Alternativa ao kalkwasser?


Recommended Posts

Boas

 

Vi na aquaristic.net um produto para adicionar calcium da Seachem ... http://www.aquaristic.net/shop/shop.php/si...id/620030/cnid/

 

Será que isto é uma boa alternativa ao Kalk? Já li que o kalk só é eficaz com água de osmose, devido à sua acidez... Como não tenho hipótese de colocar um sistema de osmose, procurava uma alternativa...

 

Cumps,

 

Jam

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá José,

 

o Kalk não funciona só com água de osmose, qualquer água ácida dilui o kalk...basta verificares o PH da água...por Exemplo a água do LIDL é ácida...ou mesmo a destilada.

 

O problema da água destilada é que não sabes se esteve armazenada em bidões de cobre (que é extremamente tóxico para os camarões).

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois,

 

Será que isto é uma boa alternativa ao Kalk?

Esse produto não serve como alternativa ao kalk, pois só serve para elevar o cálcio. Se usares só disso o cálcio vai subir mas a alcalinidade vai descer, o que significa que irás ter um desequilíbrio iónico. Esse produto é bom para corrigir situações em que o cálcio encontra-se baixo relativamente à alcalinidade.

Já li que o kalk só é eficaz com água de osmose, devido à sua acidez...

A kalkwasser não é ácida, antes pelo contrário, é muitíssimo alcalina. Água da torneira com hidróxido de cálcio resulta em precipitação de CaCO3 juntamente com outros minerais e metais presentes na água da torneira.

Uma alternativa à kalkwasser será a adição de produtos de 2 partes (para aumentar cálcio e alcalinidade).

De qualquer modo aconselho-te a investir numa unidade de osmose inversa.

Abraços,

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De qualquer modo aconselho-te a investir numa unidade de osmose inversa.

 

Acho que o João já respondeu a tudo.

 

Eu só queria discordar dum pequeno ponto, porque como tu moras na Maia (como eu), se utilizares água da companhia não precisas de unidade de osmose. Aqui pelo Norte tens muitos aquarios sem utilizar unidades de osmose e são um sucesso, porque em regra geral as nossas águas têm bons parametros para se usar em aquários reef.

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, já entendi melhor... com kalk aumento o calcio e o ph, e com o aditivo só o calcio, por isso vou ficar com um desiquilibrio de ph...

 

No entanto, não percebi uma coisa... a agua de osmose é ácia, correcto? pelo que li o kalk precisa de alguma acidez para se dissolver correctamente... aliás, li um artigo que aconselhava a adicionar vinagre com agua normal para quem nao tivesse acesso a osmose...

 

Quanto à agua da Maia, ainda bem que é boa!!! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui pelo Norte tens muitos aquarios sem utilizar unidades de osmose e são um sucesso, porque em regra geral as nossas águas têm bons parametros para se usar em aquários reef.

 

Se o que me mostraram não foi show off :):( confirmo que vi água da companhia a alimentar muitos e bons litros de água salgada :wink:

 

Abraço

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

com kalk aumento o calcio e o ph, e com o aditivo só o calcio, por isso vou ficar com um desiquilibrio de ph...

Estás a fazer confusão. O que disse foi que a kalkwasser aumenta (lentamente) ou mantem o cálcio e o KH (dureza carbonatada).

Quanto à utilização do vinagre, o Duarte tem razão. De qualquer modo é de evitar porque pode provocar um aumento de cianobactérias.

Quanto à utilização ou não de osmose, eu prefiro usá-la porque gosto de saber o que é que estou a meter no meu aquário e não depender de variações de qualidade no fornecimento da água da companhia.

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ácido acético puro não é problemático mas vinagre é orgânico e favorece o crescimento de ciano.

 

Ok, aqui está uma coisa que os vários artigos que li não focaram...

 

Esquecendo o vinagre, se usar ácido acético puro é vantajoso, tendo em conta que não tenho água de osmose? Onde é que consigo arranjar ácido acético puro????

 

Thanks pela ajuda,

 

Jam

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma outra questão, que já procurei e ainda não encontrei uma sólida resposta...

 

Faço a mistura do kalk num garrafão de água, e deixando repousar um pouco fica um depósito... devo deixar repousar, colocar água transparente e deitar fora o depósito, ou devo misturar bem tudo e colocar tudo? ou há alguma 3ª hipótese??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ácido acético puro não é problemático mas vinagre é orgânico e favorece o crescimento de ciano

 

Atenção a isto, ácido acético puro ( glaciall ) pode ser um grave problema até para ti ao manuseares/respirares.

O que se usa é ácido acético a x%, ou seja diluido.

Para o caso da kalkwasser usa-se a 5%, segundo o site, http://www.reefscapes.net/articles/breefca...kalkwasser.html

 

António Paes

Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net

Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/

Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção a isto, ácido acético puro ( glaciall ) pode ser um grave problema até para ti ao manuseares/respirares.  

O que se usa é ácido acético a x%, ou seja diluido.

António, tens razão. É claro que tem de ser diluido. Quando eu me referia a puro expliquei-me mal, pois queria fazer a diferença entre o vulgar vinagre de vinho (que contem ácido acético) e simplesmente ácido acético.

O vinagre de vinho simples serve mas convem dar um olho nas consequências de aumento de carga orgânica temporária.

Esquecendo o vinagre, se usar ácido acético puro é vantajoso, tendo em conta que não tenho água de osmose? Onde é que consigo arranjar ácido acético puro????

Se fosse a ti, para já usaria simplesmente kalkwasser simples.

Faço a mistura do kalk num garrafão de água, e deixando repousar um pouco fica um depósito... devo deixar repousar, colocar água transparente e deitar fora o depósito, ou devo misturar bem tudo e colocar tudo? ou há alguma 3ª hipótese??

Utilizas apenas a água transparente para adicionar lentamente ao aquário.

O depósito podes reutilizar mais uma vez para fazer nova kalkwasser.

Deve dar para umas 2 ou 3 vezes, mas a partir daí já deve ser fundamentalmente carbonato de cálcio e este já não se dissolve e terás de deitar fora e utilizar hidróxido de cálcio de novo.

Abraço,

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faço a mistura do kalk num garrafão de água, e deixando repousar um pouco fica um depósito... devo deixar repousar, colocar água transparente e deitar fora o depósito, ou devo misturar bem tudo e colocar tudo? ou há alguma 3ª hipótese??

Utilizas apenas a água transparente para adicionar lentamente ao aquário.

O depósito podes reutilizar mais uma vez para fazer nova kalkwasser.

Deve dar para umas 2 ou 3 vezes, mas a partir daí já deve ser fundamentalmente carbonato de cálcio e este já não se dissolve e terás de deitar fora e utilizar hidróxido de cálcio de novo.

Abraço,

 

Simples, directo e conciso! Era isto que eu precisava de saber!! Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João,

 

Apenas 2 questão que me lembrei, relativamente ao kalk...

 

1ª - Adicionar o kalk na sump, ou directamente no aquario?

 

2ª - Quando vou de férias tenho uma pessoa que me faz o favor de alimentar o aquário... este ano pretendia deixar-lhe os garrafões com kalk já prontos para virar no aquário, pois a evaporação no verão é significativa... há algum problema em ter a solução pronta no garrafão por cerca de 15 dias ? (já sem o depósito)

 

Thanks

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

1ª - Adicionar o kalk na sump, ou directamente no aquario?

 

Preferencialmente no aquário numa zona de bastante circulação

 

2ª - Quando vou de férias tenho uma pessoa que me faz o favor de alimentar o aquário... este ano pretendia deixar-lhe os garrafões com kalk já prontos para virar no aquário, pois a evaporação no verão é significativa... há algum problema em ter a solução pronta no garrafão por cerca de 15 dias ? (já sem o depósito)

 

Penso que não terás problemas desde que indiques à pessoa para agitar bem os garrafões antes de os colocar em funcionamento. Se repares há uma certa tendência para aculumar kalk no fundo do garrafão...

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que não terás problemas desde que indiques à pessoa para agitar bem os garrafões antes de os colocar em funcionamento. Se repares há uma certa tendência para aculumar kalk no fundo do garrafão...

 

Mas se fizer a mistura, deixar repousar, e encher os garrafoes apenas com a água transparente, não irá haver depósito, certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas se fizer a mistura, deixar repousar, e encher os garrafoes apenas com a água transparente, não irá haver depósito, certo?

 

Dificilmente não haverá depósito no fundo ... pelo que é como te disse anteriormente, pede ao teu amigo para dar uma agitadela antes de utilizar.

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá José,

 

caro não queiras comprar um sistema de Osmose, sempre podes optar por comprar água purificada na farmácia. Está água é feita através de Osmose Inversa e custa €1.3 cada garrafão de 5 litros.

 

Se pedires agua dsetilada na farmácia, é esta que dão.

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais