Areão, substracto e tratamento das plantas!


Peterche

Recommended Posts

Olá a todos!

 

Desde que começei com o aquário que me tenho debatido com o problema do plantado. Vejo aquários de membros aqui no forum que não tem nada a ver com o que tenho no meu, eu bem compro as plantas iguais, aumentei a iluminação enfim 1001 coisas. Ou seja como penso que esteja a fazer as coisas um pouco sem organização, queria que o pessoal me dissesse quais os cuidados a ter para as plantas.

Por exemplo começemos pelo início, quando se monta o aquário quais são as camadas do solo que devemos colocar, por exemplo substracto, areão, todas essas coisas importantes paras plantas, e na vossa opinião qual os mais indicados de todos os que voçês conheçem?

Depois de instaladas qual os cuidados a ter na manutenção das plantas, estou-me a referir a produtos de fertilizantes, macro nutrientes, micro nutrientes, enfim todos esses adionantes que se colocam? Se não, o que é mais aconcelhado a fazer na vossa opinião?

Por ultimo quando queremos adicionar plantas novas ao nosso aquário, à alguma regra que se tenha de ter em conta? Qual é normalmente a maneira de se efectuar essa operação?

 

Desde já agradeço a disponibilidade, e fico à espera de respostas!

 

PS: Eu vou pa fora no fim de semana mas pra proxima semana estou cá! Podem deixar os comentarios que vou lendo.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Realmente, concordo inteiramente com o nos:

 

Por exemplo começemos pelo início, quando se monta o aquário quais são as camadas do solo que devemos colocar, por exemplo substracto, areão, todas essas coisas importantes paras plantas, e na vossa opinião qual os mais indicados de todos os que voçês conheçem?

Já leste o artigo do André Silvestre? Que por acaso até se encontra como inamovível?

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=33662

 

Depois de instaladas qual os cuidados a ter na manutenção das plantas, estou-me a referir a produtos de fertilizantes, macro nutrientes, micro nutrientes, enfim todos esses adionantes que se colocam? Se não, o que é mais aconcelhado a fazer na vossa opinião?

Igualmente, outro tópico do André?

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=36035

 

Tudo bem que não diz que produtos usar para fertilizar, mas acho que uma procura por "fertilizantes" e mais alguns campos, dão bons tópicos a falar como se preparam fertilizantes.

 

Por ultimo quando queremos adicionar plantas novas ao nosso aquário, à alguma regra que se tenha de ter em conta? Qual é normalmente a maneira de se efectuar essa operação?

Aqui aconselho-te a ler o artigo do Just_me, sobre podas. Tudo bem que pode não ser a mesma coisa que perguntas, mas se leres com atenção, podes tirar ilações importantes sobre a tua questão.

 

E repetindo, tal como já foi apontado pelo nos, pesquisa!!!

E mais importante, experimenta!!! Não te/se esqueças/am que o que funciona para uns pode não funcionar para outros...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim já li esses topicos todos. Não obrigo ninguem a responder a este assunto e mesmo aqueles que responderem não exigo nenhuma redação, o que queria com este tópico é que de uma maneira personalizada cada um pudesse dizer: "olha eu uso o producto x, e coloco-o em cada TPA (não sei quantos) ml do producto y, e depois quando coloco novas plantas tenho o cuidado de não fazer aquilo", ou seja um pequeno comentário em que 2 linhas chegam para descrever mais especificamente o que cada um faz para se estabeleçer comparações sobre progressos que possam estar a ver em cada aquário, lá está ivanpantz como dizes o que pode dar nuns pode não dar noutros, tudo é relativo.

 

Niguém é obrigado a responder, como é lógico, agora o que se pede aqui são pequenas opiniões que podem não estar esplicítas nesses tópicos que referistes mais generalistas.

 

Agradeço desde já a compreenção!

Melhores cumprimentos!

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Se queres que te dê a minha opinião, não acho nada generalistas os tópicos mencionados anteriormente.

 

E mais importante, não é com 2 linhas que se explica como se trata de um aquário plantado. Há imensos factores a considerar. Se eu te disser, olha eu no meu fertilizo com 2 ppm de Fosfato por dia, isso ajuda-te em alguma coisa? Não!!!

 

O que tens de entender é que se a concentração de Fosfato no teu aquário é baixa, ou alta, isso vai originar problemas em termos de algas, e atrofiar o crescimento das plantas...

Por isso, mais uma vez, eu dizer-te que fertilizo com 2 ppm por dia de Fosfato, não te leva a lado nenhum... :?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Realmente concordo com o nos e o ivanpantz.....pesquisar é a melhor forma. Não esperes que te façam a "papinha toda".

 

Mas por outro lado compreendo perfeitamente a tua questão, porque também eu já andei perdido neste forum a ler todos os tópicos relaciondos com plantados e raramente chegava a alguma comclusão....

 

O que fui aprendendo é que nenhum aquário é igual....mas todos eles mantém uma base....iluminação, filtarção, nutrientes, peixes.....tudo tem de estar em equilibrio....e aqui sim todos os aquários são diferentes, não só pele qualidade da água da tua zona, como outros factores....

 

Eu pessoalmente quando montei o meu plantado utilizei substrato fértil da amtra (plant depot) e areão da ADA Aquasoil africana.

De iluminação tenho um espectro composto por duas lamapdas de 6400k e duas de 4200k.

E recentemente começei a fertilizar com adubo DIY NPK. Adquiri os produtos quimicos necessários, fiz três soluções para cada nutriente N-P-K e adciono todos os dias....

TPA's semanais de 40%...directa da torneira + anti-cloro.

 

Espero que seja isto que pretendes.....mas digo....pesquisa e raciocina por ti...

 

Abraço.

Tiago

«removido pela moderação»

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Era isso mesmo que eu queria saber!

 

Em relação ao fertilizares com NPK, podes explicar melhor como fazes isso? Inseres pastilhas feitas por ti de substracto dentro do aquario?! É isso?

 

Cumprimentos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O fertilização que eu utilizo é liquida.

 

Eu adquiri três compostos quimicos que quando dissolvidos em água permitem-me fertilizar individualmente cada um dos macro nutrientes essenciais a um plantado, nomeadamente o Nitrato, o Fósforo e o Potássio.

 

Consigo esta fertilização calculando as concentrações a adicionar a um determinado volume de água, que por sua vez quando adicionada ao aquário, em quantidades especificas, me permite subir as concentrações dos macro nutrientes em quantidades pretendidas segundo os ideiais de concentração destas macros.

 

Os produtos que adicionei foram adquiridos numa farmácia e são o nitrato de potássio, o bifosfato de potássio e o sulfato de potássio.

 

As concentrações que eu calculei para cada um deles foram obtidas através do site : http://www.csd.net/~cgadd/aqua/art_plant_d...dosage_calc.htm

 

Espero que tenhas compreendido,

 

Abraço.

Tiago

«removido pela moderação»

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim já percebi! Bom site esse, sem duvida! Eu estou a pensar brevemente mudar o areão do meu aquário e vou fazer 1 camada de areão + 1 camada de substracto + 1 camada de areão só que tou indeciso quanto ao tipo de substracto a colocar? Queria um substracto que no geral tivesse os nutrientes fundamentais para as plantas.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Visto que estás a pensar em mudar para um substrato fértil, recomendo-te ler este artigo do André....

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=33662

 

Caso mesmo assim ainda tenhas duvidas, podes-me perguntar alguma coisa e eu tentarei responder dentro daquilo que sei, ou então sempre podes tentar o tópico de discussão do artigo....

 

 

Espero ter ajudado,

 

Abraço.

Tiago

«removido pela moderação»

Link to comment
Partilhar nas redes sociais