The Blue «Update 15/05/06»


Recommended Posts

Só há uma coisa que continuo a não perceber.

Ter peixes só para poder mostrá-los tipo montra, ou dar o "beneficio da duvida " com factos reais (peixes com hábitos alimentares e de água totalmente distintos) ou ter o "azar" de não dar certo e perder 25€ por cada peixe...

Há pessoas que os 25€ não fazem falta mas isso não invalida o facto de estarmos a falar de seres vivos.

Esta é a minha modesta opinião, e penso que se fosses juntar africanos mesmo que não fossem todos herbivoros mas com hábitos, temperamentos e tamanho compativeis com tempo e paciência dava-se um jeito com a alimentação agora a tua escolha de espécies...

Eu penso que escolhes-te mal a familia.

É que uma coisa é acondicionar espécies sem hábitos territoriais mesmo com algumas exigências diferentes e principalmente pelo território que os aquas de ciclideos são grandes

E terás de moldar os peixes a adquirir ao aqua que tens e não o contrário

No Dragão mora o Campeão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Oinq, brigado pela oferta, que plantas tens e a quantidade para me oferecer?

 

Pra já não tenho nada, pois esses africanos chamavam-lhes um petisco, mas quando decidires mudar esse aqua para sul ou centro americanos, deixa-me umas linhas que na altura logo te digo o que tenho no momento para te dispensar...

 

 

PS - Atenta que disse quando e não se... :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha eu não tenho ideias feitas, estou sempre a aprender. Só não percebo essa tua critica, entao eu a dizer que cada um sabe a loja que gosta mais, e que gostos são gostos, e tu vens-me falar que não é bem assim? Não percebo!  

Em ciclideos africanos não é a loja que se gosta mais... é a loja que os tem devidamente identificados, que sabe o que está a vender e que nos dá algumas garantias.

Eu tenho lojas preferidas e no entanto para ciclideos africanos não compro lá. Simplesmente porque conheço os fornecedores dessas lojas e sei que com 90% de certezas iria comprar gato por lebre ou hibridos.

O facto de se gostar da loja e do atendimento não invalida o resto era isso que te estava a dizer.

 

E acredita que em ciclideos africanos os erros por norma pagam-se muito caros.

E os erros vão desde peixes a acasalarem com elementos de outras espécies, a autenticos terrores que matam tudo o que mexe no aquário.

 

Já te disseram várias vezes que o aquário não serve. Agora vou-te dar o meu caso pessoal.

Comecei com um aquário de 60cm... apenas 10cm a mais no comprimento que o teu.

Tinha lá apenas 2 peixes, dois ciclideos do lago Vitória com cerca de 4cm cada. Ao fim de 1 mês um dos peixes começou a perseguir impiedosamente o outro pelo aquário fora, não lhe dava um minuto de descanso.

Era de tal forma que o outro desgraçado nem para comer conseguia sair do sitio e andava com as barbatanas todas despedaçadas.

Rapidamente mudei para um aquário de metro e no dia a seguir a terem mudado as perseguições simplesmente deixaram de existir e os peixes acalmaram.

Os peixes eram os mesmos... só o aquário tinha mudado.

 

O problema com o teu aquário é que a altura de 70cm que tens simplesmente não serve porque os peixes que queres não a vão aproveitar.

Os 50cm de comprimento são simplesmente muito curtos para qualquer peixe de qualquer das familias que estás a considerar.

 

Os tropheus por exemplo, com essa pilha de pedras o que te pode acontecer é que um macho a reclame. E se for assim desgraçado do tropheus que cruze esse território pois será impiedosamente agredido.

 

Já os frontosas até vão gostar de ter 70cm de água acima deles... mas um frontosa atinge 30cm... logo espaço de manobra é mentira. Dares/vender o peixe é uma opção, mas como todo o pessoal sabe bem o tamanho com que ficam dificilmente arranjarás alguém que te fique com ele, simplesmente porque as condições que um peixe desses exige não estão ao alcance de qualquer um.

 

Os labidos... bom até pode ser que se safem, são mais calmitos mas se vires um labido em perseguição no aquário percebes logo que o teu é curto.

 

Nesse teu aquário apenas peixes muito pequenos se darão bem e no caso dos ciclideos isso significará ou conchiculas do tanganika ou então anões sul americanos.

É uma escolhatua obviamente... mas não te aconselho mesmo nada a colocares mbunas, tropheus ou frontosas nesse aquário. Se o fizeres estarás a condenar os peixes a um capricho teu, só para mostrares que estamos errados (algo que infelizmente penso que não conseguirás fazer).

 

Finalmente... estás na zona do porto... o nucleo norte da APC é muito activo. Talvez ires a umas reuniões e veres alguns aquários de alguns dos sócios ao vivo te ajude a perceber a natureza dos ciclideos que te propões a ter.

Aconselhava-te vivamente a veres aquários que não sejam de loja, pois esses têm "regras" diferentes.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois .

 

Primeiro que tudo se bem vindo ao mundo dos ciclideos africanos!!

 

Segundo não faças o que tencionas fazer!!

 

O pessoal que te está a dizer para não ires avante sabe o que está a dizer (alguns deles porque cairam no mesmo erro eu inclusive) pois já tem muitos anos de experiencia e erros e já leram muito sobre o assunto.

 

Quem me dera a mim que me tivessem ensinado antes de eu cometer um erro parecido com o teu e passo a contar!!

 

eu morro na zona do ribatejo e nunca tinha visto ciclideos até há dois anos atrás , tendo por isso apenas mantido guppies e coisas do genero ; e era uma aquario de guppies que tinha na altura com 50x30x30 .

 

Depois um dia passei por uma loja e vi lá uns peixes muito bonitos e com cara de espertos as riscas amarelas e pretas , perguntei se dava para por num aquario de guppie com as dimensões acima referidas e o dono disse que sim pelo que comprei 3 auratus mas 2 ciclideos papagaio que ainda ficam maiores; depois trouxe-os até casa e escusado sera dizer que tive de retirar os guppie nesse mesmo dia e tudo ficou bem mas, uns meses depois os auratus começaram a ficar adultos e a estabelecer territorios e pronto a partir dai nunca mais tive calma .

 

mesmo com muitos esconderijos morreu-me um auratus na primeira semana devido a tareia e os outros peixes tiveram de ser isolados por vidros e em maternidades para não sofrerem o mesmo destino!

 

Depois disso tudo resolvi pesquisar e pedir ajuda e depressa vi que os papagaios não eram aconselhaveis pelo que os vendi e quanto aos auratus comprei um aquario de 1.20 metros para eles e as agressões pararam nesse instante mesmo sendo um dos peixes mais violentos que podes encontrar isto pois forneci 3 zonas de esconderijos distintas que o macho não conseguia reclamar ao mesmo tempo!

 

Ainda hoje me arrependo de não ter pesquisado antes de comprar mas serviu-me de emenda e agora é uma coisa que faço sempre nem que veja um peixe que nunca vi na loja e queira comprar logo vou sempre verificar se dá!

 

Tu que fizeste bem e resolveste pesquisar devias de aproveitar e aceitar a ajuda que pediste!

 

Se pesquisares bem vais ver que o teu aquario fora a litragem total tem quase as mesmas medidas do meu de 50x30x30 isto porque a maior parte dos os ciclideos africanos não aproveitam a coluna de agua toda ficando-se pelos primeiros 40 cm do aquario e se pensares nisso veras que não é possivel manter ai tamto peixe alem de que o territorio minimo para um macho é de 25 cm para cada lado para alem de que teras uma gande altura de agua sem peixe nenhum a não ser aqueles cheios de medo que ficam lá mesmo em cima sem se mexer durante horas!!

 

se seguires em frente com a experiencia já sabes o que aconteçe ; mal eles começem a crescer começam a matar-se uns aos outros (dou menos de 1% de hipoteses de sucesso para não dizer zero!!!)!

 

Ai é como o jõao disse um casal de amarelos no maximos isto porque são relativamente calmos!

 

Ve sites como o

 

http://cichlid-forum.com/phpBB/index.php

E na parte dos profile tens lá montes de africanos e as caracteristicas deles aconselho-te tambem a library onde tens varios peixes descritos em promenor e tambem a leres todos os artigos e os cookie cutter onde veras as dimensões dos aquarios aconselhados para cada genero de peixe.

 

Eu proprio já li quase todos os artigos e posso dizer que faz muito bem le-los pois ficas a saber muito mais e a ver as coisas de outra maneira acredita ; demora tempo mas evita muitos erros

 

Para tirares as duvidas experimenta a por lá a mesma pergunta na secção de ciclideos africanos para veres que respostas obtens

 

 

cumps

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acrescentando mais qualquer coisa ao que disseram estes 2 ultimos membros o meu aqua de maior litragem (150*50*50) dava um optimo plantado mas como eu adoro africanos sujeito este "monstro" aos meus mbunas pois assim sei que tenho peixes minimamente "felizes"

No Dragão mora o Campeão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu gosto de ver os bichos felizes, e penso que se tiverem apertados não o são... Por isso tenho um aqua de 100x50x50 para um casal de apistos, 5 ottos 4 ou 5 caridinas e 3 LDA25... sei que tambem é demais, mas prefiro ver os bichos "menos mal"... já não basta estarem presos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos

 

Eu dei uma olhadela ao topico e fiquei doido com as respostas

Bem queres ter ai ciclideos africanos , o maximo que te posso dizer e teres um casal de joias ou um de kribensis

Pessoal e com os erros que se aprende.ele quer aprender a custa dos erros dele e nao dos nossos :wink:

Ele quer ter C.A ok mas nao façam como algumas pessoas que falam duma maneira que parece o fim do mundo.

Quanto a agua a buffers a venda pra c.a

Abraço,

Duarte de Seabra Cancela Fonseca Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal e com os erros que se aprende.ele quer aprender a custa dos erros dele e não (palavra corrigida) dos nossos :lol:  

O problema é que os erros podem custar a vida de peixes... e qualquer ciclideófilo/aquariófilo fica "irritado" com essa perspectiva, ainda por cima se encarada de forma "leviana"

 

Ele quer ter C.A ok mas não (palavra corrigida) façam como algumas pessoas que falam duma maneira que parece o fim do mundo.

não é que seja o fim do mundo, mas é bom por os pontos nos i e avisar sem rodeios sobre as probabilidades. Misturar as espécies que foram indicadas e ainda por cima num aquário com aquelas dimensões é um erro crasso e significará a mais do que provavel morte dos peixes.

E nesse caso, é o fim do mundo... para os peixes!

 

Pessoalmente prefiro dizer a alguém que os peixes vão morrer se os meter em determinadas situações e chamar à atenção de forma veemente, do que me manter calado e deixar as pessoas fazerem os erros que mais tarde as podem afastar da aquariofilia.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal e com os erros que se aprende.ele quer aprender a custa dos erros dele e não (palavra corrigida) dos nossos :twisted:  

O problema é que os erros podem custar a vida de peixes... e qualquer ciclideófilo/aquariófilo fica "irritado" com essa perspectiva, ainda por cima se encarada de forma "leviana"

 

Ele quer ter C.A ok mas não (palavra corrigida) façam como algumas pessoas que falam duma maneira que parece o fim do mundo.

não é que seja o fim do mundo, mas é bom por os pontos nos i e avisar sem rodeios sobre as probabilidades. Misturar as espécies que foram indicadas e ainda por cima num aquário com aquelas dimensões é um erro crasso e significará a mais do que provavel morte dos peixes.

E nesse caso, é o fim do mundo... para os peixes!

 

Pessoalmente prefiro dizer a alguém que os peixes vão morrer se os meter em determinadas situações e chamar à atenção de forma veemente, do que me manter calado e deixar as pessoas fazerem os erros que mais tarde as podem afastar da aquariofilia.

 

Claro Nuno tens toda a razao mas com eu disse ele prefere aprender com os seus proprios erros,eu tambem poderia ter lhe tentado preceber o erro que esta a fazer ,mas como muita gente já o tento e nada, achei que neste caso era melhor aprender as suas custas. :twisted:

nao penso que um casal de kribensis ai tenha falta de espaço, os joias ja ficava apertados mas aguentavam e tambem pode sempre por um casal/trio de conchiculas(dependendo da especie) quanto a agua a produtos para porem a agua em condiçoes por isso se queres c.a acho que estes sao os aceitaveis para esse aqua.

Abraço,

Duarte de Seabra Cancela Fonseca Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá Pessoal!

obrigado pelos comentarios ajudas, criticas, bocas...e tudo mais....

 

Como prometido aqui estão as fotos do aquario que referi ter não mais que 200L e ter uma qauntidade de peixes inormissima a frontosas a conviver. Poderam confirmar que os peixes são saudaveis e muito lindos, bem como a decoração do aquario.

 

Aqua

 

afefe71f.jpg

 

Fontosa linda

 

7354a6b1.jpg

 

 

 

Bom, agora falando mais em concreto sobre o "the blue", vai haver novidades em breve....Muito em breve...

Naturebyvitlatedlogoa.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nelson Onliveira.

 

Não minha intensão dar este aquario como exemplo a seguir, muito pelo contrario, axo que quem esta a par do topico e que segue as criticas, vai perceber muitas coisas, que talvez de outro modo não conheceria. De facto as tuas explicações comentario de como não se deve ter um aquario do genero para ciclideos africanos, vai influencias muita gente a pensar 2 vezes.

 

Aposto contigo que ainda vais voltar a postar cumentarios.

 

Em breve, muito em breve :wink: ...

 

Lembro, a todos, ja que axo que omiti, não levem este aquaio postado como exemplo, nem o proprio proprietario aconselha a fazer algo do genero, ou seja um amontuado de peixes dentro de um aquario.

 

E bom agora pessoal é so esperar, e vão ter uma suspresa..ehehh

 

adeus

fiquem bem

Naturebyvitlatedlogoa.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só te queria dizer que na aquariofilia nunca se sabe tudo, mas podes crer que há muitas certezas!

 

 

 

 

 

Água mole e macia... CAs num aquário com essa área (a altura pouco interessa)... As escolhas das espécies que queres fazer... É claro que cada ciclídeo tem a sua personalidade, mas cada espécie também tem a sua tendência. Estar à espera de "ter sorte" com a personalidade dos peixes a mim não me aquece o coração... E não podes fugir nem aos hábitos territoriais, nem às necessidades de área de cada espécie.

 

 

 

Imagino que a nossa reacção te tenha levado -ao invés de te fazer parar para pensar- a te atirares de cabeça para a asneira, com a esperança de que no fim possas dizer: "estão a ver? afinal dá"! :D

 

E eu tenho a certeza de que vais dizer isso :) até porque a gente pode sempre inventar mil outras razões para o que não correr bem, menos estas de que te avisamos. Tenho pena que para quem, com aparente humildade, diz que está a começar e tal... agora está demasiado seguro (casmurro?) para se recusar a aprender. Dizes que é uma decisão consciente: eu acho que é inconsciente. Se o facto de os peixes não irem sobreviver (não vão) não te preocupa, pelo menos pensa no dinheiro que vais deitar fora.

 

Em relação à loja, não conheço, mas também acho que não é "cada qual sabe de si e das lojas que gosta". Pode ser assim, mas há critérios muito objectivos que fazem de uma loja boa ou má...

 

Desejo-te a melhor sorte, e gostava que te precipitasses menos e desses uns passos atrás e pensasses um pouco no assunto: podias poupar os teus peixes aos teus erros, e aprender a partir do que sabemos muitas vezes às custas dos nossos próprios erros.

 

Com jeitinho tiravas um dos vidros laterais do aquário (um dos de 50cm*70cm), deitavas o aquário com esse lado para cima e, cortando o vidro que retiraste e colando-o, fazias um aquário com as mesmas dimensões mas "ao baixo": 70cm de comprimento, 50cm de profundidade, 40cm de altura... Tiravas esse areão inerte e esses xistos, e punhas uma areia fina calcária (até aragonite era melhor que silica) e punhas um casal de conchículas calmos. Conchas, rochas calcárias (até rocha morta), areia calcária: isso ía-te tamponar a água num pH decente e não tinhas de andar a inventar com "acondicionamentos" (para usar a tua expressão).

 

 

 

Gostava também de comentar o facto de se ter mudado o tópico para aqui:

As nossas opiniões não íam ser diferentes, aqui ou lá! E na verdade parece-me que o tema deste tópico são os ciclídeos, e não a imagem do teu aquário... Acho que era aqui que devia estar. A questão é mesmo os desgraçados dos CAs.

 

 

 

Cumprimentos!

Tiago

 

ps.: o que é que o aquário que mostraste tem a ver com o teu? Só essa frente tem mais de 1 metro, de certeza. A tua tem de um lado 50cm, do outro 40cm.

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Ola a todos...

 

Tenho novidades! E ja as tenho a bastante tempo, mas o tempo não tem sido muito, e deixo sempre para mais tarde, ate este dia...

 

Bom ai esta a actualização tão aguardada.

 

A todos os que me ajudaram, o meu obrigado.

 

A todos que me criticaram, continuem a fase-lo pois é assim que aprendemos...

 

 

O motivo do teu tópico ter sido mudado é mais que obvio: O tópico nada tem a ver com fotografia, com estética, com partilha de imagem com busca por informação sobre decoração. Trata-se de um tópico sobre um disparate do tamanho do mundo que por acaso é sobre ciclideos Africanos.

 

Acho muito errado estares a borrifar-te para o bem estar dos animais e assumir essa postura egoista e egocentrica.

 

Sinceramente não te vou dizer mais nada nem tentar ensinar nada, acho que só podes estar a gozar... deves ser mais um dos

nicks alternativos do aquariofilo_expert ou algo do género.

 

Vou começar a acompanhar os teu tópicos só para me rir dos disparates que dizes...

 

Até mais

 

PS: Se por acaso te estou a interpretar mal, muda de atitude porque com essa postura de não ter respeito pelos peixes não dá mesmo para te levar a sério.

 

Aos que me insultaram...

 

0e5d0c4f.jpg

 

 

Adeus

Fiquem bem.

 

Ps: Setup do aqua em FOTOS & VIDEOS

Naturebyvitlatedlogoa.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pobre diabo... continuo sem te perceber.

 

Vou avivar-te a memória:

O setup que disseste inicialmente que ías fazer foi de 50©X40(L)X70(A)

O setup que mostras é 110©X40(L)X60(A)

 

Estares a mostrar um setup e a fazer um quote do que eu te disse referente a um setup diferente é desapropriado e descabido...

 

Eu sei que isso de dar o braço a torcer não é para todos, mas se queres ser levado a sério é melhor começares por ser sério.

 

Em relação ao aquario, decoração e fauna que apresentas, não vou comentar. Não estou interessado nisso, lamento.

 

Cumprimentos.

 

PS: Só faço este comentário porque fizeste uma citação descabida do que eu escrevi, caso contrário tinha ignorado a mensegem... lamento, não te consigo levar a sério.

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

25 Euros um ciclideo em média?? que ciclideos são esse ?? to perguntando porque não moro em portugal e aqui pode ser mais barato mesmo, ou as especies que vejo nas lojas aqui são as mais baratas.

 

Abração

admin@ciclideos.com.br

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

25 Euros um ciclideo em média??  que ciclideos são esse ??

Tropheus (excepto duboisi)... e frontosas.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
Aos que me insultaram...  

 

Realmente a tua atitude nem merece sequer o trabalho de te insultar.

 

Quando quiseres ver aquarios de ciclideos e ciclideos bem tratados, avisa que faço-te uma visita guiada. Pode ser que in loco chegues a conclusoes.

 

Ja tenho pena dessa Tilapia, já vi uma adulta a morrer num aquario dessas dimensoes, só pelo facto das bombas de ar terem avariado e ser um dia muito quente.

 

Passa pela Jardinland, e observa a tilapia que la esta e depois diz-me se gostavas que te fizessem o mesmo.

 

 

Abraço

 

Jorge Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá...

 

Bom, eu não percebo onde queres chegar...

 

Estas a falar de que? Escreveste a criticar o que?

 

Estas a falar de peixes maltratados onde?

 

Estas a ver peixes a murrer onde?

 

Estas a falar de que tilapia? A minha ou a que esta na jardim land.

 

Bom...vou tentar ser o mais geral possivel, pois as tuas perguntas são tão vagas que eu não percebi se o seu conteudo saõ de facto para enrriquecer o conteudo do post, ou é so mesmo para chegar a outro tipo de situações...

 

Se leste tudo o que aqui foi escrito, vais perceber 1 coisa muito clara!

 

Eu não percebia nada de ciclideos, decidi montar um aquario com umas dimensoes, e pus la um peixe, peixe esse que estava num aquario de 150L, fiz uma decoração e fui em busca de opiniões.

 

Foi então que surgiram varias, e que eu muitas vezes pus em causa, e tentei não aceitalas de um momento para o outro. Entre essas criticas surgirão umas muto construtivas, e outras que mais pareciam isultos.

 

DE ENTRE ESSAS CRITICAS, CONTRUTIVAS EU CAPTEI O ESSENSIAL, E DEVIDO A ELAS RESOLVI MONTAR UM NOVO AQUARIO, DE 250L COM 1,20M.

 

Neste momento o aquario esta com 5 a 6 peixes, com a tilapia de 15cm, e uns pequeninos de 3cm, que ainda são juvenis.

 

AGORA gostava de saber onde é que esta a actitude irracional, onde é que esta o meu orgulho e "mania que sou bom" onde é que disse que tinha sempre razão, e no meio disto tudo, ONDE RAIO E QUE ESTAO OS PEIXES MORTOS?

 

Para mim comparares o aquario com a tilapia da jardim land, e a que esta neste aquario de 250L é insultarme.

 

 

Se lesses todo o post tinhas reparado que eu DEI O BRAÇO A TORCER e desisti a ideia de continuar com o projecto inicial.

Naturebyvitlatedlogoa.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, eu não percebo onde queres chegar...

Nem eu a ti...

 

Estas a falar de que? Escreveste a criticar o que?

Essa Tilapia dentro de um penico

 

Estas a ver peixes a murrer onde?

Eu não disse que estou a ver, disse que vi

 

Estas a falar de peixes maltratados onde?

Essa Tilapia, nesse aquario, se não morrer antes de chegar ao tamanho adulto.

 

Estas a falar de que tilapia? A minha ou a que esta na jardim land.

Estou a falar de todas, que acabam sempre por ter o mesmo fim.

 

 

Eu não percebia nada de ciclideos, decidi montar um aquario com umas dimensoes, e pus la um peixe, peixe esse que estava num aquario de 150L, fiz uma decoração e fui em busca de opiniões.  

1º devias ter ido buscar opinioes e depois montavs o aquario.

 

Foi então que surgiram varias, e que eu muitas vezes pus em causa, e tentei não aceitalas de um momento para o outro. Entre essas criticas surgirão umas muto construtivas, e outras que mais pareciam isultos.  

 

Não era de esperar outra coisa, se quem sabe e tem anos de experiencia te avisou e ainda por cima puseste em causa...

 

Neste momento o aquario esta com 5 a 6 peixes, com a tilapia de 15cm, e uns pequeninos de 3cm, que ainda são juvenis.  

Quando essa Tilapia pesar 1 kilo vai comer os outros so com um suspiro

 

 

onde é que esta o meu orgulho e "mania que sou bom" onde é que disse que tinha sempre razão

 

Es tu que estas a dizer...

 

 

Para mim comparares o aquario com a tilapia da jardim land, e a que esta neste aquario de 250L é insultarme.

Entao insulto-te a ti e a todos que fazem barbaridades desse tipo.

 

Se lesses todo o post tinhas reparado que eu DEI O BRAÇO A TORCER e desisti a ideia de continuar com o projecto inicial.

Li este e outros, ate pensei que fosses desistir de qualquer projecto de ciclideos, aliás, pelas tuas palavras é andar de cavalo para burro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Gostava que me ficasses com a tilapia se faz o favor.

 

Eu posso levarta para gaia, so tens que combinar o local.

 

Pelo que me parece tu entendes muito mais do que eu de ciclideos, como tal, acho que ela fica em muito melhores mãos.

 

Fico te muito agradecido.

 

Manda-me Mp para combinar.

 

Adeus

Naturebyvitlatedlogoa.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais