substrato para o meu aqua de 150cm


krushandkill

Recommended Posts

Numa loja, encontrei substrato Fertil plant, segundo a lata, coloca-se uma camada de 1cm sobre todo o fundo do aqua, vou precisar de 2 latas de 4Kg. Na lata sugere levar areão por cima, de modo a fazer o conjunto uma altura de 5/6 cm. Estou a pensar comprar areia de mina, segundo o lojista, material completamente inerte.

Agora, considerando que estou a pensar plantar Valisnerias para esconder os tubos de água e para os escalares que quero colocar, bastantes plantas na zona traseira, algumas no meio e frente do áqua, zonas relvadas e zonas com areão de mina e um zona a imitar um riacho com areia branca fina, de silica, acham que este substrat Fertil plant e a areia de mina são boas opções, ou precisarei de por baixo do Fertil plant, colocar mais alguma coisa? Ou escolher outros produtos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso não me sabes dizer preços e lojas que os tenham à venda, ou já é pedir muito? É que ando pela net atrás de sites que os vendam em Portugal e não me apareçe nada.

 

O Fertil plant é da Prodac International.

 

"FERTIL PLANT

 

substrato natural de terriço macio e poroso em forma granular que varia de 2 a 6 m/m. FERTIL PLANT é embalado assim como a natureza o criou, não precisa de algum aditivo pois já contém todos os elementos nutricionais de que as plantas precisam, inclusive micro e macro elementos.

 

FERTIL PLANT garante um crescimento luxuriante das plantas.

 

Uso: Espalhar o produto assim como é no fundo do aquário numa camada de cerca 1 cm. de espessura; cobrir com uma camada de cascalho lavado formando uma espessura total de aprox. 6/7 cm. Deitar lentamente a água evitando de danificar o fundo. Possivelmente deitar a água sobre um material sólido como uma rocha ou uma raiz decorativa."

 

Agora se é bom, já não sei, estava à espera que alguém daqui já o tivesse usado. Um substrato para colocar num aqua, para só precisar de uma camada de 1cm, é estranho. Todos os outros precisam de uma camada de 2 a 3 cm.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui no Porto só conheço a SOHAL que vende isso.

É como te disse... a opinião do pessoal espalhado por todo o globo é que o melhor solo é ADA soil e depois Flourite da Seachem em segundo.

Eu pessoalmente adoro ADA.

 

Assim fica muito mais fácil de ter um aquário de sucesso :lol: Sem algas, com optimos tapetes e cores.

Só não podes é esquecer a iluminação e o CO2, se a estes juntares ADA soil tens os ingredientes para um plantado de sucesso.

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, o único problema mesmo, é o preço do ADA Amazonian soil na SOHAL... tenho de procurar fontes mais baratas, nem que mande vir de fora!

Pena que ninguém tenha experimentado o Fertil plant, a ver se aquilo era bom ou não...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, o único problema mesmo, é o preço do ADA Amazonian soil na SOHAL... tenho de procurar fontes mais baratas, nem que mande vir de fora!

Pena que ninguém tenha experimentado o Fertil plant, a ver se aquilo era bom ou não...

 

Enquanto tudo o que vier para a europa passar pela ADA europe, só encontras mais barato no Japão ou nos EUA.

O Oliver Knott queixou-se muito disso e diz que a principal razão do uso de ADA não ser generalizado na Alemanha e em todos os aquários que ele monta é devido aos preços exorbitantes praticados pela ADA europe. O que de certo modo, segundo ele, dificulta-lhe o trabalho, pois tem que se preoucupar muito mais com as manutenções.

 

Um abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

É como te disse... a opinião do pessoal espalhado por todo o globo é que o melhor solo é ADA soil e depois Flourite da Seachem em segundo.

 

Podiam-me informar acerca dos preços (em média) praticados pelas lojas sobre estes dois produtos sff

 

Cump's

 

tiaGo

Um abraço

 

tiaGo Sá

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

na sequência da consideração mundial, o ADA referido será para colocar em toda a camada dos 5cms ou deverá colocar-se por cima outra coisa tipo aquasoil amazonia ou outro, e por baixo o quê?

 

quais as espessuras de cada camada com estes produtos, já agora e se possível qual o preço de cada um deles, em média?

 

Obrigado,

 

Carlos Santos

tiagodovale2-dbd.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Custa-me a crer que os fertilizantes ADA e Seachem sejam os unicos que conduzam a bons resultados... Basta ver com atenção e há setups e plantados muito bons que usam outras marcas. Aliás Seachem quase nem se vê, ou pelo menos eu raramente vejo.

 

No meu caso usei JBL e estou muito contente! Tirando que ainda sou um zero à esquerda nestas coisas as minhas plantas, sem muito trabalho, crescem e estão bonitas. O resto virá com o tempo.

Eu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Bem... parece que fui mal-interpretado:

 

Custa-me a crer que os fertilizantes ADA e Seachem sejam os unicos que conduzam a bons resultados...

 

Eu não disse que era os únicos, são é os mais fáceis de conseguir bons resultados. Eu até tenho um plantado com substracto inerte... o meu balanço final é que não presta... mas tá lá ... é um plantado e quem dera a muita gente ter metade do que eu tenho ali. Mas para mim torna-se de muito dificil manutenção, sempre a adicionar fertilizantes, TPA's.. só dificuldades.

 

 

No meu caso usei JBL e estou muito contente!

 

Bem...como falaste no teu caso, eu fui procurar os teus resultados e não encontrei uma actualização do teu tópico.

Mas foi curioso porque encontrei o seguinte comentário teu:

 

Vão sendo estas pequenas maravilhas que fazem com que uma pessoa não pegue nno aqua cheio de algas e o mande pela janela a abaixo! Com jeito vai!!!  

 

Fantástico!

 

Por acaso esse aquário cheio de algas não é o mesmo que utilizaste o JBL?

 

Bem... já fui mauzinho o suficiente :shock:.... e quero dizer que essa combinação de JBL + areia de mina nem é muito má. Se calhar era a solução que eu optava se tivesse um aquário com um orçamento muito limitado... mas teria a plena consciência que me era muito mais díficil ter um bom plantado... se calhar fazia uma coisa diferente e procurava manter plantas com poucas necessidades de nutrientes e muito cuidado com as algas.

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

na sequência da consideração mundial, o ADA referido será para colocar em toda a camada dos 5cms ou deverá colocar-se por cima outra coisa tipo aquasoil amazonia ou outro, e por baixo o quê?

 

quais as espessuras de cada camada com estes produtos, já agora e se possível qual o preço de cada um deles, em média?

 

Obrigado,

 

Carlos Santos

 

A ADA recomenda utilizar o Power Sand por debaixo do areão e depois como camada de 5cm ou mais utilizar os ADA soil (Amazonia, African ou Malaya). Este ultimos têm uma granulometria ideal para plantas e torna-se muito fácil de plantar neste tipo de solos.

Eu no meu caso especifico usei Power Sand Special e Amazonia soil, mas conheço casos, com muito sucesso, de quem não use Power Sand (visto que este é realmente muito caro).

 

Quanto a preços médios e afins... não posso responder porque não sou a pessoa indicada, frequento poucas lojas e presto muito pouca atenção aos preços, não sou daqueles de andar a comparar.

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto a preços médios e afins... não posso responder porque não sou a pessoa indicada, frequento poucas lojas e presto muito pouca atenção aos preços, não sou daqueles de andar a comparar.

Abraço,

 

:twisted::twisted: Tou mesmo a ver, ou mandas o motorista fazer as compras por ti, ou entras numa loja e dizes:

"escolhe pr'aí, levo tudo, pago à vista, dinheiro não é problema!"... :P:P

 

Pois, mas eu, considerando que a minha esponja é economista, imagina as voltas e os malabarismos que tenho de fazer para a convencer a deixar-me gastar dinheiro? E ainda para mais, foi ela que me lançou nos peixinhos, com a ideia "Olha, ficava mesmo lindo neste canto da cozinha, um aquário com uns peixinhos e umas plantas, que dizes?"... :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tou mesmo a ver, ou mandas o motorista fazer as compras por ti, ou entras numa loja e dizes:  

"escolhe pr'aí, levo tudo, pago à vista, dinheiro não é problema!".

 

Sinceramente não achei muita piada ao sarcasmo desta frase, porque fui sincero no meu comentário.

 

Se só conheço uma loja que vende ADA aqui no Porto... que queres que faça? Vá a Lisboa perguntar preços?

Já sei vou fazer uma lista de preços com uma tabela de excel com todas as lojas! :D

 

Agora por não ter presente o preço das coisas sou "menino" rico? Não percebi essa... vocês devem ser do tipo de pessoas que sabe quanto custou cada camisa que têm no armário.

 

Cada um sabe de si e do seu dinheiro, dei a minha opinião sincera, baseada na opinião de outras pessoas e na minha experiência pessoal. Qualquer outro tipo de discussão é futil e não nos leva a lado nenhum.

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

De uma forma geral concordo com o Ricardo.

Primeiro porque ele so quiz ajudar, e ajudou imenso, pelo que li.

So para vossa informação, a nivel de subsracto fertil o ADA é muito bom como sabem, mas ha melhores na minha opinião. Existe o da Azoo, e esse é ainda melhor que o da ADA.

Se bem me lembro ricardo, o mighty shores teve uma leve camada de algas junto ao tapete da glosstigma no seu inicio. E esse aquario estava com ADA, por isso o substracto da ADA não impede por si so o aparecimento de algas, nem isso vem descrito na sua embalagem. Já no caso do da Azoo, posso garantir que nesse solo não tem tendencia para as algas agarrar, alem disso essa marca garante que as algas não aparencem, e eu pude comprovar.

Mas meus amigos, o substracto da azoo apenas tem 4,5 kg por saco, e custa 45 euros! É bem mais caro que o da ADA aquasoil.

 

Em lisboa (naturline) o ADA aquasoil é mais barato, eu dei 39,90 euros e o saco tem 9L (+/--------9kg, REPITO MAIS OU MUITO MENUS), mas desde já veem que o ADA ate fica mais baratinho, mais os portes (que são carissimos). Se comprares grandes quantidades pode ser que lucres, mas nada de transcendente.

 

Quanto ao substracto da Prozas é muito bom, não para substictuir o ADA aquasoil, mas a camada mais fertil, ou seja a 1ra camada de substracto.

 

Bom, isto é uma opinião pessoal, recolhida atravez de experiencias.

Ricardo quanto ao mighty shores corrigeme se estiver enganado, e desculpa.

 

Adeus

Fiquem bem

Naturebyvitlatedlogoa.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo quanto ao mighty shores corrigeme se estiver enganado, e desculpa

 

Não teve algas. Teve cianobácterias. Atribuio isso ao facto de o aquário ter excesso de CO2 porque não tem uma valvula selenoide para cortar a injecção durante a noite.

 

Está descrito que o excesso de CO2 pode ser uma causa de cianobactérias. Assim como o défice de Nitrato. Sim...escrevi bem...DEFICE de nitratos. De qualquer manera já aparentemente já está resolvido.

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já no caso do da Azoo, posso garantir que nesse solo não tem tendencia para as algas agarrar, alem disso essa marca garante que as algas não aparencem, e eu pude comprovar.

 

gostava de por esse substrato á prova....garanto-te que conseguia fazer lá crescer as algas que quisesse...

 

ou então tem um herbicida muito potente, o que também não é bom para as plantas, e como todos os produtos quimicos, vai diminuindo em concentração.

 

Nenhum substrato por si só garante a ausência de algas ou que as plantas cresçam com saúde, podem é dar uma boa ajuda ou deixar tudo nas mãos do aquariofilista.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tou mesmo a ver, ou mandas o motorista fazer as compras por ti, ou entras numa loja e dizes:  

"escolhe pr'aí, levo tudo, pago à vista, dinheiro não é problema!".

 

Sinceramente não achei muita piada ao sarcasmo desta frase, porque fui sincero no meu comentário.

 

Se só conheço uma loja que vende ADA aqui no Porto... que queres que faça? Vá a Lisboa perguntar preços?

Já sei vou fazer uma lista de preços com uma tabela de excel com todas as lojas! cabecadura

 

Agora por não ter presente o preço das coisas sou "menino" rico? Não percebi essa... vocês devem ser do tipo de pessoas que sabe quanto custou cada camisa que têm no armário.

 

Cada um sabe de si e do seu dinheiro, dei a minha opinião sincera, baseada na opinião de outras pessoas e na minha experiência pessoal. Qualquer outro tipo de discussão é futil e não nos leva a lado nenhum.

 

Calma camarada, não foi sarcasmo, foi piada mesmo. É que nos tempos que correm, dizeres que não olhas para os preços, não me causou estranheza, apenas parti-me a rir. Só. É que acredites ou não, a minha mulher acusa-me do mesmo. Li e pensei logo "olha, ou foi ao BES, ou é mais um maluco como eu...". Mas se levas-te a piada para o sarcasmo e levaste a mal, retiro já o que disse e peço desculpas sinceras. Se assim o quiseres, até edito a mensagem.

Raios partam a internet...conheces-me mal, senão nem sequer tinhas pensado que eu tive má intenção. Não sou do tipo de morder a mão de quem me dá uma ajuda quando peço.

Fazemos assim, ou combinámos uma cafézada, ou na palestra do dia 22, no CMA, olhas para mim e vês se eu não tenho cara de maluco e gajo porreiro...quer dizer, estou a pensar que nos vamos encontrar lá os 2, até lá vamos a ver, já me inscrevi, mas falta um mês até ao dia...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... eu também não gosto de falar pela internet, muito menos discutir. Sai sempre mal, ou então temos de ter todos muito jeito para a escrita para exprimirmos muito bem o que queremos dizer.

 

 

 

Nenhum substrato por si só garante a ausência de algas ou que as plantas cresçam com saúde, podem é dar uma boa ajuda ou deixar tudo nas mãos do aquariofilista.

 

A melhor frase que ouvi nestes ultimos tempos sobre substractos. Isto devia ir para inamovivel. Tipo nos dez mandamentos dum plantado ou assim.

Não pensem que por ter ADA ou outro solo potente qualquer que não têm de fertilizar mais. Tudo depende do aquário, que é um ecossistema, varia sempre de acordo com a quantidade de peixes, plantas e afins.

 

Um abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa frase não deixa de ter a sua lógica, e o facto de andar atras de um substrato parar o meu aqua de 150cm, é porque no meu de 60cm, apenas tenho areão de silica. Logo, uma área maior, que me vai dar mais trabalho e que leve mais plantas, deve ter outras especificações, certo?

No meu aqua viveiro de plantas (actualmente serve como quarentena e maternidade de alevins de mollys), apenas tenho areão de rio. No viveiro, como apanha luz directa do sol, tem bastantes algas em suspensão, mas é bom para os otocinclus e alevins. Tem também um sistema CO2 DIY e 10 horas de lampadas de 45w, desde o principio da montagem. As plantas que lá pus, mudas pequenas, à muito que ultrapassaram as plantas-mãe.

 

No de 60cm, tenho andado a colocar 1x por semana, aquando das TPA's, fertilizante em pastilhas (Grow plant ou isso, para testar o efeito nas plantas), e como recentemente aumentei a luz da tampa com um DIY, começaram a aparecer manchas castanhas nas folhas de algumas plantas. Suponho que seja falta de CO2, só na 4feira pus um sistema DIY lá. Ah, e algas castanhas em folhas e areão. Devem ser efeitos secundários do fertilizante. Esta semana já não pus, a ver o que acontece.

 

Agora, a minha dúvida em relação ao substrato para o aqua grande, não é devido a querer ter plantações amazonicas e vistosas como dos teus aquas ou os do FAAO, apenas queria um que me mantivesse minimamente as condições para ter plantas em boas condições, que ao mesmo tempo me iam equilibrar o ecossistema e poupar-me muitos dissabores. Quero ter cuidado com as plantas assim como tenho com os peixes, e não queria que nem a fauna nem a flora ficassem com ar adoentado. E pelo que já vi por aqui, as plantas dão-se melhor, ficam com melhor aspecto e poupam trabalho se tiverem um solo fértil que as fortaleça.

A minha 1ª pergunta em relação ao substrato da Prodac, o Fertil planta, é mais devido ao facto de precisar de menos latas desse produto, já que a camada recomendada na lata é de apenas 1 cm. Outros produtos que já vi, recomendam de 2 a 3cm. No minimo, é estranho.

E a areia de mina (ou areia mineira, como lhe chamam em forums brasileiros), para além de ficar um solo bonito, segundo o vendedor da loja onde fui, é completamente inerte. Agora se é ou não, apenas alguém que já a tenha usado a longo prazo pode dizer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A frase apesar de boa, depois da tua resposta, noto que está incompleta.

 

Devia ser :

 

Nenhum substrato por si só garante a ausência de algas ou que as plantas cresçam com saúde, podem é dar uma boa ajuda, deixar tudo nas mãos do aquariofilista ou dificultar ainda mais o processo.

 

É o que acontece com a areia de silica. Areia nunca é uma boa solução para as plantas (excepto para um numero pequeno de espécies) já que compacta e impede a circulação de água e consequentemente a oxigenação das raizes, a circulação de nutrientes e o crescimento de uma fauna microbiana saudável junto ás raizes.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Eu não disse que era os únicos, são é os mais fáceis de conseguir bons resultados. Eu até tenho um plantado com substracto inerte... o meu balanço final é que não presta... mas tá lá ... é um plantado e quem dera a muita gente ter metade do que eu tenho ali. Mas para mim torna-se de muito dificil manutenção, sempre a adicionar fertilizantes, TPA's.. só dificuldades.

 

 

Deixo aqui uma questão. Com substratos ADA também colocas fertilizantes líquidos ou não é necessário? Relativamente as TPA´s continuam a ser efectuadas mas com menor frequência, certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Resumindo e baralhando:

 

1ª camada de 1 a 2 cm de ADA powersand

 

2ª camada de 5 a 7 cm de ADA aquasoil malaya/amazónia/african

 

é isto correcto?

 

que outros para a

 

1ª camada

 

2ª camada

 

podem colocar aqui as vossas experiências.

 

Obrigado

tiagodovale2-dbd.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Deixo aqui uma questão. Com substratos ADA também colocas fertilizantes líquidos ou não é necessário? Relativamente as TPA´s continuam a ser efectuadas mas com menor frequência, certo?

 

 

 

Nenhum substrato por si só garante a ausência de algas ou que as plantas cresçam com saúde, podem é dar uma boa ajuda, deixar tudo nas mãos do aquariofilista ou dificultar ainda mais o processo

 

Está aí!!!

 

Com ADA tens uma boa ajuda, fica muito mais fácil a fertilização liquida, porque é o solo que tem maior durabilidade e o mais equilibrado.

Mas não faz milagres sozinho. Temos sempre de estar atento ao desenvolvimento do aquário porque se eu tenho poucos peixes num aquário de 800L, há quem tenha muitos num aquário de 60L, eu posso ter plantas com poucas necessidades e crescimento lento, enquanto que outro pode ter o oposto.

São tantas as varíaveis que é dificil dar uma receita.

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Temos sempre de estar atento ao desenvolvimento do aquário porque se eu tenho poucos peixes num aquário de 800L, há quem tenha muitos num aquário de 60L, eu posso ter plantas com poucas necessidades  e crescimento lento, enquanto que outro pode ter o oposto.

São tantas as varíaveis que é dificil dar uma receita.

 

Abraço,

 

:wink:#food Tens um aqua de 800L? Isso não é, assim, MUITO GRANDE? Por acaso é aquele que estão as fotos no concurso do site?

E o solo, é ADA?

Faço ideia o trabalhão que dá uma TPA e uma poda! :?

E eu que ando a pensar como raio vou fazer uma TPA no aqua de 150cm sem alagar a sala, e como vou podar as plantas sem cair lá dentro!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho de repensar muito bem o meu projecto de 2500 x 80 x 65 de coluna de agua...

 

Se colocar 7,5 cm de altura de aquasoil são 150 Litros de substracto a 40€ cada 9 litros preciso duns 18 sacos... omgcabecadura cabecadura cabecadura cabecadura cabecadura cabecadura cabecadura

 

720€ só para o aquasoil...

 

beer beer beer beer beer beer beer beer acho que a areia da praia é muito boa!!!!

 

 

 

Cada vez me convenço mais que vou para um salgado da costa... :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais