Recommended Posts

Boas

 

Preciso de perceber como é que normalmente se coloca um aquário hospital a funcionar...

 

Tenho um peixe doente que o queria isolar (uma donzela), mas para isso só tenho disponível um aqua de 40 litros. Será que é um risco maior (e em vez de aqua hospital passa a aqua morgue)?

 

Circulação de água não é problema, mas não tenho nenhum skimmer extra que possa colocar lá... posso fazer uma mudança quase total da água do aqua principal para lá de x em x dias?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

josé, não necessitas de escumador no aq. hospital se o tempo de permanência dos peixes nao for muito grande e se tiveres cuidado para não dares comida em demasia. Mantém-te atento à concentração de nitritos e amónia (que devem estar ausentes) e faz TPA periódicas mas não diárias (causa muito stress ao peixe). Tens de ter nesse aquário rocha viva para assegurar a filtragem biológica.

 

Boa sorte com a tua donzela!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa ideia esse filtro. Isso serve perfeitamente para o aquário hospital desde que já esteja colonizado. Podes colocá-lo na sump do aquário principal na primeira vez que o utilizes para iniciar a cultura de bactérias. Uma vez no aquário hospital, controla bem os parâmetros que o Ricardo referiu, alguns tratamentos matam as bactérias dos filtros.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A rocha viva, uso só para esse aquário? Sei que muito medicamentos para os peixes são nocivos para os invertebrados, por isso quando não estiver a precisar do aqua hospital, não devo colocar a rocha no aqua principal para não o contaminar... ou será que não há perigo?

 

Para um aqua a circulação ideal situa-se entre os 20 e os 30x o volume total... para um caso destes posso apontar para os 4 ou 5x e pouca luz (talvez 11 ou 15W)?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora aqui está um assunto que me interessa! :wink:

 

Vou colocar um de certeza no meu sistema, só não tenho ainda a certeza do seu funcionamento.

 

Aqui está o desenho (que já sofreu algumas alterações):

sistemaaqurio4yv.jpg

 

O aquário 4 será o hospital/quarentena.

 

Agora estava a pensar em não o englobar na corrente de água do sistema. Ou seja, era minha ideia que ele estivesse isolado e só o enchia quando fosse necessário. Sempre com água do próprio aquário claro está! (aproveito para fazer uma troca de água 8) ).

 

Não conto colocar lá qualquer rocha viva. Apenas uns tubos de PVC para esconderijos e afins. Movimentação de uma bomba nem muito forte...

e para filtragem contava usar simplesmente TPA's. :lol:

 

 

O que é que acham?

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ora aqui está uma ideia que também me interessa muito.

 

Uma questão que pouca gente falar em aquários de quarentena (até parece que quarentena é só para peixes) é a iluminação.

Quando se fizer quarentena de corais, nomeadamente duros. que iluminação é que é necessária?

 

Abraços,

 

R(/)G

O minha primeira experiência com Reef.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21042

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entao a ideia do esponja será colonizar no aqua principal, e depois usar no aqua de hospital?

 

Eu sempre fiz assim mas não voltes a introduzir no aquário principal a esponja, ou outra qualquer matéria filtrante, depois de ter estado no aquário de quarentena, a não ser que a laves muito mas mesmo muito bem.

Eu usei sempre um pequeno filtro de copo interno e quando planeava comprar peixes, colocava um pouco de eheifisubstrat (novo) na sump durante umas semanas. Depois colocava-o no filtro interno no aquário de quarentena e podia meter lá os peixes sem me preocupar com TPAs frequentes.

No final da quarentena deitava fora o eheifisubstrat do aquário hospital, esterilizava tudo o aquário e tudo o que lá estivesse dentro com água e lixivia e, se fosse caso disso, reiniciava o processo de colocação de eheifisubstrat na sump.

 

 

Quando se fizer quarentena de corais, nomeadamente duros. que iluminação é que é necessária?

 

Forte, HQI's ou T5.

Partindo do principio que o aquário hospital é mais baixo, uma HQI de 150W ou algumas T5 servem perfeitamente, mas mesmo em quarentena um coral duro tem as mesmas necessidades de iluminação que um coral fora de quarentena.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Pois, eu sei disso. Mas deita um pouco por terra a ideia que o aquário de quarentena fica barato.

 

Eu estou a montar o meu com material que me sobrou e para já vou utilizar o material que me sobrou da última montagem. A pergunta é se não daria para aguentar com PC's.

 

Para o José Marques não sei se já viste este tópico:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...ight=quarentena

 

Abraços,

 

R(/)G

O minha primeira experiência com Reef.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21042

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

e aproveitando o topico, e para ter um aquario hospital para discus? qual o tipo que um mesmo elemento devera permanecer nesse aquario? quais os materiais que deverao ser colocados nesse aquario? qual a capacidade minima para manter 1 unico discu?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A pergunta é se não daria para aguentar com PC's.

 

Dá, desde que em número suficiente.

 

Taita, provavelmente enganaste-te no fórum. Aqui discutem-se temas relacionados com a água salgada.

Coloca a pergunta neste subfórum que concerteza te ajudarão:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewforum.php?f=90

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa ideia esse filtro. Isso serve perfeitamente para o aquário hospital desde que já esteja colonizado. Podes colocá-lo na sump do aquário principal na primeira vez que o utilizes para iniciar a cultura de bactérias. Uma vez no aquário hospital, controla bem os parâmetros que o Ricardo referiu, alguns tratamentos matam as bactérias dos filtros.

 

A l e x a n d r e

 

Ena, ena, marquei pontos, chamei a atenção do administrador para mim e num percebo népia de água salgada! Mas como este filtro de esponja é o que estou para usar no meu aqua hospital (ainda não precisei), achei que era boa ideia usá-lo para o efeito pretendido aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Para o José Marques não sei se já viste este tópico:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...ight=quarentena

 

Thanks, excelente artigo!!! Agora em vez de um aqua de hospital, vou passar a ter um aqua de quarentena permanente... se tenho algum doente, nao posso comprar nada!!!

 

:P

 

Jam

Link to comment
Partilhar nas redes sociais