Aquário novo com iniciante


Joao Cunha

Recommended Posts

Boa noite.

 

Comprei um aquário da Juwel e acabei ao bocado de o montar. É o Rekord 60 da marca. Meti-lhe cerca de 44L lá dentro. Trata-se de um aquário de água doce. Mas tenho um problema. Aquele pequeno tubo que me lança água tratada (julgo eu) de novo do aquário, metendo água até à marcação limite ficava a lançar água acima do nível máximo dela e fazia muito barulho. Como tal meti-lhe mais 2 litros para o tapar e ela agora lança a água e não faz barulho por estar submerso. Apesar disto, ele não causa muita turbulência na água. Funciona relativamente "calmo". Pouco movimento na água se nota. Tive de fazer isto porque como é para estar num quarto convém ser silencioso. Fiquei com a água a cerca de 0,5/1cm do topo e com imensas bolhas de ar nas paredes. Gostava de saber se isto das bolhas é normal, se o motor é também normal funcionar assim tão fraco e se não tem problema de estar tão cheio.

 

Precisava de uma resposta rápida por favor.

 

Abraço

 

PS: O empregado da loja indicou-me 15 dias de tratamento com os respectivos produtos da forma indicada no frasco para o aquário estabilizar e a temperatura ficar normal (disseram-me 24-25 ºC... é bem?). Quanto aos dias parece bem?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não consigo tirar fotos agora mas a ideia é bastante simples. Temos o aparelho que lança a água limpa no aquário certo? Depois de esta ser filtrada. Já vi aquários em que esse aparelho causava bastanta reboliço na água mas este é bastante calmo. Talvez também pela capacidade do aquário ser menor. Mas gostava que me dissessem se é normal. Mas de qualquer forma, a boca do tubo ficava muito à tona da água e fazia muito barulho e por isso decidi encher o aquário até o submergir. Fica silencioso mas o aquário está muito cheio ficando o limite da água a 1cm do topo das paredes do aquário. Queria saber se não há problema disto. O aquário é tapado e de água doce quente.

E há também outra coisa. Depois de o encher totalmente de água, ficaram pequenas bolhas de ar agarradas à parede que se vão libertando lentamente das mesmas. Mas são mesmo muitas. Pus água da torneira normal.

 

Outra questão que referi, foi o facto de me terem indicado 15 dias sem peixes desde que o aquário foi montado para tudo lá dentro estabilizar e só depois colocar peixes.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se ano tiveres bomba de água comvém a superficie da água movimentar-se. n é preciso teres a agua que sai do filtro a bater na superficie da agua. basta veres a superficie a circular ( é o que acontece quando tens a saida do filtro submersa ). no entanto se tiveres a saida demasiado submersa, a superficie estagna.

 

a movientaçao a superficie é importante para manter os niveis de oxigenio na agua e eliminar o co2 em excesso da água.

 

quanto ao tratamento da agua, basta meteres um pouco de nada de comida no aquario e esperar duas semanas ou um pouco menos. a comida na água serve para a craçao de bacterias necessarias para o equilibrio de um aquario. essas bacterias sao responsaveis pela decomposiçao de materia organica que vem da alimentaçao e das fezes dos peixes. se nao houver materia organica na água,as bacterias nao têm de que se alimentar, logo demoram mais mtempo a aparecer. a colonia de bacterias está bem fixa ao fim de 2 semanas, e podes começar a meter peixes gradualmente.

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao filtro não há problema nenhum que este esteja submerso, e até é aconcelhável que se ficar submersivel, a superficie de água esteja bem agitada.

 

Em relação ao ciclo do azoto, sim isso é daquelas coisas triviais para qualquer iniciante, pode acontecer nunca fazeres o ciclo e os peixes até se aguentarem, mas nunca tens o teu ecosistema em equilibrio. Por isso faz o que o Esgalha disse, embora eu fizesse diferente deixava 1 semana o aquário a trabalhar, e ao fim dessa semana comprava por exemplo uma corydora aeneus e durante mais 3 semanas ia dando comida normalmente, e em simultaneo com as TPa´s adicionava bactérias. Claro que tudo o que faças não dispensa os testes de água, Ph, Kh, Gh, etc... Para poderes controlar melhor a água.

Enfim mas tudo nisto é relativo, por isso não há como ires ouvindo o pessoal e procurares ler muita coisa.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quem diz corydoras, diz outra coisa eu por exemplo fiz com as cory e dei-me bem. Mas desde que arranjes uma especie forte podes sempre tentar.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O tipo de loja disse 15 dias com Sera Aqutan e Sera Nitrivec. O Aqutan é 5 em 1.

Tem as seguintes funções:

 

- Água cristalina

- Protecção biológica da membrana mucosa

- Aglutina os metais pesados

- Neutraliza o cloro

- Ideal para combater o stress dos peixes no aquário ou durante o transporte dos mesmos.

 

Quanto ao Nitrivec:

 

É um conjunto especial de todas as bactérias purificadoras existentes capaz de eliminar o amónio e os nitritos. Estes micro-organismos decompõem estes elementos de imediato, de forma prolongada e tornam o aquário mais limpo.

 

Só me deram estes 2 produtos para tratar da água durante os 15 dias. Não me falaram em por comida ou qualquer tipo de peixe.

 

Quanto ao facto do tubo estar submerso, mesmo assim, ele até consegue mexer a água. Não se nota muita agitação mas notasse bem que não se trata de água parada.

 

Não me disseram foi se não havia problema de o aquário estar cheio até onde disse. Se me pudessem esclarecer essa dúvida agradecia.

 

Abraço e obrigado pelas ajudas até agora.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não há problema de estar cheio, desde que a água tenha uma boa oxigenação. Se conseguires por a água a cair em cascata até é melhor, basta colocar o tubo de saida de água cá fora. Eu tenho o meu cheio até cá acima e n tenho tido problemas.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

humm, mas pessoal façam só com comida que assim nao sujeitao peixe nenhum a niveis de aminia e nitritos, ainda que baixos.

 

o resultaod é o mesmo porque já fiz ciclos assim e monitorar com testes, e resulta na perfeiçao. depois do pico, os valores de amonia e nitritos vao a zero, experimentei depois a meter uma data de peixes la para dentro, e os niveis nao subiram, ou mostram valores que nao aparecem na escala.

 

por isso meter um bocado de comida lá para dentro, esperar que o ciclo complete e pronto.

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então estou a fazer alguma coisa de mal a adicionar estes produtos e em tratar a água só com isto que referi?

O facto da água estar perto do topo só tem um problema. Como está demasiado perto da lâmpada, evapora-se facilmente. Ontem estava cheio e a boca da bomba submersa e hoje já tive que acrescentar mais 1L de água para a submergir de novo. É normal uma evaporação tão rápida?

 

O tratador da Ornimundo aconselhou-me este tratamento e por isso é que confiei :?.

Ele disse-me para manter este tratamento até meter peixes e depois para lhe levar uma amostra de água para ele ver se está tudo bem e me dar os testes para eu ir monotorizando as coisas no aquário.

 

Não sei se já referi mas isto é um aquário simples onde vou por peixes como o tubarão bala, guppy's, etc...

 

O que me assusta nisto tudo é o facto de não ter um meio de referência e não saber se está tudo em ordem no aquário. Olho para lá e aparentemente está tudo limpo e bonito. Mas ao bocado abri a tampa e no 1º pedaço de filtro (o de cima) que antes era branco tipo algodão, está agora acastanhado despois de um dia e uma noita de funcionamento. Que pode ter provocado esta sujidade toda no filtro? Já agora, quando devo lavar o filtro?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

que produtos sao esses??

 

quanto a limpeza do filtro, depende da quantidade de animais e palntas qeu tens..

 

por ser 1 ou 2 vez por mês, ou entao uma vez cada 5 meses :lol:.

 

mas regra geral pelo menos uma vez por mês nao faz mal nenhum.

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São os produtos que o tratador da ornimundo me deu para tratar do aquário. Tens as características deles num post mais acima.

Já percebi que muitos de vocês deixa o cloro sair por ele e não coloca bactérias a menos que hajam peixes lá dentro. Também já li que deixam alguns dos vossos aquários um mês em preparação mas a mim foi-me aconselhado 15 dias e não vejo o porquê de mais visto que nem peixes nem plantas naturais lá tenho (mas quem sou eu para ter certeza de algo aqui :P).

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, já entendi que a questão do ciclo do azoto é muito comentada e difícil de controlar.

Sinceramente não sei o que fazer para regular o ciclo sem ter de meter lá peixes até passar os 15 dias que o tratador indicou.

 

Deixo de usar os 2 químicos que referi? Até me sinto mal por fazer isso :P.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atrevo-me a dizer que é o FAQ do the krib

 

http://faq.thekrib.com/pt/

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muitos filtros têm uma esponja ou lã no interior, à qual as bactérias nitrificantes aderem.

 

Julgo que é o que aconcetece no meu. Juntei o Sera Nitrivec, que, segundo o tratador da Ornimundo é um conjunto de bactérias nitrificantes, e quando abro a tampa do aquário consigo ver na tal lã, que antigamente era branca, uma cor meia acastanhada com umas marcas esbranquiçadas. Julgo que são as bactérias lá alojadas não?

 

Retirei esta informação do http://faq.thekrib.com/pt/ :oops:.

 

Não devo estar a fazer algo de errado pois não? Pelo que li, o processo que estou a utilizar também consegue criar as colónias de bactérias que eliminam a amónia mantendo-me o aquário seguro.

 

Se estiver a dizer alguma coisa de mal corrijam-me por favor.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.