[diy] Calha 60 Cm Com Moonlight E Controle Por Relé .


krushandkill

Recommended Posts

Bem, finalmente acabei e já posso colocar fotos do que fiz.

Obrigado à malta deste post, pelas dicas e opiniões:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...light=moonlight

 

Fiz uma tampa para o meu aqua de 60 cm, coloquei 2 fluorescentes, 3 ventoinhas (2 a tirar ar, 1 a colocar ar na zona das lampadas), moonlight com leds azuis, 2 botões de On/Off - 1 botão para desligar a Moonlight, se tivesse peixes que não gostavam dela; 1 botão para ligar só uma lampada ou as duas, caso começarem a aparecer muitas algas verdes por excesso de iluminação.

Coloquei lá dentro um relé que me vai automatizar o processo da passagem das fluorescentes para a moonlight. Basicamente, tenho a alimentação de 220v ligada a um temporizador normal de tomada. Ao chegar ao horário programado (às 22H) desliga o temporizador, o relé muda de estado, liga a alimentação por transformador externo de 12v das moonlight. Chega ao horário do temporizador (às 12h do dia seguinte), liga a alimentação de 220v, o relé muda de estado, desliga a moonlight, liga as ventoinhas e as fluorescentes. Assim que acabar o esquema, coloco aqui, para já, fica fotos e video.

 

Fotos:

Tampa

foto1.JPG

 

Tampa pintada, com ventoinhas e fita cola de aluminio

foto2.JPG

 

Duas bases em acrilico forrado a fitacola de aluminio para as fluorescentes

foto3.JPG

 

Bases colocadas na tampa

foto4.JPG

 

Fluorescentes ligadas

foto5.JPG

 

Leds azuis ligados (Moonlight)

foto6.JPG

 

No aqua, fluorescentes ligadas

foto7.JPG

 

No aqua, moonlight ligada

foto8.JPG

 

 

Video:

http://usuarios.lycos.es/yugiohportugal/vi...video_calha.avi

 

E para os mais atentos, sim, é um Betta, num aqua com colisas, neons, corydoras e uma molly. Até uma maternidade com alevins de molly lá tenho. Mais umas 2 semanas, depois os alevins vão fazer companhia ao aqua das plantas com os otocinclus e o ancistru...

Estranhamente, nos dois primeiros dias, a molly andava a dar beliscadas na cauda do Betta, e o covarde fugia para o meio das plantas. Agora dão-se bem. O Betta fica engraçado com a moonlight, é só uma sombra com barbatanas grandes.

 

O projecto demorou, mas ficou bonzinho, não?

Editado por krushandkill
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou bastante agradado com esse projecto! Acho que está simples e muito bem pensado. A ideia das moonlight para a noite conferem um ambiente nocturno para os peixes escelente, transmitindo mais realidade ao ecosistema.

 

Diz-me uma coisa como é que está assente a calha em cima do aquário, é que segundo pareçe-me o aquário está embutido dentro da calha (entra para dentro dela)?!

 

Parabens pelo projecto e força nisso. Projectos assim valem a pena.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diz-me uma coisa como é que está assente a calha em cima do aquário, é que segundo pareçe-me o aquário está embutido dentro da calha (entra para dentro dela)?!

 

É isso mesmo, está com mais 0,5 centimetros a largura e a profundidade da caixa, para poder encaixar no aqua. E fica assente na tampa de acrilico.

Tem lampadas fluorescentes de 15w, mas se eu tivesse feito a tampa com mais 2 centimetros, cabiam lampadas de 18w. Mas tambem achei que era luz a mais!

 

Obrigado, espero que isto dê algumas ideias ou ajude na construção a quem quiser meelhorar a iluminação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, finalmente acabei e já posso colocar fotos do que fiz.

Obrigado à malta deste post, pelas dicas e opiniões:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...light=moonlight

 

Fiz uma tampa para o meu aqua de 60 cm, coloquei 2 fluorescentes, 3 ventoinhas (2 a tirar ar, 1 a colocar ar na zona das lampadas), moonlight com leds azuis, 2 botões de On/Off - 1 botão para desligar a Moonlight, se tivesse peixes que não gostavam dela; 1 botão para ligar só uma lampada ou as duas, caso começarem a aparecer muitas algas verdes por excesso de iluminação.

Coloquei lá dentro um relé que me vai automatizar o processo da passagem das fluorescentes para a moonlight. Basicamente, tenho a alimentação de 220v ligada a um temporizador normal de tomada. Ao chegar ao horário programado (às 22H) desliga o temporizador, o relé muda de estado, liga a alimentação por transformador externo de 12v das moonlight. Chega ao horário do temporizador (às 12h do dia seguinte), liga a alimentação de 220v, o relé muda de estado, desliga a moonlight, liga as ventoinhas e as fluorescentes. Assim que acabar o esquema, coloco aqui, para já, fica fotos e video.

 

Fotos:

Tampa

foto1.JPG

 

Tampa pintada, com ventoinhas e fita cola de aluminio

foto2.JPG

 

Duas bases em acrilico forrado a fitacola de aluminio para as fluorescentes

foto3.JPG

 

Bases colocadas na tampa

foto4.JPG

 

Fluorescentes ligadas

foto5.JPG

 

Leds azuis ligados (Moonlight)

foto6.JPG

 

No aqua, fluorescentes ligadas

foto7.JPG

 

No aqua, moonlight ligada

foto8.JPG

 

 

Video:

http://usuarios.lycos.es/yugiohportugal/vi...video_calha.avi

 

E para os mais atentos, sim, é um Betta, num aqua com colisas, neons,  corydoras e uma molly. Até uma maternidade com alevins de molly lá tenho. Mais umas 2 semanas, depois os alevins vão fazer companhia ao aqua das plantas com os otocinclus e o ancistru...

Estranhamente, nos dois primeiros dias, a molly andava a dar beliscadas na cauda do Betta, e o covarde fugia para o meio das plantas. Agora dão-se bem. O Betta fica engraçado com a moonlight, é só uma sombra com barbatanas grandes.

 

O projecto demorou, mas ficou bonzinho, não?

 

Presumo que tenhas colocado um vidro a proteger o interior da caixa.

 

Ficou muito giro. Bom trabalho.

Ricardo Sousa (ex-Ulmo) APC#147

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um vidro não, acrilico. Não se nota nas fotos porque disfarcei ao máximo as laterais de união à tampa. Mesmo ao olhar para ela, mal se nota, ficou a parecer uma peça única.

Ei, como fizeste para aparecer as fotos no post? Ontem tentei, como não estavam a aparecer, pus só os links.

A razão porque ficou um espaço ao meio entre as bases das lampadas, para queem ache estranho, era para fazer um buraco de abertura para alimentação, mas como a tampa ficou tão leve, não custa nada levantar à frente com uma mão, e alimentar com a outra os peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha que 6 LED's são demasiado para um aquario desses, 2 ou 3 e nem sequer á potência máxima eram mais do que suficientes.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo, isso foi como tentei, não estava a dar. Forums de phpBB já percebo bem, assumi que eram problemas com o servidor de alojamento onde coloquei as imagens.

 

Just_me, a pensar nisso e nos várrios avisos que me deeste, é que optei porr colocar uma resistencia maior nos leds, para ficarem com uma intensidade muito baixa. E como já tinha feito os buracos para 6 leds, já tinha a fieirada toda montada, mexi só nos valores das resistencias.

 

JPRibeiro, se calhar vai ficar mais fácil de se perceber assim que eu acabar o esquema. Fiz de cabeça, ainda tenho de o pôr em papel.

Mas se deres uma olhada ao video onde aparece a simulação do desligar do temporizador e onde explico o que está ligado, percebes melhor. Se não souberes mesmo como é um relé, se Googlares um bocado por relé ou por relay, até desenhos do interior de relés e fotografias aparecem.

 

Basicamente, tenho um relé de 220Vac com 2 contactos normalmente abertos(NO) e 2 normalmente fechados(NC). Destes, uso 2 NO e 1 NC.

 

Assim que o temporizador na tomada chega às 12h, liga a alimentação de 220v para o relé. O relé vai mudar o estado das saidas, o que era contacto fechado (NC) vai abrir, o que era contacto aberto (NO) vai fechar.

Num contacto NO, dum lado tenho 220v directos da alimentação, do outro lado, liga aos balastros das lampadas. Relé muda de estado, alimenta com 220Vac as lampadas. Tenho também um contacto NO onde de um lado tenho a alimentação de 12Vdc do transformador, e do outro lado, liga as ventoinhas. Relé muda de estado, alimenta com 12Vdc as ventoinhas.

 

Ao chegar à hora de desligar o temporizador, às 00h, desliga a alimentação do relé, contactos NO das lampadas e das ventoinhas vão abrir, corta a alimentação, apagam-se as luzes e páram as ventoinhas.

O contacto NC da posição aberta, vai passar a estar fechado. De um lado tenho os 12 Vdc do transformador, do outro ligam os leds. Relé muda de estado, alimenta com 12Vdc os leds.

Chegam as 12h do dia seguinte, relé muda de estado outra vez, leds desligam, luzes e ventoinha ligam e o ciclo começa outra vez.

 

Uma coisa destas podia-se perfeitamente fazer de um modo mais simplista com 2 temporizadores de tomada, um para as luzes, outro para o transformador dos leds, mas corria-se o risco de haver um desfasamento ou enganos nos tempos, e termos uma altura em que estava tudo ligado, ou tudo desligado. Podia ser maluco e colocar um temporizador electrónico, programável, com 2 saidas. Tem vários no mercado. Mas optei por usar coisas que tinha na "sucata" cá de casa e poupar uns tostões.

E já estou a pensar no esquema da minha calha para o aqua de 150cm, mas esse vai dar mais trabalho, estou a pensar usar relés normais e relés temporizados para simular as 24h de luz. Neste vou gastar mais dinheiro, mas a nível de luzes, fica uma coisa parecida com uma certa calha de aluminio com 2 temporizadores electronicos que já vi neste fórum e nesta secção, só não consigo encontrar o post...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Era cartão prensado, de 4mm. Peso total, posso pesar amanhã a tampa.

 

EDIT: Peso total, 3kg certos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, lá fiz o esquema. Foi mesmo à mão, a preguiça é lixada.

Ficam as fotos mas devido ao tamanho e resolução, para isto não ficar muito pesado, coloquei os links. Quem quiser ver, abre. Quem não quiser, escusa de esperar que abra um post tão pesado.

 

Foto do relé e da base:

http://usuarios.lycos.es/yugiohportugal/foto9.JPG

 

Foto dos contactos do relé:

http://usuarios.lycos.es/yugiohportugal/foto10.JPG

 

Esquema:

http://usuarios.lycos.es/yugiohportugal/foto11.JPG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 meses depois...

Só uma pergunta krushandkill esta calha e o nº de Lâmpadas e respectivas potências que usaste sustentam a iluminação necessária a um plantado de mais ou menos 50 litros, certo?

abraço jcbbananarocktf6.gif

 

<-------- No avatar: 1 dos meus Peixe-pinguins (Thayeria boehlkei)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Até mais...

Mas começei a pôr plantas mais exigentes (o link está na minha assinatura) e pus mais 2 lâmpadas económicas entre as 2 fluorescentes. Se calhar, não precisava dessas 2, mas como estava a pensar colocar Glosso, já deixei a calha pronta.

Tenho um dos interruptores a ligar só as fluorescentes ou então, as 4 lâmpadas. Assim que me decidir a plantar a Glosso, vejo quantas lâmpadas têm de estar ligadas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Bem esse teu projecto está muito fixe!

 

E pelo esquema que fizes-te fiquei mesmo a bater mal... isso é mesmo tipo linguagem de electrecista!

Não da para fazer um sistema mais simples? do que esse?

É que estou a pensar em fazer uma calha de iluminação para o meu e inspirei-me com o teu prejecto!

 

Ah so mais uma coisa!

Os leds que usas-te é mesma cena que os neons ou há diferença??

E esse tipo de luz não faz mal ás plantas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

gostaria de saber se alguem me pode tirar uma duvida...tenho um trans formador de 3v e queria ligar uns led´s azuis para fazer a moonlight mas n sei é se os led´s se podem ligar em serie alguem sabe se pode ou nao?

 

ou seja sai do transfomador liga ao led, do outro led passa para o ourtos e dpx retorna ao transformador....ta corrrecto?

::Assinatura Editada pela Moderação. Imagem com mais de 100 pixels de altura::

 

Cumprimentos

Angelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Bem esse teu projecto está muito fixe!

E pelo esquema que fizes-te fiquei mesmo a bater mal... isso é mesmo tipo linguagem de electrecista!

Não da para fazer um sistema mais simples? do que esse?

É que estou a pensar em fazer uma calha de iluminação para o meu e inspirei-me com o teu prejecto!

Ah so mais uma coisa!

Os leds que usas-te é mesma cena que os neons ou há diferença??

E esse tipo de luz não faz mal ás plantas?

 

Mais simples como? Para mim, está do mais simples possível. Vais ter de me dizer onde tens dúvidas...

Eu usei led's azuis, são muito diferentes de neons. Os leds emitem muito menos luz. Ainda por cima, coloquei resistências antes dos leds e ainda baixei a tensão de alimentação, para a luz ser mínima.

Não fazem nadinha às plantas, a luz é azulada mas é fraquita.

 

 

Boas

gostaria de saber se alguem me pode tirar uma duvida...tenho um trans formador de 3v e queria ligar uns led´s azuis para fazer a moonlight mas n sei é se os led´s se podem ligar em serie alguem sabe se pode ou nao?

ou seja sai do transfomador liga ao led, do outro led passa para o ourtos e dpx retorna ao transformador....ta corrrecto?

 

Podes ligar os leds em paralelo, do tipo, + do transformador, resistência, + do led1,2,3, - do led1,2,3 ligado ao - do transformador.

Se ligares em série, vais ter de ligar na sequência + - + - + -.

Ou seja, + do Transformador, resistência, + do 1º led

- do 1º led, resistência, + do 2º led

- do 2º led, resistência, + do 3º led....

- do 3º led, - do transformador

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ai é preciso meter uma resistencia?de que valor?

 

:|

 

Bem, isso depende da quantidade de luminosidade que queres. Podes tentar com 12V, colocar 1 resistência de 1,2K para cada led.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, isso depende da quantidade de luminosidade que queres. Podes tentar com 12V, colocar 1 resistência de 1,2K para cada led.

 

 

ja ta resolvido o problema comprei hj os leds e liguei a uma transf que tinha ca para casa de 3v tem é de se ligar os led´s em serie e da na boa mesmo :crazyeyes:

 

vou ter moonlight em breve :|

::Assinatura Editada pela Moderação. Imagem com mais de 100 pixels de altura::

 

Cumprimentos

Angelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vê se os Leds não vão receber tensão a mais e estourar mais cedo do que deviam...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vê se os Leds não vão receber tensão a mais e estourar mais cedo do que deviam...

 

 

e isso iria acontecer pk? :D

::Assinatura Editada pela Moderação. Imagem com mais de 100 pixels de altura::

 

Cumprimentos

Angelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e isso iria acontecer pk? :snipersmile:

 

Porquê? Simples.

Um transformador de 3V, normalmente debita na sua saída 5V ou 4,8V. Só debita na saída 3V certos, se a carga for alta. Se fôr alta demais, começa a debitar menos de 3V. Os leds azuis, aguentam o máximo de 3,6V ou 3,8V antes de estourarem. Daí o usar-se uma resistência antes, para limitar a corrente que chega ao led, independentemente de variações na alimentação.

 

Isto para não falar na mania da nossa tensão disponibilizada pela EDP de passar de 220V para 260V ou 200V em menos de nada...

 

Além disso, confirma se não vais ter muita luz dentro do aqua. Ainda acabas por perturbar o descanso dos peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porquê? Simples.

Um transformador de 3V, normalmente debita na sua saída 5V ou 4,8V. Só debita na saída 3V certos, se a carga for alta. Se fôr alta demais, começa a debitar menos de 3V. Os leds azuis, aguentam o máximo de 3,6V ou 3,8V antes de estourarem. Daí o usar-se uma resistência antes, para limitar a corrente que chega ao led, independentemente de variações na alimentação.

 

Isto para não falar na mania da nossa tensão disponibilizada pela EDP de passar de 220V para 260V ou 200V em menos de nada...

 

Além disso, confirma se não vais ter muita luz dentro do aqua. Ainda acabas por perturbar o descanso dos peixes.

 

 

O meu aqua é de 90L 80*40*30

tou a pensar colocar 3/4Led´s azuis dos normais(nao os de alto brilho) penso que nao sera preciso mais led´s visto que tb so vai estar ligado cerca de 15minutos (depois das luzes apagarem e antes da escuridao total).

mas entao na tua opiniao se colocar este transformador e para 4led´s teria de colocar uma resistencia de que valor?

::Assinatura Editada pela Moderação. Imagem com mais de 100 pixels de altura::

 

Cumprimentos

Angelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais