[artigo]tropheus O Desafio (ii)


Nuno Antunes

Recommended Posts

Parte I: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=42156

 

(continuação)

 

:crazyeyes:E agora a pergunta milionária... como manter e o que esperar?

 

Para começar a responder à parte do que esperar nada melhor que as palavras do Eduardo:

 

De tudo o que tenho lido e da experiência que tenho tido, o comportamento dos Tropheus é muito peculiar quando em grupo unifamiliar.

Normalmente o dominante defende um local, que sendo dentro de um aquário por vezes é o aquário todo, mas o mesmo é ajudado por uma hierarquia bem definida e daí se conseguir a estabilidade.

No entanto, não é raro observar o dominante ser desafiado por outro macho e aqui podem acontecer dois cenários, ou o desafiante é ajudado pelos restantes ou um grupo dos restantes e logo se vê quem ganha, ou o dominante é ajudado pelos restantes elementos do grupo (menos comum).

 

Raramente uma luta entre Tropheus é apenas entre dois peixes, mas sim entre grupos com um lider definido, (por engraçado que possa parecer este comportamento tem sido referenciado por vários autores como normal dentro do aquário. Não nos podemos esquecer também que devemos relativizar estes comportamentos ao tamanho do aquário e ao número de individuos lá dentro. Num aquário com 2 tropheus nunca haverá grupos) e não é estranho que no meio da confusão, um dos elementos dentro de um destes grupos e não necessariamente o desafiante ou o desafiado, aproveite a confusão e a oportunidade e acaba por se tornar o dominante.

 

São este tipo de comportamentos que tornam a familia dos Tropheus tão interessante e que tantas paixões desperte.

 

Em relação à manutenção mais uma vez o Eduardo nos presenteia com um manual de sobrevivencia:

 

Vou enumerar aqui alguns dos factores que considero dos mais importantes na manutenção dos Tropheus.

 

Aqui vai e sem nenhuma ordem em especial:

 

Alimentação (MUITO IMPORTANTE) - Os Tropheus são animais quase exclusivamente vegetarianos, tendo um dos tratos digestivos dos mais compridos de todos os ciclideos sendo batido por muito poucos, talvez pelo Spathodus erythrodon que é o ciclídeo com o trato digestivo mais longo, motivo pelo qual deve ser alimentado com uma alimentação à base de vegetais. No entanto para melhor sucesso devemos variar a ração que damos aos nossos peixes, (inguém gosta nem é saudável comer bife com batatas fritas todas as refeições) variar a marca da ração e adicionar todo o tipo de animais plantónicos (Krill, Mysis, Cyclops e Plankton) congelados!! NUNCA POUPEM NA QUALIDADE DA ALIMENTAÇÃO DOS VOSSOS TROPHEUS!!!!!!

 

Quimica da água (MUITO IMPORTANTE) - Os Tropheus são particularmente sensiveis à quimica da água, não bastando um pH alto (que se recomenda acima dos 8,2º até aos 9,0º) que sendo um factor importante é dos menos importantes na quimica dos aquários de biótopo Tanganyika. A água do Tanganyika é a que quimicamente mais se aproxima da água do mar, havendo elementos importantes que estão presentes em concentrações muito próximas das do mar, e que aparecem apenas como elementos traço na água dos restantes lagos. É importante desta forma escolher um bom aditivo para simular a água do lago, não bastando os Cichlid Buffers à venda no mercado que apenas juntam compostos carbonatados à água do aquário provocando desiquilibrios com o resto. Eu costumo adicionar ao aquário suplementos de água salgada além de uma mistura feita por mim. Não vou falar em marcas pelos motivos óbvios!!!

 

Dos suplementos que adiciono sublinho os seguintes:

 

Iodo (doses muito pequenas)

Ferro para aquários marinhos - em conjunto com o Iodo estimula o crescimento de micro algas que se fixam na decoração e que são um suplemento importante na alimentação.

Magnésio

Estrôncio

Molibdénio

Trace Elements

 

Além da tal mistura que falei e cuja receita é de familia e secreta!! Não me levem a mal!!!

 

Corrente da água - A água do lago Tanganyika devido ao facto de ter uma ondulação bastante forte, quase igual a um recife de coral, leva a que os Tropheus tenham evoluído numa forma que os leve a preferir zonas mais movimentadas, que são igualmente as zonas mais oxigenadas devido à rebentação. Assim este é um factor importante num aquário de Tropheus, uma boa corrente!!! Podemos pensar à vontade até 10x o volume do aquário por hora sem problemas para circulação interna, preferencialmente com as bombas a fazer oxigenação.

 

Oxigenação da água - Devido ao dito em cima, e pensando onde vivem os Tropheus, em profundidades baixas até 20 metros geralmente, sendo o normal os 3 a 5 metros junto à praia, onde a rebentação faz aumentar brutalmente a oxigenação da água! Esta oxigenação leva a que estas zonas do lago tenham menos CO2 dissolvido na água o que leva a um pH mais alto do que nas zonas mais interiores do lago. Ora tendo os Tropheus evoluído nestas águas é natural que se sintam melhor em condições identicas.

 

Após este manual acerca do tratamento destes belos peixes pouco mais há a dizer. Curioso em saber um pouco mais acerca dos parâmetros das águas do tanganika procurei alguma informação complementar e fui encontrar a mesma no cichlid-forum numa tabela que traduzo a seguir:

 

Componente quimico Valor lido

Catiões (meq/L) 7.30-7.46

Aniões (meq/L) 7.25-7.71

Na (Sódio) (mg/L) 57-63.6

K (Potássio) (mg/L) 18.0-35.5

Ca (Cálcio) (mg/L) 9.2-17.6

Mg (Magnésio) (mg/L) 39.2-43.3

HCO3 + CO3 (bicarbonato e carbonato) (meq/L) 6.02-6.81

Cl (Cloro) (mg/L) 20.9-36.6

SO4 (Sulfatos) (mg/L) 7.2-15.3

SiO2 (mg/L) 0.3-6.6

NO3 (Nitratos) (µg/L) ---

PO4 (Fosfatos) (µg/L) 7

Fósforo (P) (µg/L) ---

pH 8.66-9.06

 

E basicamente é isto o resumo de vários meses de procura pela internet, leitura de sites e busca de conhecimento.

Por abordar ficou o famigerado bloat pois esse problema é quase um artigo só por si. Talvez para uma próxima oportunidade, esperando eu é claro que o artigo não resulte da minha experiencia pessoal, ou que resultando seja o ralato de um caso de sucesso.

Pretendo vir a criar estes belos animais, por isso talvez me divirta a pesquizar um pouco mais noutros campos relacionados e a descrever os mesmos em artigos. O futuro o dirá.

Resta agradecer a todos a paciencia para lerem este artigo até ao fim e mostrar a minha disponibilidade para alterações e acrescentos que considerem relevantes.

 

Um abraço

Nuno Antunes

 

 

Referências consultadas neste artigo:

-Forum de aquariofilia

-Cichlid-forum(Tropheus&Petrochromis)

-Artigo sobre sais de aquário

-Tropheus Corner

-Steves Tropheus

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais