 euros, e basta meteres umas duas ou 3 ( há de várias potências. ) como não precisam de levar balastros, etc são faceis de adaptas.. é fio electrico, casquilho de rosca e lampada, tá feito. certifica-te que as ligações nos casquilhos apanham o minimo de humidade possivel, e não apanhem água de forma alguma :lol:

 

com 10 euros fazes a festa, e ficas com uma potência de luz boa, e uma temperatura de cor muito boa, que te vai satisfazer tanto a nivel de cor dos peixes e plantas, como a nivel de necessidades das plantas.

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Seven

 

Dessas liftech que te falei novas não sei ... mas sei que esteve aqui uma no fórum em segunda mão entre 150 e 175€. Já ficas com uma ideia.

Cumprimentos

Filipe Santos

 

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aih Jasus!!!!!!!! 150?!?!?!? :lol: :D :shock::shock: Fica-me mais cara a calha que o aquário :evil:

 

podes aproveitar a calha que vem com o teu aquário

 

Esgalha: o problema é que vou mandar fazer o aquário, logo aquilo não trás qualquer tipo de calha... :?

 

Cump's

 

tiaGo

Um abraço

 

tiaGo Sá

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes crer que sim ... num aquário o mais barato é o aquário ... isto se quizeres ter um plantado com todas as condições. Porque meteres essa iluminação tens de introduzir injecção de co2, mais cerca de 150 € :lol: ... e acho que estava aí um a vender no fórum ... com botija de 2kg

Cumprimentos

Filipe Santos

 

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Estive a ler este post e numa pagina de calculo de aquarios o que o Sr. Takashi Amano usaria a nivel de iluminaçao num aqua de 200 e poucos litros seria 145 watts.

Como eu estou na mesma situaçao gostava que alguem ajudasse em relaçao a á quantidade de watts por litro numa litragem destas, sera que em aquas apartir destas dimençoes tambem se aplica a relaçao de 1 w/L ?

 

E que tal se utiliza-se 2 PROJECTORES HQI 70 WATS cada?

 

Desculpa estar a aproveitar este topico para proveito proprio mas já que estamos na mesma situaçao ou quase ( já tenho o aqua em casa mas por montar) isto tambem poderá servir para te ajudar.

 

Cumprimentos

 

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A iluminação que fiz recentemente (4x39W T5, com Balastros Electornicos tudo da Osram Philips), ficou-me a volta de 90€. Mas neste casp nao precisava de calha.

 

A solução mais barata será talvez 2 calhas Dymax de 90cm (arranjam-se por ai a 53€ cada novas), e substituir as lampadas de origem por lampadas de 39W 6500K.

 

Isto, claro, se estivermos a falar de T5...

 

A partir dai e sempre mais barato...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bytter

 

Essas Dymax de 90cm quantas lamps levam cada uma ? porque se levarem so 1 lamp cada as duas fazem menos de 80 w o que será muito pouco .

Ja agora ajuda la mais um bocadinho porque nao conheço essas calhas.

Já agora por acaso sabes o preço das de 120 cm?

Obrigado

 

Cumprimentos

 

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Cada calha Dymax leva 2 lâmpadas T5. Aparentemente o balastro aguenta, no caso das de 90cm, com duas lâmpadas de 39W (ficas com quase 80Ws por calha). O sitio mais barato que conheço para as adquirir é na Animalife (www.animalife.com.pt), mas tem em atenção que as lâmpadas que vêm são de 21Ws; uma 12000k e outra actinicia (i.e., não presta para plantados, portanto, acrescenta-lhe o preço de novas lâmpadas que rondam os 9-13€ cada).

 

Quanto a fiabilidade nada posso dizer. Tenho uma calha dessas de 60cm no aquário da minha namorada, mas tenho-a à pouco tempo (menos de 1 mês). Até agora tem-se portado bem cabecadura

 

Um abraço,

 

Hugo Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.