Escalar possivelmente doente! Ajuda


Peterche

Recommended Posts

Vivas!

 

O meu escalar, que é cinzento às riscas pretas, deve estar com algum problema. Desde a compra que ele sempre foi muito calminho, e nunca teve nenhum tipo de actividade anormal. Só que neste momento ele está com as riscas pretas super definidas, ou seja com as cores bastantes denotadas e está muito parado com uma respiração ofegante. O problema maior nem é ele estar parado é mesmo não comer. Alguem sabe o que posso fazer em relação a esta situação?

 

Aquário 50-25-30

Ph-7

Nitritos- 0.8 (um pouco elevado)

 

 

Cumprimentos

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

o máximo de nitritos penso ser 0.3mg/l, a partir daí é demasiado para os peixes. Faz um TPA e espera 1 ou 2 dias, depois posta aqui a evolução para podermos ajudar-te.

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, aliás já fiz isso mesmo! Fiz um TPA e adicionei bactérias. Vou ver se ele melhra. Depois digo-vos se ouve alterações.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Ele está encostado a um canto com a cabeça inclinada? se juntares isto ao que já descreveste... :oops: Dificimente viverá mais de 3dias.

Faz o que o Quim te disse e vê se recupera, mas penso que ele está com uma doença que ataca os escalares, que infelizmente é quase sempre mortal.

Agora um aparte o teu aqua é demasiado pequeno para teres escalçares e não estou a ver para que metes "bacterias" nesse aqua???

Um abraço e boa sorte

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Ele está encostado a um canto com a cabeça inclinada? se juntares isto ao que já descreveste... :wink: Dificimente viverá mais de 3dias.

Faz o que o Quim te disse e vê se recupera, mas penso que ele está com uma doença que ataca os escalares, que infelizmente é quase sempre mortal.

Agora um aparte o teu aqua é demasiado pequeno para teres escalçares e não estou a ver para que metes "bacterias" nesse aqua???

Um abraço e boa sorte

 

Exacto Aquaben. É isso mesmo que está a acontecer. Realmente ontem ja tinha feito uma mudança de água e ele continua na mesma. Em relação às bactérias estou a colocar para ver se reduzo o nivel de nitritos que está em 0.8. Não precebi foi a tua citação em relação ao tamnho do aquario e ao colocar bacterias? Podes explicar melhor?!

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que o que o Aquaben está a tentar dizer é que o tamanho desse aquário implica muito pouca quantidade de água para 2 escalares. Por mais produtos para potencializar a reprodução que ponhas no aquário, elas não se conseguem reproduzir o suficiente para conseguires um ambiente são para os teus peixes. Básicamente tens muito pouca agua para tanta poluição (dos peixes, plantas, alimentos em decomposição, etc.)...Fazendo uma analogia brusca...é como estivesses numa Garagem com um carro a trabalhar e so teres uma ventoinha de computador para te aspirar o ar!...mais tarde ou mais cedo acabarias por ter consequências!

 

Um Abraço e boa sorte com os peixes!

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok Já percebi! Sim desde o inicio que tive sempre esse problema, até porque estava a pensar fazer um aquário novo e maior, mas não para já, porque queria começar com um pequeno para aprender mais ou menos os "truques" da aquariofilia, só que o que começo a ver é que quanto maior o aquário mais facil o é de manter equilibrado, e começo a pensar seriamente num DIY dum aquário com as medidas pertendidas por mim. Por isso tenho de repensar melhor esta situação, contudo Obrigado pelas dicas! :wink:

 

Cumprimentos

Pedro Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro,

 

Relativamente aos aquários quanto maiores são menos danos notas relativamente aos nosso erros, já que influem muitas variáveis (mais agua para diluir os erros, melhor preparação fisica dos peixes, etc.). O problema é o custo das coisas e quanto maior o aquário, mais trabalho e mais despesa!...é diferente fazer um TPA num de 600lts e num de 60lts.

 

Acho que fizeste bem iniciar num aquário de 50cm, no entanto enganaste-te nas especies a colocar. Deverias ter ido para peixes mais pequenos do tipo cardinais, neons, guppies, platies, mollies e outros.

 

Boa sorte nesta modalidade!

Bruno Quinzico - The Twin

 

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!

www.algareef.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu penso que tenho peixes que se dão bem naquele aquário, menos o escalar claro, porque o resto da familia são guppies, neons, platys, corydoras, barbos cereja e limpa vidros.

 

Mas vou pensar nisso, e logo vejo o que faço.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Não ha duvida nenhuma que quanto maior for o aqua, mais facil é de manter o sistema saudavel, mas é claro com a devida filtragem, pois não deixa de ser um sistema fechado e com grandes limitações e ha sempre a tendencia de super povoa-lo.

A doença que o teu escalar tem só aconteceu muito possivalmente por teres exesso de nitritos, mas isso tambem pode acontecer num aqua grande.

Em relação à introdução de bactérias( que eu acho que só serve para os lojista ganharem uns trocos), não é por pores bacterias do frasquinho que a filtragem melhora, tens de ter um filtro em condições para que se formem colonias de bactérias disnitrificantes.

Acho que fazes muito bem em planiar com calma o teu proximo aqua, tens que equacionar todos os factores, sendo sempre o principal o das espécies que tencionas manter.

Um abraço e boa sorte

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só se compra o equipamento, após se estudar muito bem qual a espécie que se pretende manter!

 

Se já possuir o equipamento, terá de ver quais os peixes que poderão habitar saudavelmente no equipamento que se possui!

 

Conselho: Quanto maior for o aquário, maior é o rol de peixes que se poderá manter!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais