ramirezzi doente ....


Martita

Recommended Posts

o meu ramirezzi ta quase sem cor e com a respiraçao mt ofegante . ja nem aguenta nadar :P os niveis de Nh4 4 No3 estao bons o ph esta estavel a 7 , ele ta no aquario a 1 semana e dois dias :S ja desde sexta k ele ta um bocado mais ofegante k os outros mas agora ele ta apoiado numa planta e nem consegue nadar :( duvido k haja algo a fazer por ele mas alguem sabe o que se passa com ele ou que posso fazer se mais algum aparecer com aqueles sintomas .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se o unico sintoma foi so respiração acelerada, entao é provavel que sejam parasitas nas guelras

o tratamento faz-se com sterazin da water life ( sou grande fa deste medicamento ) ou entao com prazinquantel sob a forma de tenilvet ( que se arranja nas farmacias ). e modo de utilizaçao do sterazin vem na caixa, o do tenilvet está aqui no forum, é só pesquisar por tenilvet.

 

ISTO se forem parasitas. espera por mais opiniões.

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

desculpem tar a retomar o topico mas a situaçao cada x ta pior ... o peixe do post anterior ja s foi ... entretanto apareceu noutro ramirezzi pontos brancos e tou a fazer tratamento com punktol , amanha e a ultima dose . so que embora o ictio tivesse desaparecido e o peixe melhorado do ictio agora ele piorou da respiraçao ta muito ofegante e alem disso tambem o gourami perola esta ofegante e apoiado no areao ... as cores deles estao normais os parametros vistos na ultima 6 estao bons alem disso devido ao medicamento fiz tpa de 30% na segunda e vou fazer outro tpa amanha ...

que axam que se passa com os meus peixes ? o medicamento que estou a dar diz que tabem e contra parasitas unicelulares , devo fazer mais um tratamento com o punktol ? devo comprar o medicamento que o esgalha disse ? sera que sao mesmo parasitas nas guelras ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o meu gourami morreu a pouco... :oops: antes de morrer parece que teve um ataque ... tinha " espasmos " muito fortes e depois foi-se ... o ramirezzi tambem ta quase a ir-se ... e pena que ninguem me possa ajudar e aos meus bixinhos :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Martita.

Lamento o que está a contecer aos teus peixes...

 

 

 

pH de 7 é um pouco alto para ramirezis... precisam de águas ácidas e extremamente macias... e são particularmente sensíveis aos nitratros (NO2): um aquário bem plantado ajuda!

 

Como o gourami também padeceu, o problema não deve ser (apenas) do pH mas de algo mais abrangente, pois os gouramis apreciam águas um pouco mais duras e pHs alcalinos (como vês, gouramis e ramirezis não são muito compatíveis a esse nível, mais por causa dos ramirezis -que são muito exigentes nisso- do que dos gouramis -que são mais "adaptáveis").

 

O problema dos nitratos pode ser associado a essa respiração ofegante... nesse caso a medicação pode ter piorado a situação (não sei o punktol afecta a colónia de bactérias nitrificantes), e o caminho a seguir seriam as TPAs... ...embora no teu caso talvez tenham sido grandes de mais... mais do que 20% por dia pode acabar por matar o peixe pelo choque, em vez de ser pela doença. Para além disso mais do que 20% pode abalar a colónia de bactérias.

 

De qualquer das formas acho que o que pode (poderia) ter esclarecido a situação seria um teste de NO2 (admitindo que o resto está bem feito: temperatura adequada -demasiado alta pode causar peixes ofegantes- ciclo nitrificante estabelecido -intoxicação por amónia, nitritos ou nitratos, também causa peixes ofegantes- água das TPAs tratada com condicionador -intoxicação química com cloro, cloraminas ou metais pesados, compatível com peixes ofegantes e espasmos- etc.)...

 

Tens alguma decoração no aquário? Plantas? Pedras ou areia apanhadas por ti? Conchas? Corais mortos? Quantos litros tem o teu aquário? Será sobrepopulação? Excesso de comida?

 

Em relação ao íctio é natural que ele apareça logo que os peixes comecem a ficar mais fracos... Mas parece-me mais provável um problema de nitratos ou outra intoxicação química do que de parasitas nas guelras (a mim nunca me aconteceu)...

 

Eu apostava nos nitratos, e a solução seria fazer TPAs de 20% todos os dias com água tratada e à temperatura certa, acompanhando com um teste de NO2 até os valores chegarem à normalidade. E depois já se podia ir reduzindo as TPAs.

 

 

 

Vai mantendo-nos actualizados!

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá tiago ! a ver se consigo responder as tuas perguntas : o meu aquaria tem areia como substrato , plantas e agora ( a 1 semana praí ) arranjei um " barco " que se tornou na casa da minhas corys :D os teste que eu fiz de amonia e de No2 tavam aceitaveis ( axo eu ) tenho os testes da JBL e da ultima x k fiz os teste ( na 2ª) tavam ambos na 2/3 bolinha mas quando eles começram a adoecer os valores ate tavam no zero ou muito la perto . quanto a populaçao confirmo que pus 2 ou 3 peixes a mais mas e que o aquario pareciam.m vazio ( sim sei k e um erro ) mas eles tiveram bem durante duas semanas praí e depois e k começaram estes problemas ... ja tenho peixes a a quase tres meses e as minhas mortes foram apenas os ramirezzis e o gourami . entretanto ja pus uma cena da tetra pa baixar o Ph e o GH e ja tenho o PH a 6 e os peixes restantes parecem.m estar muito bem :) alias acho estranho ( claro k cada peixe e um peixe ) pois tenho neons as corys e mais um gourami no aquario e nao sofreram nada e os ramirezzis foram-se todos ... quanto ao medicamento achei melhor dar pois um ramirezzi tava com ictio , pelo menos assim achei , pois estava cheio de pontinhos brancos e é tambem por isso que acho que nao foi so do pH estar alto ( embora tambem tivesse contribuido ) . pelo menos os habitantes restantes parecem estar bem . ah quanto a excesso de comida tambem acho que nao pois dava um cubinho de comida congelada pa cerca de 16 peixes . Agora estou a fazer uma especie de quarentena para daqui a um mes repor os ramirezzis . ek eu adoro os bixos :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais